[Rescaldo] I Maratona Alvaiázere

BEJIX68

New Member
Eu gostei.
Sabia ao que ia, não me enganei.
Concordo que os singles com toda aquela pedra e molhada são dificeis, mas tal foi mais que anunciado no tópico de promoção ao evento.
Há, e é só para dizer que fiz até onde consegui, visto que do abastecimento até à meta fui de carrinha; fiz o passeio de single speed rigida total.
Fiquei bastante empenado, mas com um grande sorriso pelos trilhos técnicos que encontrei, e BTT não é só Bike, andar a pé tambem faz parte.
Agora, se o Paulo Cesar conseguir fazer este evento numa data mais amiga dos trilhos secos, isso sim seria o ideal.
 

SandraFS

New Member
Um passeio que não volto a repetir de certeza absoluta.

O pessoal andava todo perdido já ninguem sabia em que percurso andava, os trilhos uma vergonha e que de ciclavel não tinham nada, mesmo nada.
Não é lama que me assusta nem a altimetria, mas com trilhos destes ninguem gosta, muito menos de andar com a bike constantemente á mão. pois pedalar é para esquecer na maioria das situações, e não pensem que era pelo facto de ser mulher, porque todos os homens que via á minha frente ou atrás de mim também o faziam á maõ, será que o defeito era nos betetistas, não me parece meus senhores, mas sim do péssimo percurso apresentado.

Destes as más marcações, aos trilhos impossiveis de pedalar,as poucos ou nenhumas pessoas que encontrem em certos pontos do percurso nem elas proprias sabiam para que lado virar ou pelos menos não davam essa informação, entre outros ponto a assinalar, é um passeio a não repetir nunca mais.

Em nao percebo como fazem a publicidade de um percuso de 30 ou 35 KM com dificuldade média, quando eu não acredito que alguém alguma vez o tenha feito sempre montado na Bike, de média não tinha nada mesmo nada, e no fim levamos com 42.800 Km foi quanto marcou o meu ciclometro, e de muitos mais .....

Já nao bastava o que sofremos neste passeio, porque nos ultimos quilometros o ar de saturação eram visivel em todos os rostos, quando cheguem a meta e comentei que o percurso era muito inaceitavel a resposta que obtive foi " a culpa foi do tempo". Meus senhores o tempo não é culpado de nada, mas sim a organização que soube cativar as pessoas, pois acredito que na zona deve haver pelos trilhos para pedalar.

Apesar de todo o dificil percurso que encontrei, ainda tive um encontro com 2 javalis, o que deu para rir no meio de tanta desgraça.

A unica coisa de bom que fica deste percurso, a simpatia, companharismo e inter-ajuda entre os betetistas que foi de louvar.
 

cuncas65

New Member
Então cá vai mais uma humilde opinião...

Percurso bonito e duro mas, em algumas zonas demasiado perigoso.

Fitas em quantidade suficiente mas muitas mal colocadas e manfiesta falta de pessoal de apoio em todo o percurso...apenas vi 4 ou 5 pessoas a dar indicações e mesmo assim de forma muito tímida.

Era para fazer os 35 mas com os ciganos a chamar o pessoal para o caminho errado acabei por fazer 45...reforço quase aos 30km??? É de doidos...

Para mim os 3 grandes erros foram estes:
---em determinadas zonas os percursos quase se cruzavam e viam-se bttistas por todo lado e em todas as direcções;
---falta de pessoal de apoio para complementar as indicações e ajudar nas possíveis desistências;
---500m do single inicial absolutamente desnecessários...e havia alternativas. A bela paisagem merecia uma melhor escolha de alguns trilhos...

Para o ano...sim mas...não com as pedras tão escorregadias...
 

ana pascoal

New Member
Boas Pessoal,

Para o custo da inscrição não se pode pedir mais do que foi apresentado no que diz respeito à quantidade/variedade no abastecimento e almoço com pessoal simpático à mistura....

Neste ponto o único senão foi o abastecimento aos 28Km ??????!!!!!!!! :mrsock: :mrsock:

Valeu-nos a simpatia e o bom coração da Sr.ª Rosário que nos "ABRIU" a despensa de sua casa, esta sr.ª, que nada tem a ver com o evento, ao ver uma série de almas esfomeadas paradas à porta de sua casa, foi buscar a fruta que tinha comprado para a semana e ofereceu-a... sei que, quem passou mais tarde teve direito a pãozinho com queijo porque a fruta já tinha acabado..... um BEM HAJA a esta SENHORA.

