[Rescaldo] IV Passeio BTT - Trilhos de Pontével - Cartaxo - 6 Janeiro 2008

Zepic

New Member
Uma vez mais, não podia deixar de estar presente neste passeoio BTT dos amigos quarentões de Pontével, aqui bem perto de casa! Aqui fica o relato da minha experiência pessoal.

Este evento é ja um clássico, pois sempre que viramos a folha do calendário e entramos no novo ano BTTístico, esta é a primeira prova da nova época, porque todos nós esperamos desejosos de começar a queimar as muitas calorias com que as rabanadas das últimas semanas nos presenciaram e que o corre-corre proprio da quadra não deu tempo para sequer para pensar na "burra".

Fomos quase 3 centenas os que arriscaram levantar cedo neste Domingo, cinzento mas sem chuva, para rumar até Pontével. A concentração e secretariado, com muitas inscrições na hora, funcionou sem problemas de maior e, algum tempo depois das 9h, lá fomos nós rumo aos trilhos de Pontével, sem pressas nem empurrões mas em ritmo de passeio, o que, diga-se de passagem, vai sendo cada vez mais raro pelos tempos que correm. Mas digo, já tinha saudades de fazer uma prova destas em ritmo de "curtição".

Contrariamente às edições anteriores, desta vez não foi o frio a fazer moça, pois estavam cerca de 15 ºC. Com efeito, foi o São Pedro que fez questão de presentear os trilhos da região, nos dias imediatamente anteriores à prova, com água q.b. que os deixarem "no ponto".

Pois bem, 15km rodados, começamos a ouvir aquele rrxuaa-rrxuaa de muita "nhanha" debaixo das rodas e começaram as dificuldades. Em pouco tempo, todos nós deixamos de ser simples BTTistas para ser BTTistas oleiros, parecendo que estavamos a tentar bater o record de transporte de lama na bike. Creio que a maior parte de nós esteve lá perto.
Pessoalmente, lembro-me daquela descida sinalizada com "descida perigosa" dada a sua inclinação e que, mesmo assim, a minha bike parou, a descer, pois a lama era de facto muita.

Bom, mas felizmente esta foi a pior parte e, já depois do reforço, bem composto, o resto fez-se razoavelmente bem. Enfim, nao foram 34km vulgares mas sim com alguma dificuldade, dada a quantidade de lama que apanhámos.

Do banho e das lavagem das bikes nada posso acrescentar, pois fi-los em casa. Posso apenas acrescentar que o almoço estava cinco estrelas, sem esperas, com fartura, excelente sopa, melhores sobremesas, boa "pinga" e até café e digestivos à descrição.

Aqui fica o meu veredicto final:

Prós:
- Excelente valor para a inscrição (€12,50): (t-shirt, garrafa de vinho, excelente almoço)
- Almoço
- Ambiente familiar

Contras:
- São Pedro e a lama (fruta da época, pois isto é só para quem quer)
- Talvez melhorar um pouco as marcações. Se tivese rolado em ritmo mais competitivo, ter-me-ia perdido certamente , pois havia muito poucas fitas a marcar os cruzamentos.

De resto, parabéns Quarentões de Pontével!
 

johnnybgood

New Member
Concordo com tudo o que disseste, e realço esses 2 ou 3 km de lama antes do reabastecimento... quem não esteve lá não pode ter ideia... Eram 3 kg de lama em cada bike, limpava-se (1/4 de hora), e passados 200mt estava na mesma! Eu ia todo lampeiro, armado em maluco plas descidas abaixo "eu cá não páro", mas bastou-me abrandar para não atropelar um companheiro, e a bike recusou-se a andar mais...

Qto ao resto do percurso, sem problemas de maior. Se não contarmos como problema o não haver qualquer fita em 2 ou 3 cruzamentos... Uns 15 de nós enganámo-nos, mas depois com algum bom senso e sentido de orientação lá encontrámos o trilho certo.
Os meus comanheiros de viagem queixaram-se de que os trilhos eram demasiado simples, 99% estradão, "que nem parecia btt". Eu não sou fã de estradão, mas como não fazia mais que 20km há muito muito muito tempo, para mim até foi bom. Mas estando em forma, de facto era demasiado rolante...
Os 30km que nos eram propostos na verdade eram 39 (várias confirmações, e descontando o engano já referido ficaria em 37/38), e quem se mandou aos 60 disse que também não eram exactamente 60. Eu sei que é passeio, mas um erro de 9km pode fazer mossa a quem vá a gerir o esforço (para os 30 ou para os 60).

