[Rescaldo] 4º BTT ROTAS MARÃO 2009 - 5 de Abril 2009

vascompsousa

New Member
Calma aí: nada de confusões. O almoço destoou relativamente a tudo o resto. A organização esteve impecável, em todos os pontos (tirando uma ou outra marcação), mas o serviço do almoço que não é da responsabilidade directa da organização, deixou muito a desejar, nomeadamente a todos os que fizeram a maratona (80 km). Como disse anteriormente espero estar em 2010 na maratona do Marão, como estive em 2008, mas se a organização pudesse mudar o serviço de refeição só poderia melhorar. Quer-me parecer que o restaurante não estava à espera de tanta gente e depois...foi o improviso.

Nada que afecte a projecção da maratona


Abraços


Vasco
 

Narciso Magalhães

Active Member
Eu já nem sei se estive na mesma maratona que algum do pessoal que aqui postou... :wink:

O percurso era bastante duro mas eu curti à brava, principalmente as descidas depois da separação dos percursos e os singles antes da chegada.

Percurso, na minha opinião, bem marcado. Não tive qualquer dificuldade em seguir o caminho certo.

Abastecimentos, não sei porque não parei.

Banhos, muito bons, com água quentinha e sem filas. É assim que se quer.

Almoço, bom. Quando cheguei não havia filas, e não fui para lá assim tão cedo, embora as filas tenham crescido pouco depois de chegar. Quando fui embora estava uma fila que nunca mais acabava. :evil:

Classificação, também não foi má para quem pouco tem treinado. 22º classificado da meia com 2h 25m.

Jersey, aqui está o único ponto negativo que encontrei. Visto M, pedi um L e mesmo assim é-me pequeno. Nesta altura do campeonato ter de vestir XL é que eu não contava... :twisted:

Christian said:
Narciso Magalhães said:
Já estão disponiveis os tempos e fotos no site do Aventura Marão Clube.

Depois do jantar já deixo aqui o meu comentário.

Fotos ainda nao consegui ver!!! :roll: :roll: :roll:

Eheheh... Realmente já lá estava o link mas só com uma foto. Agora já podes ver que estão lá umas poucas, mas não tem nenhuma tua. :twisted:

Em suma, apesar de ser a minha primeira participação é para repetir para o ano. :wink:
 

psmribeiro

New Member
E mais... Só quando cheguei a casa é que vi o presente da organização para todos nós... :mrgreen:

05042009004.jpg
 

Alf

Active Member
Eu fiquei roído de não ter ido pedalar :lol:

O Link com os tempos funciona, aqui é que queria dar os parabéns à organização, o sistema de registo de tempos funcionou impecávelmente :wink:

Ainda vos tirei algumas fotos à chegada :)
 

NOS7PORTUGA

New Member
Meus caros,

Em primeiro lugar gostaria de pedir desculpa pela falha no almoço.
Como aqui alguém já disse, não foi da nossa responsabilidade directa.....

Por volta das 6 da tarde, com já tudo arrumado ia finalmente almoçar...e foi a desilusão total.... quando ouvi relatos do que se tinha passado no almoço.. fui para casa sem almoçar e com um melão do tamanho de uma casa.....

Foram semanas de trabalho que ficaram manchadas por esse pormenor.
Comecei nesse dia a trabalhar às 5 da matina....
Tinha apenas tido notícia de uma queda com alguma gravidade (clavícula partida).
De resto tudo estava a a correr sobre rodas... tinha valido o esforço. E logo este ano que S. Pedro tinha feito a gentileza de nos ajudar com o tempo.

Enfim.....

Peço desculpas mais uma vez (acreditem que se pudéssemos, voltaríamos atrás na escolha do restaurante)
 

bartes

Member
Boas!

