[RESCALDO] V Maratona BTT Selenis - 100 Kms PTG - 06/Maio/2006

BioticoTT

New Member
zazas said:
- muita gente inclusivé GNR em vários cruzamentos

Ao ler esta parte, lembrei-me daquele GNR que num dos ultimos cruzamentos antes de chegar a Portalegre se encontrava muito bem instalado na berma da estrada debaixo de um chapéu de sol a acenar para a gente passar :D . Tive pena de não ter uma maquina fotográfica comigo :twisted:
 

David Raquel

Active Member
Re: V Maratona BTT Selenis - 100 Kms PTG - 06/Maio/2006

Costinha said:
pena foi quando cheguei a casa e reparei que o dorsal tinha caído da bike durante a viagem de regresso :cry: ...,
aconteceu-me exactamente a mesma coisa :(
 

jaime rodrigues

New Member
mais uma excelente maratona ,n é o q nós queremos ???????!!!!! ,as dificuldades todas têm claro,foi lindo 3000 mil bttistas á partida quem se precaveu e chegou cedo n teve engarrafamentos foi sempre a andar ,para o ano já sabem !o q faz desta maratona especial q nos move todos os anos é logico ,as marcações do percurso os abastecimentos, gente nos cruzamentos ,gnr ,escureiros,a comida , enfim cá no burgo n conheço igual parabens mais uma vez .Eu fiz 6 horas e n me queixo de nada pois as dificuldades q tive, todos os outros q chegaram ao fim as tiveram ,vi pessoal chegar quase com 10 horas de prova e a abraçarem-se por terem conseguido finalizar ,pena as poucas senhoras q participaram , as trez primeiras vi-as e bateram-se bem ,foi bom poder partilhar aqueles momentos de sofrimento com todos,fiquem bem.
 

Carolina

New Member
Ora pois também lá estive e consegui chegar ao fim! :hehe:
(Confesso que nunca acreditei muito que fosse realmente capaz :oops:)

Fi-lo graças a muito incentivo de quem ia comigo (aturar-me durante 100 kms não é fácil! :roll:), uma vez que entre os 20 kms e os 46km já estava farta daquilo!
Mas depois do 2.º abastecimento a coisa melhorou, e o cubo de trás foi à vida, lá tive de ir parando de vez em quando para lhe dar umas marteladas e lá consegui pela 1.ª vez realizar 100 kms! E acabar bem disposta!

Quanto à organização, gostei muito, nota negativa têm os banhos frios e o balneário das senhoras estarem cheios de homens quando eu lá cheguei!
Relativamente ao percurso, apesa de duro gostei muito, de facto no início os trilhos deviam ser mais amplos para não haver afunilamentos, e no fim a voltinha à cidade era escusada!!!

No geral balanço positivo!! :clap:

Carolina
 

miguel_careca

New Member
o XC não bem a minha onda, mas não quero deixar de fazer um comentário à maratona de PTG.
acho absolutamente inconcebível a triste imagem com que os bttistas vão ficar junto dos proprietários dos terrenos por onde andámos e pelos habitantes das povoações por onde passámos.
só tenho uma palavra: JAVARDOS!!!!
encontrei toda a espécie de lixo e porcarias que a malta vai deixando ficar para trás, como garrafas de água, camaras de ar, papeis das barritas, etc etc. às tantas já nem precisava de olhar para ver onde estavam as fitas de marcação. era mais "Siga o rasto de lixo"
como se realmente fossem todos uns grandes profissionais do pedal, a quem uma porra dum papel pesa muito. com a quantidade de dinheiro que gastam a comprar peças em titâneo da treta, podiam era tirar um curso de civismo e boas maneiras.
umas das vantagens de ser do "DH" e do "FR", é que sempre usamos uns calções muito práticos com bolsos para guardar o lixo.
fiquem bem
careca
 

jppina

Member
Bem, para mim esta foi seguramente a mais dura das 4 edições em que participei (falhei a 3ª).

