[RESCALDO] Troia-Sagres 2006

luis

New Member
Ah! afinal és tu a moça que me ultrapassa sempre perto do fim das Maratonas :D :D
Eu sou o empenado que fui na tua roda de vila de bispo a Sagres. :xau:
Parabéns pelo tempo que conseguiste é muito bom.

Luis Romão
 

LSD

New Member
Boas pessoal!
Aqui vão algumas fotos que tirei na minha zona (S.Teotónio e V.N.Milfontes).

30cvudc.jpg

4d2j8mc.jpg

4gzdq2q.jpg

2l8kuo0.jpg

2cd79lk.jpg

4cuc1tc.jpg

2m338d1.jpg

2s8msjq.jpg

4ibivy1.jpg

487klyb.jpg

4dm85u1.jpg

2vk0tie.jpg

30uv484.jpg

4hvt9id.jpg

4346gdg.jpg

2n7p7o2.jpg

rodinha 29, acho....

2lvzkb8.jpg

2sanxqp.jpg



e por ultimo, penso que seja esta a foto que o amigo luis procura
29f4l0m.jpg


Se alguém quiser a foto com o tamanho original, envie-me um mail.
Ah, ainda tenho mais algumas, mas decidi meter só as que o pessoal ia mais em grupo.
Boas pedaladas

LSD
 

manso

New Member
Este ano também lá estive. Arrancamos 4 de Tróia e acabámops 3 em Sagres, com o 4º elemento a dizer que em 2008 se desforra.

Acabámos por apanhar o barco mais tarde do que pensávamos e em Tróia já só estavam meia dúzia, os que se tinham atrasado como nós.

Ao sair cruzamo-nos com o João mais o seu atrelado, e ainda tivemos esperança de apanhar um grande grupo que viamos à nossa frente, mas sem sucesso.

Fizemos a grande maioria do trajecto os 4 ora andando depressa ora dando um bocado à lingua.

Acabamos com 7h06 e um grande sorriso nos lábios.

Ainda deu para trocar umas palavras com o mentor do dia e depois mudar e arrumar, que domingo foi dia de trabalho.

Para o ano há mais.
 

Ricardo

New Member
Boa Tarde,

Agora aqui estou eu também a rescaldar a minha participação na 17ª Edição do Tróia-Sagres .. :teclar:

Antes de mais, quero dar os Parabéns a todos aqueles que tendo ou não chegado ao fim participaram neste evento que é sem dúvida mesmo para os mais bem preparados um desafio. Creio também que dado que não tem qualquer carácter competitivo para além do pessoal se tem tornado ano após ano numa Festa do BTT na Estrada. Este ano ao que parece fomos perto de 400 "Malucos" .. :lol:

No meu caso, foi a segunda vez que efectuei esta Viagem e tal como no ano passado mantive-me fiel ao espírito do Tróia-Sagres e pedalei os 208 kms numa bicicleta de BTT. As únicas alterações foram uns pneus de estrada 1,0 e uma relação de "caixa" diferente da habitual; Pratos 46/38 à frente e Cassete 11/21 atrás.

O dia de Sábado começou bem cedo. Mesmo assim, um pouco mais tarde do que o previsto inicialmente pois na Sexta-Feira recebi a boa notícia de que os barcos que fazem a ligação entre Setúbal e Tróia já estavam a operar .. :yeah: .. Com mais 2 Amigos, e respectiva Equipa de Assistência apanhamos o barco das 07.15, e chegámos a Tróia por volta das 07.40. Os funcionários dos barcos devem pensar "Grandas Malucos!!!" Mas a verdade é que nos primeiros barcos da manhã são muito poucos os veiculos que não transportam pelo menos uma bicicleta.

