Rescaldo - 7ª Rota das Cebolas - Maia

nmt

Active Member
No passado fim de semana decorreu a 7ª Rota das Cebolas Weekend, que incluía várias actividades, mas vou falar apenas na Rota, passeio sem classificação (mas com cronometragem de tempos) ocorrida no domingo de manhã. O percurso foi bastante divertido, com zonas rolantes, bons e rápidos single tracks, algumas paredes (a feita em paletes era impossível de subir por 99% dos participantes) e várias descidas para todos os gostos. A quilometragem foi curta, cerca de 32 kms. A marcação do trajecto estava aceitável, mas nalgumas zonas via-se mal e não existia indicação de zonas de risco. O conceito este ano foi algo alterado, apresentando um grau de dureza superior ao de edições anteriores. O reabastecimento estava bem servido, contando até com febras grelhadas e um pipo de tintol. O almoço que se seguiu foi agradável, mas pouco farto. Gostei do evento e para o ano lá estarei novamente.
 

JPNR

New Member
As marcações poderiam estar melhor nalguns pontos...


Com a excepção de um "palhaço" :mad: que tirou marcações obrigando um grupo, onde estava incluído, a andar em círculos nada a apontar. :mad:


Se não houver contra tempos para o ano volto a repetir.
 

eagle_amt

Member
Concordo com tudo o que já foi dito. O passeio foi agradável com bons single tracks, as marcações estavam bem no geral, mas havia lá um sítio que podia estar melhor assinalado ;)
O reabastecimento foi muito bom, com febras, vinho, cerveja e muita fruta. As zonas de água foram suficientes e estavam bem distribuidas pelo percurso.
Não usufrui de banhos por isso não posso opinar.
O almoço podia ser melhor, tal como já referido pecou pela escassez..Resumindo é uma prova para repetir sem duvida.
 

CALIGULA

New Member
Um Mega Evento!

Se pensarmos na globalidade do evento e no valor pago, teremos de concluir que se trata da melhor relação preço-qualidade que conheço. Verdade que não é perfeito, mas - apenas em relação à prova de Domingo - a qualidade dos trilhos, a simpatia e quantidade de pessoas envolvidas (e o trabalhão que, certamente, tiveram), abastecimento e pontos de àgua, banhos quentes, comida saborosa, brindes, etc. fazem esquecer qualquer pormenor que tenha corrido menos bem, nomeadamente as marcações em alguns - poucos - locais.
Uma vez mais, muitos parabéns à organização e até 2014!
 

eagle_amt

Member
(Já não consegui editar)

Queria ainda dar os parabéns a toda a organização do evento! Estiveram muito bem em todos os aspectos!
 

migasd

New Member
Boas,
Infelizmente tive de abandonar a prova por volta dos 7\8 kms com problemas no sepo da roda traseira, mas, pelo bocado de prova que fiz não tenho nada apontar aos organizadores. Parabéns.
Tenho a dizer é que aqueles que acabam a prova primeiro e consequentemente almoçam primeiro que no fim arrumem os tabuleiros, pois os "atrasados" não têm que andar a arrumar os vossos tabuleiros para conseguirem também almoçar.
Abraços.
 

carrixo

New Member
Parabens há organização!!
É de lamentar na minha opinião é que muitos atletas vão participar na rota das cebolas como se fosse uma prova da taça ou algo do genero acabando por "atropelar" os que vão somente pelo passeio e pelo convivio.
PARABENS CBK
 

rruuii_

New Member
Como iniciante, gostei imenso e diverti-me. Como já foi referido, estou totalmente de acordo com o Carrixo, quando fala nos "pseudo-prós" que apenas atropelam os demais, talvez tivessem mais fome e ansiavam por chegar primeiro ao porco no espeto. Lá estarei na próxima e desde já um pedido... com menos "paredes" :p
 

tiagoleal

New Member
Como a minha 1º vez na rota das cebolas, digo que foi dos melhores passeios que já fiz... Gostei bastante dos trilhos e gostava de lá voltar para apreciar melhor os trilhos. Assistencia 5*****, a unica coisa a melhorar era a sinalizaçao dos trilhos pois havia alturas que nao sabia por onde haveria de ir, nao havia fitas... No Global foi muito bom... para o ano estou la decerteza...
 

