[RESCALDO] Maratona 5 cumes - Barcelos

fox

New Member
Depois de 3 longas semanas sem tempo (e cabeça também) pra pedalar meti-me a fazer a maratona dos 5 cumes.
Meia-maratona, que além de estar sem andar, estava a recuperar de uma porcaria de uma constipação.

À organização :clap: :clap: :clap: :clap:
Pelo percurso, pelas marcações, pelos abastecimentos e pelo almoço (apesar de servido apenas às 17h)

Aos participantes... Nota menos. Pela dúzia que persiste em aparecer e fazer com que cada vez menos me apeteça participar.
Desde o lixo (MAIS UMA VEZ) abandonado nos trilhos, à falta de companheirismo em não deixarem o melhor caminho a quem consegue fazer as subidas a pedalar. E ainda a falta de respeito nos abastecimentos. Que me parecesse a comida chega sempre pra todos. Excepto se houver uns engraçadinhos que metem aos bolsos tudo o que puderem (sobretudo chocolates) e ainda comentam que os filhos é que vão achar uma delícia.
Palhaçada autêntica. E é uma pena! E mais pena mete a lixeirada a que assisti nos locais de abastecimento.

E logo no início deu pra assistir a uma demonstração de perícia de alguém que se achou seguro suficiente para pedalar no meio de uma centena de pessoas sem mãos :shock:. Seguro de si e dos outros! À miníma travadela ia ser o bom e o bonito!

Já nem dou o benefício da dúvida a estreantes e menos experientes. Esses, felizmente, têm demonstrado muito mais espírito do que os que ano após ano, maratona após maratona, repetem com o mesmo o estilo arrogante a máxima: Passa se conseguires e por onde conseguires.

Prefiro recordar o que de bom teve o percurso e o esforço da organização para que tudo corresse pelo melhor. É que se assim não for, prefiro pedalar em organizações menos oficiais (mais baratas e tudo) e definitivamente deixar isto pra quem gosta de avacalhar mesmo.
O Clube Amigos da Montanha merece a participação de todos, que não achem que os trilhos são só de um... E que a natureza merece todo o nosso respeito!

Tenho meia dúzia de fotos. Amanhã edito este tópico o coloco-as aqui.
 

jnewton

New Member
[RESCALDO] - Maratona 5 Cumes - 7/10/2006

Supostamente isto devia ser 1 rescaldo da maratona 5 cumes mas infelizmente e por motivos q me ultrapassaram, apenas consegui acabar a meia maratona dos 3 cumes, o que perfez mais ou menos 55 kms.

Primeiro o q eu achei da organização e da maratona, e depois as peripécias da minha participação...

O MELHOR

- Abastecimentos: impressionaram-me pela quantidade e qualidade - kit kats, laranjas, bananas, maçãs, queques, sumos, sandes, água em abundância, e não sei se não m esqueço de alguma coisa..

- Qualidade das marcações nos montes, onde até 1 pedrinha no meio do caminho servia para lá estar pintada 1 seta.

- A lembrança. Foi 1 prato, q até não está lindo de morrer mas q dá para pôr aqui em casa e não me esquecer mais desta maratona. Penso q a moda das t-shirts não está para ficar. Claro q em termos publicitários é bom para as organizações, mas para mim é mais uma para o montão - e eu nem sou dos q vou a muitas maratonas.

- A paisagem deslumbrante e o percurso... para mim qq coisa de espectacular... O percurso, apesar da chuva q caiu não tinha tanta lama como eu primeiro pensei.

- Os banhos, para nós e para a bike (embora a minha hoje nem merecesse).

- Gostei tb, da primeira subida ao primeiro monte ser feita em asfalto, o q permite 1 melhor aquecimento e uma dispersão dos participantes.

O PIOR

- A marcação, na última parte do percurso em estrada. Fitas nem se viam, quase nenhuma até ao fim da meiai, e as pinturas no chão mtas vezes nem se dava por elas.

- Aquela parte a seguir ao monte do facho que era uma verdadeira pista de downhill com salto incluído e tudo.

- Alguma atrapalhação em s saber para onde se devia ir depois dos abastecimentos e onde estavam as pessoas do controle.

