[Rescaldo] "ROTA DOS MOINHOS SOLIDÁRIO" - IDANHA-BELAS - 22 Junho 2008

pmcampos

New Member
Boa tarde,

só criei este tópico para deixar algumas considerações para ver se algumas pessoas começam a perceber o conceito de "passeio solidário" quando aplicado a uma acção de solidariedade que envolve o btt.

Eu e mais 3 amigos e as respectivas namoradas e mulheres participamos hoje em Belas no passeio solidário de ajuda à Isabella. Participamos recorrentemente neste tipo de actividades pois acho que é uma excelente forma de promover o btt ajudando quem mais precisa. Espero que financeiramente tenha sido alcançado o objectivo que era pretendido, assim como desejo as melhoras e que tudo pelo melhor para a Isabella, de forma a voltar a ter a qualidade de vida que ela deseja e todos nós desejamos que venha a ter.

Em relação ao passeio propriamente dito, infelizmente, as pessoas que fizeram a marcação do percurso, pensaram mais em fazer um percurso para os amigos fazerem um treino de competição do que num passeio solidário de promoção do btt, em que as pessoas levam os seus filhos e as suas mulheres e namoradas, de forma a incentivar a entrada na modalidade.
Não é a mandar as pessoas subirem verdadeiras paredes, com regos enormes, com imensa pedra solta, que se motiva pessoas que estão a dar os primeiros passos neste tipo de desporto. Se pretendiam um percurso assim, deveriam ter anunciado que isto era um treino de competição para alguns "meninos" e não um passeio de solidariedade, que se pretendia que fosse uma promoção da actividade do btt.

Todas as semanas existem inumeras provas de competição por este país fora, façam o favor de organizar o treino dos seus "meninos" nessas provas. Nunca estive em nenhum passeio com um percurso tão mal escolhido!!!! Foi verdadeiramente horrível para quem está a iniciar-se!! Não falo por mim, pois estou habituado a participar regularmente em eventos de competição, mas falo pela minha namorada e pelas mulheres e namoradas dos meus amigos, que depois deste passeio tenho sérias dúvidas, que nas semanas mais próximas queiram voltar a pegar na bicicleta.

Pior do que tudo, é que existiam inumeras outras alternativas, pois conheco mais ou menos a zona, e existem inumeros estradões por onde andar onde as pessoas poderiam ir a pedalar todas animadas e cheias de vontade, em vez de andarem a sofrer em single tracks, paredes e caminhos cheios de pedra!!

Por tudo isto, só posso dizer a estes senhores que a proxima vez que lhes pedirem para organizar um passeio e desenharem um percurso, não o façam!!! Pois estão a prestar um péssimo serviço ao btt!! Dediquem-se a eventos de competição se acharem que tem capacidade para isso, ou então dediquem-se a outra coisa qualquer!!

Cumprimentos,
Pedro Campos
 

WRC1

New Member
Bom dia caro amigo,desde já quero agradecer em meu nome e em nome do Paulo(como organizadores) e em nome da Isabela,a sua presença neste evento.
Devo esclarecer algumas coisas :
1ªTodas as pessoas que me ligaram para saber o como era o percurso,foi-lhes dito por mim,que era do grau 3,esta indicaçao estava dada também nas lojas.
Devo dizer que nunca estive ligado á competiçao e muitas pessoas que estiveram a ajudar também nao,conta-se dois ou tres que o fazem.
Portanto deve entender que eu nao treino ninguem nem faço treino para ninguém..
O percurso estava marcado para cada pessoa levar o ritmo que quisessem;como deve calcular uma das pessoas que estava a ajudar tinha que ir em primeiro,por duas razoes.a primeira para prender um portao que se encontra sempre fechado com uma mola forte,a outra,há sempre alguem mais rapido que os outros.
Todas as pessoas ficaram avisadas por mim,que se por alguma razao tivessem duvidas,esperassem por alguem com colete ou dorsal a dizer staff.
Devo-lhe dizer que ontem saí do local da partida/chegada eram 13h50m,isso quer dizer que ninguem foi deixado ao acaso!
Devo dizer também que já participei em muitos passeios maratonas e afins;quero dizer que respeito a sua opiniao,mas nao quer dizer que a aceite,devo lhe dizer que só e apenas,como fizeram algumas pessoas minhas amigas,que foram á travessia da ponte 25 abril.....(acho que percebe o que lhe quero dizer)
E por ultimo vou-lhe deixar um recado,nao opine em coisas que nao sabe,em primeiro informe-se sobre as pessoas todas que estao envolvidas e só depois tenha uma palavra a dizer,estamos num país livre,agora nao diga para nao organizarmos mais eventos destes,porque nunca se sabe se voce ou eu nao poderemos estarmos na situaçao da Isabela!!
Para finalizar MUITO OBRIGADO POR TER PARTICIPADO,as 167 inscriçoes foram muito importantes para a Isabela!
Abraço: PEDRO SILVA
 

