[Rescaldo] Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

stuby39

New Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

Boas malta.
Ja quase tudo foi dito não vou acrescentar muito mais , apenas que adorei , para o ano espero estar presente e espero não furar tantas vezes como este ano (so foram 3 vezes ). Este ano fiz tres cumes e mesmo que não tivesse furos era capaz de ficar por ai. No proximo ano tentarei 5 cumes , da parte da organização so quero saber quando abrem as inscrições porque com a promoção que havera quem não se inscrever podera ficar de fora e tenho a certeza que quem participou vai querer novemente.
Um abraço a todos, em especial a todos que tornaram este evento possivel. Continuem, so assim podem melhorar :yeah:
 
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

Bom dia pessoal!!!
Só posso dizer bem deste evento, pois umas das coisas que mais me preocupa é a segurança em cruzamentos com estrada movimentadas, e nesta maratona em todos eles, vi alguém da organização a auxiliar. Desde já os meus parabéns e mto obrigado.
Quanto ao resto, simplesmente fabuloso... com tanta gente e diferentes ritmos claro que era de esperar engarrafamentos, mas também nesta altura do ano o que se quer é divertimento. O percurso foi selectivo, mas perfeitamente acessivel a toda a gente, estava bem sinalizado, as descidas não eram perigosas...
Bom para o ano lá estarei, para a desbunda.

Mais uma vez parabéns para a malta dos AMIGOS DA MONTANHA, pela vossa dedicação e atenção.
Só posso dizer uma coisa...BRAVO!!! :cl:
 

Rock9.2

New Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

Pedro Pais said:
PS. Para o ano avisem os caçadores para não mandar balázios mesmo em cima da malta,tava a ver que me confundiam com um coelho e levava com chumbo.


lol

és um granda maluco :))))
 

ChIkInHo

New Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

Boas Pessoal... :lol: :lol:

Bem realmente sem duvida a melhor maratona do Outono é os 5 Cumes.
Organização do melhor, comer do melhor :lol:, sinalização nos pontos de perigo, todo mesmo nos trinques..
Só achei que a organização podia ter posto uns sacos do lixo nos pontos de reforço, é que ao lixo que estava na mata, vai dar mais trabalho a limpar do que os sacos arrumá-los :|
Mas nao é isso que vai abater esta fantastica Organização..
Parabéns mesmo :clap: :clap:
Para o ano lá estarei outravez para o empeno :mrgreen:

Abraço a toda a malta que lá estave, grande convivio mesmo :mrgreen:
 

ocram

New Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

Ja foi dito muita coisas so venho dizer que foi 5 * Parabens e para o ano é para continuar ;)
 

bispo

Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

Boa tarde,

Valeu a pena fazer mais uma viagem, esta do Algueirão (Sintra) até Barcelos :exacto:

Trilhos espetaculares :yeah: 5 cumes à maneira :venia: Organização e respectivo staff estão de parabéns :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Em relação a aspectos a melhorar deixo uma dica, fazer a divisão do percurso logo após a subida do 1 cume para evitar engarrafamentos (parecia a IC19 :rotfl: :rotfl: :rotfl:).

2 mil e tal pedalantes e a organização esteve à altura :#1: mais uma vez os meus parabéns (tiro o chapéu) :plhc: e agradeço o facto de me terem facultado um espaço no Pavilhão para pernoitar :venia:.

Abraçorro e até sempre pelos lindos trilhos de Portugal.

Bispo
 

cagaréu

New Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

ICC said:
cagaréu said:
Então e fotos ? nimguem tirou ?

Eu tirei, mas antes e depois, tive receio que chovesse e não levei a máquina! :s
Mandei cumprimentos por um cagaréu que fez o primeiro cume comigo, e que juntos passamos (cent) dezenas de parceiros!

