Rescaldo do 2º Raid do Facho (Roriz - Barcelos - 01-05-2011)

Wasp

New Member
Bom dia a todos,

Como ainda não tinha criado nenhum tópico deste género, e não vi ainda nenhum rescaldo do 2º Raid do Facho que se realizou no dia de ontem na freguesia de Roriz - Barcelos, decidi estrear-me nos rescaldos, e descrever assim o que foi para mim a realização deste raid. Não sei se participou mais alguém daqui, pois não tinha encontrado qualquer promoção ao evento, mas cá vai.

O S. Pedro não decidiu cooperar, e brindou-nos com alguma chuva, nada que assustasse, mas que a mim pessoalmente incomoda-me um pouco, enfim.... Picuisses...
O secretariado foi relativamente rápido, e acho sempre piada quando os brindes fazem referência a produtos, ou marcos da região.
A partida acho que foi relativamente dentro de horas (não confirmei), e os trilhos estavam bem marcados com fitas, setas, e elementos da organização nos cruzamentos, nada a apontar.
Quanto aos trilhos, foi pena a chuva, pois tornou a passagem pelos campos agrícolas difícil, de resto houve muitas passagens em asfalto e paralelo, mas também por bons trilhos, e depois aquela single track a descer o monte do Facho... Fantástica (foi para compensar a parede que tínhamos acabado de subir, que subida que nunca mais acabava...)
O reforço estava bom, e a bifana soube-me pela vida, só faltava a mini... lol. Não fiquei para almoçar, por isso não me pronuncio sobre esse ponto.
Os banhos, não sendo eu dos primeiros, ainda tomei banho de água morna, o que já é bom pelo que se vai vendo, se bem que nuns balneários apertadinhos.
De resto a organização vai ter muito que limpar, pelo menos dorsais, pois com a chuva era só dorsais rasgados pelos trilhos, é verdade que não é culpa da organização, e pelo preço da inscrição (7€) não dá para tudo, mas foi o ponto mais negativo que encontrei.

Ficam a faltar os tempos, e fotos (não sei se houve), já que ainda não tem informação no site.

De resto acho que estão de Parabéns
 

F@SP

New Member
Boas a todos,

Eu também estive presente no 2º Raid do Facho, que nem mesmo a chuva impediu que umas centenas de bttistas se aventurassem por campos e trilhos cheios de lama.
Em relação à organização, não tenho nada a apontar. O secretariado funcionou bem, com a distribuição dos dorsais a ser feita relativamente rápida. Em relação à hora marcada, houve um atraso de 30 minutos devido sobretudo ao mau tempo. As marcações dos trilhos estão bem feitas, sendo os pontos de intercepção com estradas controlados por membros da organização. O reforço, foi muito bom, aliás como já vem sendo hábito nas organizações barcelenses (WASP - havia minis para quem quisesse, vi lá uns quantos durões com a bela da bifana e a cerveja na mão). o único ponto menos positivo foi o excesso de troços em paralelo e alcatrão, que é facilmente desculpável e para quem marca trilhos imagino que deve ser complicado conseguir 30 ou 55 kms sem recorrer a estas passagens. Como disse o WASP, o singletrack final valeu tudo que se subiu até ao topo do Facho.
Em relação aos banhos e almoço, não me pronuncio porque vim para casa!
Parabéns à organização e até para o ano!
 

Wasp

New Member
Eheh... Em relação à mini, era uma piada... :oops:. por acaso não vi se tinha, mas também não ia beber, nestas alturas prefiro agua e sumo, as minis ficam para outras alturas... :cool:
 