pmcampos

New Member
Bom dia Pedro Silva,

não vou entrar em discussões que não favorecem a ninguém e muito menos o btt. Mas se visitar o link de promoção do evento neste forum e noutros foruns, é considerado de dificuldade técnica fácil, o que no meu entender não foi o que aconteceu. Acho que futuro é necessário um maior cuidado quando se passa esta informação, de forma a não induzir as pessoas em erro.

WRC1 said:
1ªTodas as pessoas que me ligaram para saber o como era o percurso,foi-lhes dito por mim,que era do grau 3,esta indicaçao estava dada também nas lojas.
Eu não lhe liguei mas enviei um email, ao qual não obtive resposta. Compreendo que possa ter a ver com o trabalho que teve na organização, juntamente com o seu trabalho diário, mas ao darmos um meio de comunicação, temos de ter o cuidado de verificar se conseguimos responder quando for solicitado.

WRC1 said:
E por ultimo vou-lhe deixar um recado,nao opine em coisas que nao sabe,em primeiro informe-se sobre as pessoas todas que estao envolvidas e só depois tenha uma palavra a dizer,estamos num país livre,agora nao diga para nao organizarmos mais eventos destes,porque nunca se sabe se voce ou eu nao poderemos estarmos na situaçao da Isabela!!

Pedro o que eu pretendo dizer com, não o façam, é o desenho de percursos em passeios. Pois este percurso, apesar de o Pedro ter uma opinião contrária, que eu respeito, da mesma forma que deve respeitar a minha, é que não é um percurso de um passeio.

Eu participei e vou continuar a participar, nem que seja como já fiz muitas vezes no passado, pagando a inscrição, mesmo sabendo que não vou comparecer, de forma a ajudar todas as pessoas que necessitam, neste tipo de eventos. Acima de tudo o btt é solidariedade e amizade.
Agora deve compreender que não fico contente em levar a minha namorada e pessoas amigas a algo que supostamente seria um passeio fácil, e elas sairem de lá a dizer que não voltam a este tipos de eventos. Pois além de ser mau para a modalidade é mau para as pessoas que necessitam da nossa ajuda, como a Isabela.

Espero que encare isto como uma critica construtiva e sugestiva e não me interprete mal.

As melhoras e tudo de bom para a Isabela. E venha de lá um 2ºpasseio, para o caso de no 1º não ter sido possível angariar toda a ajuda que é necessária.


Abraço e boas pedaladas,
Pedro Campos
 

WRC1

New Member
Ola caro amigo,nao sou pessoa de alimentar polemicas e sou um dos milhares a defender o btt em que vertente seja lazer ou competiçao.
Nao levei a mal o que me disse,só constantei algumas palavras escritas por si;de qualquer das maneiras nao posso deixar de dizer que o traçado,como o nome indica,além de ter uma componente solidária tinha uma componente historica ou seja,dar a conhecer os moinhos que existem na nossa zona que muitas pessoas nem sabem que existem,passamos também uma calçada romana,que muitos poucos sabiam,chamavam-lhe "trilho com pedras",e existem ainda mais moinhos se fossemos passar em todos o percurso ia ser mais longo..
Esta rota dos moinhos já é feita pelo Paulo Pais há alguns anos,e a ideia era mesmo passar por estes sitios,nao sei se reparou,mas passamos por sitios que eram autenticas "lixeiras",portanto é para mostrar que nao escolhemos os sitios mais "bonitos".
De facto a falho do e mail é verdade,fiquei sem pc e contava com uma pessoa para me ver o mesmo,mas nem sempre era possivel.
Mais uma vez agradeço a sua comparencia e dos seus amigos e serao sempre bem vindos a futuros eventos para ajudar a Isabela.
Abraço
 

castroma

New Member
Então e fotos?

