Ressuscitar Bicicleta / Revisão

Comedian

Member
grouk aconselho a ires estudar antes de mandares postas de pescada, pelos vistos es mais burro que eu, porque a aviacao civil deixou o carbono e aposta nas ligas complexas de aluminio? e vai ser o futuro pelo andar da carruagem, espera uns anos e vais ver bikes dessa liga, e as de aluminio convencional e o carbono a ficarem pelo caminho....

Bem pelo menos o forum fica animado.
Começo por dizer que não sou engenheiro de materiais.

É um facto que não vês bicicletas de carbono com 10 anos... se calhar porque em 2006 o carbono em bicicletas era uma raridade a preços absurdos? Confesso que tive anos afastado deste mundo e perdi muita evolução - recordo-me de ver numa revista de 1998 a Trek Y33 a um preço ridiculamente elevado - hoje em dia... consegues um bicicleta de carbono por quanto? 1000€?

Confesso que não estou por dentro dos materiais usados na aviação... mas gosto imenso de carros e é algo mais familiar.
Pegamos então no Mclaren F1 (de 1994) e ... feito em carbono.
Mclaren SLR... chassis em carbono.
Porshe Carrera GT/918... carbono
Ferrari Enzo e Ferrari La Ferrari: carbono
Bugatti (Veyron e Chiron: carbono)
Lexus LFA : carbono
Pagani Zonda/Huayara: carbono

A questão do carbono é o preço deste - o processo é caro e a moldagem dos "painéis" de carbono é "lenta".
A questão das ligas de alumínio na aviação é outra... e confesso que não sei sobre o assunto mas creio que a coisa será sobretudo pelo preço que o "fabrico" deste acarreta.

Por outro lado.. no segmento dos super desportivos onde os parâmetros de tempo e custo de fabrico perdem alguma relevância (devido à natureza "exótica" do mercado) o carbono é amplamente usado...
Sem desprimor pelas bicicletas... mas se a Bugatti, Mercedes, Mclaren, Porsche "confiam" no carbono... tu colocas em causa o material pela fadiga?!

Eu não sei o futuro... claro que o carbono pode ficar pelo caminho mas... com certeza não será pela "fadiga" :eek::eek::eek:
 

JETSTREAK

Member
Bom dia
Fiquei um bocadinho baralhado em relação ás bikes em que estás indeciso uma vez que, se não estou em erro, estás a misturar hardtails com suspensão total
de qualquer forma lá está como por aqui foi dito podes estar a fazer um grande negócio ou apanhar um barrete e já estás a fazer um investimento inicial razoável,
Dito isto, se optares por comprar usado convém fazeres uma boa inspecção do que estás a comprar.
Se a tua ideia é fazer percurso mais rolantes ficas bem servido com uma rígida mas se vais fazer percurso mais técnicos/acidentados vais ter vantagens na
suspensão total.
No teu lugar eu tentava encontrar no olx um bom quadro, 27.5 ou 29, e adquiria online os componentes minimizando os problemas
ao investir em componentes usados com o desgaste subjacente.

Cumprimentos
 

zdjota

Member
Bem pelo menos o forum fica animado.
Começo por dizer que não sou engenheiro de materiais.

É um facto que não vês bicicletas de carbono com 10 anos... se calhar porque em 2006 o carbono em bicicletas era uma raridade a preços absurdos? Confesso que tive anos afastado deste mundo e perdi muita evolução - recordo-me de ver numa revista de 1998 a Trek Y33 a um preço ridiculamente elevado - hoje em dia... consegues um bicicleta de carbono por quanto? 1000€?

Confesso que não estou por dentro dos materiais usados na aviação... mas gosto imenso de carros e é algo mais familiar.
Pegamos então no Mclaren F1 (de 1994) e ... feito em carbono.
Mclaren SLR... chassis em carbono.
Porshe Carrera GT/918... carbono
Ferrari Enzo e Ferrari La Ferrari: carbono
Bugatti (Veyron e Chiron: carbono)
Lexus LFA : carbono
Pagani Zonda/Huayara: carbono

A questão do carbono é o preço deste - o processo é caro e a moldagem dos "painéis" de carbono é "lenta".
A questão das ligas de alumínio na aviação é outra... e confesso que não sei sobre o assunto mas creio que a coisa será sobretudo pelo preço que o "fabrico" deste acarreta.

