[Rescaldo] BTT Poios, episódio III - 3 de Maio - Sicó,Redinha

BEJIX68

New Member
Bem, já que ninguem se chega à frente, cabe-me a mim abrir as "hostilidades".
Ontem junto ao meu quintal decorreu mais um passeio de BTT com epicentro na Aldeia dos Poios, freguesia de Redinha, na magnifica serra da Sicó.
O percurso este ano foi um pouco diferente, com as maiores dificuldades logo no inicio, com a famosa subida dos caçadores, seguida de uma bela descida em single track, cheiinho de pedra para acordar o pessoal.
Depois mais uma subidinha, desta feita para a capela da Srª da Estrela, onde nos aguardava o belo do Reforço.
Depois disto percurso mais rolante, a passagem obrigatória no espectacular vale do Poio, depois mais uns singles, e no final, a imagem de marca deste pessoal, um single novinho em folha, aberto à custa de muita enchada, e trabalho braçal.
Para terminar o repasto, febrinhas grelhadas, lentrisca, salada de alface e tomate e bebidas à descrição.
Ou seja, um belo de um passeio, durinho quanto baste, mas com paisagens espectaculares.
tirei alguma fotos, não muitas, mas deixo aqui algumas.
pict1079l.jpg

O Artista

pict1088.jpg


pict1089p.jpg

A montada do artista no trilho

pict1090e.jpg

Passagem obrigatória pelo Vale do Poio

pict1093s.jpg

O Single aberto pela organização

pict1094a.jpg


pict1096x.jpg


pict1097m.jpg

Uma vista, quase que dava para ver a Figueira da Foz

É tudo, venha o próximo.
Entretanto vou percorrendo estes trilhos novamente.
 

mdiogo

New Member
Re: Rescaldo BTT Poios, episódio III - 3 de Maio - Sicó,Redinha

Boas, grande galo, nem sabia do passeio. Sou de Vermoil, tinha dado ai um salto....Digam-me, esse trilho novo começa onde?
 

BEJIX68

New Member
Esse trilho começa no caminho do lado esquerdo da lagoa dos Poios, depois corta-se novamente ao lado esquerdo, contorna todo o morro a sul da lagoa e vem dar junto à Associação dos Poios.
 

china`s

New Member
boas....
pela segunda vez fui ao passeio dos poios (tinha ido na primeira edição) e mais uma vez gostei, principalmente da simpatia do pessoal e da paisagem, impecável. quanto á dureza da prova eu já estava á espera e não me surpreendeu, pois ali é sp sobe e desce. este ano teve um mais um ponto positivo que foi a parte inicial onde o pessoal podia alongar-se e evitar os engarrafamentos. e aquela subida logo no inicio (3º, 4º km) era boa para separar o pessoal. esta parede há 2 anos era no final da prova!!!
bom mas para ser sincero este ano houve alguns aspectos que em relaão a outros anos tiveram pior!!!
- 1º - as MARCAÇÕES!! depois do vale do poio foi um desastre!!! 4 vezes que me enganei!!! e não fui o unico... já dizia mal da minha vida e juro que pensei em desistir.... mas a vontade de acabar lá foi mais forte! temos de ser duros não é?? :) meus senhores da organização, as marcaões em estradões para passar a trilho devem levar marcação com tinta ou outro genero pois as fitas não são suficientes pq o pessoal vai a uma velocidade maior. qd há entradas a 90 ou mais de angulo é natural que o pessoal se perca! outro aspecto que aconselho é que 30-40 metros (sempre que possivel, principalmente em locais onde se atinge maior velocidade) antes de uma cortada haver já uma indicação para que o pessoal esteja a contar e não tenha que abrandar a marcha.
2º - até ao vale do poio houve boa assistência, com água e pessoal da organização mas depois daqui ( e isto mais ou menos ao km 27) não houve mais pontos de água... pelo menos eu vinha no grupo da frente á entrada do vale do poio já não apanhei mais nenhum
3º - o reforço foi muito cedo, aos 12 km. deveria ser mais ao meio do percurso de 45 km
4º - é conhecido que o trilho do vale do poio é perigoso e em outras maratonas já lá houve acidentes graves... era importante alguém da organização lá estar, principalmente naquele precipicio!!! a segurança acima de tudo...