A malta quer é fotos para comprovar a tal dureza dos trilhos.... :mrgreen:

Abraços!

Castroma
 

Marco Cosme

New Member
Pedro Campos said:
Viva,

gostaria de saber o grau de dificuldade e o grau técnico do passeio. Pois gostaria de levar a minha namorada, e como é uma verdadeira iniciante, gostaria de saber estas informações.


Abraço e boas pedaladas,
Pedro Campos

MAdBiker said:
Pedro,
este passeio técnicamente é bastante acessivel. Fisicamente... bem isso depende do ritmo de cada um... tem cerca de 25 Km.... se o tentar fazer em apenas uam hora por certo que vai chegar um pouco cansado. Agora se disfrutar do passeio aproveitando para conhecer os moinhos e se descansar por exemplo no moinho de mira sintra e aproveitar para ver o seu funcionamento, acredito q seja bastante acessivel e muito enriquecedor (para quem nunca esteve dentro de um moinho, nem nunca viu um a trabalhar)

Abeaço

Efectivamente o Pedro já disse tudo, mas encaro esta discursão como uma total perda de tempo, já que apesar de se ter perguntado sobre a dificuldade do traçado para iniciantes e a resposta ter sido a de que era fácil, este traçado nada tinha de fácil.É lamentável para mim que levei a minha mulher sentir que acabou com bastante sofrimento quando deveria ter acabado com vontade de participar em mais...

Quando se critica de forma construtiva, é brilhante verificar que nos nossos erros poderemos encontar uma forma de numa proxima oportunidade melhorar.O facto de não reconhecermos que erramos é uma caracteristica que efectivamente nao aprecio.

Quando alguém que organiza não sabe realmente o que se passou nos trilhos, é lamentável, mas posso dizer que para além das dificuldades que verifiquei nas namoradas dos meus amigos e na minha esposa, não foi nada comparado com:

Crianças a levar as bicicletas a mão porque nao aguentavam mais.
Senhores com alguma idade deitados no chão porque era duro demais
E por ultimo, o reconhecimento de vários membros do staff que nos acompanharam e reconheceram que este traçado deveria ser mais acessível para promover este tipo de eventos.

Não é uma opinião unilatral esta que descrevo aqui.O traçado era efectivamente DURO para um PASSEIO DE SOLIDARIEDADE !!!!

Esperemos que num proximo evento deste tipo tenham isto em consideração.

Abraços,

Marco Cosme
 

MAdBiker

New Member
Boa tarde,
sim disse que era fisicamente acessivel assim como técnicamente, mas no entanto também referi que iria depender do ritmo de cada um... ou seja se a intenção fosse a de fazer os cerca de 25 Km em uma hora... bem nesse caso teria de pedalar muito, mas se a intenção fosse a de demorar a manha toda, se demorar 4 horas estamos a falar de 6,25 Km por hora, mas se demorar 5 horas dá 5 Km por hora... havia vários tipos de participantes naquele grupo desde os mais rápidos aos mais lentos. Mas Constatei que alguams participantes femininas estavam a utilizar bicicletas tipo "de ir ao pão" não sei o modelo mas eram umas da decatlhon com quadro em "y" cinzentas que são tudo menos bicicleta de ir fazer um passeio btt, pois tem relações de andamento muito pesadas e a própria direcção e toda a geometria da bicicleta não favorece em nada estas incursões tornando qualquer "buraquito" ou "pedrita" um autêntico percurso de trial... se me perguntar qual o grau de dificuldade e o grau técnico para uma pessoa com uma bicicleta deste tipo aí terei de responder que é melhor não vir... pelo menos com esse tipo de bicicleta... um amigo que foi meu colega de universidade também quis vir ao passeio ele tem uma bicicleta dessas... eu emprestei-lhe uma bicicleta porque já sabia que ele nao iria conseguir fazer com a bicicleta que normalmente utiliza não para ir ao pão mas para passear na marginal ao domingo de manhã, que é outra das utilizações possíveis para este segmento.