Sinceramente gostei muito desta maratona. Para mim, já está no top 3, a seguir a Esposende e Chaves.
Agora as peripécias da minha participação:

Antes de mais, nunca mais venho escrever nada aqui no fórum no dia anterior, eheh. Porque me pareceu uma premonição para a minha participação desastrosa na maratona 5 cumes :oops:

Até ao monte da franqueira, maravilha. Pouca chuva, temperatura agradável. Qd entrámos no mato, comecei a gostar ainda mais. Não tanta lama como pensei e poucos paus (q se tornam complicados) no caminho. Maravilha também. Os problemas começaram mais ou menos no km 13 (mais coisa menos coisa). Sem qq aviso prévio olho para trás e tinha o desviador pendurado por cima da cassete. Nada de grave pensei, tenho aqui o drop out (ao contrário da maratona da Mealhada) e resolvo isto na hora.

Quando desço da bicla fiquei estupefacto, não era o drop-out mas sim o desviador xt q tinha ido à vida. Em tantos anos de BTT, e com bikes sem drop-out nunca m tinha acontecido tal coisa. Tal como na Mealhada assaltaram-m as ganas de desistir, e ainda por cima faltavam-m bem mais kms para o fim hoje do q na dita cuja. Mas como a mealhada m tinha ficado encravada (mto devido ao facto de na altura não ter tentado arranjar e depois ter estado 1h30 à espera para m levarem para a meta), pensei melhor e decidi tentar pôr a corrente directa.

Aqui o azar (burrice, inexperiência nestas situações) bateu de novo à porta, porque não pensei bem e coloquei 1 andamento mto forte na bicla. Primeiramente era para pôr mais ao menos pela 2º roda pedaleira da frente e pela 4º 5º da cassete.
Infelizmente e depois de muitas tentativas a q ficou melhor foi na 7º atrás. Com tudo o q faltava pela frente confesso q m comecei a preocupar, mas sempre com a missão de acabar. Decidi, ir nas calmas, curtir a paisagem, falar com o pessoal, mas acima de tudo acabar. Qual das duas ainda não sabia. Depois andei, andei, andei, porque foi mesmo assim. Nunca tinha andado tanto, nem ultrapassado tanto pessoal a andar :( :oops:

Gostava de neste ponto, tirar o chapéu a todo o pessoal q anda em singlespeed. Vcs são demais. É preciso ter mesmo força nas pernas e saber sofrer. :roll:

Quando chegou a hora de decidir se ia para os 3 cumes ou para os 5 cumes, pela primeira vez na tarde tive sorte e decidi ir para os 3. Depois da descida de downhill e quando era quase tudo recto até à meta parti a corrente (o q também m aconteceu pela primeira vez). Depois tive a infeliz ideia de ir até à meta a pé ou melhor sem corrente, ehehhehe, quando ainda faltavam cerca de 6 kms (embora eu não soubesse). Mas na minha cabeça, a única ideia era acabar. Nem q fosse eu sozinho a pé.

Passado 1 km decidi colocar outra vez a corrente. Novamente inventei, primeiro ao tirar elos à maluca e depois ao colocar na primeira roda pedaleira e na 8º atrás, porque já só dava nessa :oops: Reparei tb q tinha perdido dois parafusos na roda pedaleira e q ela ainda andava mais empenada do q nos outros dias. Depois foi rezar até à meta para q a corrente não partisse de novo, ou pior. A bicicleta já chiava por todo o lado e a roda de trás já nem sequer andava por causa da corrente estar tão curta.

Depois acabei a minha participação com 4h50m, mas acima de tudo, com 1 grande sorriso nos lábios por não ter desistido à primeira, nem à segunda. Confesso q de todas as maratonas q fiz até hoje, esta foi a q me deu mais gozo acabar e a que me deu mais vontade de escrever um rescaldo.

Foi pena não ter ficado para o jantar, para ver se conhecia algum pessoal do fórum já q com os impermeáveis era difícil. Espero q o jantar tenha sido do agrado de todos.

Ò Brave se calhar vou participar na orientação em trofa com single speed. É q agora não há dinheiro para a corrente e para o desviador ehehhehhe.

Com estas duas espinhas encravadas de duas maratonas com lama, não posso esperar pelo próximo assalto para ver se consigo equilibrar as coisas. Para já é 2-0 para a lama. E eu q até gosto de lama.

