[Rescaldo] Manobras'IX

pin7as

New Member
jorgegt said:
Já agora Pin7as, o meu saco com o meu contributo, ainda se encontrava junto da carrinha no fim do passeio? :mrgreen:

terei de averiguar junto dos meus colegas...eu tive de voltar a casa!!! mas acho que sim!!!
 

indy

Member
pin7as said:
ninguém tem mais fotos do manobras'IX?

Tenho aqui qualquer coisa esquecida...

O pessoal de Famalicão que ainda teve tempo de fazer um desvio para ir espreitar os miradouros do S. Bento:
dsc05805f.jpg


E o Badaró, o tal que dá o nome à quinta (atenção que não é o de jersey branca :mrgreen: ):
dsc05806.jpg


pin7as said:
Oh Indy, creio que falo por algumas pessoas, não vais dizer umas palavrinhas??? :mrgreen:

Posso tentar mas em causa própria é sempre mais difícil. Todos os anos digo o mesmo: para quem "desorganiza" os passeios mais divertidos são os dos preparativos e os reconhecimentos. E também os mais dolorosos: tenho por tradição aleijar-me nos reconhecimentos e este ano não foi excepção, tendo caído de cabeça a um ribeiro... quase seco :s Obviamente esse trilho, sugestão do Óscar, acabou por ficar de fora dos escolhidos :evil:

No próprio dia é aquela alegria de ver aparecer o pessoal e a expectativa de que todos se estejam a divertir. Mas, de resto, é dar indicações, esperar pelos atrasados... mais trabalho que diversão, nem nos lembramos de tirar fotos (a não ser que sejas um Pinoco, que esses são como os japoneses, sempre de máquina em punho).

O percurso deste ano teve um parto difícil. Fizeram-se montes de experiências em diversos trilhos da região mas havia sempre qualquer coisa que não ficava como nós queríamos. Acabámos por utilizar a base do M VII e fizemos-lhe alguns ajustes, passando nos mesmos cumes mas com versões diferentes das subidas e das descidas. Mas a diferença maior foram os kms extra finais que permitiram incluir o Trilho do Indy (não me chamem narcisista, que não fui eu quem escolheu o nome :oops: ) Este trilho estava guardado em segredo há quase dois anos, a pensar no Manobras. De tal maneira estava dissimulado que quando lá passávamos, de tempos a tempos, até nós tínhamos dificuldade em achar o início :lol:

Tínhamos noção de que o percurso era duro e de que isso ia afastar muita gente. Mas era deste percurso que nós gostávamos, para quê ir fazer uma coisa mais suave mas com a qual não nos identificávamos? A ideia era toda a gente ter ali um percurso que, quando concluído, lhes desse aquela agradável sensação do "Já está. Consegui!". Ah, mas mesmo assim ainda amputámos qualquer coisa, que a 2ª parte ainda era para ter mais uns bons kms e uma subidita :mrgreen:

Abençoado GPS. Preocupava-nos como iríamos guiar o pessoal através dum percurso algo extenso e duro. Como se veio a verificar, havia uma grande disparidade de andamentos e o pessoal tinha tendência a dispersar. Mas, entre o CEVA, a malta dos GPS e aquele molho de alfaces pululantes :lol: lá se foi "tocando o rebanho" e, que se saiba, por esta hora já não anda ninguém perdido no meio do monte... :lol:

Foi feito algum trabalho nos trilhos:
-Aquele carreiro que percorreram depois de atravessar a ponte de madeira sobre o (seco) Rio Leça foi limpo por nós. Estava fechado com 2m de altura de mato ao longo de toda a sua extensão. Curiosamente, logo depois de o limparmos, foi utilizado pela Volta ao Porco 8) Mas não nos queixamos: nós limpámos esse trilho mas o pessoal dessa organização reforçou a ponte e cortou, com uma moto-serra, um eucalipto enorme que interrompia o percurso mais à frente. Cooperação. É justo! :)
-A famosa ponte sobre o tanque, construída depois de alguns "testadores" mais entusiasmados do percurso se terem queixado que iam caindo dentro do dito :lol:
-E a entrada do Trilho do Indy, que foi finalmente aberta ao público!

