RESCALDO V BTT por Terras de Lavre - Crédito Agrícola

olá boas a todos inicio aqui este tópico para todos vós deixarem as vossas opinioes sobre a prova...
bem aqui vai a minha opinião ...
o levantamento dos dorsais estava um pouco confuso e demorado
a partida foi dada a horas mas o local poderia ter sido um pouco melhor era muito estreito no inicio
o percurso poderia estar melhor havia zonas em se poderia ter feito desvios e evitado grandes bancos de areia
abastecimentos para mim estavam bons não bem aos km indicados mas nada demais ate vinham mais cedo o ultimo e que estava muito perto do final ...
jantar não fui por isso não comento
dificuldades para mim ... o inicio era logo a matar e a alta temperatura no inicio da prova e a areia que nunca mais terminava para além de em certas parte estarmos a andar no meio da lenha ... de um modo geral gostei algo diferente para se fazer ao final do dia ;)
venham agora e as fotos lol
 
Last edited:

rjcm78

New Member
Bom dia!
Em relação ao levantamento de dorsais não tenho nada a assinalar.
Relativamente á maratona em si, tenho muito a dizer. Um trajecto para uma maratona deve ser delineado, escolhido e marcado de bicicleta e por quem anda de bicicleta, não por moto 4 e jeeps. Uma maratona deve ser pensada no grosso do pelotão e não nos 3 - 4 atletas de competição. Ainda por cima tendo inicio ás 18h, é preciso ter atenção á dureza, porque senão o pessoal acaba de noite como aconteceu com muitos...
Relativamente á areia, foi ás carradas (bem sei que é dificil evitá-la em redor de Lavre), mas como é que as Cortiçadas e os Foros conseguem evitá-la??
E os cabeços eram mais que muitos...Se a intenção era mostrar que o Alentejo não era plano...isso já toda a gente sabe.
Passei por cima de uma carrada de lenha...ainda olhei a ver se via o camião despistado, mas nada...
Aquele inicio também é complicado, 900 m a subir... Já tiveram bem noutras edições. Neutralição até á casa do Povo e o km 0 a partir daí.
E ainda tiveram de cortar 8 km, senão quantos mais acabariam de noite.
Contabilizei 47,1 km com 750 m de acumulado.
Relativamente aos abastecimentos, foram 2 e mal distribuidos...aquele ultimo a 9-10 km da meta, não fazia sentido, talvez fruto do corte sofrido. Houve grande distância entre o 1º e o 2º. Faltaram aqueles abastecimentos intermédios só de água no final dos grande cabeços, que outrora fizeram tão bem...
Não houve control, mas quanto a mim não é problema, eu estou lá para cumprir e unicamente para competir comigo mesmo.
Banhos impecáveis e com água quente.
O jantar, este ano com prato já "feito", mas nem por isso pior, muito bom, sem filas e sem grande e animado ajuntamento...fruto de alguns ainda pedalarem.

Um grande abraço aos meus conterrâneos

Rafael Monteiro
 

pepe79

New Member
Boas pessoal, foi a minha 1ª maratona em Lavre e concordo com o que ja foi dito ate aqui, embora o levantamento dos dorsais para mim tenha corrido com normalidade...
Podiam ter marcado melhor a 1ª descida onde se enganaram no minimo uns 100 bttistas...
Achei o percurso um pouco duro, mas tambem nao tenho treinado nada.
V'arias lembranças:D , gente simpatica e muita areia ;)
Na minha opiniao ainda tiveram nota positiva, embora devam melhorar alguns pontos.
 
Last edited:

Nuno Félix

Super Moderador
Boas!

Mais uma vez participei no evento organizado pela malta amiga da minha terra.

Este ano brindaram-nos com um passeio que disso só tinha o nome... :D
A volta dos 25kms era puxadita, a bem da verdade. Foi a que fiz e ainda bem, senão tinha chegado já tarde ao excelente jantar.

Vamos por partes...

O levantamento dos dorsais e afins estava ok, sem problemas nenhuns. O saco trazia uma t-shirt do evento, uma senha de jantar (caso tivéssemos optado pela refeição), um lenço prá tola, um saquinho de usar ao pescoço para levar o telemóvel, um panfleto do Festival da Cerveja (no último fds de Julho), um sumo néctar e o dorsal propriamente dito com as respectivas abraçadeiras.

A partida deu-se a horas (1º os do percurso maior e 1,5min depois os restantes).