... o Valter disse-me só que eu não estava a ver quem era, pode ser que nos encontremos em Beselga, vou lá com alguns Cagaréus tiro umas fotos e faço o pedestre, nada mau :wink:
 

massi

New Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

Boas! Parabens á organização!!! Percurso durinho, zonas tecnicas , bem delineado e a cada metro se via o cuidado da organização na sua marcação .
Percurso 5*, sinalização cruzamentos e estradas com transito 5* partida a tempo e horas almoço/ banhos tudo a maneira e sem setress Com tanto participante é de louvar todo o STAFF que fui incansável em todos os pontos. A primeiro cume foi altamente para o pessoal aquecer!! Apenas um pequeno reparo ; os KM's ai ai 45??!! 50?!! eu tinha 56 no final 3 cumes, não me enganei em nada!!! Mas tass bem Looll!!!
Aproveito para deixar um alerta a outras organizações: Vejam do que esta organização(MARATONA5CUMES) foi capaz de fazer com uma inscrição de apenas 15€!!!Gersey muita gira manga comprida (para mim uma novidade), abastecimentos, almoço à descrição , bem comfecionado.
Porque será que ainda há uns tipos por aí que vêm na organiização maratonas fins altamente lucrativos com inscrições carissimas e depois no terreno e todo o mais é um descalabro total!! Seria extensa a lista se as fosse enumerar , mas os mais atentos sabem bem quais!!!Por alguma coisa esta se deu ao luxo de estar limitada a 2000!!!!! e esgotar!! Foi um dia de festa em Barcelos!!!

Meus senhores para o ano lá estaremos se Deus quiser e se a organização nos der esse previlégio.

Bem haja a todos, foi um dia altamente!!!!
 

mouro

New Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

Boas a todos. Fiz o percurso dos 5 cumes (82 km), foi tudo fantástico, os abastecimentos muito bons, bastante água. Parabéns. Sugiro á organização, que para o ano providenciem um lugar maior para o almoço. Fiquei muito tempo na fila pra comer. É um dos pontos a rever pro ano. De resto tudo fantástico. Adorei. Parabens Amigos da Montanha. Pro ano contem comigo...
 

ICC

New Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

Eu esqueci-me de mencionar que haver um local bem porreiro para dormir foi um ponto muito positivo, pelo menos para mim e para os meus 2 parceiros de viagem desde Moimenta da Beira!

cagaréu said:
... o Valter disse-me só que eu não estava a ver quem era, pode ser que nos encontremos em Beselga, vou lá com alguns Cagaréus tiro umas fotos e faço o pedestre, nada mau :wink:

Nesse caso, até à Beselga!
 

NiKES

New Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

Uma grande maratona, por minha parte, 5 cumes, e o 4 cume foi bem duro (não estava a espera :D). Pena esses engarrafamentos..... e também, achei as descidas perigosas, mas bem, sou muito péssimo a descer :evil: É bom para quem tem muita técnica. Acho que não sou o único a ter tido alguns problemas a descer :wink: Valeu também as bolinhas de berlim com creme, nunca tinha comido (foram logo duas) :D :D E bem... por 15€, foi muito bem pago, nomeadamente a jersey :)

E agradecia que o pessoal que anda com garrafas de água (e outras barrinhas de cerreias etc etc...), tenham cuidado. Vi muitos a abrir a garrafa ja depois dos abastecimentos e deitar a rolha para o chão, e la vai a garrafa a seguir... para todos esses, ganhem juizo na cabeça, o ambiente é para ser preservado, o meu lixo fica nos bolsos e vai num saco a chegada..... Ja basta ver todo o entulho nos nossos trilhos :evil: :evil:

Para o ano, espero la estar novamente :mrgreen: Parábens a organização.
 

duchene

New Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

Primeira participação na Maratona de Barcelos e, avisado que ia, este ano a participação ficou-se pelos 3 cumes.

CIMG1039.JPG

(Último quilómetro - Foto cortesia do Renato aka Stimpy)


Vamos então ao testamento da praxe:

O POSITIVO (+)
Todo o "circo" montado na zona da partida demonstrou desde logo a forma como a cidade se entregou à maratona e cedeu uma bela sala de visitas, para a concentração inicial. Bons lugares de estacionamento, perto de tudo (partida, banhos e almoço) e animação abundante fizeram desta uma excelente zona para começar a maratona.

O Jersey era, conforme já tinha sido avançado por quem levantara o kit mais cedo, interessantíssimo, de boa qualidade e minimamente aprumado em termos estéticos. Só aqui se justificam de imediato os 15 euros de inscrição.

O galo de barcelos era uma nota de bom gosto e representativa da região. Nada de papelada que iria directamente para o lixo. Bastante ecológico!

A partida foi praticamente à hora marcada o que revela uma tendência que deveria imperar nestes eventos. Quem está está, quem não está parte com atraso, como foi referido e bem no site.

