[Rescaldo] 5ª Maratona "Cidade do Barreiro" - 23 Maio 2010

Mach3

New Member
Boas,

Também eu fiz os 45 Km e gostei muito da prova, no entanto também tenho algumas criticas construtivas a fazer:

Secretariado e controlo 0 - Tudo rápido e eficiente.

Partida - Talvez o terreno não permitisse um trajecto melhor, contudo aquela areia complicou um pouco as coisas.

Percurso - Bem marcado inclusíve a separação dos percursos, pois as placas na minha opinião eram grandes e uns metros à frente estava escrito no chão qual o percurso a que correspondia, no entanto um participante dos 80 km, virou comigo e só após uns bons metros me questionou, pelo que lá inverteu a marcha.
Gostei do percurso, era divertido e variado no entanto há 2 coisas que correram menos bem, uma é o facto de a descida do Quebra Costas que subimos o ano passado não estar assinalada como perigosa, pois se aí fosse um grupo grande ou alguém que não conhecesse poderia dar raia a outra era aquela passagem por aquele tunel, eu tenho 1.87 m, e não é muito agradável, pois quase tive de desmontar, e ao optar por não o fazer, lá dei umas cabeçaditas.

Abastecimentos - Ter o 1º abastecimento ao km 24 nos 45 km, acho demasiado, umas águas a seguir à fase das subidas teria sido muito bem vinda. o abastecimento ao km 24 estava bom, nada a apontar, pelo contrário, pois até estava lá um rapaz que me perguntou se queria por óleo na corrente.

Chegada - Ora aqui é que está o ponto menos positivo desta maratona, pois quando eu cheguei houve um problema qualquer, que obrigou a que eu estivesse uns bons 3 a 5 minutos à espera de poder passar a meta em fila indiana com vário elementos, o que não é justo pois os tempos vão possívelmente ficar todos juntos, quando as pessoas chegaram distanciadas umas das outras minutos, no entanto vamos esperar pelas classificações para saber ao certo.
O que sei é que no momento da chegada, não foi possível saber a minha classificação.

Banhos - Tirando a fraca higiene do local e a falta de sinalização, de resto nada a apontar, e mesmo sem sinalização foi fácil dar com o local.

Lavagem de bicicletas e almoço - não utilizei.


Mas no geral gostei bastante, pois se houve algumas questões que indiquei como passíveis de melhoria, muitas mais houve que funcionaram exmplarmente, como autoridades nos cruzamentos e simpatia com fartura e óptimas condições de estacionamento.


Cumprimentos,

Mach3
 

fernanrei

Member
Fotos espectaculares, tens toque de artista os meus parabéns.
Boas pessoal.

Também não participei mas gostava de ter participado. Foi um belo dia de BTT.
Em honra dos grandes heróis deixo algumas fotos que tirei na no cai de costas e na fase final da subida das vacas.
Não consegui apanhar os primeiros da meia maratona mas as fotos finais são referentes aos 15 primeiros (na altura).

Grande abraço e digam se gostaram das fotos;)

http://picasaweb.google.pt/109042806733228183509/MaratonaBarreiro2010#

ps: Interceptor. A mudança do 2.º furo ficou devidamente registada!
 

Espigão

New Member
Faço tuas minhas palavras amigo Espigão!

Eu já fiz uma denúncia aos Moderadores...

Como participante desse "passeio no Alentejo" sinto-me ofendido por um "gajo qualquer" que se meteu num evento por engano (e que também de certeza deve andar neste desporto por engano) e que não pára de tentar criar mau ambiente pelo fórum...

Enfim... é triste...

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 
Last edited:

Aguiasman

New Member
As classificações já estão disponíveis no site da maratona: AQUI

Muito obrigado pelos vossos comentários, estão todos a ser construtivos, OBRIGADO mesmo!!!!!

Vou descansar, depois irei fazer o rescaldo!

Abraço a todos....

Bruno Lopes
 

balsinha

Member
Em primeiro lugar devo dar os parabéns a todo a staff da Fidalbyke que nos proporcionou uma excelente maratona. :)

Sobre as marcações apenas digo que estavam impecáveis, os avisos de perigo quando era necessário estavam lá, tivemos úteis marcações no chão com cal, e nos locais que poderiam suscitar dúvidas lá estava um ou dois elementos do staff.
A GNR e os bombeiros estiveram sempre presente em todas as passagens ou transições de trilhos/estrada.