Às 08.00 com o dia a nascer, um magnífico céu azul, e com 7ºC de temperatura (O ano passado à mesma hora estavam -1,5ºC) iniciei com o meu grupo a nossa viagem até Sagres. Inicialmente fomos num ritmo bastante calmo para aquecer bem os músculos. Os primeiros 73kms até à primeira paragem em S. Torpes foram percorridos num ápice (cerca de 02h05 numa média de um pouco mais de 35km/h). Depois de alguns minutos parado em que aproveitei para comer algo mais reconfortante do que fruta e barras energéticas arrancámos novamente para a segunda parte do percurso. Pouco depois, fomos brindados tal como toda a gente com um ventinho contra, felizmente de pouca intensidade, que nos acompanhou até ao final nalgumas zonas. Obviamente que este Amigo do Alheio fez as suas mossas .. :tungas:

Ao Km 152 fizemos uma nova paragem rápida na povoação do Rogil, e depois foi sempre a pedalar até visualizar a placa informativa “Sagres - 8kms”. Aqui, e embora ainda não tenhamos chegado a Sagres, já desgastadas depois de 200kms, a sensação é que as pernas se enchem novamente de energia e voamos até Sagres onde à chegada somos brindados por aquele horizonte azul fantástico!!!

Aliás, durante toda a viagem temos sempre uma paisagem inspiradora, desde os pinheiros e solo arenoso do litoral Alentejano, aos montes mais verdejantes Algarvios, até finalmente contemplar o inesquecível forte de Sagres, que antecipa o azul do Oceano!

E pronto foi mais uma "Missão Cumprida" em 07h14m. Devo dizer que esta viagem me correu muito bem, e cheguei a Sagres muito menos cansado do que aquilo que estava à espera. Apenas de salientar que por volta do Km 100 senti alguns ameaços de caimbras nos músculos superiores das pernas. A partir desse momento, aumentei o consumo de água para mineralizar mais e tudo correu bem até ao fim. Creio que depois das duríssimas etapas da SuperTravessia, com mais de 160kms em terra, ganhei muita, muita resistência nas longas distâncias.

Quero apenas salientar o facto de "infelizmente" (não é que eu tenha nada contra) haverem cada vez mais Viajantes que utilizam bicicletas de ciclismo quebrando assim um pouco o espírito da coisa.

Fica aqui também uma menção ao Mr. José Carlos que mais uma vez resolveu efectuar esta Viagem na sua Single Speed; desta feita com uma relação menos "Batedeira Eléctrica" .. EHEH!! :lol: .. Que tal estão esse joelinhos?!

Por último fico muito feliz por ao contrário do ano passado este ano não se terem registado incidentes graves .. :ambulance:

Para o ano espero repetir, e quem sabe não é à terceira que aproveito o fim de semana para fazer Tróia-Sagres-Tróia .. :lol:

Aqui têm algumas fotos tiradas pela minha Equipa de Assistência:


"Pessoal isto não custa nada .. Afinal são só 208 Kms ..."




"Força Malta .. Estamos quase ..."




"Tens a certeza que é por ai?? Tu vê là que ainda nos perdemos ..."




"Olha-me là bem esta vista ..."




"UFA!!! Estou a chegar .. Missão Cumprida!!!"





B&A's .. Boas Festas!!! :)


Ricardo
 

onix

New Member
Amigo Ricardo

Que belas fotos a demonstrar o ar saudavel e a frescura com que chegaram a Sagres,pelo menos tu e o Bruno.

As corridas do Intermarchê(Marinha Grande) têm-vos feito bem :D

Tenho que vos massacrar mais :D(amigo do S.L.Marinha) :roll:
 
