[Rescaldo] Passeio Arruda dos Vinhos 25 De Abril

Bucov

New Member
E que melhor maneira de comemorar este dia!!! Passeio muito bonito (algo puxadinho) mas nada que não se faça :p !! Gostei do trajecto excepto do primeiro trilho pois acho que era muito apertado logo para inicio,pois ainda eramos bastantes!!! De qualquer maneira ficam os meus parabéns a todos que estiveram ligados a organizacão!!!!

Ps: Um muito obrigado ao guia que me desenpanou (parti o desviador dianteiro) pois sem a sua ajuda não teria terminado!!!!

Pró ano estou ai outra vez!!!! Abraços a todos
 

bob76

New Member
Aconselho este dito ´´Passeio`` a todos os bttistas que queiram deixar este desporto, já participei em várias provas e passeios e este de longe foi o pior de todos, grande parte do percurso teve de ser feito com a bike ás costas, andar por dentro de um rio com agua quase pelos joelhos cerca de 50m, grande parte dos guias nem se viam pois a pressa eram grande e deviam querer mostrar que eram duros, chegando a afirmar diversas vezes que quem não tinha pernas era melhor voltar para trás, enfim ''passeios'' destes nunca mais.
 

km-zero

New Member
Guias???
Houve guias? Não os vi, nem a eles nem as marcações.
Ouvi dizer que iam 3 à frente, mas em competição directa uns com os outros (o meu conceito de guia é outro). :clap: parabéns ao 'guia' vencedor!!!
Para trás ficou um outro apelidado 'guia' que tinha como palavra de ordem:
"Eu não espero pelos coxos" :shock:
Valeu pela companhia e pelo belo churrasco que deu para todos.
Subidas puxadas, descidas em singles de cortar a respiração, a companhia e o belo churrasco que deu para todos, conseguiram compençar este passeio 'desguiado'.
Dificilmente me apanham lá noutro :!:

Parabéns ao valente da BMX (Berg) que fez o percurso completo :yeah:
 

lucagui2

New Member
:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

O PIOR PASSEIO QUE ALGUM DIA PRESENCIEI

MARCAÇÕES? ONDE???????

GUIAS?? QUEM ERAM??? AH AQUELES INDIVIDUOS QUE SE ENTRETERAM A PERDER BTTISTAS!

PRIMEIRO km: DOIS FUNIS. AH! AH! AH! AH! GRANDES BORREGOS!!!!!

VALEU O ALMOÇO!
MAS CLARO O TÍPICO PORTUGUÊS - ATÉ CRUA MARCHAVA, SÓ PRÓ COMPANHEIRO NÃO COMER À FRENTE!

AINDA ANDA MUITO LABREGO DE BTT!


RESUMO: PROVA OU PASSEIO - CHAMEM-LHE O QUE QUISEREM - PARA NÃO MAIS VOLTAR.

PEÇAM EXPLICAÇÕES AO PESSOAL DE AVEIRAS!!!!
ISSO SIM FOI 5 ESTRELAS.

EU NÃO SOU DE AVEIRAS
 

pintainho

New Member
Fico estarrecido ao ler as queixas redigidas supra. :shock:
Também fui ao passeio de Arruda e não posso estar em maior desacordo com as críticas que antecedem este comentário…
No início do passeio foi referido pela organização que caso alguém perdesse contacto com um grupo encabeçado por um guia deveria esperar pelo grupo seguinte, de maneira a não se perder. E foi também referido que o percurso não teria marcações, pois o passeio era guiado! doh
O ritmo do passeio foi muito lento e com inúmeras paragens para reagrupamento no primeiro grupo onde seguia e terá sido, obrigatoriamente, ainda mais lento nos grupos que seguiam atrás.

O que vi, não sendo exclusivo deste passeio, foram imensos pedalantes com manifesta dificuldade em seguir o ritmo imposto, o qual, repito, era muito lento; e não esperavam pelo grupo que se seguia e que porventura teria um ritmo mais adequado às suas capacidades físicas. Por vezes senti-me mesmo incluído na “brigada do tecido adiposo”, tal era a forma física evidenciada por algumas criaturas! E algumas houve que se dedicaram mais à caminhada que ao BTT, pois todas as pequenas inclinações eram transpostas a pé (sem o mínimo cuidado de deixar passar quem subia montado…)… :greg:
Não sei se sabiam, mas existia também a opção por um passeio pedestre
No grupo da frente seguiam 3 guias, sendo que paravam frequentemente para reagrupamento. Em 2 grupos que seguiam atrás havia pelo menos 2 guias em cada um.
Antes de criticar a organização e os guias (que já me guiaram em imensos passeios por estas zonas) deviam fazer uma autocrítica sobre se não seria mais educado respeitar os andamentos dos diversos grupos, enquadrando-se no que mais se proporcionaria ao andamento de cada um; se não seria mais educado deixar passar quem sobe montado em detrimento de obstruir a via enquanto se caminha com a bicicleta à mão… :suabesta:

