[Rescaldo] PortalegreBTT Selenis SportZone 2007

miguelromao

New Member
jjbl,

sem dúvida é esse o espirito perdido e que muita gente não quer ver, estão a misturar a vertente competitiva e a vertente goso e depois dá no que dá.
Temos outro exemplo Grândola.
 
Analisando sucintamente tudo o que li sobre esta maratona, chego à conclusão que, prefiro 1000 vezes participar em eventos de menor nomeada, mas, nos quais sou muito bem servido e não fico atolado em engarrafamentos.
Para engarrafamentos já bastam os automóveis. No entanto, com esses tenho de gramar, pois, viver na cidade tem os seus imponderáveis.
Agora, gramar um engarrafamento prostrado em cima da bicicleta, NÃO OBRIGADO.

Pessoal da Casa do Povo de Cadima, BTTMonforte, Abrunhos do Pedal, Gatões, Clube BTT Vale do Vouga, etc, etc, etc, contem comigo nos vossos eventos.

Sei que me arrisco a ser contemplado com um rol de criticas por parte dos denominados pseudo-prós e quiçá futuros hexa vencedores da volta à França. PACIENCIA.

PACIENCIA.
 

fcasimiro

New Member
Boas,

Tenho de concordar com algumas coisas que foram aqui ditas como o espirito da maratona pois realmente esta maratona foi só para alguns, pois a maioria das pessoas com quem eu falei sofreu bastante para terminar os 107km e isso já não dá gozo nenhum. É claro que podemos sempre afirmar que não estavámos preparados e que temos que treinar mais, era bom era termos tempo para isso. Estou a pensar deixar de trabalhar para me dedicar ao treino do BTT...
E mesmo que tivesse tempo, isso retira-me o gozo do BTT, pois já tive 15 anos de competição noutra modalidade que já me chegou. Eu ando de BTT porque gosto, não porque sou obrigado.
Outra coisa que eu queria referir foi um comentário que foi aqui feito "Vamos dar algum valor a esta gente que faz isto por paixão á modalidade". Eu fui dos primeiros a dizer que gostei da organização e que para mim esteve tudo optimo (tirando o banho de agua fria) agora temos que ver que acima de tudo o PTG é um negócio e muito lucrativo pois a paixão foi apenas no inicio...

Abraço, Fred.
 
G

Gambias-82.5

Guest
Já li de tudo , uns que gostaram outros, que também não. Apesar de voltarem repetidamente ano após ano, meus caros amigos as maratonas chamam-se assim mesmo, maratonas porque "derivam" da Maratona Olimpica de atletismo, que ao que sei, também são em regra geral muito duras, e como nos é dado a observar muitos atletas que estão treinados e habituados chegam ao final bastante empenados, por isso na minha humlde opinião só vai fazer esta distancia quem quer, porque os organizadores não apontam uma pistola á cabeça de alguém, obrigando-o a fazer aqueles kilometros todos, e mais, disponibilizam gráficos com a altimetria, onde é possivel ver-se o que nos espera, podendo, até uma certa data fazer uma permuta entre a 1/2 ou a completa, por isso ninguém tem desculpa em vir dizer que era um sobe e desce constante e que no final era de morrer...
O gráfico de altimetria já o dizia para quem queria "ler". Claro que eu também chegueii com um grande empeno, mas eu já sabia que iria assim ser... participei pela 2º vez e apesar de em 2006 ( 101 km ) o percurso ser mais acessivel, demorei quase menos uma hora em 2007 ( 107 km ) para isso claro que me tive que preparar melhor. E assim é que deve ser, quem não se informa não aprende depois sujeita-se a grandes sofrimentos...

Cumprimentos BTTistas, boas pedaladas e muitos parabéns a TODOS os participantes nesta G R A N D E M A R A T O N A que muito me apráz participar assim as "canetas" o permitam....

Nota: Os parabéns á organização são de todo quase que... OBRIGATÓRIOS BEM-HAJAM
 

zazas

New Member
Pois eu também não fiquei lá mto fresquinha

A verdade é que já sabia o que me esperava e fui gerindo o esforço.
Para mim esta era uma prova muito importante, tanto ou mais que uma prova da taça de portugal de maratonas e axo que isso ficou bem patente na minha chegada emocionada!
É verdade, depois de tanto esforço, sofrimento, e de ter ultrapassado algumas adversárias, uma delas só a 10km do final, não consegui conter algumas lágrimas de emoção na meta.:#1:


Foi uma sensação indescritível, um tumulto de emoções.
Quanto à maratona, espectacular Paisagens lindíssimas, óptima marcação, bons abastecimentos, almoço rápido quentinho, eficaz (reparam na velocidade com que eles preparavam as salas?). Para o ano tou lá!
Para o pessoal que não conseguiu evitar os engarrafamentos, foi-me dito pelo sr. Vilela que para o ano as incrições serão limitadas a 2500, 3000, no máximo. Mais uma decisão de dar os parabéns

Ah, só por curiosidade,
em 2006 - 06:27:27 - 461 °
em 2007 - 06:09:18 - 134 °
 

penatabua

Active Member
Olá ZAZAS,

És a maior :#1:, :clap: :clap: :clap: parabéns pela tua posição :#1: e pelo prazer que demonstras ao pedalar, isto de andar a dar GAZ e ver as paisagens, não é para todos.