Boas pedaladas a todos e nunca desistam .... Abraço

Ficam aqui algumas fotos do defunto desviador e corrente XT

Defunto1.JPG
Defunto2.JPG
Defunto3.JPG

Defunto4.JPG
Defunto5.JPG
Defunto6.JPG
 

fox

New Member
jnewton, louvo-te a coragem!
Eu provavelmente teria desistido! Parabéns!
Lá diz a lei de Murphy que quando uma coisa tem de correr mal, corre mesmo mal...

Mas nem assim desististe! :yeah:
 

jnewton

New Member
jnewton, louvo-te a coragem!

Grande Fox, coragem tem 1 pai q tava na maratona a acompanhar o filho. Dizia ele para mim, "tou aqui com 1 bicla comprada no continente - provavelmente é a pior q está na maratona, só se vê aviões, a acompanhar o benjamim da prova - ele fez 16 anos esta semana"

Ou então, outro puto q estava a correr sem capacete, embora aqui tb seja maluquice à mistura. Ainda estive para lhe dizer s trocava 1 desviador por 1 capacete, mas dp pensei melhor e s calhar o casco fazia mais falta :eish:

Excepto se houver uns engraçadinhos que metem aos bolsos tudo o que puderem (sobretudo chocolates)

Eu tb fui um desses, e agora q leio isto arrependo-me de o ter feito. No primeiro guardei 2 e no segundo 3.

E mais pena mete a lixeirada a que assisti nos locais de abastecimento.

No segundo não m pareceu, mas no primeiro metia mesmo medo. Não sei porque é q não havia lata para o lixo

Aos participantes... Nota menos. Pela dúzia que persiste em aparecer e fazer com que cada vez menos me apeteça participar.

Mas é com opiniões como a tua, q s podem mudar as coisas. É a maneira das pessoas pensarem melhor no q fazem. Eu pelo menos já o fiz.

E logo no início deu pra assistir a uma demonstração de perícia de alguém que se achou seguro suficiente para pedalar no meio de uma centena de pessoas sem mãos . Seguro de si e dos outros! À miníma travadela ia ser o bom e o bonito!

Depois da 1º rotunda tb ia caindo, porque 1 "amigo" decidiu mudar de direção, qd estávamos a rolar na estrada. Sem qq aviso prévio ou razão q o justificasse.
Eu das pessoas q participam nas maratonas já nem falo ....

Abraço
 

SEPOL

New Member
Infelizmente nas maratonas continuamos a assistir a comportamentos deploráveis. Não é por terem uma btt e um capacete na cabeça que algumas pessoas se tornam civilizadas, podem ter a certeza...
Um abraço e parabéns ao jnewton por este relato de preserverança!
 

indy

Member
Também estive presente neste evento.
s500x500

Tirando uma ou outra falha menor, que só quem nunca organizou um evento é que não compreende que possa acontecer, acho que a organização esteve muito bem. Percurso bem marcado e apoio distribuído nos sitíos certos ao longo do percurso.

Pessoalmente, ao contrário do fox, não reparei em nada de especial e não tenho razão de queixa do comportamento dos participantes :nsei:

Divertido foi o início quando o chefe da polícia que pelos vistos tinha acordado de mau humor resolveu inverter a marcha para vir resmungar com alguém e era ver o pelotão a descer a avenida... e depois a subir... e depois a descer novamente sempre atrás do veículo do polícia furioso :rotfl:

Para mim e para o ET maratonas não são novidade mas era a primeira vez que íamos fazer uma de singlespeed.
s500x500

s500x500

A coisa foi difícil logo de início ao percorrermos aquele troço na via rápida: simplesmente não tínhamos velocidade de ponta e estávamos cada vez mais perto do carro-vassoura :lol:

"Felizmente" que não tardou a iniciar-se a subida para a Franqueira. Fresquinhos e com bicicletas rígidas no asfalto, estávamos nas nossas "7 quintas". Pedalávamos em pé e íamos ultrapassando dezenas de participantes. Houve alguém que mandou umas "bocas" e por momentos até me senti embaraçado. Mas não fazíamos aquilo para nos armar: com a desmultiplicação que levávamos havia que manter uma certa cadência e aquela era a forma mais confortável de pedalarmos.

Depois, até ao fim, foi um sobe e desce constante através dum percurso variado e muito bem escolhido. Percurso esse que, como se não bastassem as dificuldades associadas aos desníveis, se encontrava ainda bastante "pesado" devido à chuva.