Boa Tarde a todos,

Eu também marquei presença neste bom evento realizado pelo Roriz Btt, e desde já apresento o meus parabéns a este grupo pelo evento realizado. Em relação ao meu rescaldo do evento, acho que em geral esteve tudo bom, boa marcação dos trilhos, o secretariado flui-a bem, os pontos de intercepção tinham quase sempre um elemento da organização a controlar, o percurso considero-o equilibrado. De salientar que a parte final dos 58km (isto pelo meu conta km), o monte do facho na sua parte ascendente, tornou-se um bocado penoso pela parte onde foi feita, e pelo acumular do cansaço. Em relação ao famoso singletrack, eu apelidava-o antes de SINGLETOMBO, pois como terei sido talvez dos últimos a passar por lá, aquilo já estava de tal forma lavrado que entrei pela vegetação dentro 4 ou 5 vezes :choneh::choneh::choneh:, não tive qualquer ferimento pois a vegetação serviu de sofá :rotfl::rotfl::rotfl:. apesar das quedas foi das partes mais divertidas do percurso e amanha estarei por lá para repetir parte do mesmo :D:D. Em relação aos banhos, tive balneário livre, pois já não eram muitos os participantes na minha hora de chegada, agua morna (melhor do que fria). O preço do evento com jersey acho-o equilibrado, pois ainda houve oferta de uma pequena lembrança (que era a miniatura dos troféus dos vencedores :p). Os reforços estavam bem localizados e bem compostos, e no caso dos 55km em vez de 2 foram 3 pois na capela do facho ofereceram-me bolos :D. O único ponto menos positivo terá sido o ligeiro atraso na partida (sendo este compreensível pelas condições climatéricas), e os dorsais serem pouco resistentes.
Parabens ao Roriz BTT pelo evento, com certeza que da próxima vez estarei presente, pois a humildade e disponibilidade da organização deixaram-me uma boa imagem.

Em relação aos tempos foi-me ditos pelos elementos da organização que demorariam 1 a 2 dias a ser colocados online, pois como se perderam muitos dorsais, os tempos tiveram de ser registados a mão em papel.

Cumprimentos
 

mrfo

Member
O meu rescaldo:


- É dificil, por 7 euros, conseguir melhor...no abastecimento tinha à disposição Àgua e sumo, fruta, bolos e bifanas! a fazer ver muitas organizações que por ai andam.
- Percurso bem sinalizado e com organização presente nos cruzamentos...excepto numa descida em alcatrao em que ia lançado e, como não vi qualquer sinalização, só muito depois me apercebi que estava fora do percurso..(mas admito que possa ter sido erro meu). Eu optei por fazer os 30 (por várias razões, a principal o estado do tempo e a previsivel lamice..) e embora tenha sido bastante rolante, aquela descida do facho, sempre em singletrack com piso escorregadio..adorei.

A rever: dorsais em papel e chuva são uma combinação complicada..muitos dorsais vi eu no chão. O meu ainda o consegui agarrar com a mão e levei-o no bolso.

No geral gostei, só as bifanas, a atenção da organização e aquele single final valeram bem os 7 euros.
 
Os OlharesCuriosos (cinco) foram a Roriz, em Barcelos, para a primeira participação no raid do Facho. O que há a dizer: mais do mesmo - muita chuva, muita lama...
No que concerne ao raid em si, foi um passeio bem organizado, mas com alguns pontos negativos, que devem ser revistos para a Organização:
- Muita estrada para um passeio de 30 kms. Aquele percurso ao lado da auto-estrada era desnecessário;
- Os balneários não têm condições necessárias para um evento deste género: agua a conta-gotas, meio fria, e poucos chuveiros operacionais. Para tirar tanta lama pedia-se mais;
- Aquele campo de lama... era um autentico estraga bicicletas... :(

Mas também ouve coisas boas:
- A disponibilidade e boa disposição da organização em todos os pontos onde podemos ver o seu trabalho;
- O reforço e o almoço. :D

Deixamos ainda uma palavra para os atletas (aqueles que têm a mania das grandezas): arranquem na frente, para não causar problemas, e tenham cuidado com quem só se quer divertir...

Fotos em www.olharescuriosos.com
 

adelinoaraujo

New Member
Mesmo com aquela lama toda e era MUITA... fui kilometros com as mudanças aos saltos... adorei o percurso. Pena a chuva... foi mesmo.

