Rescaldo 6º Raid BTT À Descoberta Maravilhas Sobral de Monte Agraço

biker 78

New Member
Parece que calha me a mim abrir o tópico.
Custou a levantar da cama de manha mas valeu bem a pena. Já sabia que ia apanhar lama, isso era uma certeza depois do dia de ontem.
O percurso era espectacular e a bifana no abastecimento ainda melhor :). E de louvar todo o trabalho da organização que mesmo com estas condições climatéricas conseguiram fazer um raid 5 estrelas.

Até para o ano.
 
Só tenho uma coisa a dizer...que EMPENO! :lool:

Esta organização é excelente, os produtos da lancar no 2º abastecimento foram essenciais para conseguir acabar a prova, a lama era tanta que já não consegui trocar as mudanças. Os aspetos menos positivos foi um ligeiro atraso na partida e não terem colocado altimetrias nem no site nem aqui no fórum. Agradecia que o colega com que acabei o passeio, me pudesse enviar o seu treino pois ele tinha um edge 500 que eu reparei...já que o meu decidiu-se desligar (era um rapaz com uma ktm myroon 29, que era para fazer os 60 mas acabou por fazer os 40km, foi dos primeiros a chegar comigo)...Os abastecimentos não usufrui mas pelo que eu ouvi dizer upa upa! Os banhos a água estava maravilhosa. Podiam ter posto mais uma ou duas mangueiras para lavar as bicicletas

Até para o ano, e se for porco...vou ficar para almoçar :p
 
Last edited:
Acho que foram os 60kms mais duros da minha vida!
Falando já no percurso tenho de admitir que não estava nada mal devido ao que choveu, apanhou-se lama claro mas mesmo assim estava ciclavel na maioria dos casos.
As marcações estavam aceitáveis, a organização já tinha referido porque de não facultarem tracks e tem lógica.
o abastecimento km 30 estava divinal, a bifana, o chourico assado gelatina deram força para mais 30 kms eheh.
Agora os aspectos menos bons, a partida atrasou muito para quem ia os 60kms mas pronto. o mais doloroso foi ter tomar banho de água fria depois de arrefecer na zona das lavagens mas pronto desvantagens de fazer muitos kms a ritmo baixo(3h57m a pedalar).
Fiquei um pouco triste a chegada, não estava lá ninguém depois de tanto esforço apenas um simpático membro da organização a dar os últimos suplementos eheh.
No geral estava bem organizado.
 

handplayer

New Member
Hoje foi um dia para esquecer... não devia ter saído da cama! :fpalm:

Correu tudo bem até ao km 20 +-, quando dei conta que tinha perdido o GPS. Voltei para trás a ver se o encontrava e ia perguntando à malta se alguém o tinha encontrado, quando dei conta, também tinha perdido o conta km! Dassss, assim já é demais! Fui praticamente até ao 1º abastecimento sem o ter encontrado e depois regressei pelo percurso dos 20km! Chateado com a situação (só faltava partir a bike ou dar uma queda) até que, pumba, toma lá e vai ver se o chão está fofinho... uma queda, mas felizmente sem consequências! Cheguei ao pavilhão "aqui já não há água quente, só no campo da bola"... "Dassss, está pior, só falta agora também não haver água quente no campo da bola!" Bingo, aguinha fria, que maravilha! Mas vá lá, escapou o almoço que estava à maneira!

Resumindo, secretariado rápido, 1º abastecimento com muita variedade (não tive a sorte de poder ir ao 2º abastecimento), apesar da lama o persurso estava quase 100% ciclável, as marcações boas, a organização sempre simpática e atenciosa, especialmete aquele amigo que apesar de não dormir há 32h (peço desculpa não ter perguntado o nome) ainda teve paciência para me aturar e ajudar a saber do GPS, o almoço com muita variedade e bem confecionado.

Por fim, resta-me apelar ao bom coração de quem poderá ter encontrado um GPS Garmin Dakota 20 (estava dentro de uma bolsa branca e transparente) ou de um conta km Sigma 1609 preto, o favor de entrar em contacto comigo, se fizer favor!

Fiz eu a inscrição logo na 1ª fase para poder poupar uns € (é o que dá estar desempregado à 1 ano), para depois me ter acontecido tudo isto... Dasssss, que put@ de sorte a minha! :( Anda uma pessoa a fazer um esforço para poder continuar a praticar esta paixão, mas assim torna-se difícil e desencorajador!
 

nicovx

New Member
valente empenho, mas valeu a pena; percurso a repetir mas com o terreno um bocadinho mais seco.
Bela bifana, deu um jeitão para chegar ao fim "aconchegado" ja que o S Pedro fez o favor de descarregar perto do final.
Pró ano há mais.
 