Mas, geralmente, é assim… Critica-se antes de se olhar para o próprio umbigo

Quanto a labregos a fazer BTT não sei. Mas, parece-me que existe muita gente com (alguma) falta de respeito pelos pedalantes que vão ao lado, atrás e à frente… O BTT não é uma montra de bicicletas, mas sim um espaço onde se proporciona o convívio, o bem-estar e o respeito pela natureza. E isso ficou também bem expresso à hora do almoço, que, na minha opinião, estava bem organizado. Por isso, para o ano, lá estarei de novo. :yeah:
 

lucagui2

New Member
resposta acima:
1.º "Besta" - não somos irmãos. nem comemos da mesma pia.

2.º tenho direito a opinar como bem me aprouver.

3.º por você compactuar com amediocridade não lhe dá mais razão.

4.º passeio pedestre: passeio de 13Km transformado em 18Km, com obstáculos intransponíveis para certa faixas etárias. também concorda com isto, ou segundo o seu ponto de vista : "há sempre um banco de jardim".

5.ºgrátis e boa vontade não chega, e a responsabilidade. pior é essa "visão cega" e não querer aprender com os erros.

6.ºquando vamos a bons encontros/passeios/provas cá ou no estrangeiro ficamos com vontade de voltar. e quando vêm cá, juram não mais regressar.

7.ºpara si qualquer coisinha serve, típico portuguesinho, daí pouca coisa evoluir. reduza-se à sua insignificância e saiba ouvir quem tem muito para lhe ensinar.

FIm: aprendam com os erros! não é vergonha é sinal de inteligência.
 

mpascoal

New Member
ola pessoal

em especial ao pintainho pois so alguem tendo esse nome consegue falar bem deste passeio ou nao consegues ver a realidade ou tambem es um dos guias que deixarão para tras um homem que teve que ser transportado pela ambulacia por uma queda aparatosa .
ja estive em varias provas e nenhuma correu tão mal como esta
 

pintainho

New Member
Parece-me que há aqui algum mal-entendido.
Pelo redigido por si supra este foi o pior passeio que presenciou; sem marcações; com 2 “funis” no primeiro Km; carne crua; ciclistas labregos; … E faz a sua louvável crítica à organização e guias por esses factos.
E tem todo o direito a opinar como lhe aprouver, como muito bem afirma!

Apenas me limitei a discordar das suas dissertações. Foi expressamente referido aos participantes que o passeio seria guiado (portanto, sem marcações, para bom entendor…). Os tais “funis” permitiam a circulação simultânea de 2 ciclistas, algo que não sucede num qualquer single-track(!!); a carne crua e os ciclistas labregos são classificações um tanto ou quanto subjectivas…

Não sei de quaisquer problemas no passeio pedestre, mas, como não participei, não posso opinar.
Quanto ao passeio ser grátis e de boa vontade, isso não define a qualidade inerente, apesar de Vossa Excelência parecer não concordar…
Não sei que bons encontros/passeios/provas terá realizado cá e no estrangeiro. Eu, pelos que realizei cá e no estrangeiro (Espanha e Suíça), posso afirmar que as diferenças são essencialmente o preço, pois … lá fora os passeios em que participei são de natureza gratuita.
Perante a dissertação informada e manifestadora de elevada formação cívica e sapiência de Vossa Excelência, e reduzindo-me à minha insignificância de cariz portuguesinho (por obrigação, não por opção…) e querendo desenvolver a pouca capacidade que o meu intelecto actual me proporciona fico deveras siderado com a sua opinião sobre este tema! Talvez daqui a uns anitos, uma “ansiada” evolução me permita ver as coisas de outra perspectiva…

Li agora o post do Sr. MPascoal. Lamento o sucedido com esse Sr. que caiu. Espero que melhore. Posso garantir que não fui guia e que discordo das críticas pelas razões que expus supra. Não foi do meu agrado a passagem no ribeiro, mas isso tem a haver com o meu gosto pessoal não pondo em causa a competência dos guias.
 
