RESCALDO 7.ª MARATONA BTT OLIVEIRA DO HOSPITAL - Clube Seita BTT LAZER - 10-03-2013

hfm1983

New Member
Boas pessoal,

É a 2ª vez que participo na vossa Maratona e mais uma vez estiveram à altura! Excelente organização e percurso 5* :)
Parabéns!

Um abraço,
HFM
 

BTT LAZER

New Member
RESCALDO by BTT LAZER | Clube Seita (Organização)

A secção BTT LAZER Clube Seita inicia este novo tópico “rescaldo”, saudando todos os participantes e agradecer mais uma vez a vossa presença.

Este tópico devia ser exclusivo à opinião dos participantes e não à organização, pois vocês, mais que ninguém, poderão avaliar o nosso desempenho.
Antes do rescaldo 2013, referimos alguns aspectos que tivemos em consideração em melhorar perante as opiniões referentes à 6.ª maratona BTT (edição de 2012).

- Almoço – compreendemos que no ano passado houve falhas neste ponto, desde à ementa ao atendimento, razões estas alheias à BTT LAZER, fruto de confiança num apoio que indirectamente carretou algumas responsabilidade para a nossa organização, alvo total de todas as respostas neste fórum. Este ano a BTT LAZER teve o cuidado de se encarregar da ementa e escolha do serviço de catering, que acreditámos nós pelo feedback alcançado, ter sido a melhor opção.

- Banhos – pois na edição anterior, mais uma vez confiantes nas infra-estruturas munícipes, melhor localizadas tendo em conta o local do almoço do ano passado, foi obtido um feedback negativo em 30% dos participantes que se queixaram de terem tomado banho de água fria. Este ano com a localização da partida (razão principal) e outras infra-estruturas vizinhas (piscinas municipais) e o local do almoço decorrer na escola secundária, obrigatoriamente não haveria outra opção senão usufruirmos dos dois pontos de água/chuveiros mais próximos, neste caso o pavilhão gimnodesportivo escolar e as piscinas municipais. Cremos ter atingido 100% de satisfação este ano quanto aos banhos, pois nenhum participante se queixou.

- Marcação dos percursos – foi pouca a percentagem de participantes que se queixaram no ano passado da marcação efectuada nos percursos, contudo este ano foi reforçada a marcação, apesar de durante a semana da pré-marcação terem desaparecido em menos de 24 horas uma série de fitas e placas, o que levamos a considerar que a maioria da população local não tem a informação necessária, confundido as marcações para uso em eventos motorizados, facto que acontece infelizmente. Ainda para maior reforço, o uso de marcas no solo em cal em quase todos as intercepções em terra, o que no nosso entender foi uma grande ajuda aos participantes e uma mais-valia para terceiros.

Agora faremos o rescaldo específico do dia (7.ª Maratona btt):

- Secretariado – Decorreu sem incidentes, aderência ao secretariado sem qualquer demora, o que e com apenas dois membros do staff, foi notada rapidez e fluxo mesmo quando a presença decorria em grupos /equipas.

- Reforço inicial – Cremos também ter respondido às necessidades;

- Concentração – Decorreu sem incidentes, houve boa compreensão no posicionamento dos participantes nas respectivas grelhas/separações por percursos, compreensão total do briefing não surgindo quaisquer dúvidas, notando a organização que só 2% dos concorrentes não estiveram notoriamente posicionados no local a quando da partida, facto que aconteceu por não existir o controle “0”.

- Entrega de prémios (equipas) – Achámos que fomos directos, simples e pouco demorados na entrega das respectivas lembranças.

- Hora de partida – Na grelha dos 45 e 65km foi cumprido o horário de partida, 9h00. Na grelha dos 25, adiantámos a partida para as 9h10, em concordância com os elementos da organização e face às condições atmosféricas que se previam, o que foi do agrado dos participantes.

- Circulação nas vias durante o Km 0 – decorreu sem quaisquer incidentes. Foi considerado perigosa uma via da saída da cidade, face ao piso escorregadio e à velocidade atingida pelos participantes, daí a moderação de velocidade no carro de apoio.

