Rescaldo - Ultramaratona SRP160 - Serpa - 13 Abril 2013

Trilhos Vivos

Administrator
Boa noite a todos!

Por aqui a SRP160 ainda não terminou. As desmarcações e limpeza dos percursos continuam, há-que falar com os proprietários a confirmar que ficou tudo ok.

15564156240628379378989.jpg


Esta foi a 6ª edição e sem dúvida alguma, aquela em que as condições meteorelógicas foram as mais favoráveis.
Se isso é uma grande ajuda, a experiência adquirida ao longo dos últimos seis anos, também se faz sentir. Temos uma equipa cada vez mais sólida e melhor preparada, e assim tudo se torna mais fluído e tranquilo.
Naturalmente continuam a existir alguns pormenores que são passíveis de melhoria.

Do nosso ponto de vista, a falha mais significativa que não conseguimos resolver foi mesmo a questão da lavagem de bicicletas. Quando no sábado de manhã ligámos o compressor e o mesmo trabalhou escassos segundos, silenciando-se de seguida com um aroma a electrónica queimada, já sabíamos que íamos ter um problema que infelizmente não conseguimos solucionar (porventura terão reparado na máquina amarela que por lá estava encostada, desligada...).
Quem participou em edições anteriores, sabe que a máquina de pressão já faz parte e que foi solução que já havíamos implementado há alguns anos.

53201456256325044475951.jpg


Uma vez mais procurámos inovar e evoluir em relação ao passado. As insignias de finisher da prova, são a concretização do troféu que todos os que superam este desafio merecem. Recuperámos assim o efeito que consegímos na 1ª edição com as t-shirts de finisher.
Os singletracks cavados e picareto e enxada marcaram positivamente todos os participantes e trouxeram uma lufada de ar fresco a um percurso que apesar de algumas variações começava já a ficar saturado. Cinco edições já passadas e com uma extensão tão grande que cobre quase a totalidade da área rural do concelho de Serpa, não nos permitem mudar radicalmente a composição do percurso, mas fica o compromisso de que para o ano, haverão novos singletracks cavados a braços, para desenjoar dos estradões e tornar a prova mais diversificada e divertida.

Uma nota quanto à "parede" que tiveram de subir a pé. Os habitués da SRP160 perceberam que foi um mal necessário, a alternativa possível, ao singletrack nas margens do Guadiana, que apesar de já não estar submerso, estava cheio de detritos e com uma fina camada de lisga escorregadia e perigosa.

As marcações foram também reforçadas. Gastámos mais 2mil metros de fitas do que habitualmente gastamos, gastámos mais 40 placas e reforçámos ainda com cal. Ficamos com a consciência de que melhor seria praticamente impossível. Como complemento disponibilizámos também os tracks gps atempadamente. Felizmente a opinião parece ser unânime e as marcações físicas não suscitaram dúvidas que levassem a recorrer ao gps, a ausência de queixas também nos leva à mesma conclusão.
Naturalmente nenhum sistema é infalível e ainda houve quem se desorientasse/distraísse, mas em todos os casos rapidamente concluíram que não seguiam na direcção certa e retomaram o percurso correcto.

mnd8005.jpg


Não foi perfeito. Não só porque a perfeição não existe, mas porque existe sempre margem para melhoria.
A nossa ambição é fazer mais e melhor, e apesar de contrariados, ainda não foi este ano que conseguimos concretizar algumas coisas que gostaríamos, porque apesar do valor cobrado nas inscrições ainda há coisas que ficam fora do nosso alcance financeiro. Todavia nesta conjuntura, continuar a existir e evoluir já é uma vitória, com o tempo e a nossa ambição estamos certos que conseguiremos fazer melhor.

54372856291261707648918.jpg


Esta questão foi falada no briefing antes da partida da prova, mas somos forçados a insistir nesta questão novamente aqui.
Seja por lapso, descuido, ou simplesmente má formação continuamos a recolher lixo nos trilhos.