Por outro lado.. no segmento dos super desportivos onde os parâmetros de tempo e custo de fabrico perdem alguma relevância (devido à natureza "exótica" do mercado) o carbono é amplamente usado...
Sem desprimor pelas bicicletas... mas se a Bugatti, Mercedes, Mclaren, Porsche "confiam" no carbono... tu colocas em causa o material pela fadiga?!

Eu não sei o futuro... claro que o carbono pode ficar pelo caminho mas... com certeza não será pela "fadiga" :eek::eek::eek:

o carbono a ser utilizado nas corridas faz todo o sentido, afinal nao se reutilizam os veiculos, todas as epocas e tudo novo
 

edununo

Well-Known Member
E continuam as asneiras.
Nenhum desses carros é de "corridas".
O carbono não tem fadiga como os metais. Um bom quadro de carbono pode durar uma vida. O grande problema do carbono são os impactos numa pequena área. Exemplo uma queda e uma pedra pontiaguda acertar em cheio no quadro.

É pena que o carbono nas mentes de algumas pessoas ainda esteja nos anos 80/90 do século passado.


O carbono no meio automobilístico esta a sair de veículos exóticos para carros mais mundanos.
O BMW I3 já utiliza carbono na sua carroçaria.
 

zdjota

Member
E continuam as asneiras.
Nenhum desses carros é de "corridas".
O carbono não tem fadiga como os metais. Um bom quadro de carbono pode durar uma vida. O grande problema do carbono são os impactos numa pequena área. Exemplo uma queda e uma pedra pontiaguda acertar em cheio no quadro.

É pena que o carbono nas mentes de algumas pessoas ainda esteja nos anos 80/90 do século passado.


O carbono no meio automobilístico esta a sair de veículos exóticos para carros mais mundanos.
O BMW I3 já utiliza carbono na sua carroçaria.


vai estudar, TODOS teem fadiga, desde a construcao civil ate as bicicletas os materials teem fadiga, agora como es o fanboy do carbono e nao aceitas essa realidade e um problema teu, quero la saber

antes do i3 ter essa estrutura em carbono a bmw ja tinha corrido com carros de carbono bem antes de pensares sequer
 

dahon

Member
a outra depende de quanto tempo queres manter a bicicleta, 3 anos, 5, 10? o carbono e espetacular e tal, mas tem fadiga rapida em relacao ao aco e aluminio...e se gostas de dar bastante porrada dura pouco em relacao aos outros....

mas se te decidires por uma de carbono nao e pra a pores numa redoma! diverte-te!

Uau não sabia que era possível tal desinformação neste forum.
Eu até sou uma pessoa que estuda, por isso se possível e se existir, pedia que facultasse o estudo em que baseou essa afirmação.

E já agora eu até vejo o canal do eurosport e gosto muito de um estilo de corrida que se chama Endurance onde fazem corridas de 24h com distancias percorridas superiores a 5000 km e vá-se lá saber porquê a construção dos veículos é em fibra de carbono, se calhar é porque a fadiga é pouca.:fpalm:
 

Comedian

Member
tantos homens aqui, e nao acredito que ninguem veja corridas automoveis ou estao a gozar com a minha cara

Olá... estamos aqui para falar de bicicletas - o exemplo que trouxe dos carros foi para te mostrar que estás errada face ao uso do carbono.
Respondi-te da forma mais linear e honesta, ou seja, reconheci que me falta conhecimento para falar sobre a indústria aeroespacial mas que na indústria automóvel é amplamente usado - dito de outro modo..
estás errada quanto à questão do desgaste - óbvio que todos os materiais perdem "propriedades" mas no caso do carbono a coisa não é rápida... duvido que um ser humano o note durante o seu tempo de vida ;)
Todos os carros que referi têm performances absurdas - mas não são carros de corrida - mas agora repara... achas que um ser humano consegue forçar uma bicicleta ao ponto de provocar "real desgaste/fadiga" no carbono?!
Falta-te humildade e conhecimento para reconhecer a falha do teu julgamento inicial e sobretudo falta de domínio na matéria (penso que só mesmo um engenheiro de materiais te poderia elucidar sobre o carbono e as propriedades)
 