- Marcação dos percursos – já aqui referimos esse ponto, contudo nesta edição as placas das divisórias foram estudadas com nova cor e maior destaque, não tendo a BTT LAZER obtido qualquer feedback quanto a esse aspecto. Consideramos assim, ter sido obtida uma opinião positiva face ao médio resultado da edição anterior, já que vários concorrentes se queixaram de não visualizarem as placas com antecedência ou nos devidos locais, ou até mesmo pela velocidade que tomavam. Poderão ter existido algumas fitas nos locais menos apropriados, induzindo alguns participantes à errada mudança de direcção, facto considerado necessário e em especial no interior das localidades para existir marcação em locais de fraca visibilidade.

- GPS – a BTT LAZER sempre optou por uma política de partilhar os tracks a poucas horas do evento, isto, (não pensem alguns outras coisas) apenas para permitir alterações de última hora tendo em conta como principal aspecto a segurança dos intervenientes. Como foi o caso este ano e face à irregularidade do terreno, a organização optou por alterar os percursos em cerca de 3%. E perguntam, porque é que não foram alterados esses 3% no track? Como alguns sabem, nas últimas 48h luta-se contra o tempo, luta-se contra as condições atmosféricas e a possibilidade de mantermos os percursos como eles estavam. Caso fosse disponibilizada uma versão meses ou dias antes e à última da hora fosse alterado o track, poderia ocorrer uma falha de comunicação entre a organização e o participante, induzindo assim o concorrente em erro. Para precaver esse facto, a publicação surgiu nos prazos dos outros anos com a advertência da fiabilidade dos percursos conforme publicada no dia 9-3-2013 no site oficial.

Single Tracks – de edição para edição, a BTT LAZER tem optado por mostrar novos trilhos, logo este ano não fugimos à “regra”. Sabemos que não foi do agrado de todos, pelo que as opiniões se dividiram um pouco. Percebemos pelos participantes que poderiam ser mais fáceis e agradáveis se o tempo tivesse ajudado, facto que esta organização assim lamenta, pois mesmo assim e para ajudar, no “trilho da perigosa” foi limpo o mato em redor de forma a aumentar o grau de circulação e diminuir o risco de queda.

Reforços – este ponto nunca foi censurado, pelo contrário continuamos a ter algo a nosso favor :)

Chegada – como sabem, a maratona vem estado integrada nas últimas edições na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, por este facto a chegada tem sido no recinto do referido evento. Na edição anterior foram colocadas várias questões pelos participantes quanto à segurança na chegada e ao posicionamento da meta, facto que só aconteceu face à disposição já existente dos expositores e a outras questões técnicas alheias ao evento.
Este ano e de forma a corrigir esta questão e face à inexistência dos já referidos expositores, foi possível a chegada num espaço exclusivo, possibilitando ainda a realização da II Maratona In(out)door, evento este de grande sucesso que contou com a presença de 40 participantes no já famoso “spinning”.
Classificações – publicadas hoje dia 11 no site oficial em www.bttlazer.org

Fotos – segundo o feedback de alguns participantes, este ponto vem sendo importante. Consideramos que este aspecto não tem como base um critério em que as organizações tenham de obrigatoriamente partilhar as fotos originadas no evento. Sabemos que face ao fenómeno das redes sociais, vem sendo adoptada a partilha de fotografias exigindo aos participantes uma maior procura deste registos, causando assim alguma crítica às organizações. A BTT LAZER informa os interessados que mediante a autorização do fotógrafo em serviço no dia do evento, serão em breve disponibilizados os registos no nosso site oficial, contudo não prevemos uma data específica para esse efeito. Qualquer registo online reconhecido pode ser partilhado neste local ou mesmo no mural das nossas redes sociais, informação que será sempre bem-vinda. Contudo se essa divulgação existir será da responsabilidade de quem a publica, não tendo esta secção qualquer responsabilidade. Aproveitamos para informar que em breve será realizado um vídeo oficial com alguns conteúdos do dia, onde poderão ser visualizados o secretariado, chegada dos participantes ao local da concentração, pequenas ideias do dia e boas-vindas, briefing, entrega prémios, partida, descida (final) do trilho da Fonte Seca, meta, entre outros.

Estes são alguns tópicos que nos é importante explicar e realçar, pois a BTT LAZER quer acima de tudo mostrar que ainda existe vontade em continuar a proporcionar bons momentos.

Bem-haja a todos os que estiveram connosco neste dia.

