Rescaldo - Lisboa IX BTT Terrugem - Sintra

Pdxa

New Member
Foi a primeira vez que marquei presença neste evento e terminei bastante contente.

Gostei muito do percurso, tinha estradões, single-tracks, pedras, as belas subidinhas da serra de Sintra, paisagens brutais.
A parte das praias fiquei tipo WOW, muito bom! :D

As marcações estavam boas, e os sitios mais perigosos estavam todos devidamente marcados.

Tudo o resto levantamento dos dorsais, banhos e almoço sem nada a apontar.

A única sugestão que dou é mesmo fazer partidas separadas, porque é muita gente e depois misturam-se os que andam muito e os que andam pouco e a coisa fica um pouco confusa e desagradável para ambos os lados.

Parabéns à organização! :)
 

lmgomes

New Member
A maior parte da malta diz: "venham mais cedo". Mais um bocado e tem de se ir para a linha da meta como se fosse para uma repartição de finanças em dias de entrega de IRS, logo ás 7h!! Fui um dos que mostrei o meu descontentamento pelo facto de não haver partidas separadas e volto a manifesta-lo! Não custa nada deixar passar, ou dar um jeito para quem vem atrás possa passar: pois o que para uns é muito difícil para outros não tem dificuldade nenhuma!!
 

prcunha

Member
Tudo impec, tal como no ano passado - salvo o percurso que foi muito melhor nesta 9ª edição, na minha opinião!

Partidas separadas é uma óptima ideia, para este e outros eventos que atraiem muita gente, e é de valorizar! Digo isto como sugestão para esta como para outras organizações de eventos de maior atractividade de gente, não se trata de uma queixa porque desde que a organização esteja à altura do prometido, tudo ok. Compete a cada um decidir participar, e preparar a prova como melhor entender, com a informação disponível. Isso inclui a posição à partida e ataque ou não nos primeiros kilómetros antes dos primeiros pontos onde a aglomeração possa acontecer.
 
Ora bem, dado que não usfruí de banhos nem almoço, de tudo o resto não tenho nada a apontar, tudo ok.

Quanto ao percurso (60km) a minha opinião é simples, primeiros 20km fáceis e com os habituais entupimentos que obrigam a desmontar por tudo e por nada... devido a isso não foi possível fluir nos singles das arribas... quanto a isto não há muito a dizer, é o costume... pode ser melhorado com partidas separadas e tal mas vai sempre acontecer.

A parte do percurso da serra é que me decepcionou bastante, estava à espera de muito mais singles, subir a serra praticamente duas vezes para fazer 2 ou 3 singles medianos... a meu ver foi demasiado esforço para tão pouca diversão! Para quem conhece minimamente a zona deve ter sido frustrante passar ao lado de trilhos muito bons e continuar por estradão... enfim, é a opinião de quem até gosta de subir quando existe uma boa dose de diversão a seguir.

À semelhança de outros colegas, o que me levou a inscrever neste raid foi o facto de terem anunciado passar em zonas protegidas e que habitualmente estão interditas, ora passou-me logo pela cabeça a possibilidade de combinarem essas passagens com trilhos famosos na serra e que decerto resultariam em diversão garantida. Infelizmente não foi o caso e dificilmente voltarei...

Abraço
 

miguelcarromeu

Active Member
Relativamente à questão das partidas, acho que ninguém quis criticar o facto de haver quem vá em ritmo "chill out" e todos terão o direito de o fazer; apenas se mencionou que poderiam ter dividido a partida. Claro que quem quer partir na frente tem de ir mais cedo, e eu que o diga que fui para a partida quase uma hora antes. Mas separando os grupos, era um pouco menos confuso. Fica a opinião.