As organizações, disponibilizam os gráficos de altimetria e informam, os participantes do que os espera, portanto o people tem de se preparar, para enfrentar as dificuldades :wink:, daqui por um ano, vai ser outra enchente :shock: :wink:

Bj e abraço de Carlos Magro-penatabua
 

RTC

Super Moderador
Eu já corri as 5 páginas mas não encontro o link para ver imagens da maratona no btttv.
Alguém me ajuda?

Obrigado :wink:
 

4x4-btt

New Member
Olá mais uma vez
Não vou tecer mais nenhum comentário acerca da maratona porque penso que já foi dito tudo ou quase tudo....

Só queria saber, é se alguém tem novidades acerca dos companheiros do pedal que depois de quedas violentas tiveram que ser evacuados de helicóptero, e que pelo menos num caso teve que ser operado de urgência???

Desde já as melhores e mais rápidas melhoras a todos eles.

Um abraço

P.S.: eu disse que que não faria mais nenhum comentários mas, uma sandocha ou pão com chouriço(este mais fácil de conseguir e mais rápido a embalar) em alguns rabastecimentos sabia bem
 

palanca

Member
Olá viva
Antes de mais, o meu pedido de desculpas ao PJFA e ao Varadero. O outro elemento com T-shirt dos “À Borliu” era eu. Foram uns escassos milésimos de segundo que trocamos palavras. E isto sucede porque fui para Portalegre com uns amigos que fizeram a meia maratona e que regressaram depois do passeio. Eu só voltava no domingo depois do downhill urbano. Portanto, regressei noutro carro. Por conseguinte, na manhã da prova foi um corropio a mudar as tralhas de um carro para outro, com a agravante de um estar estacionado perto do pavilhão desportivo e o outro no estacionamento oposto, perto do pavilhão onde jantamos.

Relativamente à 6ª edição da maratona de Portalegre. Eu gostei muito. E foi duro. Contudo fiquei contente comigo mesmo porque fiz 9h34m. Se bem me recordo, pelos 15 Km já tinha gasto 2 horas e tal pelos monumentais engarrafamentos. Cheguei às antenas já passava das 12h30. Julgo que uma das formas de ultrapassar esta situação, consiste em frontais diferenciados para a maratona e para a meia maratona e os participantes nos 100 km partirem 60 minutos mais cedo. É apenas uma sugestão porque nem sei se é possível esta opção de duas partidas.

Outra situação de que não gostei, foi a distância entre o 1º e o 2º posto de abastecimento. Não me alongo mais porque concordo com o Ludos.

Quanto aos banhos! Mais uma banhoca gelada. De facto, também não sei como é que se aquece água para milhares de pessoas. Outra sugestão. Há parques de campismo que nos limitam o tempo de duche com água quente, através de umas fichas. É possível uma adaptação deste sistema às provas de BTT? Sinceramente não sei...

Por último uma critica pertinente e que tem que ser revista. Um amigo meu caiu numa das descidas e embrulhou-se com calhaus, com a bicicleta, com terra e o que mais houvesse por lá. Eu só vi a nuvem de pó. Depois de estarmos uns largos minutos sentados para ele recuperar, continuamos. Chegados cá abaixo, dirigimo-nos para aos bombeiros e uma vez que ele estava com dores no ombro e braço, pedimos o spray milagroso, ou uma pomada ou gel. Sabem qual foi a resposta? Não tinham. Esta é uma situação que tem que ser obrigatoriamente revista. A única consequência, é que à noite no bar junto ao jardim, ele não conseguia brindar... mas conseguia beber. E que bem que sabia a imperial nessa noite. As rápidas melhoras para todos os que cairam.

Tudo o resto que ocorreu foi bastante positivo. A amabilidade e simpatia dos povos, os abastecimentos, a assistência mecânica, sinalização do percurso e dos locais de perigo, a vigilância nos cruzamentos com as estradas, a zona de planície, os montados, os trilhos, os ribeiros, o jantar... portanto os meus parabéns à organização.