Até para o ano!A secção BTT LAZER Clube Seita inicia este novo tópico “rescaldo”, saudando todos os participantes e agradecer mais uma vez a vossa presença.

 

ric2009do

New Member
bom dia pessoal...

foi a minha 1 vez e achei tudo muito bom, em relaçao a organizaçao nada a apontar, em relaçao aos participantes infelizmente continua se a ver muita gente porca a deitar as embalagens de gel e barras para o chao ate latas de red bull, e uma falta de respeito para os outros atletas e principalmente para a organizaçao e pessoas da terra.

PS: nessa ponte alagada e que dava uma excelente foto dos participantes.

ate para o ano Oliveira do Hospital
 

BTT LAZER

New Member
Obrigado ric2009do.
Infelizmente já se antevia essa questão da latas, na recolha das marcações teremos o cuidado de apanhar o lixo deixado pelos participantes, contudo é de lamentar estas situações, afinal de contas o espírito btt não parte só da competição mas também do respeito pelos outros e pelo ambiente.

Quanto à foto na ponte alagada, concordamos que seria excelente termos um fotografo no local. Ficamos com a dica para essa possibilidade caso o percurso e o cenário se repita para o ano.

Cumprimentos e obrigado mais uma vez.
 

Arqtiago

New Member
Esta foi a minha primeira participação nesta prova e posso dizer que gostei bastante!

O trajecto era muito bom, bem marcado, quase todo ciclável mesmo com o mau tempo dos últimos dias, single tracks um pouco técnicos mas que me obrigaram a desafiar-me e tentar ir um pouco mais longe do que pensava ser capaz!

Bons reforços com aquilo que era necessário.

No final um bom banho quente, e um almoço bem servido (apesar de já serem 15h...)!

Como pontos (ligeiramente) negativos só tenho a apontar que me parece que houve alguma diferença na quilometragem apresentada, mais notório nos últimos 5km. E também achei que o regresso à zona de banhos após o final da prova era algo "desprotegido" pois tinhamos de ir pelo meio da cidade, juntamente com o restante trânsito, mas percebo os motivos que levaram a que assim fosse.

Também fui um dos que se queixou com a questão das fotos, pois não me parece que fosse muito complicado que os membros da organização que se encontravam junto ao percurso fossem tirando umas fotos a quem passava. No meu caso gosto de ficar com um registo das provas em que participo, durante a "acção" é que no inicio e no final já costumo tirar, mas parece-me que 3€ é um pouco excessivo, mas quem sou eu para fazer preço ao trabalho dos outros...

Em resumo, gostei bastante e, se tudo correr bem, para o ano lá estarei para a 8ª Maratona.
 

Jakim da Horta

New Member
Boa noite,
Assim de forma rápida e eficaz...

Pontos positivos:
- A beleza do percurso;
- Os reforços;
- As miúdas da RedBull;
- Banhos quentes;
- O Almoço;
- A boa disposição e simpatia de todos(as) os amigos(as) do Staff;
- Marcações.


Pontos menos positivos:

- Acumulado D+, continua um pouco puxado para os 45km;
- O facto de a certa altura no percurso, entre a estrada que vem do Moinho do Buraco e zona de Vila Franca, terem aparecido participantes assim do nada, vindo do lado esquerdo e de um caminho sem marcações.... Não sei se foi engano da parte deles ou se atalharam, a verdade é que as intersecções dos 65km já tinham ficado para trás.

As condições atmosféricas tornaram o percurso pesado mas bastante divertido nos Singles e descidas, já nas subidas... hehe
De resto não tenho mais nada acrescentar :)

Cumps.
 
[h=5]Boa tarde,

Venho reportar no vosso portal o desaparecimento de um saco vermelho que ficou esquecido por um membro da nossa equipa que participou no vosso evento, este ficou nos balneários da escola com o jersey da equipa, umas calças de ciclismo, um par de manguitos e um conta-quilómetros. Já entrei em contacto com o Sr. Filipe Madeira e informou de que não foi encontrado nos balneários. Peço encarecidamente que se alguém o levou consigo que o devolva á organização. Este faz falta, uma vez que o participante tinha apenas esse equipamento para a prática da modalidade.
Julgo ser o metodo de mais visibilidade para quem participou e possa saber do seu paradeiro, agradecia á organização que fizesse o mesmo no vosso site.
Obrigado
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.263368813798609.1073741825.100003764775461&type=1[/h]
 

kitkat68

New Member
Foi a minha primeira vez nesta maratona e gostei imenso.
Achei o percurso dos 25 km perfeito, e curiosamente pouco elameado.
O banho foi morno mas valeu pela simpatia da funcionária.
O almoço estava ótimo e nem vou mencionar a razia que fiz no 1º reforço.
E para o ano há mais
Susana
 