As marcações na generalidade estavam boas, sendo que foram utilizadas placas colocadas ao nível dos olhos e não marcações no chão. Isto permite visualizar com bastante mais antecedência e de uma forma muito mais natural o percurso a seguir.

Sempre úteis as placas de descida perigosa, bem como a aproximação de postos de controlo e abastecimentos.

O percurso é sem dúvida o grande ponto positivo. Barcelos rodeia-se de belíssimos trilhos, uma orografia generosa e como tal, conjugando isso com a boa organização e boa gestão, temos os ingredientes para o excelente traçado apresentado. Muito equilibrado: era, apesar das longas subidas, bastante rápido em todas as outras secções, obrigando a uma cadência sempre elevada. As descidas obrigavam a uma grande responsabilidade técnica mas o BTT é também a adrenalina que dessas descidas se extrai. Portanto o esforço a subir era devidamente recompensado.

De louvar também o facto de o percurso não ser "falso" com voltinhas para fazer quilómetros. Ou dito de outra forma, se as houve, não se notou e o filme da maratona era um constante descobrir de trilhos e direcções novas.

Queria saudar também todos os habitantes que, ao longo do percurso, calorosamente saudaram os atletas à passagem e dizer aos colegas mais apressados, que um pequeno gesto de simpatia de volta, um aceno, um obrigado ou um bom dia a essas pessoas, não custa nada e não faz perder lugares.

Todos os cruzamentos perigosos ou com estradas mais movimentadas estavam devidamente acautelados por elementos da organização, bem identificados e que permitiam manter um bom ritmo mesmo em zonas potencialmente perigosas.

No final das descidas perigosas estava pelo menos um bombeiro com um kit portátil de primeiros socorros que, certamente dará uma resposta imediata a qualquer mazela menos grave, ou ajudará a acompanhar uma situação mais grave. Não é preciso ter um destacamento de ambulâncias, porque os meios são poucos. Por isso outra organizações deveriam olhar para este exemplo. 1 pessoa que sabe o que está a fazer pode fazer toda a diferença e é reconfortante a sua presença, mesmo não sendo necessária a sua intervenção. Mais vale prevenir do que remediar.

Não parei nos abastecimentos no entanto pareceram-me bem situados, especialmente com pontos de água em cada cume, essenciais para uma correcta hidratação.

A chegada foi controlada com a precisão que só o chip proporciona sendo este o caminho a seguir, agora cada vez mais com o preço destes dispositivos a descer vertiginosamente. Não é obrigatória a integração com um sistema de SMS como havia em Barcelos, mas esta é uma mais valia digna de nota.

Banhos, pelo menos na altura em que fui, com água quente, balneários a cumprir a missão e processo rápido sem filas.

O almoço é o segundo grande ponto positivo! Quando fui almoçar ainda não havia fila, mas mesmo quando se gerou fila cá fora foi devidamente controlada, apesar da natural demora, dado o elevado número de pessoas que se ia acumulando. Só ia para a fila interior um pequeno grupo de atletas de cada vez para não gerar confusão desnecessária. 2 zonas de serviço a ajudar a escoar, tudo muito bem posicionado com as bebidas no final. Impecável.

O almoço rivaliza com o que de melhor já comi em maratonas. Chaves que se cuide (embora ainda esteja bem no topo).

E que boa escolha. A sopa estava boa, para a quantidade que foi feita. Salada! Um must e que me soube pela vida. A massa então foi um tiro na mouche. E passo a explicar com toda a minha sabedoria culinária: Ao contrário do arroz que ou é vaporizado e insabido ou que recoze, abre e fica intragável, o esparguete coze um tempo predefinido, sempre igual, sejam 20 quilos ou 200. Fica sempre no ponto. O picado também não se altera muito com o tempo de espera, desde que se mantenha quente e, portanto, é uma combinação de sucesso. Além do mais é uma bem-vinda variante ao porco no espeto que já enjoa e ajuda a recuperar energia rapidamente. 3 peças de fruta mais uma saborosa bola de berlim que rematou em beleza o excelente almoço. A bebida à descrição é também de saudar, já que para quem vem sedento, os habituais 2 copos de sumo não dão para nada...

Última nota para o preço pago: 15 euros para o jersey de qualidade, um percurso exemplar, banhos quentes e um almoço à descrição sem racionamento. É, mais uma vez a prova de que as grandes organizações dispõem de um poder negocial extraordinário e que conseguem oferecer uma maratona de elevada qualidade por um preço justo. É uma simbiose perfeita para quem anuncia, para quem está presente e para quem participa.


