Rescaldo III Passeio BTT do IFCC - Cebolais de Cima, Castelo Branco (17-03-2013)

JRenato

New Member
Este ano o S. Pedro pregou-nos uma partida. A muita chuva que caiu tornou menos visíveis as marcações e inundou ou tornou escorregadios alguns locais ...

A Direcção do IFCC agradece a todos os participantes que marcaram presença no nosso passeio.


Esperamos aqui os vossos comentários.
 

patrickj600

New Member
Boa noite...

Aqui vai o meu pequeno rescaldo do evento.... o percurso estava muito fixe mesmo se eu ja conhecia algums trilhos do percurso dos 35km ... foi mesmo pena que nalgumas zonas estava cheio de agua.... e verdade que algumas marcações não estavam bem visivel mas isso deu-se por causa da chuva que caiu durante a noite... no meu ponte vista devia haver placas para assinalar as zonas mais perigosas isso ñ aconteceu...Adorei ....o evento....ate para o ano....

Ps: no dia 15 de Setembro de 2013 vai se realizar 2º passeio solidario da ERID

espero pelas fotos e a classificação...
 

Duke86

Member
A organização esteve bem sempre presente nos cruzamentos que atravessavam estradas de alcatrão, sendo dos últimos a tomar banho ainda tinha água quente, os abastecimentos estavam bem embora ache que pudessem estar um pouco mais a frente e o almoço também estava bastante bom.
A única coisa a apontar é o facto de terem escolhido um percurso em zonas que nesta altura do ano seja normal estarem completamente alagadas, penso que podiam ter evitado explorar os trilhos da meia maratona pois são bonitos sim srº mas muito perigosos nesta altura do ano e penso também que não era preciso atravessar tantas ribeiras algumas delas com agua acima do joelho onde muita gente caiu de cabeça para a água.
É verdade que o São Pedro não ajudou no dia anterior mas penso que mesmo assim podiam ter escolhido melhor o percurso para evitar zonas que já deviam estar alagadas á semanas.
E toda esta água, lama e ribeiras deram um desgaste enorme ás bicicletas principalmente na primeira parte do percurso causando pelo menos a mim falhas de travões (fiz uns 30km sem travões) e mesmo no final até já algumas mudanças deixaram de funcionar.
De qualquer forma apesar da dureza não desgostei do passeio.

Boas pedaladas e até a próxima!
 
Foi pena a chuva que caiu durante a noite que alagou os trilhos. Isso estragou o passeio a muitos especialmente quem tinha vontade de ir para os 65km e mudou de ideia devido ao estrago que teria na bicicleta e no corpo...
Mas no geral correu tudo bem, para o ano esperemos ter melhor sorte com os trilhos em melhor estado.
 

jconde85

New Member
Boas,

Foi a minha primeira vez em Cebolais, sim o percurso estava um bocado "enxarcado"... Mas estava muito engraçado, diverti-me em realizar este passeio, partes tecnicas etc etc.

A meu ver os pontos negativos, foi mesmo a marcação infelizmente tive diversos enganos, em biforcações as fitas estavam muito á frente, em alguns cruzamentos havia varias fitas em diversos trilhos, felizmente ao km 30/40 a moto decidiu finalmente ir á frente para traçar o caminho e evitar mais enganos. Depois de uma valente descida entramos numa nacional e não encontrei ninguem a avisar nem a controlar o transito, ainda apanhei um susto com uma carrinha...

Banhos quentes, bom ambiente pós e pré prova, e um bom banquete para dar força aos participantes e um bom almoço.