É verdade, é sem duvida um percurso a repetir com o tempo seco, adorei aqueles singles ao inicio!
Amigo "handplayer" fico triste por essa situação espero que tudo se resolva pelo melhor.
 
Já se falou aqui de um aspecto menos positivo; a hora da partida, pois para mim foi bem positivo, lol… Depois de levantar o dorsal ia eu preparar a bike e equipar rigorosamente, reparo que não tinha os sapatos… com esse atraso deu para voltar á Póvoa Sta Iria e ainda assistir ao sorteio da Bike.
O aspecto negativo a referir foi sem duvida o tempo. Quanto á organização mais uma vez esteve muito bem. A Bifana, as maquinas de pressão, o almoço que deu pra comer até dizer chega, são aspectos que marcam a diferença… vou coleccionar jersey’s do Sobral M.Agraço venha o próximo Raid.

Já agora, espero que o GPS do handplayer apareça.
 
Resumidamente (e isto vindo de alguém que é novo nestas andanças) :

Excelente organização. Mesmo.
Percurso com alguma lama... Coisa pouca ;)
No final deveria estar mais malta para ver a chegada, mas percebo... com aquele tempo!

Apenas deixo o reparo, no final deveriam estar mais mangueiras p/ limpeza das máquinas!

Sem dúvida a repetir!

Handplayer espero sinceramente que recuperes o GPS.
 

wawando

Member
Foi a minha primeira aventura num raid/maratona e correu muito bem. 60km duros por causa da muita lama e uma bela chuvada no fim, mas que soube muito bem!
Parabéns à organização.
Só melhorava mesmo as máquinas de pressão, no mínimo 4 ou 5...
 

passa ao lado

New Member
Com muita pena minha nao cheguei ao 2º abastecimento pra provar o leitão e a bifana pois aos 17 km comecei a ter problemas com
a corrente e a transmição , agradeço a ajuda de de alguem que parou pora me ajudar a endireitar o desviador traseiro k ficou virado para tras e enrolado na corente e k7 !por isso decidi voltar para tras pelo alcatrão! mas nem tudo foi mau ! banho de água quente e depois um bom almoço de lorde !
dou os parabens mais uma vez á organização pelo seu trabalho ! se nao chover assim tanto pro ano estarei lá mais uma vez.
 
Last edited:

lionheart

New Member
Boas,
Foi a minha 2vez neste Raid e mais uma vez adorei. Inicialmente tinha escolhido o percrso dos 60km mas devido ao estado do terreno e as condicoes climatericas decidi ,mais um amigo, que me acompanhou fazermos os 40km, e que 40km. A partida foi dada com um ligeiro atraso, as marcacoes bem postas, os abastecimentos com tudo o que falta a um raid btt, bifanas, leitao assado, arroz doce, vinho , cerveja . O percurso apesar de muito dificil tornou-se muito divertido. Achei que devia haver mais pessoal no terreno mas nada que ponha em causa o bom trabalho feito por esta organizacao. Os banhos com agua fria devido ao elevado n" de participantes. O almoco tal e qual o ano passado um verdadeiro banquete. Quero tambem salientar a extrema simpatia de toda a organizacao bem como do Sr. da Lancar que estava no 2 abastecimento.
Cumprimentos.
Ate 2014
 

JorgePedroso

New Member
Boa noite,

Não podia deixar de vir deixar os meus parabéns a toda a organização pelo excelente evento. De facto, o meu único reparo é a hora tardia de arranque. preferia, efectivamente, sair às 9h00.

Marcações bem feitas, nos sitios certos. Andei muitos kms sozinho, talvez mais de 25 e nunca me enganei. O percurso estava espectacular, do mais diversificado e com todos os engredientes que o pessoal aprecia. A repetir, seguramente, com tempo seco. Como sou da zona, até dá para sair de casa ao encontro destas MARAVILHAS.

Em relação aos abastecimentos, apenas parei no banquete, não fiquei muito tempo mas o suficiente para perceber a fartura de comida e bebida que lá se encontrava à disposição dos participantes.