A simpatia das pessoas também foi notória.
Os abastecimentos tinham aquilo que era necessário, nada faltou.
A meu ver uma organização que não fica a trás das mais conhecidas maratonas nacionais.;)

Tive o prazer de conhecer pessoalmente o Hugo "espigão" Carvalho e trocar umas breves palavras, uma simpatia de pessoa. ;)

O inicio da maratona foi muito complicado para mim, aquela areia inicial atrasou-me bastante e só a partir dos 15 km encontrei um ritmo para a mesma, de resto até não correu mal, mas pensava fazer uma melhor maratona apesar do 11º lugar no meu escalão.

Foi durinha a prova, mas isso é algo que já se espera da Arrábida.

Foi a minha primeira participação nesta prova e conto voltar para o ano.


Cumprimentos
 
Last edited:

José Martins

Administrator
Aproveito para relembrar que este tópico se destina apenas ao rescaldo do evento em titulo.

Aproveito para partilhar convosco uma certa tristeza que sinto quanto vejo tópicos deste Forum seguirem por caminhos diferentes daqueles para que foram criados ou pelo menos quando alguém tenta que isso aconteça.
Já o repeti dezenas de vezes: cada um tem direito à sua opinião, desde que a manifeste em respeito pelos outros, sem ressabiamentos e sem misturar assuntos.

De resto, este espaço, apesar de não haver bela sem senão, tem primado ao longo da sua existência por ser um espaço de debate e de troca de ideias, feito de uma forma respeitosa e elevada, sem o tipo de palavriado que esta noite já por aqui aconteceu.
Existem regras, são para cumprir e apesar de me custar, tenho de o escrever: quem não se souber adaptar às ditas regras e acima de tudo, às regras de boa e sã convivência entre seres humanos educados, certamente não se irá sentir bem aqui.
Nesse caso, a porta da rua é a serventia da casa.

Desculpem a frontalidade, mas já chega. Nem miudos de cinco anos necessitam de tantos avisos.
Boas pedaladas e voltem ao rescaldo deste evento, que a juulgar pelas opiniões positivas, merece ser tratado em primeiro plano e não da forma como foi tentada.
 

JG/..

New Member
Agora digo eu...
Foi uma demonstração de como é possivel organizar uma Marartona com os três B's.
Bom bonito e barato.
Já paguei três vezes mais e não tinham metade do que encontrei hoje.
Até pró ano.
 

PlayGhost

New Member
Também estive presente e não tenho nada de especial a apontar à organização. É concerteza uma maratona a repetir para o próximo ano. Ainda vi + na frente o Espigão, mas como estava tão longe não deu para meter conversa. Contudo há determinados pontos que gostaria de fossem resolvidos.

Pontos não positivos: Todos gostamos de ficar na frente da grelha de partida, por razões óbvias. Contudo e apesar de ter colegas na frente, quando fiz o controle 0, já não consegui ficar na frente e assim sendo fiquei atrás do pessoal que já lá estava, ficando distanciado deste grupo de colegas. Não gosto de alimentar estes conflitos, mas é uma tremenda falta de respeito ver um elemento da D´Helvetia Team passar à frente de toda a gente perto das 8h50. Culpa para a organização, pois estas situações tem como ser resolvidas.

O outro ponto não tão positivo, prende-se com o facto de quando sai da quinta da machada ao 12h, estar classificado em 38º da geral, e agora em 40º. Parece-me estranho.

Tal como já tinha dito, é uma maratona a repetir. Aconselho vivamente, apenas convem limar estas e outras pequenas arestas como referi anteriormente.
 

Phaze

New Member
Bom dia!

Após uma noite de sono para recuperar ca venho eu fazer o rescaldo da primeira maratona "a sério" que fiz apesar de ainda não ter a bicicleta indicada...

Como em todas as maratonas há pontos positivos e menos positivos, nesta foram muito poucos os menos positivos.

A zona de partida acho que não foi a melhor como já aqui disseram, a paisagem é fantastica e apesar de ter um percurso muito rolante ainda apanhei muito sitio onde pude dar uso aos 160mm de curso, os abastecimentos estavam muito bem (fartei-me de "repor energias") embora aquele trilho das vacas tenha me deixado com os gêmeos em braza :p

As zonas mais giras para mim foi o cai de costas, o fio dental, os moinhos e descidas seguintes e a parte final apesar de alguma areia.

Os balnearios é verdade que não tinham as melhores condições mas conheço muita gente que já apanhou bem piores, são coisas a melhorar...