O NEGATIVO (-)
Nem tudo corre bem e como tal ficam aqui aqueles pontos que foram menos conseguidos:

Poderia haver indicações para a zona de partida a partir da auto estrada, especialmente para quem vem de fora. Quem tem boca vai a Roma, bem sei, mas é uma cortesia que não custa muito e fica sempre bem.

Os sacos do kit, por não estarem directamente relacionados com o frontal, não incluíam a braçadeira de almoço para o acompanhante. Por acaso lembrei-me de perguntar. Não sei que tipo de entraves poderia haver se fosse pedir mais tarde mas se por um lado legitimamente eu teria direito, por outro poderá haver quem se aproveite para conseguir mais um almoço à borla. Uma sugestão seria agrafar as fitas aos termos de responsabilidade e frontais.

Na entrega de frontais não havia também muita informação sobre a que horas e como se procederia a marcha de montanha. Mas lá se resolveu.

Marcha de montanha, acabou por ser mais marcha de cidade. No entanto deu para dar a conhecer Barcelos.

O sistema de som na partida (no arco de partida) era sub-dimensionado. Por isso nem briefing, nem indicações, nem boa sorte, nem vamos partir dentro de 5 segundos. A rever.

Este ponto não tem directamente a ver com a organização, mas com o bom senso dos participantes. Eu sei que a maratona é um convívio e queremos os amigos lá ao pé, e saber se eles estão bonitos para a fotografia, mas por favor! No meio de 2000 pessoas, a rolar compacto, olhar é para a frente! Vi algumas travagens apertadas de malta que ia a ver a paisagem e se ia estampando, ou porque ia em frente nas rotundas, ou porque começava a virar para cima do colega de lado.

Soube também de algumas quedas nas rotundas por parte de colegas que iam a tentar fazer a classificação nos primeiros 5km. Eu também fiz a minha preparação da maratona em casa, vi que era preciso atacar forte nos primeiro quilómetros para fugir ao engarrafamento anunciado, mas fui cedo para a partida (quase 1hora antes) e tentei rolar forte mas com segurança. Não é preciso estragar a maratona de ninguém por causa de 1 minuto.

O primeiro checkpoint, como já foi dito, poderia ser dispensável, especialmente no local onde se encontrava. Talvez a ideia fosse ajudar a controlar o engarrafamento, mas não resultou. Talvez, e sujeitando-se a organização à ira popular, fosse pertinente organizar, apartir da altura do grande congestionamento, um sistema tipo aquaparque, com partidas de 20 betetistas espaçados para evitar o congestionamento.

Uma palavra aparte para o colega da Scott branca que na primeira zona técnica tentou desenfreadamente passar toda a gente. Acabou por passar apenas 4 ou 5 pessoas, e quando o tentaram sensibilizar para o facto de ser uma zona perigosa respondeu "Eu antes disto já fiz Downhill!". Facto é que o padroeiro do BTT se calhar castiga, e na descida do terceiro cume esse colega espalhou-se ao comprido, e acabou por ficar bem atrás dos lugares que ganhou e com algumas mazelas. Há que notar que não estamos sozinhos no monte com a nossa técnica mas também que há outras pessoas no trilho que pagaram o mesmo para lá estar. Depois acontecem quedas colectivas sem necessidade. Um voto de que da queda tenham apenas resultado pequenas mazelas.

Voltando à maratona, as fitas do percurso só pecaram pelo facto de terem a inscrição em laranja o que as fazia parecer já gastas pelo sol. Havia também um ou outro ponto menos esclarecedor em cruzamentos que poderia ser revisto. Onde andei mesmo ás aranhas foi no centro hípico, valeu-me a ajuda de quem estava a ver a prova.

Mais um reparo a quem tentou cruzar a meta em estilo e se espatifou contra as barreiras. "Foi a chegada mais espectacular" segundo palavras do próprio mas qualquer dia corre mal e as organizações é que têm de andar ás turras com os seguros.

VEREDICTO
Foi sem dúvida uma experiência positiva, uma maratona dura, mas que se tornou numa das mais equilibradas do ano, a juntar-se no meu pódio à maratona do Marão e à de Valongo.

Fiz os 3 cumes em 3h04m o que deu um honroso 121º lugar entre os 1300 atletas desta versão.