GATO%20FEDORENTO_1.jpg


"O passeio foi de grátris mas dado as disserações referidas supra acho que deviam fazer um desconto..."

Pessoal... o que passou... passou... não se chateiem por causa destas cenas...

Quem gostou para o ano volta, quem não gostou vai pedalar para outro lado... certo...??

Eu gostava de me pronunciar mas... não fui.... :mrgreen:
 

imendes

New Member
BOAS!
Eh pah isto está em chamas, eu não fui, mas já um amigo me disse que não foi muito agradável, eu aproveito para discordar uma coisa, passeio grátis ok tudo bem, mas abastecimento (água e laranjas)????? eh pah, o Passeiod e vila de rei tem 9 anos e nunca fizeram isso, adiante! Os trilhos ao que fiz hoje, com o meu amigo gostei bastante do percurso, é facto que so iamos 2 pessoas, obviamente que com 50 seria muito mais complicado passar nos ditos funis que ele também referiu! Espero que para o ano vá lá! Abraço e pouca chatice
 

TeAr

New Member
EEEEEEEEE O GUIAAAAAAAAA VENCEDORRRRRRR FOIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII .....
CARAI DO MEU GUIA PARECIA UM MELRO .....
Mesmo assim gostei....
uma grande dica ... para o ano usem umas fitinhas ou papel higienico ok , é que isto com 3 guias em competição á frente e depois 2 apenas para o 2º grupo ainda para mais com o o guia de fexo a 10/15 miutos atráz ... vai lá vai ... não leves a manta e com cada paragem de reagrupamento de +- vamos lá ... não quero exagerar ... huns 10/30 minutos ... ok não digo mais nada.

Mesmo assim os meus parabêns.
I
 

lucagui2

New Member
Pintainho:
desculpe as ofensas este não sou eu!

mas pôr um boneco a vomitar e outro a chamar besta!!!!!!!!!!!!

não condiz com vocabulário por si usado!!!!!


desculpem o mau ambiente!!!!

Isto não foi BTTT!!!!!!


mas a opinião quando ao passeio não retiro uma vírgula. quanto a si: Muita saúde!
 

ana pascoal

New Member
Boas,

Então vamos lá...
Espero que com esta minha modesta opinião a "dita" (des) organização tire proveito e aprenda algo, porque as criticas, sejam elas positivas ou negativas, não servem para desanimar mas sim para melhorar/aprender

Começo pelo que me agradou, o almoço (caldo verde,bifanita....) a conversa animada e o companheirismo por parte dos betetistas que seguiram sempre no "meu grupo" esteve 5*.
O desagrado, este grupo supra mencionado, esteve muitas vezes sem "guia", existiu um que passou por nós a gritar desalmadamente para sairem da frente.... "Não travem, isto não é para travar, deixem passar"- palavras do sr"guia" isto tudo antes dos 18 Km onde a organização referenciou, no tópico de divulgação deste "passeio" de que, passo a citar

" - BTT 18 Km para apreciar as vistas com direito a passear nos trilhos das ovelhas, excelente para iniciados com aspirações a BTTistas."

Pois bem, eu li passeio para iniciados nos primeiros Km, ó mes amiges, andar de bike às costas é para iniciados? Andar sem guia em trilhos desconhecidos é para iniciados?

SR PINTAINHO, diga-me lá se interpretou o mesmo que eu quando leu o tópico de apresentação deste "passeio", acho que não devemos ter lido o mesmo senão não teria dito que, e passo a citar
" O que vi, não sendo exclusivo deste passeio, foram imensos pedalantes com manifesta dificuldade em seguir o ritmo imposto, o qual, repito, era muito lento; e não esperavam pelo grupo que se seguia e que porventura teria um ritmo mais adequado às suas capacidades físicas. Por vezes senti-me mesmo incluído na “brigada do tecido adiposo”, tal era a forma física evidenciada por algumas criaturas! E algumas houve que se dedicaram mais à caminhada que ao BTT, pois todas as pequenas inclinações eram transpostas a pé (sem o mínimo cuidado de deixar passar quem subia montado…)… "
 

caselli

New Member
Queria só que me tirassem uma dúvida.
Eu fui ao passeio BTT.
A minha esposa foi com o meu filho ao pedestre.
Eu li em algum lugar que o passeio pedestre iria ter 5 kms.
Depois lá disseram-lhe que era para ter 13 e afinal foram 18.
Fui só eu que li os 5 kms ?
No 1º reabastecimento do pedestre, 1h40 depois do início, havia água, maçãs e sandes. Mas ela só viu a água pois o resto já tinha acabado. E ela ia no meio do grupo ? Coitados dos últimos. E ainda faltavam mais duas horas.