4 estrelas para esta maratona!

Já agora dos muitos fotografos e fotografas que haviam onde é que andam? Queria ver uma foto minha e ainda não encontrei :p
 

papcm

New Member
Olá,

Esta foi a minha 1ª participação nesta maratona. Cheguei aqui porque fui bisbilhotar os comentários no forum da edição do ano passado e fui contagiado pelas boas referências deste evento. E sendo perto de casa, porque não fazer os trilhos onde habitualmente vamos pedalar de uma forma diferente?

A organização esteve bem, com muita GNR nos cruzamentos e elementos da organização ao longo do percurso. Houve zonas que poderiam indiciar enganos, nomeadamente na zona residencial a seguir ao single track depois dos moinhos. Os abastecimentos foram normais, com opções de bebidas revitalizantes. Concordo com alguns comentários que foram aqui colocados em relação à subida para os moinhos. Acho que seria impossível fazer de bike, mas também faz parte do BTT andar com a "menina" à mão. Os cartazes que íamos vendo ao longo da subida ajudava a aliviar os "palavrões" que interizávamos :).

Concluindo... acompanhei a minha equipa nesta maratona e não fiquei arrependido da minha participação. Parabéns aos restantes Papa Trilhos pedalantes.

Algumas fotos que tirámos aqui.

Saudações.
 
Last edited:
S

Seltor

Guest
Boas pessoal

Foi a 1ª vez que partecipei numa prova pois infelizmente por falta de tempo sou BTTista de fim de semana. Completei os 45 KM e não fui o ultimo mas quase :p .
Em relação à prova em si tenho de dizer que a organização esteve excelente, percursos muito bem delineados e excelente quando se tinha de atravessar alguma estrada, afinal parece que a GNR faz mais que passar multas a malta.
O percurso esteve excelente com zonas espectaculares e devo dizer que apesar das pragas que roguei a quem escolheu ter de subir a descida das vacas tenho de admitir que depois de chegar lá a cima e ver a paisagem acho que valeu a pena além de que para mim BTT é também ter de carregar a "menina" de vez em quando.
 

xibaka

New Member
Tambem Eu gostava de dar a minha opiniao sobre esta maratona, foi a primeira vez que participei na maratona do barreiro, depois de analisar alguns feed backs dos anos ateriores, decidi inscrever-me e meus amigos fiquei supreendido pela organização da prova. tanto pela logistica, como pela simpatia do staff.
para o ano podem contar comigo.
P:S aonde e que param as fotos oficiais, ja que vi um batalhao de fotografos......
 

bttrider

New Member
Boas, tambem tive o mesmo problema do playghos :), á saida da machada era 40º nos 45km e hoje sou o 43º lolololo como é que os que chegaram depois de mim ainda alguns ficaram á minha frente????? não é por 3 lugares mas sim por ser 1 pouco estranho!!!

Phaze eras tu que tinhas 1 FOES suspenção total???? essa bike estava muito fixe pena não ser a mais indicada para este tipo de provas :), mas o que conta é o espirito, o passeio!

Fiquem bem e muitas pedaladas
 

_Pinto

New Member
Boas.
1º Parabéns a organização. Em termos de staff não passei mais de 5km sem ver um membro da organização. O que é excelente se o pessoal cair da burra abaixo.
2º O percurso, a sensação que tive quando faltavam 15km para o final é que tinha estado 4 horas a subir sem parar! :D Não estou a dizer que foi mau, pelo contrario, foi brutal. Só queria ter estado melhor fisicamente para poder aproveitar melhor as lindas paisagens que a nossa arrabida nos proporcionou (foi só sofrer até aos moinhos!). Depois não sei o que se passou... aquela vista da arrabida nos moinhos parece que me deu novas forças e foi um autentico time trial até ao fim! E parabéns pelo single dos últimos 3 km... foi um autentico doping psicológico :D