F

FatButFaster

Guest
Boas,

Agora que a noite de natal passou e eu mal me posso mexer :lol:, parece que estou grávido de 7 meses, lá arranjei vontade para o relato do meu primeiro Tróia-Sagres, e espero eu, que não seja o último, então cá vai. A minha história com o Tróia-Sagres começou sensivelmente há um ano quando pensei em participar na edição de 2005 mas devido a coincidência com a data da festa de natal da empresa da minha mulher e principalmente devido à falta de companhia acabei por abortar a ideia e adiar por um ano a minha participação.
Este ano estava então prometido e selado com um aperto de mão com o meu amigo de outras andanças, leia-se ½ maratonas e maratona (sim só ainda fiz uma) e afins, que iríamos participar no TS, começamos por ser mais alguns mas à medida que a data se aproximava, as desistências iam aumentado e acabamos como tínhamos começado, ou seja, eu e o Paulo Bruno.
Decidimos então que sendo só dois a carrinha GOLF do PB chegava, faltava-nos apenas arranjar uma vitima para aguentar um dia de seca a dar assistência durante o percurso e depois de alguns “ah e tal! Eu ate ia mas…” o Paulo Martins mais sensível a este tipo de acontecimento, ele próprio bmx’r da velha guarda já com 35 anos, aceitou a árdua tarefa de nos apoiar.
No dia D, já com 15min de atraso, lá apareceu o PB na minha casa, foi meter a bike na carrinha e arrancar para Setúbal para apanhar o Ferry das 7:15min, nós já atrasados e o PB na A2 sempre no seu limite, ou seja, ainda afloramos uma vez os 130km/h, e a minha camada de nervos sempre a aumentar :evil:. Mas afinal chegamos mais do que a tempo e lá embarcamos sem problema de maior.
Depois foi sair do barco, montar as bikes o mais depressa possível e começar a pedalar. Mal arranco deixo logo de ver o PB, ainda olho para trás umas poucas de vezes e nada, decido parar e esperar, um minuto depois lá apareceu, tinha-se acendido a luz de falta de óleo da GOLF. Boa! Estamos a começar bem pensei eu… :shock:
Tinha ficado combinado então que o PM ia tratar de meter óleo na carrinha e esperava por nós em frente à central termo eléctrica em Sines.
Este primeiro troço até Sines correu muito bem, nada de exageros, uma média de quase 30km/h e sempre a reboque de grupos grandes, pelo que, chegamos a Sines com a moral em alta. Quando estamos quase a chegar ao ponto combinado para reabastecimento começamos a procura do nosso carro de apoio e nada então o insólito acontece chegamos primeiro a Sines que o carro de apoio. :s
Decido ligar: – “Então Paulinho tas aonde?”
- “Não sei, estou aqui numa rotunda mas não te preocupes que já estou a ver as chaminés, espera só 5 min que devo tar quase a chegar?”
NO COMMENTS
Combinamos então que a próxima paragem seria em VNMF a seguir à ponte, e como havia dúvidas sobre o nível correcto do óleo colocado na carrinha disse para o PM – “ Paulinho arrancas já e páras a seguir à ponte, esperas que a carrinha arrefeça, e confirmas o nível do óleo, nós em principio não paramos mas esperas que nós passemos por ti “.
Depois de comer alguma coisa e reabastecer arrancámos, mas a moral em alta com que chegamos a Sines depressa de foi embora, o vento contra, a falta de grupo para nos integrarmos, e o piso pouco rolante em nada ajudou, mas lá fomos os dois no nosso ritmo um pouco desmoralizados é certo. Para mim foi a pior parte do percurso pouco ou nada de lembro por onde passei e até chegar a VNMF foi sempre a sofrer. Depois de passada a placa de VNMF descemos em direcção a ponte e …f*d@-se não é possível aonde é que o PM se enfiou? –“Olha gordo paramos no topo da subida, no cruzamento das Furnas, e ligamos ao Paulinho”. Mal estou a parar sou vítima de uma caimbrã na perna direita como nunca tinha tido, um misto de desespero e de alegria invadiu-me o espírito, não havia volta a dar naquelas condições era humanamente impossível continuar, tinha ali a oportunidade de saltar para dentro da carrinha sem pesos na consciência.