Este M também teve uma componente solidária. Tudo começou há uns meses,por alturas do PUF de Santo Tirso, quando o Pin7as apareceu com esta proposta. O espírito anárquico do CEVA não se dá muito bem com a logística necessária para esse tipo de actividades mas, mais uma vez, os Pinocos assumiram a tarefa com galhardia e no dia foi bonito de se ver o pessoal a chegar de bicicleta ao local de partida com os sacos de plástico pendurados no guiador :)

Estou aqui a olhar para o que acabei de escrever e reparo que isto é o rescaldo dos preparativos e não do evento em si. Mas não faz mal, outros já fizeram aqui bons rescaldos, com fotos e tudo, esta é uma visão diferente da coisa.
 

pin7as

New Member
boa!

Estava à espera que dissesses algo, pelo simples facto que ainda não te havias pronunciado sobre o trilho. Quanto ao facto de fazeres o rescaldo dos preparativos, acho bem, é diferente e acaba por ser elucidativo. Eu próprio sou menino para ajudar quando for necessário experimentar umas pontes, cortar um matozito e até fazer o test drive a drops. Não sei bem porquê, mas sei do que falas quando dizes que querias adornar a coisa com outro percurso e com outras ideias, se por um lado tenho pena, pois gostei muito deste percurso, por outro, reconheço que em algumas zonas pensei "hum...será que a ideia era mesmo vir por aqui". (atenção que só fiz metade do percurso)! Mas basicamente, estás a dizer que "sem trabalho, não há recompensa" e a recompensa de teres um monte de gente que gosta do trilho e do empeno que acabas-te por proporcionar, deve lavar-te a alma certamente.

Mais dois apontamentos:

indy said:
aquele molho de alfaces pululantes :lol:

Isto foi decididamente a coisa mais carinho-fofinha que nos chamaram! :mrgreen:

indy said:
Pinocos assumiram a tarefa com galhardia e no dia foi bonito de se ver o pessoal a chegar de bicicleta ao local de partida com os sacos de plástico pendurados no guiador :)

Acredita que, se inicialmente, pensei que tinha sido um espírito extremamente enternecedor ver aquela gente toda a contribuir, mais fiquei quando fui fazer a entrega. No dia vi pequenos gestos fora do normal que comprovaram que esta iniciativa fez todo o sentido, não só o pessoal trazer um saquinho no guiador, mas também o pessoal que trouxe mais do que era esperado, passando por um colega que deixou de trazer água no camelbak para trazer um litro de leite. No dia da entrega tive a certeza que todo "o esforço" fez sentido, pois ali pude ver como é que uma simples migalha para muitos de nós, pode fazer a diferença de algumas pessoas. Valeu bem a pena, acredita!

PS:
dsc05806.jpg


mas poderia fazer confusão!!! a cor do cabelo é igual!!!! :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

sognimod

New Member
jorgegt said:
Já agora Pin7as, o meu saco com o meu contributo, ainda se encontrava junto da carrinha no fim do passeio? :mrgreen:

Sem duvida quando la cheguei estava do lado direito da carrinha, junto ao retrovisor :wink: foi só colocar na bagajeira.
 

jorgegt

New Member
sognimod said:
jorgegt said:
Já agora Pin7as, o meu saco com o meu contributo, ainda se encontrava junto da carrinha no fim do passeio? :mrgreen:

Sem duvida quando la cheguei estava do lado direito da carrinha, junto ao retrovisor :wink: foi só colocar na bagajeira.
Obrigado Domingos :roll:
 

ZE KTM

New Member
Olha que eu a pensar que tinhas tirado uma grande foto, e sai-me isto:

dsc07010k.jpg


fiz o drop e tu só me apanhas lá no fundo... :twisted: :twisted:
 

pin7as

New Member
boas,
como vos disse, hoje fui fazer o manobras'IX por completo "all by myself". O OCRAM e o BikeBrother tentaram aparecer, mas pelos vistos não deu. Anyway! Lá peguei no gps e nos mantimentos dentro do camelbak e siga!!!

Não tenho grande paciência para fotos em "countdown", pelo que me limitei a fotografar a minha bike. Curiosamente, nas duas primeiras fotos reparei que estavam espaçadas precisamente 30 min, de tal modo que as seguintes foram sempre seguindo este espaço de tempo.