Foi a primeira vez que a nossa equipa participa e ficamos satisfeitos,para o ano estaremos la outra vez.
Os trilhos estavam fantasticos e os postos de abastecimentos tambem.
O Staff eram todos muito simpaticos.
A organizacao esta de parabens.:p
 

João Gaspar

New Member
Boa noite pessoal do Clube Seita BTT Lazer,
foi a primeira vez que participei e visitei Oliveira do Hospital, excelente.
Fiz os 25 km, bem puxados e durinhos, mas o btt é assim, esteve tudo muito bom, desde os percursos, muita pedra, e muita descida inclinada ao contrário, água para todo o gosto, e para brinde na parte final granizo com fartura, terminando num bom reforço e um farto almoço.
A única coisa que lamento, foi a ausência de reportagem fotográfica nas fase importantes dos caminhos e singles percorridos, porque são esses momentos que também dão beleza e lembrança à vossa maratona, o que também é motivo de repetir.
Parabéns e continuação de grandes pedaladas.
Visitem o site da www.selindabtt.com, Maratona de 14 de Abril na Sertã
um abraço
 
Boas, mais uma vez estive presente pelo 2º ano consecutivo e foi sem dúvida mais um GRANDE dia de puro e DURO BTT!!! Foi pena o mau tempo que se fez sentir, mas isso é e sempre será um aspecto que ninguém pode mudar, pois no tempo ninguém manda não éé?? Quando saimos de casa para fazer BTT com este tempo já sabemos o que nos espera ;)!! O percurso estava divertido e bonito, bastante ao meu gosto, peno o terreno estar tão pesado e causar-me um MEGA empeno :fpalm:, hihihi :rotfl:.

Mais uma vez os meus :clap:parabéns :clap:a organização desta bela maratona e até 2014!! ;)

Venham de lá essas fotos...

Um Abraço e Boas pedaladas, André Batista - Desafios Sport Club
 

BTT LAZER

New Member
A organização agradece e espera continuar a agradecer o feedback positivo que tem chegado através desta via e redes sociais.
Continuamos a aceitar as vossas opiniões e certo que serão debatidas em grupo de forma a que na próxima edição tudo corra de acordo com o esperado.

Ao "Arqtiago", consideramos que possa ter havido alguma diferença, mas pouca, na marcação dos últimos 5 km's, contudo para a distância percorrida podem e alguns equipamentos darem valores incorrectos (não queremos de modo algum acusar uma avaria no seu), mas como já referimos no rescaldo, a alteração em 3% dos percursos, pode ter facilitado a diferença.

Ao "Jaquim da Horta", pode também o acumulado ser um pouco puxado para uma prova dos 45km, mas como sabe, Oliveira Hospital não tem grandes alternativas para se poder arranjar distâncias de grau inferior, sendo mais difícil ainda, sem a repetição os percursos das edições anteriores.

Ao pessoal da equipa Calhas Bike Team, garantimos a entrega do material esquecido caso o mesmo apareça. Infelizmente é sempre assim,esqueceu, ardeu! Na edição anterior foram os sapatos do amigo da MK Makinas, continuamos sem saber o rasto dos sapatos.

Ao "João Gaspar", o tipo de reportagem fotográfica são os moldes adoptados correntemente pela organização, entretanto temos algumas do staff que irão ser colocadas o quanto antes no facebook.com/bttlazer e mais tarde (não sabemos ainda quando e a nosso pedido) poderão ser disponibilizadas as fotos do fotógrafo José Cruz.

Ao "andredesafiosclub" quanto às fotos já falamos, vamos fazer o possível para criar um conjunto de fotos que possam circular estes dias na rede facebook. Um msg especial a todos vós do desafiosclub - contamos estar presentes no vosso evento em janeiro 2014, pois vocês tem tido um carinho especial com alguns elementos deste clube (BTT LAZER) em especial o Quim e o Gil, fruto do convívio que decorreu no acompanhamento do vosso elemento dos últimos 25/30km da maratona - edição de 2012. Até lá, vamos organizando o pessoal para a visita ao Sobral de Monte Agraço.