P.S. Para a proxima pensem numa lembrança :)


Abraço
 

bluffer

New Member
Gostei, apesar do empeno, porque a bicicleta pesava o dobro ;)

É nestes desafios é que se vê se o material que temos é bom ou não. A minha menina não deu nega apesar da água e da lama toda.

p.s. jconde85 e as meias? não contam como lembrança ;)
 

zd

New Member
Boa noite.
O grupo Btt "Os Morcegos" foi este ano pela 1ª vez aos Cebolais de Cima. Pessoalmente não pude estar presente, mas já estive com os meus colegas, que fizeram o rescaldo do Vosso evento. As opiniões são francamente positivas, sendo deste modo um evento a repetir. Em nome deste grupo, aqui do centro do país, (Arrimal-Serra dos Candeeiros), envio votos de boas pedaladas para todos os betetistas aí da Beira Baixa.
Um Abraço, "Os Morcegos"
 

JRenato

New Member
Boas jconde85. De facto tu e o Marco relataram esse episódio no final, situação que nos deixou muito preocupados, pois para nós a segurança de todos é a coisa mais importante. Ainda não conseguimos perceber onde isso se terá passado. No entanto, posso garantir que todos os cruzamentos de estradas de alcatrão tinham pessoal escalado (e em conversa com eles todos vos viram passar porque eram os primeiros). Havia apenas dois locais (no trilho único dos 65km) em que se entrava no alcatrão pela direita e não tinham ninguém a vigiar. Mas como se tratava de estradas sem saída (uma a chegar ao paredão da barragem e a outra entrava exactamente onde começa o alcatrão de acesso a algumas quintas) achámos que não eram locais perigosos. Será que foi num destes locais?

Já nos outros passeios que organizámos temos tido problemas com fitas, especialmente em locais próximos das localidades. Por isso usamos como complemento, a marcação no terreno que é muito mais difícil de mudar. Também posso garantir que a marcação foi toda feita no dia anterior e em todos os cruzamentos/entroncamentos havia marcação legível no terreno. Mas a forte chuvada que caiu nessa noite conseguiu tornar menos visível esta marcação. Tenho a certeza absoluta que se não fosse a forte chuvada ninguém se iria enganar.

Quanto à lembrança (penso que para os primeiros classificados), fica já aqui o compromisso: oferecemos a inscrição no passeio do próximo ano.

Muito obrigado pelos comentários. Só assim conseguiremos melhorar nas próximas edições.

Um Abraço.
JRenato.
 

ricasbeiro

New Member
Boas

Ralativamente a escolha do percurso é sempre dificil conjugar o percurso com o tempo.

O percurso vem sendo elaborado 4 meses antes e nunca sabemos se contamos com chuva ou nao,este ano é um ano fora do normal em relação a chuva, nos outros anos nunca chove nos dias previos ao passeio. Tambem tentamos ao maximo evitar repetir percursos de anos anteriores.

Morcegos, Obrigado pela vossa presença, o amigo que furou é um "guerreiro" :)

A todos os outro que participaram tambem um muito obrigado pela presença no evento.


Abraço
RRibeiro
 

mmestre

New Member
Boa tarde pessoal,

Foi a minha primeira participação em Cebolais de Cima e de uma forma geral gostei do evento, pena que nos primeiros 35km eu e o JConde85 nos tenhamos enganado umas 5 vezes, fizemos alguns metros a mais e até houve quedas por virar nas zonas do engano. Se a mota tivesse trilhado o caminho como o fez na parte final tinha sido mais fácil. Umas fitas a mais, e colocar mais placas nas bifurcações tinham resolvido o problema da cal esbatida. O terreno estava super pesado como era de esperar, o tempo não tem dado tréguas e é difícil arranjar trilhos sem água, daí a mudança de praticamente todos os atletas para os 35km (apesar de estarem inscritos para os 65km). O terreno pesado e a dificuldade da prova massacraram as pernas de sobremaneira, mas adorei o percurso, em tempo seco, seria brutal, não tinha sacrificado tanto o material com toda a certeza.

Vi paisagens muito bonitas e aquela subida final foi qualquer coisa...

JRenato, em relação à passagem que o JConde fala, eu também apanhei o susto e sei onde foi. Foi após a divisão, quando virámos à direita e passámos novamente dentro de Cebolais de Cima, na travessia da Av. Dr. Augusto Beirão, aí não havia ninguém quando nós passámos, e em termos de segurança foi o único local que tenho a apontar.