Last edited:

zdjota

Member
a serio...acima disseram algumas situacoes que sao suficientes pra matar uma bike de carbono apenas com a accao humana

o melhor a fazer se querem uma a durar uma vida e meter numa redoma ou fazer dela um belo pedestal na sala de estar

os automoveis a fibra pra alem de ligeiramente diferente na sua composicao tem desgaste ainda mais acentuado, mas como as vantagens ainda continuam a ser superiores, compensa o seu fabrico

nos nossos quotidianos fazer 100.000 km num i3 nao e possivel sem a devida manutencao,(bom, na pratica ate e possivel, mas sujeitando-se a quebra ou nao,mediante bom ou mau uso)
 

Hardskin

Well-Known Member
Desculpa lá Zdjota mas sempre que respondes a algum comentário a tua resposta não tem nada a ver com o que foi escrito.
É francamente perturbador a tua falta de foco em responder objectivamente ao que é postado pelos outros. Ou sofres de dislexia ou então a questão é mais complexa e séria. :(
 
Quando está um grupo de pessoas te começa a cheirar mal, mas ninguém se queixa.... normalmente quem está borrado és tu e não deste por isso!!!! :eek:

Com isto só quero dizer..... serão sempre os outros que estão mal e só nós é que estamos bem???? :fpalm:
 

Comedian

Member
Antes demais obrigado por todas as dicas, acreditem que me têm ajudado. Dentro do limite de 1000€ tenho centrado as minhas antenções nos seguintes modelos usados:

-Specialized S-Works Stump Jump Carbono 26
-Cannondale Rize carbon 26
-Cannondale carbon Scalpel

Tenho neste momento uma S-Works Stump Jump Carbono 26 de 2012 que tem como extras: rodas slr mavic carbono e avanço ritchey tb de carbono, selin tb de carbono, segundo o dono esta a pesar 7.5Kg (duvido)

Face as alternativas e falando exclusivamente nos modelos, ficaria bem servido com a S-works? estamos a falar de 800 euros.


De volta ao tópico:
entre essas eu ia para a cannondale (mas por gosto pessoal) - sem razão lógica alguma que não a estética - por outro lado a s-works... bem... é sworks =)
 

edununo

Well-Known Member
Não vale a pena. É ignorar. Qualquer coisa que esta criatura escreva de minha parte é para ignorar. E ainda vem com ameaças. Lol.
 

zdjota

Member
o problema e sempre que quero(ou penso) dar mais algo a enriquecer veem os mesmos genios de sempre so pra animar as hostes aqui, so e pena um certo user andar a esticar-se demasiado na brincadeira e ainda vai acabar mal, ainda pra mais, valongo e maia ficam bastante proximos.

mas adiante, existem diversas nuances de fibras assim como de ligas, consoante a necessidade e aplicacoes a ter em conta, a fibra de carbono no automovel nao sera exactamente igual a da bicicleta assim como a da construcao civil

nestes 3 cenarios existem estudos feitos por engenheiros da coisa previos e posteriores apos um determinado periodo de tempo de utilizacao dos mesmos compostos

como deves comcluir, na industria automovel e as bicicletas incluidas a fibra e a mais "fraca"(comparativamente a outras fibras de carbono) a ser utilizada

um carro de carbono nao aguenta uma geracao numa familia e ja e ponto assente independetemente de ser bmw ou o charuto do ze da rua tal, mesmo que com 100.000 km e manutencoes em dia.

uma bicicleta de carbono nao ficara muito distante desta realidade, ja passou 1 decada e basta um inquerito a perguntar quantas bikes cada pessoa teve nessa decada
a partir dai fazer a amostragem pra depois na decada seguinte realizar novo estudo e comparar se afinal o carbono compensa a ser utilizado nesta industria ou partir pra outra solucao

lembro-me do air force one de bill clinton ser feito em fibras de carbono um pouco algo complexas com mobidlenio e compostos de kevlar a mistura e agora o novo 747 esta de arrombar com as novas ligas de aluminio multicomplexas, as meu ver, ate podem ser usadas em toquio na construcao civil(devido a sua sismologia)entre outras coisas

todos os materiais a usar em grandes e massivos projetos depois futuramente sao utilizados no nosso quotidiano, quem diria que o aco acabaria nas facas de cozinha?
 
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