Não sou de Amarante, mas já tinha conhecido "infelizmente" o Restaurante GRELHA, e sabia de ante mão que seria a maior desgraça!! este ano não fiquei para o almoço porque sabia que a qualidade expressa o ano passado era difícil de melhorar... (também com erros prós mais atrasados o ano passado) mas acho que 600 e tal pessoas para um só restaurante é muita gente... dividir em 2 ou 3 restaurantes da zona com ementas iguais e dividir o pessoal... não perguntem como mas é só uma ideia.

Gosto de pedalar (respeito a falhas de todos) e também sou organizador de "pequenos passeios" e sei o que é organizar um evento de 100 200 ou ate 300 participantes, mas mais do que isso é uma desvantagem muito grande para quem quer ser eficaz.

ponto 1.1
Dividir o evento virtualmente em 2 ou 3 partes... se é necessário 30 pessoas uma zona de banhos uma mangueira 1 restaurante para 250 pessoas, então necessito do dobro para 500 pessoas é simples ( um director de prova que só faz a gestão na hora... esse elemento tem de ter sempre uma resposta para tudo ) ... e nesse caso já seriam 2 restaurantes etc...etc...etc...

PARABÉNS a Organização!

5ª Rotas do Marão devem ser melhores... sempre

abraço

bartes -13- :mrgreen:

P.S. - em época de crise instalada na ponta da língua dos Portugueses não podemos pedir muito mais!!!...
 

Marco Cação

New Member
Boas amigos,

Neste último domingo foi levantar da cama quando ainda muitos nem sequer pensavam em deitar-se e fazer-nos à estrada em direcção ao Marão e à bela cidade de Amarante.

UUCIIe412272-02.jpg


Chegámos ao destino ainda não eram 8h, fomos levantar os dorsais e logo de seguida fomos preparar as máquinas. Depois de um pequeno aquecimento pelas margens do Tâmega lá nos dirigimos à partida onde já se encontravam muitos atletas.

0q9fr.450396-02.jpg


ADigia019943-02.jpg


h2jvZu051598-02.jpg


À hora marcada arrancámos para esta aventura dando uma voltinha pela cidade e depois arrancando (subindo) em direcção à majestosa serra do Marão, passando por alguns trilhos pelo meio das famosas vinhas de vinho verde...

Como não viémos de tão longe apenas para deixar as coisas a meio decidimos ir para os 80km e desfrutar de toda a beleza e dureza da zona. É claro que quando muito se sobe também muito se desce e as duas grandes descidas efectuadas (uma com 7km sempre a descer e outra com 10km, valeram cada metro percorrido).

Posso dizer que fiquei fã desta zona e sempre que puder voltarei.

Quanto à prova em si e à respectiva organização os meus parabéns. Sinalização q.b., com os locais perigosos identificados. Avisos de aproximação de postos de controlo e respectivos reforços. Os reforços estavam bem preparados com bastante fruta (Maças, bananas e laranjas), barras energéticas e outros doces (chocolates e queques), sumos e água.

TsIIqv477403-02.jpg


Os pontos a melhorar deverão ser:
- O almoço - Acredito que para quem chegou cedo conseguiu comer mais ou menos, agora quem chegou tarde como nós...já a minha avó dizia "restos não são boa alimentação".
- O facto de ter de atravessar a cidade para ir dos locais do banho até ao local do almoço causa algum transtorno, ainda para mais quando se trata de um domingo à tarde e o centro da cidade está atolado com carros.

Aqui ficam algumas das fotos que tirei...

Wo6iZz125832-02.jpg


5FHaTi162431-02.jpg


76tj0m104203-02.jpg


GerDNr180912-02.jpg


V81d.x089300-02.jpg


Até para o ano...
 

adbarbosa

New Member
Boas pessoal

Devo dizer-vos q foi o meu primeiro rotas do Marão e fiquei fã...para o próximo ano estarei lá novamente! O percurso da maratona, para a minha experiência, foi durinho com paisagens fabulosas...apesar de tudo o que foi dito relativamente ao almoço, um bem haja para a organização, malta 5***** que se mostrou sempre disponivel para ajudar no que fosse necessário. Cumprimentos a todos.