O início era logo a subir, o que aglomerou muita gente. De facto, um início de passeio a subir sem zona de estabilização cardíaca não é a melhor opção. Muito embora em Lavre seja complicado escolher um local para se começar a volta sem ter que se subir, julgo que a opção de se fazer um início simbólico, a ritmo lento, atá ao km 0 seria a melhor alternativa. Há que adoptar essa solução já testada nos anos anteriores e que, aparentemente, é do agrado geral.

O percurso estava bem sinalizado e não deixava margens para dúvidas. Não sei como estava o percurso dos 55kms, mas pelo que sei havia uma descida que tinha a marcação para virar à esquerda muito em cima da mesma, o que levou a que muita malta se enganasse. No futuro, há que avisar a viragem com mais antecedência... ;)

O percurso dos 25kms era puxadote, sem dúvida. Muito inclinado a princípio e com MUITA areia... Após a 1ª travessia da ribeira, havia uma parede impossível de fazer montado. Acho que o colega que chegou em 1º no percurso maior ainda conseguiu fazer metade dela, mas deve ter sido à rasca.
Os 1ºs 10kms do percurso dos 25kms era lixado... Muita areia, zona irregulares e alguma subidas. Para início, era forte... No entanto, estamos a falar de BTT e não de passeio à beira rio, junto à Expo... :D

Havia uma zona onde se passava por muitos paus soltos e troncos de lenha, o que, pelo que sei, não estav lá aquando da marcação. No entanto, é um facto que é muito perigoso e que pode originar quedas complicadas, para além dos furos que pode provocar...

Houve estradões no final, descidas fixes, mato a montes, zonas onde não se via onde ia a roda e alguns percursos de água por transpor.... Havia de tudo!

Quase no final, havia que atravessar a ribeira e havia 2 opções.... Ou se ia pela parte mais pequena ou então atravessava-se pelo meio.... Eu fui pela parte mais larga e foi excelente!!!! Cerca de 20m a pedalar com a roda 2/3 dentro de água....

Após isto, virava-se para a zona da Herdade da Garcia e esperáva-nos mais um par de subidas... Aí, contemplávamos um pôr do sol magnífico e umas paisagens de encher o pulmão que já ia a dar as últimas... No topo da subida, estava a fotógrafa de serviço a tirar umas chapas fantásticas.

Assim que passámos a úlitma subida em estrada de terra, entrámos em alcatrão e foram cerca 1000m até Lavre, onde se fez uma pequena volta por umas ruas secundárias até se entrar na Rua da GNR onde estava o final.

Posso dizer que, embora fosse um percurso com dureza acima do normal para um passeio, gostei e vou voltar de certeza.

No entanto, acho que para a próxima se deve reiterar mais vincadamente a colaboração com quem anda de BTT na busca das melhores soluções em termos de percurso e características do mesmo.

Finalmente, quanto ao jantar, estava muito bom. Subscrevo o que o Rafael Monteiro disse sobre este assunto.

Parabéns à organização e a todos os voluntários pelo enorme esforço em proporcionar uma bela tarde de BTT, numa terra com menos de 1000 px e que padece de uma enorme dificuldade em obter forças e apoios para andar prá frente.

Resta-me dizer que foram tiradas 934 fotos por dois fotógrafos e que brevemente estarão disponíveis no seu site (4u2d.pt)

Lavre é uma Nação!

Cumps.
Nuno
 
Boa noite. Apenas um defeito a apontar....areia às paletes!!!!! Durante a maratona até me lembrei de a baptizar de novo: Passeio pelas areias de Lavre e arredores!!!!!! Bom agora a sério, muito dura apenas porque até aos 30km foi só areia e mais areia. Após isto foi sempre a despacho. Cumprimentos ó rapaziada
 

Metal_Man

New Member
Pois é pessoal então cá vai a minha opinião. Levantamento de dorsais sem demoras, partida a horas e jantar embora não tenha sido mau, ficou a dever um pouco ao do ano passado. Em relação aos percursos acho que os 25 foram extremamente duros para o pessoal menos preparado e tenho mesmo a certeza que muitos não voltam cá para os repetir. Este ano tive a infeliz ideia de trazer a namorada comigo e pensando que ia desfrutar de um belo passeio, passei o tempo quase todo a carregar com ela e com a bicicleta dela ás costas. Pois já sei que a esta altura estão a pensar que lavre não é para meninas talvez, mas como ela encontrei montes de pessoal encostado com mal disposição e a sentirem-se mal com a dureza da prova mais pequena. O ano passado o percurso mais pequeno éra muito mais rolante e dava para desfrutar da paisagem. Para o ano metam no cartaz prova de lavre mas só para prós! Quanto aos 55 que não fiz por ter trazido companhia pelo feedback dos meus colegas foi muito bom com zonas de passagens expectaculares e muito tecnicas. Em relação á praia... quer dizer... areia em lavre há por todo o lado e já sabia que ia ser assim. Espero continuar a ir a lavre como sempre mas pensem um pouco que nem todos são profissionais e existem pessoas que pedalam só pelo prazer de desfrutarem da sua bicicleta e da paisagem. Um abraço e até para o ano.
 

clark

New Member
Boas.
Bem pelo 3º ano consecutivo fui até Lavre. Prova que gosto de ir, principalmente por se desenrolar a uma hora diferente do habitual, o pessoal da organização ser impecável e no final ter-se ainda um belo jantar de convivio.