3000m de acumulado, muito pó, mas um percurso lindo e divertido. Não me posso queixar da última subida pois já sabia que tínhamos de a fazer (analisei o track fornecido pela organização) e acho que o final no meio do jardim muito mais espectacular do que se fosse no sítio da partida como aconteceu no ano passado. Era ver o pessoal todo a ficar por ali na relva à espera dos amigos!

A minha Single Speed aguentou a bronca, mas as minhas pernas é que sofreram um pouco e no final as cãibras já ameaçavam! Fiz menos de 6h o que não estava à espera pois a forma não é a melhor (no ano passado fiz 6h20, também de SS, mas fui mais nas calmas).

Ainda levei uma massagem no final que me pôs quase novo (e não é que tive sorte! Dos 4 massagistas que lá estavam só havia uma mulher... e calhou-me logo a mim :D)

Não consegui ir almoçar com o pessoal pois tive de esperar pelo meu pai (era o mais velho a fazer os 100km - demorou 8h53) e quando fui os empregados encaminhavam-nos para as mesas que iam servir.

A organização esteve bem, só acho que deveriam dar a partida dos 40km 1/2 ou 1 hora mais tarde, evitava-se muitos engarrafamentos (eu não me posso queixar, parti da 1ª linha).

Nota ultra negativa para os participantes. Anda por aí muitos pseudo-bttistas que não são mais do que PORCOS sobre rodas. Não me lembro ver tanto lixo (e não ia assim tanta gente à minha frente). Era embalagens de barras, Gel, os sacos plástico onde a organização dava as barras, garrafas de água... enfim, sem comentários! De nada valeram os avisos que o percurso decorria em 80% da sua extensão no parque natural... Estou mesmo a ver um dia as entidades do parque deixarem de autorizar a passagem pelo parque...

Para o ano há mais!

JP
 

jppina

Member
miguel_careca said:
acho absolutamente inconcebível a triste imagem com que os bttistas vão ficar junto dos proprietários dos terrenos por onde andámos e pelos habitantes das povoações por onde passámos.
só tenho uma palavra: JAVARDOS!!!!
encontrei toda a espécie de lixo e porcarias que a malta vai deixando ficar para trás, como garrafas de água, camaras de ar, papeis das barritas, etc etc. às tantas já nem precisava de olhar para ver onde estavam as fitas de marcação. era mais "Siga o rasto de lixo"
como se realmente fossem todos uns grandes profissionais do pedal, a quem uma porra dum papel pesa muito. com a quantidade de dinheiro que gastam a comprar peças em titâneo da treta, podiam era tirar um curso de civismo e boas maneiras.
umas das vantagens de ser do "DH" e do "FR", é que sempre usamos uns calções muito práticos com bolsos para guardar o lixo.
fiquem bem
careca

Completamente de acordo! não custa nada guardar a embalagem!
E mesmo sem calções de DH ou FR se pode fazer. Eu transporto gel e barras no calção de licra, na coxa direita. Não cai, nem magoa. Depois de consumido passa a embalagem para a coxa esquerda. Não cai nem magoa! Ao chegar às assistências é só pôr no lixo.
Mas este será um eterno problema enquanto as pessoas não forem verdadeiramente civilizadas!