Ligo para o PM para saber onde andava ao que ele me responde:
–“ Estou em S. Teotónio”.
-“Mas eu não te tinha dito para esperares por nós em VNMF?” com a voz mais calma que consegui, no que ele responde:
–“Esta tudo bem com a carrinha por isso decidi parar só aqui”.
-”Mas nós não estamos nada bem”
-“Até aqui é um pulinho mete-te em cima da bike e vem andando.”
NO COMMENTS PARTE II
Descansamos um bocado, as dores na perna amenizaram, mas avisei o PB que a qualquer momento teria de parar definitivamente, para mim tinha acabado ali, nunca pensei chegar a S. Teotónio quanto mais a Sagres, mas lá fomos e assim que viramos em direcção ao Cabo Sardão decidimos fazer aquilo que se deve fazer num TS apreciar a paisagem e rolar sem grandes preocupações, tentei manter o ritmo o mais alto possível nas partes planas, mas sem forçar, porque nas subidas estava mesmo acabado, de vez em quando rolávamos com mais dois ou três companheiros de viagem, trocava-se dois dedos de conversa, mas invariavelmente acabavam por seguir viagem com ritmo mais alto do que o nosso e nós lá acabamos por chegar a S. Teotónio.
Nova paragem, reabastecemos e a dor que sentia na perna não era motivo para parar, bolas vou ter de continuar, nem a porcaria do cubo do eixo traseiro que começou a fazer um barulho de esferas soltas parecia querer colaborar, ou seja, tirando o barulho continuava a trabalhar na perfeição.
Deixei S. Teotónio para trás e na minha cabeça só pensava: vou bater contra a parede na subida de Odeceixe, calma, é preciso é calma.
A subida lá apareceu e o subir da corrente na cassete foi uma constante em toda a subida, mas acabei por chegar ao topo com mais facilidade do que o previsto. Por esta altura já rolava muito tempo sozinho uma vez que o ritmo do PB nas subidas era completamente diferente do meu.
Nova paragem rápida no Rogil (eu sei…foram muitas paragens :lol:) e foi a partir daqui que comecei a acreditar que chegar a Sagres seria possível, até Aljezur é praticamente a descer e foi rapidamente que lá chegamos. Na descida para Aljezur acabo por passar por dois companheiros um de BTT outro com Bike de estrada com os quais acabo por rolar a maior parte do tempo até Sagres.
Bem agora temos a subida da Carrapateira pensava eu, e que subida, para mim mil vezes mais penosa que a de Odeceixe, nunca mais acabava e eu sem poder puxar, porque a qualquer momento a caimbrã podia voltar, e se isso tivesse acontecido uns 50 km atrás eu até agradecia, agora já não tinha piada nenhuma, era morrer na praia, mas a maldita subida acabou e a Vila do Bispo apareceu no horizonte, virámos à esquerda, virámos à direita e a placa informativa mais linda que já vi até hoje, arriscava mesmo em dizer sexy, e com uma caligrafia perfeita indicava Sagres 8 km.
Aqueles 8km pareciam 800m, pouco antes de chegar a Vila do Bispo já rolava com um grupo de pessoal com bikes de estrada, e o ritmo até Sagres na via rápida foi digamos… vivo.
Quando chegámos à placa do início da vila, o relógio indicava 17.15 min, tínhamos gasto 9.15min a ligar Tróia a Sagres, gastámos um total de 45 min nas paragens, pelo que, foram 8.30 min efectivamente a pedalar.
E se quando trocávamos de roupa no estacionamento da fortaleza o PB dizia que TS só daqui a cinco anos e com a bicicleta em cima do carro, é certo que, se nada de força maior o impedir, lá estaremos em 2007 com outra preparação, não para baixarmos o tempo da ligação, o objectivo para nós será sempre chegar antes do anoitecer, mas para diminuir o sofrimento e poder desfrutar mais da viagem.
Não podia deixar de publicamente agradecer aqui ao Paulo Martins porque se ele tem esperado por nós conforme combinado em VNMF possivelmente tinha metido logo ali a bike na carrinha e terminado o TS.
Desculpem o testamento, boas entradas e boas pedaladas em 2007. :)
 
Top