Já disseram praticamente tudo, portanto só quero confirmar a excelente organização. A marcação era impressionante! A repetir sem dúvida nenhuma...
 

Teixeira

New Member
Lá fomos até Barcelos.á partida de casa muita xuva e em Barcelos muita xuva tambem...um pouco de frio,mas lá nos metemos em cima delas e siga.
O percurso a meu ver bastante bem conseguido,agradou-me,teve um pouco de tudo, campos, alcatrao, estradoes,paralelo e zonas mais tecnicas (devido á xuva), e aquela descida do monte do Facho em single track, que já toda a gente falou,mas nunca é demais relembrar.
Os balnearios menos bons,mas nada de muito alarme.
O reforço alimentar (no meu caso o dos 30 Km na quinta) nem é bom falar, aquelas bifaninhas,hum...;),tambem lá tinha tostinhas com mel, um pouco de tudo e saboroso. de salientar o pessoal sempre prestavel ;)

Só tenho a dar os parabens á organizaçao por todo o trabalho desenvolvido.Sempre muito presentes e com um sorriso na cara.Uma organizaçao muito humilde e com amor á camisola o que nos dias que correm é raro encontar.

Abraço
 

bragaforce

New Member
Raid do facho BTT 01 Maio de 2011 - Obrigado!!!

Boa noite,

Caros companheiros, em primeiro lugar e como elemento da organização, tenho que agradecer a todos os aventureiros que, apesar do mau estado de tempo neste fim de semana, marcaram presença em Roriz para esta 2ª edição do Raid do Facho, pois sem vocês nada disto seria possivel e não estariamos a falar desde evento agora.

Como para nós é importante a vossa opinião, estamos atentos, aos pontos negativos e positivos aqui mencionados, bem como às criticas para no futuro melhorar certamente.

Em relação ao estado do tempo sabiamos que a chuva iria agravar a dificuldade do percurso, mas contra isso nada se pode fazer, é o que acontece sempre neste casos...

No que diz respeito ao percurso, começo por me referir ao de 30 Kms, pois neste caso o nosso objectivo era proporcionar um passeio assecível à maioria das pessoas, e por tal facto optamos por estradões largos e algumas estradas rurais de pouca dificuldade, exceptuando o single track do facho que era comum a ambos os percursos, em que já era exigido aos participantes um nivel técnico muito superior, mas penso que apesar de algumas quedas correu bem a todos, isto pelo feedback recolhido... O percurso de 57 Kms, esse sim já pretendiamos proporcionar puro BTT, isto é, uma diversidade de pisos e trilhos, que caracterizam a nossa zona, bem como mais zonas tecnicas onde era exigida maior destreza tecnica e física mas sempre num percurso ciclável, com algumas "maldades" pelo caminho, hehehheh... mas o facho é assim mesmo, declive=adrenalina... seja a subir ou a descer...

Importa também salientar que tudo fizemos para que tudo corresse bem contudo como sabem é impossível controlar todas as circunstâncias, sendo que a dois dias do evento é que nos disseram que não era possível fazer os dorsais em lona, como nós pretendiamos, pelo que ficamos nas mão do S. Pedro e sem alternativas para esse obstaculo que poderia a surgir e que se veio a confirmar, hoje em Roriz já esteve um tempo 5 *****...

Aproveitamos também esta oportunidade para agradecer a todos os que colaboraram com a organização, nomeadamente a GNR, os Bombeiros, às pessoas que auxiliaram na passagem do participantes, aos patrocinadores, ao meu pai que fez os troféus (espero que tenham gostado do cruzeirinho do facho), à camara municipal pelo apoio logistico, à junta de freguesia, ao grupo de motos "Granda Motos" pela sua disponibilidade em colaborar, ao SR Braga que forneceu o mel, aos elementos da secção de BTT que já trabalham nisto a alguns meses, às pessoas que me esqueci desculpem mas a estas horas já não é facil, e como não podia deixar de ser a todos vós, pois sem vocês nada disto era possível...