JP
 

penatabua

Active Member
1º- Olá malta, subscrevo na integra as observações, sobre o lixo deixado no terreno, compreendo que quando o oxigénio deixa de chegar ao cérebro na quantidade adequada, as acções são as testemunhadas, mas meus amigos, pelos locais que passámos não se podem queixar de falta ou má qualidade do ar.
2º Outro aspecto relacionado com o civismo do pessoal, EU GOSTO DE DESCER, daí o meu nick de PENATABUA, mas quando estamos a ultrapassar um companheiro, existe uma regra do BTT que é avisar o mesmo companheiro qual o lado por onde vamos passar ou nos é permitido passar ESQUERDA ou DIREITA, tudo isto para evitar quedas nos locais mais perigosos.
3º Também não podemos exigir, porque vamos mais depressa, que o companheiro que vamos ultrapassar se desvie e entre no trilho em pior estado, só porque nós queremos dar mais GAZ na descida, este comportamento testemunhei-o frequentemente, penso que o pessoal tem de começar a RELEMBRAR, as condutas do verdadeiro BTTETISTA.
4º Naturalmente que uma Maratona é um desafio considerável para todos nós e esta não se pode dizer que era das mais acessiveis, mas senti que o pessoal ou ia com medo da distância ou com medo do PICA-MIOLOS, o terror da Fonte da Telha e pq? O pessoal ia muito calado, praticamente não admiravam as espectaculares paisagens e nem "MARGULHOS" nos belos regatos de água fresca e cristalina, bem nem imaginam o que aquela água faz a umas pernas desgastadas.
Pessoal GOZEM a possibilidade de conhecer, malta dos 4 cantos do pais, com as suas pronúncias carateristicas e as sua experiências vividas.
Eu demorei na totalidade, penso eu, prai umas 8 horas e uns pozinhos, mas fartei-me de divertir, pena era a AFINAÇÃO do CARBURADOR que me provocava GAZES que assustava o pessoal, mas para meu espanto, provocava uns risitos, acabei tb cansado, não por andar a lutar contra o cronómetro, mas pela brincadeira pegada e por ter dado tanto á LINGUA.
Foi a 1ª vez que participei e penso que apesar, de haver algumas arestas a limar, as criticas devem ser feitas de uma forma construtiva, PRÓ ANO la estarei.
Abraços
 

indy

Member
Esta maratona foi muito especial: quando foi dado o tiro de partida aquilo que para a maioria era o início da Maratona, para mim e para mais 17 tipos (aqueles com as jerseys azuis da Vitalis) era como se fosse o final.

Depois de 400km a pedalar durante 3 dias para chegar de Leça do Balio a Portalegre agora era hora de descontrair e disfrutar da beleza do percurso. Talvez por isso das 5 edições (sou totalista! :) ) esta foi a que me pareceu mais fácil e com o percurso mais bonito.

Terminei descontraído, com um tempo que deve rondar as 6h45m. Brevemente conto disponibilizar na net um relato desta aventura e algumas das centenas de fotos e filmes que fizémos pelo caminho. Para já fica esta da euforia da chegada a Portalegre na 6ª feira:

ptg2006.jpg
 

Hugo Santos

New Member
Ólá Carolina
Olha, eu sou um dos rapazes que te ajudou a rasolver o problema do "furo" em santarem, não me podias enviar o track de portalegre, pois andas sempre com o GPS,

Parabens pela prova, por teres chegado ao fim.

Obrigado

Hugo
 

optiplus

New Member
sygurvinski said:
E os resultados finais??

Pois....tambem estou aqui á nora sem saber em que lugar fiquei, mas pela quantidade de autógrafos que me pediram devo ter ganho, eheheheheheheheh
 

manso

New Member
Também fui um dos "milhentos" afortunados que lá esteve.
Mais uma vez venho bastante satisfeito, não tive azares mecânicos e não dei nenhuma queda.
Agora que 2800 é muita gente, lá isso é. Até aos 15km foi sempre a apanhar engarrafamentos por dá cá aquela palha...
É verdade que ainda se vê muita gente a deixar o lixo no chão. Mas também é verdade que ainda hoje de manhã passei na divisão dos 100/40 km (de carro) e estava tudo bem limpinho (parabéns Ases).
Parabéns a todos nós que fizemos o desafio a que nos propusemos (40/100km) e aos que não o puderam fazer, para o ano têm mais.
 

