Roadbook

Arqtiago

New Member
Boa Noite,

Comecei há pouco tempo a andar de bicicleta (após uma longa paragem) e estou a voltar a tomar-lhe o gosto e a procurar explorar novos caminhos, até porque agora estou num local onde não conheço grande coisa...

Como acabei de comprar uma bike e a troika não nos deixa margem para grandes luxos, não posso comprar um GPS ou similar para me orientar, logo pensei fazer uma especie de roadbook com base nos trilhos que encontrei no wikiloc (com os pontos principais que possam suscitar dúvidas).

Já alguém fez algo do género? Ou algo similar que possa usar para esse fim?

Cumprimentos, Tiago
 

Ferrugem

New Member
eu fiz á pouco no 5º encontro btt aprocred foi com recurso a road book.
É fixe mas fazer a primeira vez temos que ir com quem percebe....
 

abelha2

Active Member
ja fiz isso porque tambem nao tenho GPS.

Saquei umas cartas militares e vi mais ou menos os caminhos onde queria ir, fiz o meu proprio roadbook(em alguns casos recorri ao google earth pois as cartas sao antigas) e la fui, e consegui chegar ao destino
 

AMPereira

New Member
Esse Wikiloc está excelente, optima ferramenta para quem não tem GPS. Como sou novo nestas andanças vou explorar melhor esta opção de fazer um próprio roadbook para uns trilhos à maneira. A nivel de sites na net... não existem outras ferramentas com as mesmas funcionalidades como este Wikiloc?
 

Arqtiago

New Member
@Abelha2, ainda não me tinha lembrado disso das cartas militares, mas parece-me be! Tenho isso lá em casa e vou experimentar a ver o que dá... Tenho é de pensar num "suporte" para roadbook, mas nada que não se resolva... Isso também permite deixar em casa, ou a alguém, um esquema do percurso que vamos seguir naqueles dias em que vamos sozinhos!

@AMPereira, tudo bem? já tens a tua qüer? A minha até agora está excelente, portou-se bem na maratona... Penso que existem outros sites, por vezes até existem links nos blogs das equipas de BTT, mas não sei nenhum de "cabeça"...

Cumprimentos, Tiago
 

AMPereira

New Member
@Arqtiago

A bike já tá encomendada e já se encontra na loja, mas por motivos profissionais só a poderei ir buscar no final desta semana... não vejo a hora de a poder experimentar. Depois coloco umas fotos aqui no fórum nos locais adequados.

Em relação ao roadbook, assim que tiver tempo irei pesquisar melhor e fazer eu próprio algo que me facilite a orientação, já que não tenho GPS, outras ferramentas serão sempre bem-vindas.

Cumprimentos.
 

telmo gomes 23

New Member
Boas

Ha uns tempos atras fiz uma base para colocar no guiador para OriBtt. Uns tempos depois fui a um passeio TT com um colega onde tinhamos road boock e entao decidi fazer um. No mato se nos formos orientando-se pelos Km's que o c/k marca da para fazer uns mesmo fixes e quando se habituarmos nao da para enganar!

Quando ao ver na net as vezes vou ao google mapas ou google eart explorar uns caminhos, o pior é alguns ja nao existem ou os portoes estao fechados a cadeado!

BTT_é_VIDA
Boas pedaldas
 

Arqtiago

New Member
Boa Noite,

Talvez não me tenha explicado bem... o que queria fazer era algum tipo de orientação que me permitisse explorar trilhos fora das zonas que conheço, pode ser com um mapa ou um roadbook! Basicamente era saber que num determinado ponto tenho de seguir ou virar, para chegar ao meu destino... como tenho a mania de planificar todas as voltinhas que dou antes de as iniciar era quase ter um auxiliar de memória para dar uma ajuda.

Alguém que já tenha feito algo do género, como disse em mapa ou roadbook, tem imagens que possa mostrar para eu ir aperfeiçoando a ideia?

Cumprimentos, Tiago
 

Ferrugem

New Member
á pouco tempo andei a inventar no mapa do google, e se aparece só alguns caminhos, se colucar-mos 2 pontos dá-nos a distancia depois é só arrastar a linha azul para os caminis que pretendemos
 

Arqtiago

New Member
Bom Dia,

@Ferrugem, é exactamente isso que tenho feito, mas quando o objectivo é explorar zonas menos conhecidas torna-se mais complicado pois não é fácil guardar tudo na memória... como disse quero arranjar um auxiliar de memória para ajudar!

Cumprimentos, Tiago
 

AMPereira

New Member
Ando a explorar o programa RBEditor, foi o unico que o descobri gratuito, para quem quiser fazer donwload tem aqui o link. Acho que para o que se pretende consegue cumprir.

O RoadBook Assistant pelo que explorei pareceu-me melhor, mas todos os sites que disponibilizam a versão de teste deram-me erro. Para ter a versão full tem que se pagar a licença. Ainda não o experimentei, nem me dei ao trabalho de alongar a minha pesquisa.

Penso que com o Google Maps ou Earth e o RBEditor já se poderá fazer umas coisas engraçadas para quem não tem GPS.

Essas dos pontos para ver a distancia é optima, todas as dicas serão bem-vindas.

Obrigado e Cumprimentos.
 
Last edited:

Arqtiago

New Member
Boa Noite,

@ AMPereira, estive a espreitar o programa que falas e parece-me engraçado, trabalhoso, mas engraçado... Não era bem o que estava a pensar para umas voltinhas, mas é verdade que seria um desafio orientar-me! O que estava a pensar era mais um GPS caseiro, tipo mapa dobrado em quatro e um suporte no avanço do guiador... É que fazer um roadbook para um circuito de 40km é dose, e também não pretendia ter tanto trabalho para andar um bocado.

Tenho de pensar numa maneira de simplificar a coisa e ver se me desenrasco...

Cumprimentos, Tiago
 

ricsaraiva

New Member
Programa Roadbook

Boa tarde.

Há uns tempos fiz umas provas de btt com base em roadbooks e fiquei fã, acho que é uma forma diferente e bastante divertida de fazer btt.
Gostava de fazer um roadbook da minha zona e lançar o desafio aos amigos com quem ando mas os programas de roadbook que encontrei não são bem o que pretendo. Além de serem mais apropriados para tt de jeeps pois até têm um espaço para notas ou dicas, possuem poucos pontos por página e não possuem muitos simbolos que por vezes vemos nos roadbooks de btt...
Será que alguém me pode dar uma ajuda ou arranjar um destes programas?

Obrigado.

Ricardo Saraiva
 

ricsaraiva

New Member
Obrigado, já andei a ver esses programas não me interessam muito... Pretendia um que me permitisse fazer algo deste género:

oribttmapa.jpg


Abraço.
 
Top