Para terminar. Desde 2005 que amigos meus me empurram para esta maratona. Eu sempre recusei. Um dos motivos é o número de participantes. Este ano participei. Só tenho que agradecer-lhes a insistência para que eu fosse. Á uma imagem que dificilmente se apagará da minha memória. É o mar de gente, o arco íris das camisolas nos caminhos rurais. Este é um quadro que tentarei nos próximos anos, rever.

Até Idanha-a-Nova. Estamos juntos.
Vemo-nos nos trilhos...forte abraço
 

speed

New Member
zazas said:
Pois eu também não fiquei lá mto fresquinha

A verdade é que já sabia o que me esperava e fui gerindo o esforço.
Para mim esta era uma prova muito importante, tanto ou mais que uma prova da taça de portugal de maratonas e axo que isso ficou bem patente na minha chegada emocionada!
É verdade, depois de tanto esforço, sofrimento, e de ter ultrapassado algumas adversárias, uma delas só a 10km do final, não consegui conter algumas lágrimas de emoção na meta.:#1:


Foi uma sensação indescritível, um tumulto de emoções.
Quanto à maratona, espectacular Paisagens lindíssimas, óptima marcação, bons abastecimentos, almoço rápido quentinho, eficaz (reparam na velocidade com que eles preparavam as salas?). Para o ano tou lá!
Para o pessoal que não conseguiu evitar os engarrafamentos, foi-me dito pelo sr. Vilela que para o ano as incrições serão limitadas a 2500, 3000, no máximo. Mais uma decisão de dar os parabéns

Ah, só por curiosidade,
em 2006 - 06:27:27 - 461 °
em 2007 - 06:09:18 - 134 °

Parabêns zazas estás sem duvida em forma! Desta vez só te vi na partida mas estavas bem lá na frente, e não dava para te cumprimentar e desejar boa sorte, felizmente tudo correu bem! :clap:

Obs: só me deste uma hora :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Até Idanha :xau:
 

pastilha

New Member
zazas said:
Pois eu também não fiquei lá mto fresquinha


Para mim esta era uma prova muito importante, tanto ou mais que uma prova da taça de portugal de maratonas e axo que isso ficou bem patente na minha chegada emocionada!
Pois é, se HERRAR È UMANO...usem o corrector ortográfico
 

pastilha

New Member
4x4-btt said:
Olá mais uma vez
Não vou tecer mais nenhum comentário acerca da maratona porque penso que já foi dito tudo ou quase tudo....

Só queria saber, é se alguém tem novidades acerca dos companheiros do pedal que depois de quedas violentas tiveram que ser evacuados de helicóptero, e que pelo menos num caso teve que ser operado de urgência???

Desde já as melhores e mais rápidas melhoras a todos eles.

Um abraço

Carissimo
Informo que um dos acidentados está internado no Hospital de Portalegre.Foi operado de urgência ainda no sábado e por volta das 19h o médico que o operou infomou-nos que a queda violentissima provocou o esmagamento do baço e do rim direito (que foram removidos) e na visita de ontem estava sedado, para que se conseguisse estabilizar e normalizar as funções vitais.
Estes dados são de um dos três amigos que com ele participavam na mini-maratona.
Obrigado em nome do meu amigo (dorsal 4663)
Um abraço
Paulo Ramos (871)
 

quete

New Member
boa tarde

:mrgreen: :mrgreen:
foi a minha primeira PTG logo nos 107 Km... ja foi dito quase tudo, duro qb, enfim um desafio pessoal, para mim completamente superado ao fazer menos de 8 horas,..criticas principalmente ao lixo, ontem passei pela subida de alcatrão depois da 2ª ZA ( zona da Rabaça), e digo-vos as valetas quase não se vêm com tanto lixo, são 2-3 Km de lixo e muito... tb não consigo compreender se uma camara de ar furada pesa mais que uma boa, alguém que me explique...

parabens ao pessoal dos ases pela organização... só á que dar uma limpeza nos trilhos...
 
Viva,

Tal como alguns que tiveram oportunidade de expressar opinião neste tópico a maratona Portalegre de 2007 foi, também, a minha ultima participação no evento.
Não quero com isto fazer qualquer critica a quem organiza, pois a esses só tenho e devo dar os parabéns, uma vez que são eles que ano após ano fazem deslocar a cidade de Portalegre uma enorme massa humana para andar de bicicleta.

Esta minha decisão prende-se com outros factores alheios a quem organiza, entre os quais destaco a falta de civismo de alguns betetistas (facto que não acontece só em Portalegre, mas devido a sua dimensão é mais evidente), mas principalmente porque não tenho qualquer prazer em passar grande parte do tempo à espera que os trilhos fiquem desobstruídos de forma a que se possa conseguir pedalar, fruto do elevado número de betetistas presentes.

Contudo, quero deixar uma palavra de apreço a organização que teve, e tem estado, a altura de um evento único no panorama do BTT em Portugal.

Um abraço
NMC
 
Top