Deixo o rescaldo da minha prova:
http://www.marcomestre.com/news/2-lugar-iii-passeio-btt-do-ifcc-cebolais-de-cima-17032013/3344

Cumpts,
Marco Mestre
 

Jorge Lagarto

New Member
Eu foi a 1.ª participação na prova dos Cebolais de Cima e só tenho a dizer bem!

É verdade que o terreno estava bastante pesado com a chuva, mas sinceramente isso também acaba por ter a sua piada (mas isto sou eu que não me importo de ter água pelos joelhos... hehehe).

Não notei nenhum ponto que não estivesse devidamente sinalizado com as fitas e nos cruzamentos em estrada encontrei sempre alguém a controlar o trânsito.

Em resumo, gostei muito e para o ano lá estarei novamente e com o objectivo de aguentar a subida final em cima da bike, porque desta vez não "tive pernas" :)

Já agora, vão haver mais fotos e vídeos? é que reparei que havia mais alguém a tirar fotos no precurso... e além disso a minha esposa fez um vídeo porreiro do início da corrida que na altura passou a alguém da organização que estava lá com um portátil.
 
Last edited:

ricasbeiro

New Member
Boas

Em nome tambem do IFCC agradeço todas as criticas efectuadas e que para o ano seja-mos nós a apontar criticas ao BTTistas por nao terem pernas :)

Não tirando valor a ninguem mas os 3 primeiros fizeram uma volta do "catano"..... o piso era uma dificuldade enorme mas mesmo assim não houve nada que trava-se o excelente andamento dos 3 primeiros, e como o Marco Mestre disse, aquela ultima subida.....


Relativamente as marcações um dos problemas foi que andam para colocar uns postes de alta tensao na zona e as fitas de identificação da colocação dos postes era parecidas com as da organização e isso induzia em erro. Contudo, no sabado quando a marcação do passeio tentamos marcar tudo pela melhor forma.

Sem a chuva que se fez sentir a noite acredito que dificil era alguem se enganar.

Fica já garantido que para o ano os 3 primeiros dos 65km vao ter uma recordação extra, e o ultimo dos 65km tambem vai ter, porque é o primeiro dos 35km.

Abraço
RRibeiro
 

JRenato

New Member
Boas Jorge. Sim ainda temos mais fotos. Deixaremos os links aqui brevemente.

Marco: Muito obrigado pelos comentários e pela divulgação do nosso passeio, bem como pela identificação do local da travessia da estrada. Vamos tentar perceber o que se passou. Nesse local também havia pessoal escalado.

Cumps.
 
Last edited:

casf

New Member
Boas pedaladas,

3BTT IFCC - Cebolais de Cima

"No 2º abastecimento em conversa com os elementos da Organização, confessaram-me que por cada atleta que passava serviam um copo de tinto, quem bebia acompanhavam-no, se não, bebiam por ele! Comigo foram só 9 riders, eu fechava o pelotão da distância maior, soube-o no final! Acompanhei-os com um copo de cola uma sandes de presunto, banana e uma ou duas fatias de bolo caseiro. Antes de lá chagar tinha recorrido aos bolsos e mesmo assim aqui medi 97 mg/dL."

"O primeiro dos 35" fui eu, quero dizer, o que chegou em ultimo e ainda tomei banho de água quente, tenho uma recordação extra daquí a 12Meses?

blue O powered by
www.canyon.com - www.novonordisk.pt - www.cgd.pt - www.abbottdiabetescare.pt - www.cofides.com - www.garmin.pt - Pro-Tec www.rutilva.pt - www.agmotosport.com - www.snvlight.com - www.vitargo.com - www.4and2impact.com - www.esigrips.com
 

JRenato

New Member
Boas casf.

Ainda bem que só passaram nove riders no abastecimento, senão o pessoal da organização acabava com o vinho. E olha que os dois que lá estavam eram bem capaz disso.

Para o ano sempre se arranja qualquer coisita. Bom esforço, o que interessa é mesmo acabar.

Foi pena muito pessoal não ter seguido para os 65Km. Nesta parte o terreno não estava tão pesado, tinha era duas boas subidas.

Cumps e até para o ano.
Renato.
 
Top