Quanto ao percurso deste ano, como já foi referido os primeiros 30km foram puxadotes , não pelas subidas , mas pela areia existente que fazia com que o ritmo fosse mais lento do que o normal para um percurso com a mesma altimetria. Os restantes km, soberam bem serem praticamente planos o que deu para recuperar o tempo perdido e evitar-se desse modo a chegada de noite ( pelo menos no meu caso .. )

Algumas das situações a corrigir e já mencionadas como evitar logo uma subida inicial sem uns kms para alargar o pelotão e ter os abastecimentos distribuidos de um modo mais equilibrado é o reparo que faço.

De resto para mim esteve tudo bom. ( E pela primeira vez em 3 anos, consegui tomar um banho de água quente :) )

Para ano se for possível, la estarei novamente.

Parabens a toda a organização e colaboradores, pelo bom trabalho desenvolvido e simpatia.
 

P Ventura

New Member
Parabéns a toda a organização e colaboradores, quer pelo excelente trabalho desenvolvido quer pela simpatia e boa disposição oferecido.
Gostei de todos os aspectos do passeio, especialmente da cerveja fresquinha que me ajudou e muito a fazer a última parte do passeio.
Para o ano terei todo o gosto em lá voltar mas ... para fazer os 25 km.

Obrigado por tudo pois fiquei acampado e fui muito bem tratado :)
Pedro Ventura
 
Last edited:

4u2d

New Member
Fotos Lavre

Boas noites, bem o Pepe79 foi mais rapido do que eu....
como ele já indicou o link para o album , aqui fica o link para o meu site onde está o slideshow , instruções e contactos para o caso de quererem fazer algum pedido ou só dar uma olhadela ao slideshow....

http://4u2d.pt/section389244.html

não posto aqui o slideshow pois penso que não tenho permissão para tal...mas deixo umas fotos para aguçar a curiosidade....

http://picasaweb.google.pt/lh/photo/VYAtGCrjOjvLKn-Zc0qx6A?feat=directlink
a9.jpg

a11.jpg

a16.jpg

a227.jpg


a263.jpg


a341.jpg

a367.jpg

a417.jpg

a441.jpg

a722.jpg

a776.jpg

a860.jpg

a906.jpg

a933.jpg

a983.jpg

http://picasaweb.google.pt/lh/photo/VYAtGCrjOjvLKn-Zc0qx6A?feat=directlink
 
Last edited:

Putorijo

New Member
olá pessoal saudações bettetistas ....
Gostei não tenho muito a dizer, mas a areia e o calor do inicio do percurso foi o pior.
Os abastecimentos estavam mal distribuídos e soube que em pelo menos num chegou a haver falta de água, atenção a esses pequenos pormenores que fazem a diferença.
Numa maneira geral foi bom para o ano lá estarei....
 

cpl

New Member
Bom dia a todos,

antes de tudo queremos agradecer a todos aqueles que participaram no nosso evento.

Em segundo lugar, reconhecer vários aspectos que não correram como tinhamos planeado, tais como: a quantidade de areia (quando o marcamos foi de bicicleta e areia ainda não estava solta), o calor (fizemos uma monitorização constante nos sites da especialidade e nenhum deles apontava para temperaturas tão elevadas, alguns davam trovoadas e aguaceiros), a ideia de tornar os percursos mais duros foi com base em alguns feedbaks dos anos anteriores e procurar trajectos diferentes dos anteriores.

Gostavamos também de agradecer a disponibilidade de algumas pessoas ligadas à terra, após o final do evento, para nos ajudar no próximo.

Após este breve reconhecimento e desânimo da organização pelo evento não ter corrido tão bem como o anterior, gostávamos de deixar os seguintes esclarecimentos sobre os comentários do ouvir dizer que...