Agora no que diz respeito a trilhos foi péssimo, não me venham falar em "nós avisamos.... foi lido não sei quantas vezes que valia pelas paisagens...." , pois é tudo verdade, avisaram, pois avisaram, mas também falaram de um passeio.... ou a palavra PASSEIO tem vários significados??!!!!!

Passeio para mim é pedalar SEMPRE em cima da bike. Com subidas, descidas e tudo o que se refere o BTT, porque a lama não me assusta e as subidas também não, faço-as devagar mas faço-as.... a isto eu chamo um passeio ... agora dos 30Km que passaram a 40Km, andei 10Km com ela de lado porque era impossível pedalar.....

Só tenho uma pergunta? Será que quem "traçou" estes trilhos fez o percurso TODO montado na Bike? Ou de mota, sim porque até de mota era impossível....

Fiquei sem vontade de repetir...
 

quintas_2

Member
texranger said:
Acho que já foi tudo dito, mas acho que as marcações estavam boas, se alguém se perdeu foi porque ia distraído!!!

Eu perdi-me mas não foi da distração. Alguém tirou as fitas num cruzamento decisivo e....... quando dou por ela, éramos cerca de 30 ou 40 sem saber para onde ir.

E eram cerca das 15:30 horas quando me fui embora, com o papo cheio, em direcção a Ansião e ainda me cruzei com 1 participante no cimo da serra e outro solitário a tentar subir até ao topo da serra por alcatrão, mas este estava ainda no inicio da subida :shock: :shock: :shock:.

Um desses era eu..lol .. e olha que não tentei, subi mesmo e não foi por me ter perdido, foi mesmo por já estar farto de lama e pedra e de ver que nunca mais chegava ao final da Maratona. Nem sequer fiz a última parte pois sabia que era das piores, vim direitinho ao carro e nem passei pela "casa de partida" para ver o tempo, mas já posso dizer que subi a serrinha toda por alcatrão e olhem que não é nada fácil...
 
Ok, mais uma vez, contra factos não há argumentos, agora só quero corrigir uma situação porque eu fiz todo o percurso de Bike. Os primeiros singles foram um tremendo erro para tanta gente, mas mal que se sairam do inferno do segundo, caros colegas, e para que fiquem com a noção de que não foram enganados, os trilhos da região são mesmo assim. Não há volta a dar, nem que seja sempre por alcatrão.

A partida do momento que sairam do tal single que eu confesso que adorei andar a abrir, mas que se tornou na prática como uma má aposta, entraram num circuito que já fez parte de um passeio que na altura reuniu perto de 300 pessoas, tanto que havia ainda alguns vestígios de fitas que levou a alguns a perderem-se. E sobre esse circuito que então fez parte de um passeio no qual eu participei, todas as pessoas adoraram, mesmo aquela subida maluca após a passagem da ponta romana e todas as outras, ou seja, até à segunda separação foi uma cópia integral (e este passeio também foi feito no inverno). Na altura gostaram, agora odiaram.

Para 2009, a diferença será nos singles ao início e encurtar mais a distânica para o primeiro reforço do passeio. Quanto ao resto, ou sobe ou desce, mesmo aqueles que odiaram, tem que admitir porque visualizaram bem a região, não há grandes voltas a dar. Agora tenho pena que anteriores passeios também no inverno e a chover, com tem sido os da Bestomontanha, por locais iguais e idênticos tenham deixado as pessoas satisfeitas e este que foi uma cópia dos outros, não tenha cumprido os objectivos.

E muito mais, não posso acrescentar.
 

Rsan

New Member
Ora cá vai a minha modesta opinião...
Marcações: suficientes. Eu fiz o tal passeio com 42 kms e neste percurso as marcações estavam lá! Eu nunca me enganei....
Quanto ao resto, para mim btt é mesmo assim, quando não dá para fazer em cima dela leva-se à mão! Eu gosto da pedra, (era muita, é verdade, mas os trilhos 5*), gosto de trilhos técnicos, são esses que me dão gozo, quanto a mim, a lama também faz parte, afinal é btt!
Para mim o ponto mais negativo foi o facto de o reforço ser dado aos 32kms (era quanto eu já levava) muito tarde porque nem pontos de água havia...
Quanto à lavagem das bikes toda a gente reclama da espera, mas depois estão 1/2 hora a lavar a bicicleta e esquecem-se dos outros... a minha lavei na estação de serviço...
Para fazer um percurso sem pedra, sem singles, sem lama e sem ter que levar à mão, há sempre passeios de cicloturismo...
No geral gostei, até porque faço btt por puro prazer e quando assim é, o empeno com que ficamos e a paisagem que vemos é o melhor que tiramos do dia!
 