Também vi uma specialized azul... não sei qual é a bicicleta das vossas caras metade... numa coisa concordo, a primeira parte do passeio, talvez os primeiros 6 ou 7 Km eram na sua maioria a subir... mas paredes!!!!! mas a partir dai acreditem que era tudo a descer/plano... estamos portanto a falar de aproximandamente 20 Km fáceis e acessiveis (para utilizadores com bicicletas de montanha e não com hibridas mais para o estradistas em plano).

E atenção estava calor.... era preciso beber muita água, e ingerir alimentos de pelo menos 30 em 30 minutos pq senão o organismo entra em "declinio" todos os factores ajudam, ou neste caso desajudam para que psicológicamente as pessoas desmoralizem...
 

castroma

New Member
Viva.

Não querendo deitar água na fervura, devo dizer que é extremamente complicado na zona delinear um percurso que se possa dizer fácil....provavelmente para os restantes trilhos que por lá existem, o percurso até pode ter sido fácil (atenção que não participei, mas já organizei eventos de btt nessa zona)
O conceito de fácil para a maioria das pessoas que não estáo familiarizadas com os trilhos de Belas, é mais do tipo Expo e Marginal só que em terra batida....ora bem ai esbarramos em dois conceitos que frequentemente andam misturados erradamente, o BTT (Bicicletas de Todo-o-Terreno) e o BTC (Bicicletas de todos os caminhos ou polvalentes, as tais de "ir ao pão").
Enquanto que as primeiras permitem uma utilização em todos os tipos de terreno, as segundas apesar de não estarem limitadas apenas ao alcatrão, não são, nem foram desenhadas a pensar numa utilização em trilhos com um grau de dificuldade de BTT....

Isto para dizer que há pessoas que confundem passeios de BTT fáceis com passeios de BTC...e não são bem a mesma coisa, especialmente numa zona como a de Belas que é óptima para quem faz BTT regularmente e tem um nivel de preparação minimo para estas andanças enquanto que para os mais despreparados todas as subidas \ descidas parecem dificeis....

Acho que para não existirem este tipo de mal entendidos deve-se antes de mais fornecer todas as informações necessárias aos interessados em participar para que todos possamos antever os que nos espera nos trilhos e nos possamos divertir ao máximo em cima das nossas burras que é disso que a malta mais gosta....ou não? :mrgreen:

Cumps

Castroma
 

ggx2

New Member
Boa tarde,
Antes de mais os meus votos das melhoras e parabéns pela iniciativa.

Por coincidência resolvi levar a minha mulher (recem iniciada nestas lides ) a dar uma volta na zona dado que basta sairmos de casa a pedalar. Como encontrámos o percurso marcado (e bem), abusadoramente reconheço :oops: aproveitámos a boleia e fomos fazendo a volta ao "nosso" ritmo. Como referi a minha sócio ainda tem muitos poucos Km´s nas pernas mas em termos de rescaldo afirmou ter achado o percuros durinho mas com muitos trilhos tecnicamente interessantes e bonitos cenários (deixemos de parte alguns maus exemplos do comportamento urbano) . É outra prespectiva. Pessoalmente também prefiro percursos mais técnicos qb do que longos, mas reconheço e aceito que existam outras preferências, nomeadamente do tipo rolador.

Já agora apenas um cometário: O grupo da frente que nos ultrapassou em vez do tradicional "Bom dia" deixou-nos com um "deixam passar que vem aí mais gente"! Esta é que não amigos !!!! Ainda preguntei se tinham o título de propriedade do caminho mas julgo que já não me ouviram ! Se o objectivo era sinalizar a chegada do grupo grande seria compreensivel, agora as palavras foram muito pouco adequadas ao espirito do BTT (pelo menos aquele que eu defendo). Felizmente que pessoal que os seguiram não eram da mesma lavra .
 
Top