leoeagle

New Member
Foi a primeira vez que fui a Portalegre e no geral penso que correu tudo muito bem... Estava com um pouco de receio da partida dos quase 3000 betetistas mas mesmo com algumas paragens até nem perdi muito tempo por causa disso. O percurso até foi mais fácil do que eu esperava, os abastecimentos foram 5 estrelas com montes de pessoal a dar garrafas de água já abertas, barras,etc.(pena é não ter havido umas bananinhas...), foi a primeira maratona em que vi zonas de assistência com mecânicos que me deram uma ajudinha com a afinação do desviador traseiro e lubrificação, havia GNR e policia em todos os locais onde se pisava alcatrão, e além de tudo a simpatia de todo o pessoal da organização.
Pela negativa (já o disseram) destaco o comportamento de meia dúzia de pessoas que ao continuarem a deitar lixo nos trilhos colocam em causa os milhares de betetistas que tentam respeitar ao máximo a natureza... Os Ases também foram um pouco masoquistas ao obrigarem o pessoal a fazer aquela subida final em PTG quando quase podia-mos tocar no nos nossos carros... A nível pessoal não fiquei com boas recordações das descidas cheias de pedras pois além de me deixarem com uma dor nas costas terrível conseguiram rebentar uma câmera de ar e dar um valente empeno á jante... Pode ser que para o ano volte...
 

sica

New Member
Boa noite permitam-me a correção não foram masoquistas, mas sim sadicos, para colocarem aquela subida no final, numa estrada em obras sem ninguem para nos ver passar,só mesmo pelo puro gozo de no fim de 100 kms, o pessoal sofrer mais um bocadinho.
Depois a passagem no centro da cidade é compreensivel, mas para isso deviam ter criado condições sinalizando com fitas como fizeram no Down Town, não o fazendo, colocaram em risco os atletas e os peões que não faziam ideia do que se passava.
 

sica

New Member
Pontos positivos: Beleza natural do percurso; postos de abastecimento; finalizar no jardim onde existia espaço para se estar à espera dos colegas e confraternizar com a familia;postos de controlo, a sopinha de cação, e serviço nas mesas.
Pontos negativos: Percurso inicial em Portalegre, era previsivel haver granel ao colocarem-nos em subidas e ruas estreitas, com imensos peões;o alcatrão tambem foi demasiado, bem podia ser substituido por uns estradões;algumas marcações estavam muito em cima, a subida final dentro de Portalegre achei completamente despropositada, deviam ter arranjado outra alternativa para irmos até ao jardim; Balnearios,foram realmente insuficientes face ao nº de atletas, e depois francamente darem-nos senhas para sumos e cafés e deixarem terminar ambos, ficando o pessoal com as senhas para mais tarde recordar, merece um pedido de desculpas, pois trata-se de mau planeamento.
Bem mas a imagem que fica é de um fim de semana bem passado, num local de beleza invulgar e um espirito proprio do desporto que é o BTT.
 
Bem, eu não fui, mas como acho que se deve também opinar acerca do que corre mal, e existem algumas criticas, por isso vou opinar acerca dos comentários anteriores.

E pelo que li parece-me que o número de atletas foi exagerado. Fico com a sensação que não estiveram à altura de lidar com tanta gente.

Eram para ser 2006, depois aumentaram e agora a malta queixa-se de diversos pormenores de excesso de gente... :s
 

LCTriguinho

New Member
Boas,

Ora eu fui um dos muiiiiiiiittttoooosssss que foram a PTG...
Quanto á organização, nada a dizer!
Quanto á escolha do trajecto inicial, com tanta gente. Só posso dizer que gostaria de ter pedalado mais do que andei a pé... Paguei uma maratona em bicicleta e nos 1º km andei mais do que pedalei! Para a proxima vou no pedestre, até é de borla...
A rever este inicio com tanta gente, no ano passado não tive tanto problema, foi sempre a pedalar após uns longos segundos do tiro de inicio.
Este ano estive parado cerca de 1,40m após o tiro de partida, e não estava assim tanto atrás. :D :wink:
É pena que muitos desmontem por nada, e obriguem tantos a andar a pé, e ainda parece que têm razão... Enfim!

Quanto ao percurso, pareceu-me o mais facil de todos os PTGs, e se o deste ano fosse o do ano passado, com a forma que estava ficava nos 50 primeiros...! :twisted: 8) :wink:

Parece que os PORCOS continuam a andar de bicla, e são sempre os que vão na frente... Será por isso que andam mais???
Venha o proximo.
 
Top