Parkpre

New Member
não vou perder mais tempo do que aquele que gastei no evento.... fui lá para estragar a bike.... e inda por cima aos 50km furei e não conseguia consertar akela gaita... mas pronto....

bad day... :evil:
 

diogorocha

New Member
calma senhor antonio girao (penso que é assim o seu nome) esses individuos que eu referi que tavam aquecer ns rolos nao era o senhor, eram dois que tavam juntos nao o senhor que tava sozinho aquecer!

porque eu sei que o senhor ate tem um excelente forma fisica, eu ate tive o prazer de ir alguns quilometros a pedalar ao pe de si e realmente vosse nao é daqueles que dizem que andam voce para sua idade esta la!

nao quero aqui arranjar conflitos!


Diogorocha
 

Anshelm

New Member
Boas.
Quem se inscreve num passeio ou maratona, nesta altura, também não pode estar à espera que apareça o sol e que deixe o terreno seco...
Agora não me digam que as marcações estavam bem, que até fico doido :evil: eu que até ia a meio do "pelotão" mais uns quantos colegas do pedal demos logo duas voltas à primeira serra...ou seja, cerca de 30 pessoas ninguem viu as marcações :?: claro k viram, mas misturar os circuitos não dá com nada...
Ta bem que a malta gosta de uns singles, mas que eu saiba não me inscrevi num passeio pedestre...
lembro-me perfeitamente de um responsavel da organização dizer que só havia em duas ou três ocasiões o transporte de bike à mão para aproveitar os singles....mas sinceramente foram o dobro ou o triplo do que disseram. fez o circuito todo na bicicleta? sinceramente não acredito e não se esqueça que você andou a fazer o reconhecimento e aí estão no máximo 10 a 15 pessoas e ainda vai um de cada vez, agora numa prova com 500 pessoas, nao me parece que seja a escolha acertada...e muitos deles evitáveis, até porque em alguns casos iamos ter praticamente ao mesmo sitio.
o que valeu no meio disto tudo foi a companhia que arranjei para vencer os 70km's, em que o espírito do companheirismo prevaleceu (um abraço para o carlos de cascais).
os aspectos positivos foram os abastecimentos o almoço e as paisagens.
agora sr. paulo césar não é tratar as coisas de uma forma irónica, em que disse no seu primeiro comentário, que "TALVEZ faltasse um arco publicitário na meta"..
sem querer desvalorizar todo o trabalho que tiveram, só têm é que aceitar tanto os elogios como as criticas, e fazer disso uma mais valia...
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Boas
Sr. Paulo, contra factos não há argumentos ???

Os factos estavam á vista, falar é fácil, quando se anda de Mercedes a dizer ao pessoal, o caminho é por ali e tal...

Percurso algo dificil, pelo facto de ter muita pedra, do muito pessoal que foi, logo a aquecer as pernas com alguns metros de alcatrão para desanuviar...

Os argumentos tb estão a vista de todos que foram, pedras, subidas, descidas (poucas), pedras, subidas...

- Fitas, havia em todo o lado, pessoal dos coletes verdes, só no inicio, no primeiro cruzamento antes dos trilhos, ninguem a mandar parar os carros, etc...péssimo!!
- Comida boa, isto no abastecimento, agora só aos 28km é pena, podia ter sido mais cedo...
- A fila para o almoço, algo má, a fila para lavar as bikes, e os banhos :evil: :evil:

Quem fez os 30km Passeio, fez quase 10km a mais...
Quem fez os 45km, fez 52km, devido a falta de fitas e de pessoal a indicar o sitio, muita malta se perdeu e fazia atalhos por alcatrão, o que foi o meu caso...

A maratona dos 70km, já não posso falar...!!

Pessoal conhecido, Adagio, Pascoal e esposa, A.Girão (não me conheceu), BTT Sardoal, GDR Folgosa, entre outros...
Os cracks dos rolos, com as bikes a aquecer as pernas, só mesmo a fazer figura... :mrgreen: :oops:

Abraço a todos
 

fayska

New Member
ola quanto ao passeio tá tudo dito fonix a começar por aquele singel tive meia hora parado para o fazer :lol:ate tive de tirar senha :lol: foi muito duro muita pedra até parti o dropout numa pedra um desaire na escolha dos trilhos havia singels muito perigosos impossiveis de fazer montado na bike o abastecimento foi do melhor pena estar muito longe aos 30 km quase no fim do passeio dos 30 ou seja 40 e tais nota final :nana: lá muito boa pro ano não sei se vou o pessoal dos btt100stress saiu stressado :lol: abraço e toca a melhorar isso nós aprendemos é com os erros :wink:
 