No meu caso não desgostei do passeio, pois gosto de dificuldades, andar às vezes com ela às costas e passar pelos rios é comigo. Mas é verdade que tive de andar colado aos guias da frente para não me perder. Se ao menos tivessem disponibilizado o track...
Agora aqueles 1ºs 18 kms para iniciados (vi lá gente muito nova) acho bastante puxado.

Valeu a churrascada que estava bem boa. E a verdade é que os trilhos daquela zona são bons e o pessoal de lá gosta do BTT.
 

plopes

New Member
Boas!

Tendo sido o primeiro "passeio" BTT a que fui, como é lógico não tenho nenhum termo de comparação, neste caso com outros passeios.
Aquilo que achei deste foi que o percurso todo ele, achei-o espectacular, desde a passagem pelo ribeiro ás descidas naqueles trilhos no meio do mato, com aquelas paisagens, simplesmente divinal.
Eu fiz parte dos não pros, os tais do 2º grupo, eramos á volta de uns 50-70 e o grupo que tinha só um guia, que algumas vezes teve de ligar a outros para confirmar a direcção a seguir, e principalmente tratava os seus seguidores, ou pelo menos a maior parte deles, por atadinhos, aleijados e entrevadinhos, por vontade dele só meia dúzia de bttistas é que o deveriam seguir pois os outros por não terem ritmo deviam ficar para trás, e pelo que li aqui, ainda deixou alguns para trás.
Houve meia dúzia de ocasiões em que eu e mais uma dúzia deles nos perdemos devido a não haver nada para indicar o caminho nos cruzamentos, e sim eu sei que o percurso não era marcado mas sendo assim deveriam se acautelar para o pessoal não se dividir muito.
Concluindo gostei muito do percurso, volto lá, mas acho que deviam se organizar um pouco melhor, pois têem condições em termos de locais para a prática do btt, simplesmente espectaculares.
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Boas
Só hoje é que vim aqui ver e tenho também que manifestar o meu desagrado em relação a:
-falta de desportivismo por parte dos corredores de meia tigela..
-falta de sinalização
-falta meios suficientes (guias, etc)

Passeio foi feito mais á mão do que em cima dela (da bike!!)
O que vale é que vinha na companhia da Ana Pascoal e do resto dos meus amigos e estava me lixando para os guias...

Agora para terminar, queria só dizer para quem não sabe que o rapaz que caiu, já antes tinha caido na descida das pedras, depois em alcatrão é que foi pior, ficou todo amassado e ....


Liguei 112, falei com operador e pedi para passar chamada ao CODU e falei com eles explicando todos os pormenores..
Logo por aqui vê-se a qualidade, eficácia e eficiência de alguns artistas que por aqui andam...

...o guia que vinha connosco estava muito sério olhar para ele e ainda me veio perguntar a mim se tinha numero telemovel de alguém, vejam me bem.

Bem, espero que próximo ano seja melhor
 

imendes

New Member
pintainho said:
E isso ficou também bem expresso à hora do almoço, que, na minha opinião, estava bem organizado. Por isso, para o ano, lá estarei de novo. :yeah:

Depois de tudo que li, é incrível, és a única pessoa que por aqui "passou" a falar bem (muito) do passeio e sua organização, é mesmo fora do normal, será que foste ao mesmo passeio? :shock: Abraços e boas pedaladas!
 

brunomartins

New Member
Boas, eu estive no passeio e adorei os trilhos por onde passamos, houve alguns erros, nomeadamente nos estreitos logo ao principio e é de lamentar a falta de guias, pois no outros passeios em que fui organizados por eles havia bastantes guias, mas ha que seguir em frente e no futuro tentar corrigir estes erros. De resto o almoço estava optimo e o convivio foi mto bom.
 

Benjamim

New Member
Boas!