Para o ano certamente irei repetir, contando também com a natural melhoria das organizações que sabem retirar ilações deste local privilegiado de feedback que é o forumbtt.net

Bem hajam!
 

pin7as

New Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

alguém me sabe dizer qual o acumulado da maratona? e já agora alguém tem o track?
 

PAULOHUGO

New Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

Caros Colegas:

Efectivamente um grande encontro deste pessoal que adora BTT.
A prova no geral esteve ao nível das melhores, desde hora da partida, à marcação do percurso, abastecimentos, postos de controlo, sms, almoço.
O unico ponto negativo( uma prática que já não é original- já aconteceu noutras!) foi uma "extensão" de 12 Km no percurso de 45 km ( FORAM 57 km praticamente). Acho incorrecto para quem opta por uma distância e descobre no decorrer da meia maratona, que é muito maior essa distância(12 km para quem costuma fazer meias maratonas(+- 40-45 km) neste trajecto de cumes, não é fácil!)- dai ouvir-se tantos empenos! :mrsock:
A rever de futuro a informação correcta!( no site dizia 45km, desde a partida!) :!:
Mas... bóra lá!!! Muito bom.
Excelente Jersey- 5*

Atenciosamente

Cernnunus :twisted:
 

Ucraniani

Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

Subscrevo o que o amigo duchene escreveu, principalmente a parte da "chegada com estilo" :rotfl:
Abraços e até para o ano!
 

capotelo

New Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

bem gostei embora tenha que ter feito os 3 cumes pois tive um valente queda que me valeu uma ida ate ao hospital nada de mais para alem de uns ematomas , isto tudo porque alguem perdeu um bidao na descida e nao fui de modas e atravessou-se no meio da descida ele e a sua bina doh doh doh
de resto tudo fantastico subidas durinhas como se quere e descidas fantasticas :mrgreen: para o ano a mais
 

tofarma

New Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

Boas

Então aqui vai a minha humilde opinião deste evento onde participei pela 1ª vez juntamente com mais 3 camaradas do MK-MAKINAS.
Fizemos os 5 Cumes chegando ao fim satisfeitos, com aquela sensação de dever cumprido e sentindo na pele um grande empeno, mas sabiamos à partida que não era pêra fácil.Então aquele 4º cume..... :shock:
Bom em termos de organização antes do evento e durante nada a apontar! :wink: Tudo 5*
Agora tenho de aqui manifestar o meu desagrado em relação ao almoço.
Acho que devem ter em atenção que a malta que chega mais tarde deve ter as mesmas condições que quem chegou primeiro teve!!!
Estive 30 minutos com o tabuleiro à frente à espera que acabassem de fazer a massa ou a carne, até fiquei sem saber o que faltava, pois uns diziam que era a massa, outros diziam que faltou a carne!!!?????
INCOMPREENSíVEL!!!!
Acabei por beber aquela água de legumes a que chamavam de sopa de legumes, comi 2 pães e 1 laranja e pôs-me a milhas dali.Pois ainda me restava fazer mais 200 kms até chegar a casa.
Para quem faz 80 kms durante meia dúzia de horas em cima de uma bicicleta é fundamental aquando do almoço correr tudo 10*

Bom era isto que já desde ontem aqui queria escrever, mas só hoje foi possível.

Abraços e boas pedaladas
 

SB

New Member
Re: Rescaldo Grande Maratona 5 CUMES 04 de Outubro

Boas Pessoal
Fui de Lisboa a Barcelos para participar nesta maratona que tão bem ouvi falar, aquilo que vos digo é que valeu a pena levantar-me às 4 da matina.

Gostaria apesar de tudo de referir 3 situações que é necessário repensar para futuras edições :

1 º Reabastecimentos : colocar uma mesa com a fruta , agua, barras , organizadas para se evitar o tudo ao monte q se verificou.
2 º Com tanta gente ( 2000 pessoas ), é necessário pensar alternativas para se evitar os 4 engarrafamentos em q estive metido em que pelo menos estive parado cerca de 30 min ( evitar os trilhos estreitos nos 1ºos 15-20 kms ), bem como os sitios de controlo ( o 1º não lembrava a ninguem ).

Mas salvo estas criticas que espero que as encarem como pontos a melhorar, foi 5 estrelas e espero voltar aí para o ano.

Ah é verdade o jersey está espectacular, as meias é que nem as vi :(

Abraço e boas pedaladas

SB
 
Top