Iniciei o track no cemitério de Delães 9h06m, pelo que as 9h36m estava aqui:

DSC05455.JPG


dei por mim no meio de um incêncio em fase de rescaldo, lá no fim mostro-vos as fotos, mas segundo vi a nossa querida st. tecla ficou completamente chamuscada. não havia nada que ver, por isso eram 10h06m e eu:

DSC05463.JPG


aqui a meio da ascensão às senhoras do monte, o que deu logo para perceber se estava a fazer bom ritmo ou não. apesar de tudo sabia que o track era extenso e duro, por isso abrandei o ritmo e ainda bem que o fiz :wink: , às 10h36m já com o estômago aconchegado pelo 1º reforço encontra-me às portas da diversão:

DSC05465.JPG


divertindo-me mas sem arriscar, porque dei conta que: 1º tinha-me esquecido dos óculos doh e 2º o telemóvel ficou sem bateria. mas pronto, eram 11h06m e eu:

DSC05467.JPG


depois de atestar que a ponte feita pelo ceva serve as populações locais, portanto um serviço à comunidade. àla que se faz tarde para às 11h36 estar aqui:

DSC05469.JPG


mais uma vez às portas da diversão, não fiquei a admirar e atirei-me por lá baixo, tanto que eram 12h06 e já estava aqui, com o 2º reforço aviado:

DSC05470.JPG


esta subida foi pra mim a mais complicada devido à inclinação, leva o prémio "melhor subida categoria inclinação". como não podia ficar a admirar a subida e sabia que ainda faltavam algumas, andei um pouco mais até que às 12h36 estava a roubar os direitos de autor ao Major com esta foto:

DSC05473.JPG


certamente foram os melhores 30 mins em termos de kilometragem, pois às 13h06 já me encontrava aqui:

DSC05476.JPG


no final da subida para a citânia fiquei com a impressão que o pior já havia passado. não estava certo, ou melhor, estava. em termos de dificuldade do percurso seria o auge, em termos físicos e anímicos pelo facto de estar sozinho seria o princípio!!! bem, no relógio batiam as 13h36 e eu andava por aqui:

DSC05479.JPG


basicamente as subidas para o pilar já estavam feitas, era hora de seguir quase em plano até encontrar pilar, o que não foi difícil. dado que às 14h06 estava aqui:

DSC05480.JPG


creio que isto é o final do trilho do indy, ainda está muito bem sinalizado e posso dar a minha opinião: Espetrackulo!!! :yeah: :yeah: :yeah: fiquei satisfeto em termos técnicos no que toca a descer. mais 30m e eram 14h36:

DSC05482.JPG


final da subida técnica em monte córdoba, "where manobras'IX meets PUF5", esta leva o prémio "melhor subida categoria técnica", pelo simples facto que a subida tem várias partes e todas elas são tecnicamente desafiantes. o corpo já dava sinais de "wtf", pelo que às 15h06:

DSC05484.JPG


entrei um pouco em desânimo provocado pela solidão e pelo cansaço, até que venci a barreira da dor e aproveitei o último assalto, como quem diz, o último cume para dar tudo. são joão do carvalhinho ficou para trás e eram precisamente 15h35. quando:

DSC05487.JPG


o gps mostrava a seguinte mensagem "parabéns, você venceu". estava mesmo a precisar de uma mensagem daquelas, desatei a rir pelo facto de ser uma maquineta a dar-me os parabéns. até casa foi uma questão de gestão de esforço, já que mais um metro de subida técnica, ou meio metro de sprint, dava cabo de mim e empenava ao cair do pano. felizmente não aconteceu!


Agora, quero deixar aqui os números: 70km, 6h30m (6h delas a pedalar), 4000kcal, 2??? mts de acumulado (o meu gps refere 2700mts, carece de confirmação!!!)

quero dar os parabéns ao CEVA, agora pela segunda parte e pela totalidade do percurso, deixando também o aviso a todos que o track não perdeu a validade, mas alguma vitalidade, pois com as últimas chuvas, existem alguns drops na zona das senhoras do monte que estão impraticáveis bem como algumas subidas para a zona do lixo artístico.

posto isto posso dizer:

indy said:
"Já está. Consegui!"

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço!
 

indy

Member
Ah ganda Pin7as! Fazem falta mais tipos como tu para não deixar crescer o mato nos trilhos! :lol:

Cansadito, não? :wink:
 

sognimod

New Member
A solo?! Muito bem! :clap:
Atenção que este rapaz não só não deixa crescer o mato como também nos cria as melhores linhas nos trilhos :wink:
 
Top