Como meu primeiro post, deixo já aqui a minha opinião sobre este passeio (já agr, não vi secção de apresentação no forum, onde a malta se apresenta? :oops:)

Primeiro, os funis iniciais...poderiam ser evitados...se bem que o primeiro de todos, era aquele trilho estreito ou alcatrão...pareceu-me a melhor alternativa, ainda que também eu tive de parar, esperar e nao consegui fazer o trilho todo de uma vez como o costumo fazer (sim, sou de Arruda :wink:). Noutras zonas, quer-me parecer que a organização não esperava tanta gente, ou pelo menos que houvessem grupos tão grandes...relembro e quem ía na frente confirma, eramos cerca de 40 pessoas no primeiro grupo...muita gente à vista do que tem sido hábito nos passeios anteriores. Realmente e em comparação notei bastante este aspecto das paragens, mas tendo um grande grupo de pessoas o mesmo ritmo, é complicado...ou eliminam-se os trilhos mais criticos, que vos garanto, aqui são bastante giros de se fazer ou então só mesmo desta forma... :s

Segundo, quanto aos guias...é verdade, e mais uma vez deve-se ao numero elevado de participantes (o que é bom)...haviam muitos poucos guias. Eu inclusive perdi os guias do grupo da frente no final do passeio...no entanto, e porque isto é tudo boas intenções e um evento organizado para nosso belo prazer e satisfação, não havendo lucros, funciona grande parte do "voluntariado" e os voluntários para fazer de guia são sempre poucos. Por uma razão muito simples, quem não tem grande preparação, não pode ir guiar, pois convém que sejam pessoas que aguentem minimamente o percurso, mesmo para os percursos de iniciados, porque algumas vezes é necessario voltar atrás, ajudar, etc...e quem tem pedalada, geralmente quer é curtir o passeio e estar nos grupos da frente e como os guias não podem andar todos nos grupos da frente, verifica-se que poucos são os que se voluntariam (que reunam as condições minimas) para guiar um grupo de malta! Apesar de serem poucos, e de ser verdade que é mau este facto, a critica destrutiva deve ser evitada. Critica sim, mas construtiva...existe o problema, soluções aceitam-se! :D

Terceiro, em relação ao andar com a bicicleta às costas...bom, acho que a maior parte refere-se à necessidade de subirmos a pé logo no inicio (suposto percurso para iniciados)...aquela subida fazia-se montado em conições normais, no entanto, e se consultarem o post que promove este passeio percebem isso mesmo, na noite anterior caiu bastante àgua por esta zona e claro está, não se iria mudar o percurso pela manhã, pois era capaz de dar mais buraco...tentou-se abordar a subida nas condições em que estava e não deu para subir montado.
As subidas mais adiante e já no percurso mais duro, é normal! Esta zona é mesmo assim! Tal como referia (e com razão) um nosso companheiro que circulava ao meu lado, da zona de torres, pertencente até a uma conhecida loja dessa mesma terra, esta zona em nada se assemelha ao que a maior parte dos BTTistas estão habituados, referindo ele zonas como torres vedras, mafra e zonas contiguas. Esta é uma zona de muita irregularidade...se queremos descer, temos de subir e regra geral, sobe-se muito mais do que se desce. Não se trata de má organização ou de má escolha dos trilhos...convido-vos a quem quiser, a vir até cá dar uma volta de fim de semana, num ambiente de menor confusão, com possibilidade de fazer os trilhos a bom ritmo e verão que não é só no percurso do passeio que surgem as subidas. Peguem na carta aqui da zona e vejam as curvas de nivel...Este tipo de percurso é normalissimo aqui na zona. Pode-se dizer que é caracteristica de Arruda, ter este tipo de percurso. Noutros passeios anteriores aqui, o mesmo se verificou. Ainda assim, cada um é livre de fazer as subidas a pé ou montado e eu vi em todas as subidas quem as fizesse montado, portanto não era um percurso impossivel. Estava explicito no folheto distribuido no inicio que a dificuldade era elevada...isto pressupõe dos que têem menos preparação (e eu incluo-me neste grupo) um maior esforço e maior dificuldade em determinados pontos!

Não me alongo mais, fica a minha opinião tal como alguns já o fizeram. Houve aspectos negativos e positivos, no entanto, e volto a referi-lo, convido-vos a aparecer por cá numa altura que não de passeio deste tipo, para poderem desfrutar dos trilhos que aqui há e passar novamente por algumas dificuldades exta! :D Aconselho o inverno, na altura da chuva para quem não tem medo/pena de estragar a bicicleta!

Espero encontrar-vos novamente a todos em futuros passeios!

Cumprimentos,
Benjamim
 
Top