- no primeiro abastecimento, houve falta de água para os três últimos, no entanto, convém referir que passados 2 km esses participantes tiveram um abastecimento líquido;

- o jantar era comida caseira feita no momento, deixamos de fazer as febras grelhas por dois motivos: tempo de espera e quantidade de comida deitada fora nos anos anteriores;

- lamentar a zona com os pinheiros caídos, mas na sexta quando o marcámos não havia nada;

Para finalizar agradecer as palavras afáveis de alguns e as críticas construtivas de outros, as quais nos fazem reflectir e melhorar, no que concerne aos insultos de alguns (ainda que muito poucos ou mesmo isolados, até quem sabe único) ao pessoal da organização queremos lamentar tal posição.

Ao Nuno Félix e ao Rafael Monteiro: agarrem o evento e pensem já no próximo!

LAVRE ESTARÁ SEMPRE À VOSSA ESPERA!!!
 
Last edited:

rjcm78

New Member
Olá a todos!
Não sei quem respondeu pela cpl, mas desde já me disponibilizo para via telefone ou cara a cara esclarecer algum assunto, pois aqui dá-se opiniões e fazem-se criticas...cabe a todos saber encaixá-las e reconhecer os erros.

Bem sei que não há maratonas / passeios ideais, pois nunca se consegue agradar a gregos e troianos. A minha tristeza passa pelo facto de esta maratona que já ia na 5ª edição, estar a tornar-se importante, conhecida e muito especial, conforme atestam as crescentes inscrições de ano para ano, onde apenas seriam necessárias limar algumas arestas....este ano sofrer tamanho golpe.

Em relação á areia...meus amigos areia é areia, e essa do solta não percebi a não ser que a reguem antes, mas continuava a ser areia.
Em relação á temperatura, também não percebi. É uma variável em que só Deus pode "mexer". O que é que os sites de meteriologia iriam fazer? Alterar o percurso á ultima hora? Nas variáveis que e podem mexer é que se mexem...
A zona da lenha aceito que não estivesse lá 1 dia antes.

Parece que só a minha critica é que é negativa e fez mossa, mas não fui nem sou o único a queixar-me...
Conforme mostram as fotos houve muitos a pedalarem noite cerrada...E já explicaram porque é que cortaram 8 km?

Em relação ao repto lançado á minha pessoa:
Todos sabem que por questões laborais e familiares não resido em Lavre...mas todos sabem onde estou de 15 em 15 dias...
E claro que me disponibilizo a 100 % não para organizar mas para ajudar os organizadores em tudo o que precisarem e acredito que os milhares de kms que tenho feito em maratonas por este Pais fora possam ser uma mais valia na ajuda á organização de um evento que tanto estimo e logo na minha terra.

Um abraço a todos e aceitem as criticas pois só assim se evolui...

Rafael Monteiro
 
Last edited:

Nuno Félix

Super Moderador
Ora aí está! É isso mesmo...

Todas as coisas que possam ter corrido menos bem (que acho que até foram só uma ou duas) são de pouca importância, comparando com o que coreu bem....

Há que perceber que um evento destes, organizado por carolas e voluntários com muito amor à camisola chamada Lavre, tem um peso grande e nem sempre se pode agradar a todas as esquisitices, caprichos ou simples gostos de cada qual.

O espírito do BTT é o convívio dos ciclistas na natureza, basicamente... Aproveitar o que o campo nos dá e ultrapasarmos as nossas próprias metas...

Tudo o que roça a competição, é outra conversa.

Vejam o tópico (http://www.forumbtt.net/showthread.php/17292-Tu-não-és-um-bttista) e percebam o que é o BTT e como deve ser encarado.... Obviamente que esta é a minha perspectiva da coisa e vale o que vale...

Agora estarmos com esquisitices quanto à refeição por ser comida feita, por ex., é demais! Então se é feita é porque acabou de ser feita... Por um excelente cozinheiro, diga-se em abono da verdade...

A areia é quase incontornável, pois à volta de Lavre há muita!!!!

A dureza da prova foi o único ponto a rever.... principalmente no percurso pequeno, onde a maioria dos betetistas vai por lazer, "na descontra" e no intuito de curtir... Eu ia assim! Mas foi puxadote.... Nada que não se fizesse, mas foi....

Mas como já disse, isto é BTT e é para andar em todo o terreno...

No percurso grande, há que repensar uma de duas coisas: ou se escolhe um percurso que se saiba que se faz em 3h no máximo, ou se começa antes das 18h.

Fica a ideia!

Um abraço ao pessoal de Lavre, força nas canetas para o Festival e ânimo para o "VI Por Terras de Lavre"...

Nuno
 
ehhhh classificação conjunta isso assim uma pessoa não tem noçao de como ficou mesmo na geral dos 25 e dos 55km deveria ter havido un posto de controlo no meio da prova e no final tomada de tempos separada....enfim
 
Top