Obrigado kitkat68 até breve.
 

Fil Fitas

New Member
Boas pessoal..foi a primeira vez que participei neste evento e em geral gostei bastante,
pontos positivos:vistas do percurso expetaculares,single treks muito bons e a testar bem a tecnica do pessoal! :) ,simpatia do pessoal da organização
pontos menos positivos:falta de um controlo zero na partida,alguma situaçao de bastante perigo numa ou outra descida,e certos cruzamentos em estradas sem pessoal da org.
Em geral:foi dos 45km mais durinhos que já fiz,mas veleu a pena :) ate para o ano.
 

fernanpires

New Member
Boa noite companheiros do pedal,
Foi também a 1ª vez que vim a O. Hospital, muito por influência de um amigo que tinha vindo o ano passado, e que tinha gostado bastante. Tinha razão.

Estava inscrito p a Maratona, mas após os primeiros 20 kms, logo me fui apercebendo de que, dado o estado do terreno, o mais sensato seria fazer a Meia, o que acabou por se tornar uma decisão acertada, uma vez que os trilhos, em determinadas zonas, estavam pesadissimos, apesar de serem ao meu gosto, com uma "elevada" componente técnica.
Mesmo reduzindo a distância, acabei por sentir algumas dificuldades (cãibras) nos 3 kms finais.

No geral as coisas estiveram em bom nível, apesar de me ter enganado no percurso (com mais 3 colegas), mais por distração, pois as fitas estavam lá, mas como havia uma placa a assinalar o trilho da "Fonte Seca", acabámos por descer esse trilho, por sinal, espectacular (foi um bónus) e logo verificámos que nos tínhamos enganado, mas como era muito dificil voltar para traz pelo mesmo, acabámos por subir depois por uma zona ciclável até ao cimo, onde felizmente reencontrámos o trilho um pouco mais atraz no planalto, repetindo depois uma parte do percurso até ao local onde nos tinhamos enganado, e onde confirmámos que as fitas estavam lá indicando o caminho á direita de uma grande laje/rocha.

"Joakim da Horta" - o relato que fez acerca do aparecimento, vindo da esquerda, de alguns concorrentes, tinha certamente a ver conosco, não por atalhar, mas por engano, o que nos "obrigou" a fazer mais uns 2 ou 3 kms (mas só acontece a quem lá anda).

Quanto a "reparos", apenas uma sugestão; no próximo ano coloquem alguém a meio daquelas partes técnicas mais perigosas, pois se alguém caísse nesses locais e ficasse maltratado, não tinha ali ninguém que o ajudasse! (as pessoas estavam só no final, lá em baixo!).

De resto tudo correu bem, espero voltar para o ano com um tempo melhor, pois estes trilhos com tempo seco são ainda mais desafiantes e espectaculares.
Abraço a todos.
 

Gil Fonseca

New Member
Obrigado "fernanpires" por ter participado e gostado.
Quanto ao trilho da Fonte Seca e a existência de pessoal a meio do percurso, como membro da organização, informo que foi analisada a situação que falou, contudo e por a parte final ser a maior difícil não foi necessária a presença constante dos bombeiros (início e meio), sendo que só a meio da passagem dos concorrentes é que os Bombeiros desceram até junto da ambulância. Mas fica bem o reparo, obrigado mais uma vez.

1.º pack de fotos publicadas ontem em www.facebook.com/bttlazer

Mais fotos ao final da tarde de hoje.
 

endivas

New Member
Foi a minha primeira vez nesta maratona, e sem duvida que não foi a ultima, para o ano esta maratona já esta na agenda.
Organização impecável, desde percurso, almoço, banhos, secretariado tudo muito bom.
Apesar da dureza do terreno devido as condições atmosféricas que ninguém controla o mesmo é espectacular, conto quando o tempo estiver melhor voltar a fazer-lo (=
Até para o ano e Obrigado Clube Seita pela excelente manha que proporcionaram
 

Gil Fonseca

New Member
Obrigado "endivas". Ficamos à espera para um visita, quando quiser podemos combinar um domingo de manhã cedo e vai com o grupo repetir a volta!
Abraço.
 
Top