As lavagens tinham 2 mangueiras, mas como há sempre quem insista em deixar a bike como se fosse nova, e depois mais um pouco, as filas eram imensas... Eu pensei "bem, eu so queria tirar a lama maios, e depois o tratamento verdadeiro será em casa, por isso nem fico aqui á espera", e fui para o banho. Qto aos banhos, já vi pior e já vi melhor, mas safámo-nos todos bem.
Almoço como já referiste, e olhem, obrigado a quem me ofereceu ajuda qdfo parti a corrente, aos outros obrigado pla companhia, e para o ano que vem há mais! :)
 

chevignon

New Member
Bem so tenho a dizer k foi um passeio bastante agradavel (tirando a parte em k tive k ir ao rio lavar a bike apos essa parte do percurso k estava cheia..cheia...cheia....de lama)
so queria acrescentar uma pequena atencao aos BTTistas k devem pensar k a mais pessoal a querer lavar as bikes,pois neste passeio so faltou foi levarem um paninho para puxar o lustro as bikes o k fez com k se perdece muitas horas a espera :grrr:.
Na fila para a lavagem :D
82642204pn1.jpg
 

Zepic

New Member
A propósito da lavagem das bikes, creio que tivemos uma situação bastante especial, desta vez!

Como já havia dito, porque resido no Cartaxo, lavei a bike em casa, com jacto de pressão e, apesar de não ter ninguém à minha espera, levei um tempão na lavagem pois aquela lama que apanhámos parecia que tinha cola e nem à pressão queria sair.

Talvez essa tenha sido a razão porque muitos acharam que outros queriam deixar as suas bikes como novas e por isso empataram-se mais do que o aceitável durante a lavagem.
 

johnnybgood

New Member
Peço muitas desculpas pelo offtopic, mas eu lavei a minha em casa também, 4 a 5 horas depois do passeio (já estava a secar), com uma mangueira ligada directamente á torneira (sem essa pressão toda, portanto...9, e só precisei de 5 minutos para ficar pronta para o óleo. E só precisei de por as mãos e esfregar levemente em 2 ou 3 sitios! Mas como tu, já não tinha ninguém á espera, e penso que isso é o importante. Num passeio com 300 participantes, em alguma coisa tem que se ceder, se cada um resolver fazer o mesmo, só 10 ou 20 é que lavam as bikes... Tem que haver mais civismo!

Já agora, dentro do mesmo assunto, faz-me também um bocado confusão ver Cannondales e KTMs de 5000€ a serem lavadas com uma lança de pressão de lavar carros... Aquelas transmissões devem ficar prontinhas para irem para a loja do costume levar nova limpeza e lubrificação, e para isso, mais valia não lavar tão bem assim...

Desculpem o offtopic, mas foi neste passeio que o vi, era aqui que tinha que comentar...
 

Zepic

New Member
Continuando off-topic (relativo)...

Isso de lavar a bike à pressão, dito assim só, não chega!
Quando utilizo o jacto de pressão, sei o que digo e faço, pois conheço suficientemente bem a mecânica da bike para saber onde e como posso ou não, usar o jacto.
Utilizo-o sempre que necessito já há muitos anos e asseguro que não me tenho dado mal.
 

johnnybgood

New Member
Acredito em ti, mas se tivesses visto aquelas percebias e concordavas comigo ;)

Então e fotos, será que ninguém tirou? O pedido continua válido :)
Se calhar pensaram todos como eu "com as luvas cheias de lama não vou estar a tirar fotos, a câmara fica em casa hoje"... :s
 
Boa Noite,

Estava tudo à maneira, principalmente a sopa da pedra que era cá uma daquelas doses de metano....

Quanto às marcações, acho que houve algumas malandrices daquelas que já conhecemos de outros eventos e continuo sem perceber porque há sempre gente a tentar prejudicar as organizações.

Parabens aos 40ões de Pontével.

Já agora aproveito para pedir desculpa ao Talacha por lhe ter partido a corrente da bike nova (foi antes da sopa da pedra).

Zépic, temos que subir o Montejunto umas vezes porque acho que estamos a ficar brandos.
 
Top