É importante que compreendam que este comportamento pode levar a restrições de passagem nos trilhos e propriedades.
Na semana anterior à prova, quando marcávamos numa propriedade que tem uma das zonas mais belas, voltámos a ouvir da boca do proprietário que qualquer dia nos fecham definitivamente as portas. "Os tipos das bicicletas são uns porcos" foram as palavras amargas que ouvimos. São pessoas que partilham connosco a paixão pela natureza, que fazem dela a sua vida e sustento, que procuram cultivar produtos biológicos de qualidade e é entristecedor que a imagem que tenham de nós (bttistas) seja esta.

O comportamento errado de uns, pode prejudicar muitos, e em último caso ditar o fim das provas e da livre circulação nos trilhos.

Não é por isso demais realçar esta questão e insistir para que se despertem consciências. Sejam mais cautelosos, guardem as embalagens vazias para as depositar no lixo, basta que as coloquem nas pernas por baixo dos calções e as deixem no lixo da ZA seguinte.


Ainda há mais para dizer, mas a mensagem já vai longa e teremos oportunidade de a concluir mais tarde.

Não queremos deixar aqui este post, sem dar uma palavra de ânimo a todos os acidentados desta edição. Uns com mazelas mais chatas que outros, a todos fazemos votos de rápidas melhoras, sobretudo à Mónica Guerreiro cuja consequência da queda foi mais chata e vai levar a 2 ou 3 meses de paragem.

Para o fim deixamos aquilo que toda a gente mais procura, as fotos:

BTT-TV.com - Fotografias de Vitor Bigodinho - http://www.flickr.com/photos/24690780@N02/sets/72157633252709526/
BTT-TV.com - Fotografias de António Tobias - http://www.flickr.com/photos/24690780@N02/sets/72157633246602559/
BTT-TV.com - Fotografias de João Pereira - http://www.flickr.com/photos/24690780@N02/sets/72157633252237404/

Fotos do nosso homem do TT/Segurança residente, António Lima, disponíveis no album da nossa página no facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.562314370469647.1073741825.123276054373483&type=1

Fotos de Elsa Almeida - Notícias BTT/Ciclismo, em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.298848433578957.1073741859.232478156882652&type=1

A cobertura de video, deixamos para uma próxima mensagem :wink:

Obrigado pela vossa presença em Serpa e por terem dado corpo a mais uma edição fantástica.

Bem hajam pela vossa determinação e vontade de superação pessoal!!

Até breve!
 

OSalvador

New Member
SRP160 um grande evento, uma grande organização!! Gostei muito e aconselho a toda a gente a fazer pelo menos 1 vez na vida!!!
Como é agora para se ter o jersey finisher???
 

kataluna

New Member
Grande reportagem do SRP80/160 2013 com as imagens do famoso OVNI, realizadas e editadas pela excelente equipa da BTT-tv, é obrigatório ver em HD.

Reportagem em: http://btt-tv.com/

Abraço a todos e até 2014.
 
Fantásticos videos!! :) Muito obrigado a todos por terem partilhado este momento!
Gostava de saber onde posso comprar algumas fotos?
Obrigado.
Boas voltas!!
 

alone

New Member
Boa tarde,

João vai BTT-TV.COM --- FOTOREPORT ----abres a foto, clica em acções, escolhe o tamanho e fazes download, Não compras........são grátis.Abraços. A. Tobias.
 

Bogas21

New Member
Boa noite caros Srs.
Então e os jerseys de finisher!?
Já lá vão uns quantos meses e nada, um pouco de respeito para quem cumpriu com todos os prazos, tanto de pagamento como de cronometro , não seria nada de mais.
Cumprimentos
Rui Bogalho
 

BV

New Member
Mais um que aguarda o contato ou indicações para encomendar o jersey finisher!
Será que vão produzir?
Será que não merecemos uma resposta?
 
Top