Jsantos

New Member
Boas pessoal

Vá-se lá compreender o pessoal, uns gostaram outros não, mas foram mais os que não gostaram. Eu pessoalmente não gostei apesar de saber pelas vossas informações que ia ser duro, a altimetria tambem era boa por isso me inscrevi para os 65 km. Sabia que ia sofrer para isso ando a treinar pois temos sempre objectivos, adorei ver logo de manhã os prós, o barulho dos rolos no ar e todo aquele ambiente pois se aproxima já as primeiras provas do campeonato nacional para o mês que vem, a malta aproveita para ver a condição fisica de cada um.

Começei bem, pois sai rápido como tinha pensado já sabendo que aos 4km, ia apanhar o famoso single que se tinha de fazer a pé, até ai tudo bem, o pior foi quando comecei a ver que ia mais tempo ao lado da bicicleta do que em cima dela, pensando eu que devia ser defeito meu mas não havia mais pessoal com o mesmo defeito e pensando eu que até sou rapazinho que gosta de andar na serra de aire no meio dos calhaus perguntava-me a mim próprio que raio de pedra é esta escorrega parece sebo.

Ao longo dos trilhos via o pessoal desmotivado com aquilo que andava a fazer, deixou de ser uma manhã bem passada a fazer aquilo que mais gostava, para tentar acabar um pesadelo pois a dada altura comecei a apreceber-me de malta que tinha acabado a água, sem reservas e o abastecimento nem ve-lo pois estava longe demais havia pessoal que andava perdido pois em certo momento apareceram umas fitas da coca cola e quem vai a andar bem tem que ter os olhos no chão e nas fitas e a malta lá ia disto viravam para onde não deviam, acho que não custava nada á organização quando marcou o percursso tirar aquelas fitas.

Os banhos inconsoláveis, fria a água Brrrrr.... para quem dizia que a água quente chegava para todos :evil: vai lá vai.

O melhor de tudo mesmo foi estar á mesa com os colegas da equipa e a minha cara metade, na maior cavaqueira a combinar futuros eventos pois este foi para esquecer e sentir no corpo as dores de quem foi ver como estava o terreno :D nada macio lol lol.

Da minha parte acho que quem organizou o chamado passeio veio a contribuir para desmotivar alguns betetistas menos experientes a irem a novos passeios pois alguns levaram um empeno daqueles e bastou ver a quantidade de carros que chegaram com as bikes em cima por desistencia.

Julgo que as vossas organizações já me deram provas mais que concretas para não ir a nenhuma á dois anos foi em Abiul foi um empeno daqueles em Pombal era para ter aprendido, este ano foi o que foi, mas só vai quem quer e julgo que não faço falta nehuma por isso desejo felicidades para as vossos novos enventos.

JSantos
 

J.M.F.F.

Member
Boas pessoal, ora aqui vai.

Eu que achei a maratona de Pombal vulcal (desafio Sicó) a mais dura que fiz até hoje (ontem), obviamente mudei de opinião após ter participado na maratona de Alvaiazere. Meus Srs. foi de uma dureza, só visto, mas depois de ter começado nisto do BTT á dois anos, e após ter completado 39 anos, ficar em oitavo lugar (apesar de ter perdido uns 20min. entre andar perdido devido ás fitas arrancadas e parar para abastecer e colocar óleo na corrente) numa maratona com esta dificuldade só posso ficar satisfeito, e esquecer aquela pedra toda.

Quanto ao evento de forma geral, só posso dizer o seguinte, foi uma organização á imagem do Sr. Paulo César, e está tudo dito, pois este tipo de organizações não é nada fácil, e meus Srs. quem promove o BTT desta maneira só tem que receber os meus parabens.

O essencial estava lá, puro BTT, BONS REFORÇOS E ALMOÇO MUITO RAZOÁVEL, banhos quentes para 500 pessoas é quase impossivel, eu levei com ela fria e não me queixo pois só queria tirar a lama, lavar é em casa.

César, para a próxima coloca mais umas mangueiras para a lavagem das bikes, pois isso é fácil.


Abraço
Jorge Faria
 

agirão

New Member
Diogo!

O Senhor está no Céu..!!

Vamos rir, aquando da Maratona de... ( Private joke )

Recebe um Abraço..!!

Depois, contacto-te!

No domingo que vem, vamos distribuir os panfletos..!!

O mundo é pequeno! :wink:
 
Top