Outras coisas não utilizei. Gostei do gorro ;)
 
Penso que o maior senão foi mesmo a hora de arranque, as 9h teria sido o ideal dado o estado do terreno...
Os banhos e a lavagem das bikes também deixou um bocadinho a desejar!

Fora isso, parabéns à organização! Belo percurso, óptimos abastecimentos, bons brindes e um grande banquete!

Até para o ano... mas espero que o S. Pedro contribua um pouco menos ;)
 

birthmark

New Member
Esta foi a minha estreia num evento deste género, e foi uma estreia do catano.
Apesar de duas quedas e de ter tido de parar aos 20 e poucos km com problemas na corrente devido à lama, gostei bastante.
A lama era mais que muita mas em grande parte do que fiz ainda era ciclável.
De realçar os singles na zona do primeiro abastecimento!

Parabéns à organização, já que organizar um raid destes com as condições destes últimos dias não deve ser tarefa fácil..

PS: Obrigado à rapariga que me ajudou a levantar na primeira queda e que se fartou de rir com a segunda! :)
 
P

Putodobairro

Guest
Primeira vez que fui e sim adorei a prova com muita lama e algumas dores nas pernas mas os abastecimentos e o almoço compensaram...... Para aproxima levo o taparuer para o porco loool estava delicioso ... Parabéns a organização e todos aqueles que compareceram para desfrutar da lama :)
Ps: depois gosta de saber onde posso ver as fotos....
 
Last edited by a moderator:
Ora boas.
Quero começar por dar os parabéns á organização pelo excelente trabalho na montagem deste raid; As condições meteorológicas da última semana e principalmente as do dia anterior não anteviam tarefa fácil tanto para a organização como para os participantes do raid, mas para mim tudo correu bem, as marcações estavam lá todas nos sítios certos, em relação ao percurso gostei e realço aqueles ST no forte do Alqueidão dentro do eucaliptal, espero lá voltar quando o tempo estiver mais seco, aos abastecimentos dou nota máxima onde não faltava nada desde a bela bifana até ao belo arroz doce; O almoço então foi mais uma maravilha tudo á grande.
Sendo que esta foi a minha primeira participação neste raid espero voltar nas próximas edições mas de preferência com menos lama.
Agora venham lá as fotos.


Ps: handplayer espero que tenhas sorte e recuperes o teu GPS.


António Henriques
 

marcolight

New Member
Bom dia,

Pela primeira vez em Sobral, inscrevi-me para os 60km mas só fiz os 40km, a hora da saída e o esto do tempo não ajudaram.
Percurso 5 estrelas, duro o quanto baste e técnico também, valeu o abastecimento dos 28km acho eu o melhor que já apanhei em maratonas,
e digo-vos que já fui a muitas de norte a sul.
Organização está de parabéns
 
Bons dias a todos!

Primeiro que tudo gostaria de endereçar os parabéns à organização, que perante todas as adversidades conseguiu criar as condições minimas para que este Raid se realizasse.
Participei nos 40km´s, como a grande maioria do meu grupo (Linda-a-Pastora S.C.) e a nossa opinião geral é que se não fosse o regelamento sofrido na longa espera para a lavagem das bikes, seguido de um sempre aconchegante banho de água fria, o saldo seria bastante positivo, após essas situaçõs, ficámos reticentes quanto a futuras participações neste Raid.
Dito isto, gostava de salientar os aspectos positivos e os negativo,
Como positvos:
-os trilhos, que me pareceram ser bons, mas com outras condições atmosféricas;
-os abastecimentos, em especial o segundo, ainda que numa adega pequena, tudo o que nos ofereciam era muito bom, desde o leitão, o chouriço assado, as bifanas, o arroz doce, muito bom;
-o gorro, no regresso deu muito jeito;
-a simpatia da generalidade dos membros da organização.
Como negativos:
-a lama, muita lama;
-algumas más marcações, que levaram a enganos desgastantes;
-alguns elementos de apoio que se encontravam dentro do quentinho das viaturas, enquanto os atletas se arriscavam a entrar nas vias publicas, sem controlo;
-a forma como fomos recebidos na linha de chegada;
-a lavagem das bicicletas, mau demais para ser verdade;
-os banhos quentinhos, situação vista e revista em muitas das provas em que participamos, principalmente com estas condições atmosféricas é vergonhoso oferecerem-se banhos de água fria.

Espero que não considerem estes meus apontamentos como critica destrutiva, mas antes como opiinão de forma a contribuir para futuros melhoramentos.

Bem Haja a todos
Abraço
 
Top