RESUMINDO: - 2 TRALHOS MAS SEM CONSEQUÊNCIA FISICAS (LOGO NOS PRIMEIROS 8 KM!!!!!)
- 4 VEZES PERDIDO e sozinho (felizmente como não tinha conta-KM não sei qt KM a mais efectuados :) )
- FALTA DE ÁGUA
- 3 PARAGENS PARA TIRAR PAUS DA BICLA
- 1 SAIDA DE CORRENTE


em relação á comida era o esperado, comi bem e o que quis e os banhos já sabia que não havia, logo NO PROBLEMA!!

PARA O ANO LÁ ESTAREI NOVAMENTE pois agrada-me a dureza, a paisagem e a simpatia do pessoal... mas espero que corrijam estes aspectos para bem da prova e dos bttistas ...


saudações!!!
PS: e continuem a abrir trilhos mas procurem que existam alguns mais rápidos... aquele ultimo amaciou ainda mais os braços!!! :)
 

BEJIX68

New Member
Então mais ninguem diz nada?
E fotos?
Sei que as há, vi lá mais fotógrafos.
Vá não se acanhem.
 

zykon

Super Moderador
Viva,

Obrigado a todos os que apareceram!


China's, já tinhamos falado pessoalmente sobre os problemas que apontas, mas vou tentar deixar algumas explicações aqui para todos:

1- As marcações realmente falharam logo à saída do Poio, ontem andei a recolher algumas fitas e pude constatar isso pessoalmente... as fitas foram lá postas, mas algum engraçadinho as tirou... as marcações a 50metros e marcações a tinta não foram mesmo feitas. O pessoal as vezes quando anda a marcar, como conhece, há coisas que passam. Será um ponto onde nos vamos aplicar mais no próximo evento.

2- As águas realmente depois dai não estavam, mas não percebo porque, alguém se esqueceu, enfim, mais um ponto a melhorar...

3- A razão do reforço ser tão cedo, foi devido a uma alteração de ultima hora no percurso, e também para ser compatível com o passeio pedestre. O plano era ter um novo reforço, mais pequeno à entrada do Poio, mas...

4- A Sinalização de zonas perigosas vai ser algo que vamos apostar para o próximo ano. E realmente ai no Poio é bastante perigoso.


Os trilhos já temos mais alguns debaixo de olho!
De notar que praticamente todos os trilhos que abrimos são recuperações de antigos caminhos que entretanto fecharam com o mato.
O ultimo trilho realmente era duro para depois de 40km...


Fotos, em breve ponho as que tirei.
 

gatilho

New Member
Boas,

a convite de uma amiga também participei neste "pseudo" passeio.
Foi fantástico "encrostar" o espírito do Javali e graças ao "Deus" do animal, o material, físico e outro, regressou a Santa Clara, intacto (sim, pois uns arranhões, nestes belos sítios, nada contam).
Subscrevo os reparos no que à segurança no vale (a efectuar mais vezes) diz respeito, dado o perigo e a inexperiência de alguns participantes nestas andanças.
Reformular os "morfos" e o km ideal, bem como as marcações, pois o trajecto final não o fizemos, perde-mo-nos e decidimos ir alimentar e hidratar as "criaturas", sob pena de virar, mesmo, JAVALI.

Para o ano, levo material menos "sensível", pois as pedras pareciam estar a "parir" em pleno percurso. :roll:

Em suma, muito sumo de uva no final e a música a acompanhar, deixou marcas e é para VOLTAR.

Já as fotos é k não havia necessidade de estarem "congeladas" tanto tempo.

RÓPTIMOS dias até 2010

Luis Silva
 
Top