Silveira

New Member
Prova porreira com abastecimentos nos locais certos. 5*
A melhorar a sinalização em alguns pontos para nao ter que fazer um circuito extra e acabar com 36km. xD
Para o ano conto voltar. =)
 

Próspero

New Member
Bem... eu sou suspeito pois à 7 anos que participo neste evento, mas, todos os anos têm melhorado ( este ano, febras e vinho tinto no reforço :) ). Falando deste ano, o percurso foi mais exigente, para aqueles que no ano passado disseram que 27 kms tinha sido pouco, este ano já ficaram mais satisfeitos. Estava bem marcado (pelo menos, quando eu passei). Bom reforço, de salientar os 4 reforços líquidos (contando com o da chegada). Banhos com água QUENTE!
Atendimento e rapidez no serviço de almoço, muito bom.

Conclusão: Recomendei, recomendo e vou continuar a recomendar :)
 

ZylmhuinVII

New Member
rcaridade, apanhaste-me num momento de "fraqueza" a empurrar a burra subida acima... :D de resto, grande vídeo.

Tens de colocar o vídeo no FB do CBK, para haver mais divulgação (se ainda não o fizeste).

Abraço,
 

jmcupra

Member
Concordo que os "Prós" (ou Pseudo Prós) pensam que a prova conta para alguma coisa.... por outro lado tenho muito mais queixas do pessoal com menos experiência que talvez não saiba mas há certas regras a cumprir numa prova de BTT:

- Nas Subidas o pessoal que vai a pé deve deixar o trilho para quem vai de Bike.
- Mesmo nas zonas planas ou descidas deve-se ceder passagem se vemos que o atleta que vem atrás é mais rápido
- Quando para ultrapassar se diz "Direita" ou "Esquerda" siginifica que quem vai ultrapassar vai passar por esse lado (logo quem vai ser ultrapassado deve desviar-se sempre que possivel para o lado contrário.... e não para o lado que ouviu alguem dizer como vi muita gente a fazer...)
- Quando temos algum problema na bike (ou apenas queremos descansar) devemos fazê-lo fora do trilho .
Como estas há mais regras de civismo que o pessoal muita vezes não cumpre e ás vezes acaba por criar problemas e chatices completamente desnecessárias . Não sou um "Pró" (nem nunca serei ) mas tenho feito algumas provas e verifico que na Rota das Cebolas (fiz as 2 últimas edições) estas problemas acontecem com mais frequencia (talvez pela filosofia de chamaram isto um passeio e atrairem pessoas que provavelmente fazem aqui a única prova do ano...).

Cumprimentos
Joaquim Moreira
 

ZylmhuinVII

New Member
Viva jmcupra.

Na globalidade concordo com o que escreves, mas o 1º ponto não é tão linear quanto isso.
Como BTTista de fds e férias que sou, a minha forma física não me permitiu fazer todas as subidas sem desmontar. A questão de ceder o trilho é complicada, porque existiram subidas onde o trilho era algo estreito, e fora do trilho o mato não deixava a bicicleta rolar e o andar a pé era complicado.
Acho que a frase correta seria "Nas subidas o pessoal que vai a pé deve encostar-se o mais possível a um dos lados, para facilitar a passagem de quem vai de bike."

Isso do "Direita" ou "Esquerda" aconteceu-me. O ciclista que ia ser ultrapassado passou para o lado que falei. Poderia não ter ouvido, ou simplesmente não conhecer o "código", não acho que o fez por mal.

Como dizes, o facto de ser um passeio faz com que vá malta que não anda muito, e desconhece estas regras. Não custava muito à organização dar um papelinho no saco, ou para poupar papel, fazer um pequeno briefing antes da partida, explicando estas questões de direita/esquerda, subidas, ultrapassagens, paragens para descanso/avarias ou outras pertinentes.

Quanto aos "prós", eu parti lá para trás, nem os vi :D
 
Top