Acho que o facto de não se terem escolhido alguns dos singles mais famosos da serra tem apenas a ver com um factor: segurança. Ora se muitos mesmo assim se queixaram de alguns trilhos menos "seguros", imagine-se o que era ter escolhido outros bastante mais técnicos. Eu percebo o que vai na cabeça de quem conhece e passou, por exemplo, ao lado do trilho dos gatos ou do trilho das pontes; outros pensarão que deveríamos ter subido ao monge e/ou Peninha e feito alguns dos trilhos da floresta encantada. As arribas de Magoito também foram a parte básica, pois, como muitos saberão (e o pessoal da organização, sendo da zona, são os que melhor conhecem, certamente), a parte mais espectacular e técnica é a que vem da Samarra até Magoito! Mas temos de reconhecer que era muito mais perigoso. Havendo crianças, pessoas com menos experiência, etc. acho que não tinha grande piada cair, partir material, ou ter de desmontar e ir a pé. Era muito giro poder escolher tudo isso, mas... percebo a decisão. Os que por ali passaram e não conheciam ficaram apaixonados pelas paisagens e, mais importante, ninguém se magoou! Acho que todos concordarão que não seria a escolha mais sensata e, se eu fizesse parte da organização, acho que apoiaria a decisão tomada.

Abraços a todos boas pedaladas
 

zesintra

Member
Penso que após estes 26 feedbacks já podemos tirar ilações do correu bem e menos bem.
Relativamente a congestionamentos, tendo em conta os trilhos escolhidos estávamos a esperar e dai termos tentado que o percurso seguisse bastantes quilómetros por estradas e caminhos com pouca dificuldade de forma a esticar o pelotão ao máximo, podia ter corrido melhor e a ideia de partidas separadas iremos ponderar. À partida e para quem está de fora e não tem que lidar com licenciamentos, policiamento, corte de transito é fácil, o pior é conjugar estes constrangimentos com o ideal para os participantes, iremos ver e está prometido esta possibilidade para o ano que vem.

Segundo ponto, o percurso para alguns menos atractivo para alguns na serra. É verdade passamos perto de trilhos espectaculares, assim como vós, o nosso grupo frequenta semanalmente a serra de Sintra e conhecemos bem. Agora pensem bem em duas questões:
-Quantos passeios organizados (devidamente licenciados) existem nesta zona protegida?
O simples facto de passarmos onde passamos foi uma vitória para nós, iremos tentar entrar noutras zonas em próximos eventos, mas digo-vos que não é fácil e alguns sabem bem do que estou a falar.
-Estão a imaginar colocar 250 pessoa a passar por trilhos, como dizem brutais, um bom exemplo o Dimas, que dava mesmo jeito a caminho da barragem, o que iria resultar?
Além da dificuldade no licenciamento, possivelmente mais congestionamentos e com certeza alguém a ir para o hospital.

O nosso principal objectivo neste evento é proporcionar uma manhã de BTT e convívio, não temos ambições a mais, não premiamos os primeiros precisamente por essa razão, o espírito do BTT Terrugem é que todos se divirtam, admiramos e respeitamos quem anda em ritmos fortes e tem gosto pela componente mais radical do BTT, nós também a temos. Estes eventos de 800 pessoas organizados numa zona tão sensível do parque natural teve estas restrições que tivemos de cumprir e pensamos ter conseguido um percurso com um pouco de tudo e capaz de colocar desafios interessantes a quem o fez.

Podia ser melhor?
Claro que sim e por isso na próxima sexta-feira iremos começar a trabalhar na X BTT Terrugem, todas as vossas criticas positivas e negativas serão levadas em consideração de forma a voltar a superar a fasquia deste evento.

A todos os presentes o nosso muito obrigado e até para o ano.
 

Luís Nazaré

New Member
Caros betetistas

foi a minha 1.ª participação neste evento, 60 kms, e fiquei fã. Penso q foram mto felizes na escolha do percurso, bastante rolante no seu início para fraccionar o pelotão, durinho qb no seu meio e novamente rolante na sua fase terminal, trilhos cicláveis, bem sinalizado, estradas cortadas ou sinalizadas. Estão de parabéns, espero marcar presença em futuras edições. Menos positivo a falta de água e a junção, na parte final, dos 35 e 60 kms;

SECRETARIADO: Rápido e eficiente;

ABASTECIMENTOS, melhor abastecimento: para o fraquinho;

ASSISTÊNCIA TÉCNICA: bem visto;

PERCURSO: Lindo e bem sinalizado, feliz escolha, segurança de topo;

BANHOS: bons e sem espera;

ALMOÇO: não usufrui;

Abraço e boas pedaladas.

Luís Nazaré, Kondores.btt, Alverca do Ribatejo;
 
Top