Esperamos contar com vocês para o proximo ano e se possível com melhor tempo...

Ps, esperamos publicar a lista classificativa hoje ao final do dia...

podemver algumas fotos aqui:http://www.facebook.com/login/setas.../?set=a.170886206300275.54818.100001366909835

um video aqui:http://www.facebook.com/login/setas...=198806343488650&oid=181988625165653&comments obrigado ao BTT Moveon! simplesmente espectacular!

cpmts, Hélder Braga
 

linoBTT

Member
Boa tarde,

Desloquei-me do Castêlo da Maia para participar no raid do facho e apesar de ter furado 2 vezes, sendo que da última o pneu rasgou e tive que desitir junto ao 1º controle dos 57 km que era o que eu ia fazer.
Dou por bem emprego o meu tempo e para o ano é para repetir e terminar?
Quase já tudo foi dito, mas quero agradecer aos elementos da organização que estavam no primeiro controle, que ligaram para alguém me ir buscar junto com a bike, como estavam a demorar e eu estava todo molhado, um dos elementos trouxe-me no seu carro a Roriz para eu poder tomar banho e passado 15 minutos já tinha a bike em Roriz por este disponibilidade o meu muito obrigado aos elementos da organização.
Quanto às marcações muito boas, muito melhores do que em muitas grandes maratonas, reforços não sei porque nunca paro, pois vou sempre para competir mas pelos coméntários estvam muito bons.
Banhos como desisiti, (tive àgua muito quentinha).
A todos um abraço e até para o ano.
 

njsfer84

Member
Boas, também participei no Raid do Facho, até porque não podia deixar de participar num evento da minha terra.
Fiz os 30km por causa do tempo e pela falta de treino e só tenho a dizer bem da organização. Excelentes na marcação dos trilhos, melhores nos reforços e na disponibilidade das pessoas que lá estavam. Reforço esse que era dentro de uma linda quinta e que teve na unica desvantagem a variedade e qualidade dos petiscos, pois era dificil escolher o que comer. Tinha bolos, minis, bifanas, tostas com mel, bananas, laranjas, bebias isotonicas (penso que era da Goldnutrition). Como não costumo comer comidas mais pesadas durante a prova, optei por levar uma bifana no camelback que me soube pela vida no fim do percurso.
Pena o tempo que não ajudou.
A rever penso que ficou apenas aquele campo de lama que é um autentico estraga material. De resto tudo OK, não fosse pessoal de Barcelos, claro.
Ah, de realçar ainda os tres premios (KTM, LCD e Presunto) que são sempre uma mais valia.
Para o ano repetir, espero eu, com melhor tempo.

Cumps
 

Rorizbtt

New Member
Obrigado!!!

Boas companheiros do pedal,

Em nome de toda a Associação e em especial da secção de BTT, queriamos agradecer a presença de todos os betetistas, que mesmo com condições meteorológicas adversas se deslocaram de todo o norte de Portugal à freguesia de Roriz, desconhecida por muitos, pelo menos até ao dia 01, para a realização do 2º Raid do Facho BTT.

Com este evento pretendiamos, para além de dar a conhecer a nossa terra e as nossas gentes, proporcionar um dia de BTT com muita aventura, convívio e boa disposição, onde todos saissem o mais satisfeitos possivel.

É verdade que a muita chuva que caiu nesse fim de semana condicionou-nos bastante, nomeadamente nos dorsais que na sua grande maioria não conseguiram resistir à intempérie, bem como alguns trilhos que ficaram bastante pesados, aumentando assim o desgaste nas bicicletas, bem como o grau de dificuldade que os participantes tiveram de superar.

Agora so nos resta estar atentos ao que aqui é dito, para no futuro melhorar, porque há sempre algo a melhorar...

Podem seguir o rescaldo no nosso blog www.rorizbtt.net

cpmts
 
Top