Fizemos grande parte das subidas mais difíceis a pé. A experiência ainda é pouca com esta montada e tínhamos algum receio de forçar em certas zonas e depois vir a empenar mais à frente. Resolvemos jogar pelo seguro.

As descidas foram bastante divertidas de se fazer. E descer de S. Gonçalo sem suspensão... :mrgreen: :mrgreen:

Mas lá chegámos ao fim dos 80km, sem avarias ou incidentes e com um sorriso de orelha a orelha devido a um dia muito bem passado. Mais uma vez os parabéns aos Amigos da Montanha :clap:

s500x500
 

Satnad

New Member
Agora a minha vez:

Os prós
:

Organização,logística,paisagem,abastecimentos,almoço,banhos(se bem que almoçar as 17h00...mas valeu a pena..comi até cair po lado,a feijoada estava de trás da orelha) :clap: :clap: :clap:

Os Contras

Alguns trilhos demasiados perigosos para ir montado,muito lixo,algumas falhas e ausencia de marcação,principalmente na parte de estrada antes de subir para o 3º Cume,em que andei prai 5kms sem ver uma seta...ah! e os cumes tambem escusavam de ser tao altos..LOL :tungas: :nana: :cadeirada:

Excepto se houver uns engraçadinhos que metem aos bolsos tudo o que puderem
Eu tambem fiz isso,não por mal,mas para bem da minha saúde,estava muito fraco,na noite anterior tive 39ºC de febre,e tinha medo de me dar o ''fanico''...

Conheci o indy e o ET na subida para o 3º Cume.
Pelos vistos,tambem conheci o jnewton,(eu e o Bruno paramos a ver se tava tudo bem quando iamos a caminho do Parque,tavas tu a engenhar na corrente,eu era o de verde e capacete azul com a Streak'X)

Resumindo,gostei bastante.Para o ano estou lá outra vez.
Agradeço a quem tiver fotos,de as colocar aqui.

Boas Pedaladas.
 

jnewton

New Member
Pelos vistos,tambem conheci o jnewton,(eu e o Bruno paramos a ver se tava tudo bem quando iamos a caminho do Parque,tavas tu a engenhar na corrente,eu era o de verde e capacete azul com a Streak'X)

Pois foi, lembro-me perfeitamente de vcs. É bom saber q ainda existem alguns bons exemplos de camaradagem!!
 

Runner

New Member
Boa dia, depois de um dia de descanso e vistoria ponto por ponto à bike verifiquei que a mesma se encontrava bem (tirando uns riscos provocados por uma queda na descida do monte Airó), tudo normal.

Relativamente à maratona tirando algumas descidas tipo Down-Hill e alguns single-tracks com pedra foi muito agradável; a prova (3 cumes) correu-me bem!, conforme tinha planeado subi no grupo da frente o primeiro cume e a partir daí (já sabia que a descer iria ter dificuldades) tentei levar nas descidas um ritmo razoável e seguro para não perder muito terreno e recuperar nas subidas e que veio a acontecer principalmente na ascenção ao 3º cume onde recuperei alguns lugares; a partir daí fui com atenção até ao final para não ter enganos, onde acabei com 3.21 horas.

Nota final: Depois de ter feito algumas maratonas, continuo a achar que as organizações deveriam ter um pouco mais de cuidado na elaboração dos percursos tornando-os mais rolantes (boas subidas/descidas), com ritmos mais uniformes e com o menores situações de difuldade técnica, o pessoal (eu incluído) com bikes rigidas sofre um bocadito nos costados com isso; é apenas uma opinião que gostava de deixar ficar.