Foi só a minha 2ª maratona... e a mais dura até hoje! Parabéns e obrigado por me ajudarem a encontrar um novo limiar de dor!! :p :p
 

pedrix

New Member
Depois de ter participado no ano passado decidi voltar este ano e nao me arrependi.Foi a terceira maratona que fiz este ano e a primeira que consegui acabar.Nas outras duas parti o drop-out devido a ridiculas quedas nos primeiros 10kms.Nesta maratona nao foi facil mas cheguei mesmo ao fim.Ao km 20 parti a corrente e quero agradecer a dois participantes: o primeiro nem olhei bem pra ele,deu-me um elo de engate,explicou-me como se substituia e arrancou,devido à minha azelhiçe nao é que pouso uma parte do elo no chao e nunca mais o encontrei.Mas como o BTT tem destas coisas enquanto passava o chao a pente fino eis que pára outro atleta(desta vez acho que era o 328 ) da-me outro elo de engate e desta vez com a maxima concentraçao/ calma la consegui arranjar a corrente. O meu muito obrigado aos dois.Muito tempo perdido,la fui recuperando uns lugarzitos ate ao final do single do fio-dental em que dei um belo tralho com direito a cara no chao e tudo.Levantei-me e com o pulso e o ombro um bocado mal-tratados la cheguei á meta,com 5h02m e sempre com o apoio/companhia em toda a maratona do Ruka de Odivelas,o meu obrigado tb a ele.
Nao ta facil este ano.Gostei muito da maratona,tudo ao nivel de sempre.A opçao dos varios tipos de inscriçao tb muito boa.Em comparaçao a muitas maratonas e passeios chulistas que por aí andam.Esta da-nos estas opçoes de preços de inscriçao e depois da-nos percursos com excelentes marcaçoes carregadas com staff e GNR por todo o lado.MUITOS PARABENS.
Tb so queria alertar para quem tem bikes da marca SCOTT ou pensa comprar uma,passem por este topico:
http://www.forumbtt.net/showthread.php/22599-Reclamação-Stand-Jasma
 
Last edited:

babalu13

New Member
Como minha primeira maratona (cidade do Barreiro) quero felicitar todo o staff pois estava tudo 5***** uma prova a repetir ..onde anda os fotografos de serviço um dos quais estava a meio do "Fio dental" para vermos a nossa linda figura :)
Mais uma vez parabens e ate para o ano e boas pedaladas.
 

fernanrei

Member
Não quero de forma alguma condicionar os seus comentários, mas gostaria de dizer algo que julgo ser importante. Para começar, só pelo facto dos fuzileiros terem posto à disposição as suas instalações,muito há a dizer mas de bom. O senhor fala do estado de conservação e da higiene dessas instalações, mas terá que ter em conta muitos factores: 1º- quantas pessoas já tinham tomado o seu banho antes de si. 2º- as instalações normalmente estão fechadas e apenas foram abertas para nós. 3º-os fuzileiros não têm nenhum batalhão de limpeza nem tão pouco alguma empresa para esse facto.4º- não sei se sabe mas actualmente os militares estão reduzidos em termos de pessoal ao máximo,mesmo assim disponibilizaram as suas instalações sabendo que isso traria trabalho extra, e tudo de uma forma simpática. 5º-os fuzileiros contribuiram muito para que a prova tivesse a melhor prestação possível,tanto em estacionamento muito bem ordenado como nos banhos que o senhor tanto critica. Por isso não posso deixar de reparar na coragem que o senhor teve em criticar de forma bastante categórica as instalações, acha que é assim tão relevante ao ponto de merecer divulgação?
Boas, participei nos 80km e só tenho a dizer bem relativamente aos trilhos escolhidos. Claro, com excepção das vacas doidas :D. Que subida aquela! 1/3 montado, 2/3 "à la pate". Quem sabe para o ano...
Os abastecimentos estavam bem localizados e com pessoal simpático. O abastecimento propriamente dito, para quem tivesse tirado barras no primeiro, eram suficientes. Para quem não o fez, comia bolos ou fruta. Em suma, estavam bons.
Em termos de segurança: a gnr com membros da organização, garantiram o atravessar de estradas em pleno. Já nlaguns estradões, de vez em quando lá surgia um cromo a fazer pó...
Os banhos: sinalização inexistente. Este foi um pecado! No final de tão boa organização, nada havia a assinalar aonde eram os balneários (que para instalações de fuzileiros, deixam muito a desejar em termos de estado de conservação e higiene.
A lavagem de bicicletas, ou eu estava distraído, ou não havia indicação nenhuma da sua localização...

Nota 4/5
Ricky

Ah é verdade, de LAMENTAR a atitude de alguns PORCOS, que acham que a serra é como a sua casa: deitam embalagens de gel, embalagens de barras e outros, para o chão. Deviam ter vergonha!!! Pena tive eu que não vi nenhum desses PORCOS a mandar lixo para o chão. Havia de ser bonito!
 
Top