Um abraço,

Vitor Ribeiro
 

fox

New Member
indy said:
Pessoalmente, ao contrário do fox, não reparei em nada de especial e não tenho razão de queixa do comportamento dos participantes :nsei:

Ainda bem! A sério... Eu não generalizei. Digo, e repito, é que há um número de participantes que tem de mudar certas atitudes. E se as organizações fecham os olhos e encolhem os ombros, eu acho que devo fazer ver das formas que puder o meu desagrado.
E, Satnad, se eu tivesse visto uma pessoa... Duas ou mesmo meia dúzia a fazer o que dizes não me incomodava. E se o fizeste foi porque estavas a recuperar de uma constipação (aconteceu-me o mesmo, mas deu-me mais pra beber litradas de água) mas não me parece que te estivesses a vangloriar de levar para os filhotes pois não?

indy said:
"Felizmente" que não tardou a iniciar-se a subida para a Franqueira. Fresquinhos e com bicicletas rígidas no asfalto, estávamos nas nossas "7 quintas". Pedalávamos em pé e íamos ultrapassando dezenas de participantes. Houve alguém que mandou umas "bocas" e por momentos até me senti embaraçado. Mas não fazíamos aquilo para nos armar: com a desmultiplicação que levávamos havia que manter uma certa cadência e aquela era a forma mais confortável de pedalarmos.

Pois acredito :D Nós cumprimentamo-nos logo no início. Ia-mos nós para o secretariado, Eu o Xpectro e o Alexandre. Cruzamo-nos no portão.
Depois mandaram as pernas :) O que me parece é que se vocês não se pusessem a mexer, quando apanhassem uma zona mais estreita e sem ser em asfalto iam logo ver aquilo que a que me refiro com uma certa falta de espirito. Mas tudo bem... E mesmo nos abastecimentos, quem passou nos lugares da frente não viu disto:
07102006(014).jpg


07102006(015).jpg


Aqui a organização também terá a sua responsabilidade é certo. Mas estando dois míudos nesta zona (Airó), custava muito à medida que o caixote do lixo fosse enchendo trocar o saco? Ou chamar a atenção pra isso?

Adiante.... A maratona vale a pena fazer-se! E tirando as situações menos boas, que apesar de tudo são em muito menos número que as boas para o ano lá estarei... Se não desanimar entretanto :D

Alguém teve o prazer da companhia destes selvagens?! Logo no início, na Franqueira?!

07102006(010).jpg

07102006(011).jpg

07102006(008).jpg


E quanto às marcações no monte:

07102006(013).jpg

Regra geral havia sempre fitas de um lado e outro, e pinturas nas pedras...

Mas, de rir foram as pinturas das descidas mais perigosas um pouco. Não consegui parar a tempo em nenhuma!
Nas que era permitido ir a abrir tinha as setas a indicar o caminho e um boneco com um grande sorriso...
Nas que se recomendava mais cautela, tinha as setas e uns AI AI AI AI bem esclarecedores :mrgreen:

Ainda apanhei outra pintura rupestre, mas que não se vê na foto. Antes dos castro que se passava depois de começar a descer o Facho :)
Estava eu a escolher se ia pela direita ou esquerda e nas tábuas lá estavam as setas a indicar em frente... No fim das tábuas está uma caveira desenhada... A rir-se, pareceu-me :mrgreen: Lá humor não lhes faltou não! :D

07102006(016).jpg


Abraços! E venham daí fotos e mais relatos...
 

Xpectro

New Member
Viva

Antes de mais quero dar o meus parabéns ao Runner e ao Vasco Sousa cá do fórum, que foram respectivamente o 1º e 2º a terminar a meia maratona (3 cumes). :clap:
Os parabéns também ao pessoal dos 5 cumes pois dada a dureza da prova terminar já é uma vitória.

Quanto á minha participação :| não tive a mesma "sorte" do jnewton, e eu provavelmente teria desistido, aos 18 Km fui obrigado a desistir.
Numa passagem de prato na pedaleira a corrente enrolou-se e ficou entalada entre a escora e os pratos da pedaleira, ainda tentei retirar a pedaleira para soltar a corrente mas foi-me impossível. A sorte foi isso acontecer junto a uma passagem de uma estrada nacional na presença de uma meninas muito simpaticas da organização que prontamente chamaram a carrinha de assitência para me transportar até aos balneários, sem demora.

Quero apenas, mais uma vez, e nunca me hei-de cansar de o fazer, de manifestar o meu desagrado com a atitude de alguns bttistas nos trilhos. Meus caros, ninguém é obrigado a pedalar quando não quer ou não consegue, mas há quem vá para estas voltas para fazer as subidas e as descidas em cima das bikes.

Por favor deixem passar quem vai montado nas bicicletas!!!

Eu também desmonto quando a isso sou obrigado, mas tenho sempre o cuidado de dar passagem a quem está melhor preparado do que eu, seja física seja tecnicamente e capaz de enfrentar as subidas.
Depois também temos os que são tão evoluídos tecnicamente que rolam num "pelotão" a cerca de 30 centímetros da roda do colega da frente e 50 centímetros do colega do lado a uma velocidade de +/- 25 km/h sem mãos no guiador e de braços cruzados, pondo em risco a segurança dos restantes no caso de uma travagem ou mudança de direcção na sua frente.

Resta-me esperar pela próxima e que decorra sem percalços.

Boas pedaladas
 

Runner

New Member
Xpectro said:
Viva

Antes de mais quero dar o meus parabéns ao Runner e ao Vasco Sousa cá do fórum, que foram respectivamente o 1º e 2º a terminar a meia maratona (3 cumes). :clap:
Os parabéns também ao pessoal dos 5 cumes pois dada a dureza da prova terminar já é uma vitória.

Caro Xpectro, desde já obrigado pelos parabéns!, é sempre um prazer conhecer pessoalmente alguém que nos habituamos a vêr no écran do pc, desejo-te melhor sorte para uma próxima participação.

Um abraço,

Vitor Ribeiro
 

indy

Member
Runner said:
Nota final: Depois de ter feito algumas maratonas, continuo a achar que as organizações deveriam ter um pouco mais de cuidado na elaboração dos percursos tornando-os mais rolantes (boas subidas/descidas), com ritmos mais uniformes e com o menores situações de difuldade técnica, o pessoal (eu incluído) com bikes rigidas sofre um bocadito nos costados com isso; é apenas uma opinião que gostava de deixar ficar.

Mas não é suposto serem maratonas de BTT???! :mrgreen: :mrgreen:
 

Runner

New Member
indy said:
Runner said:
Nota final: Depois de ter feito algumas maratonas, continuo a achar que as organizações deveriam ter um pouco mais de cuidado na elaboração dos percursos tornando-os mais rolantes (boas subidas/descidas), com ritmos mais uniformes e com o menores situações de difuldade técnica, o pessoal (eu incluído) com bikes rigidas sofre um bocadito nos costados com isso; é apenas uma opinião que gostava de deixar ficar.

Mas não é suposto serem maratonas de BTT???! :mrgreen: :mrgreen:

Claro que é suposto serem maratonas de Btt!!, mas há várias vertentes dentro do mesmo e com outros terrenos como saberá aínda melhor que eu!, mas nas MARATONAS se não houver algum cuidado na escolha do percurso entraremos em percursos com down-hill á mistura e por aí fora, os chamados "Raid's" seja lá o que isso for!, ou não?...

Na "minha" modesta opinião acho que a bike foi feita pra andar em cima dela e não estar a desmontar e andar com a dita à mão, para isso volto para aquilo que fiz durante 25 anos (corrida), quando se fala em maratonas pensa-se em longa duração o que já por si significa esforço fisico agora se querem aliar isso a mais dureza técnica estaremos a ver daqui a uns tempos autênticas provas/passeios com tarefas de hercúles, e acredite que a maior parte do pessoal pode não estar preparado naquilo em que se mete!

Acho que com maior kilometragem o ideal será menos dureza, com menor kilometragem maior dureza (é o que eu acho!, e naturalmente não é o que deverá ser o que muitos pensarão, opiniões!)

Claro que este assunto "dá pano pra mangas" e poderá ser explorado em local próprio neste fórum (se calhar já o é!).

Um abraço,

Vitor Ribeiro
 

fox

New Member
É, não foi fácil não... Mais a chuvinha... E o estar parado há muito tempo e constipado.
Mas...
Sabia para o que ia, depois de ver o track e o acumulado já sabia que ia penar :)
Já contava que ia sofrer e muito nas subidas, mais que o costume :) Mas já ia mentalizado.
E cá por cima é o prato do dia, pelo menos nas que tenho ido...
 

vascompsousa

New Member
Obrigado ... obrigado pelos parabéns. Em certa medida ainda bem que tive o problema mecânico e me obrigou a cortar para a meia maratona. No dia seguinte fiz as seis horas de Bagunte, piso muito técnico e que exigiu todas e mais algumas forças para fazer sete voltas ao circuito.

Estou desejoso que venha a da Beselga para terminar a temporada e descansar sem stress velocipédico.

Vasco
 
Top