Estou a tentar desde ontem consultar os tempos no site do Aventura Marão Clube e não consigo! Sabem se há algum problema?

Obrigado
 

vdpcunha

New Member
Pessoal sou de Amarante e conheço o pessoal dos Aventura.

No final da tarde passei novamente no restaurante e parecia um velorio tal o desagrado da organização perante a empresa hoteleira.

O percurso estava bem marcado, não foi por acaso que 2 motards foram de manhã verificar as marcações e um foi com o pessoal da frente.

O percurso já era meu conhecido mas voltei a curti á brava

Até a qualidade das fotos foram boas :p





Pic_16797_26.jpg






Para o ano voltem ao trabalho


Vitor Cunha
 

duchene

New Member
Este ano foi a minha primeira participação no Rotas do Marão, como tal não tinha termo de comparação, a não ser com outros eventos semelhantes. Inscrevi-me para a meia maratona, já que os 80km são ainda um objectivo a longo prazo.

Nos dias que antecederam a maratona, manifestei a minha intriga pelo facto de existirem longos troços de estrada pavimentada, que perfaziam quase metade da distância da maratona. Confirmou-se no terreno que assim era, no entanto, aparte do primeiro (e ultimo já que eram comuns) troço logo no início, os restantes pedaços de estrada "civilizada" encaixavam-se minimamente no percurso.

Em jeito de análise rápida, fica aqui a minha lista do que:

O QUE GOSTEI:
Da organização da organização, passe a redundância. É daquelas situações em que se nota claramente que as 3 edições anteriores foram de muita aprendizagem. Conseguiram mecanizar muito bem as coisas. O levantamento dos dorsais foi bastante rápido, o parque quase que chegava para todos os carros e a localização não podia ser mais central e perto de tudo, quer da partida, quer dos banhos.

Do percurso. Aparte da zona inicial mais aborrecida, que no entanto deu para aquecer, as zonas rurais era muito bonitas e as pessoas bastante afáveis. Claro que o verdadeiro interesse estava nas zonas inóspitas!

A paisagem é deslumbrante, especialmente recompensadora no final das longas subidas, com o máximo nuns respeitáveis 23% de inclinação.

O abastecimento era completo como se podia esperar e na zona onde estava era uma verdadeira tentação ficar por ali a ver a paisagem, especialmente os "verdérrimos" socalcos lá em baixo.

Claro, as descidas. Aí parou-me completamente o relógio. Alguns colegas devem ter visto um marmanjola vestido com casaco vermelho, numa Canyon, aos berros "ESQUEEEEEERRRRDA!!!" "MEIIOOOOOOOOO!", tresloucadamente a aproveitar a vantagem da gravidade e a descer disparado por ali abaixo. Foi a verdadeira purificação! Tanto que enfrentei com tremenda boa disposição os últimos quilómetros, a longa subida depois da última ponte e os singles na aldeia, até o motor gripar numa das últimas subidas de paralelo. Depois foi gestão de esforço até à meta, mas o sorriso já lá estava estampado.

A chegada foi muito agradável com nova incursão no centro da cidade e um clima de festa a aguardar quem terminava.

Queria agradecer ao senhor GNR o facto de ter enganado os colegas de pedal que iam à minha frente pelo que, com as pernas a dizer não, e eu a dizer sim, fiz um último sprint na rua antes da ponte e assegurei o meu honroso centésimo quinto posto.

O QUE NÃO GOSTEI:

Da falta de elementos da organização nas zonas perigosas. Após o primeiro posto de controlo, só voltei a ver elementos da organização uma boa dezena de km depois, após passar as descidas perigosas e as zonas de singletracks. A rever, já que, são zonas onde podem surgir quedas (e segundo um amigo meu efectivamente aconteceu nos singles da aldeia).

Havia também zonas com um pouco menos de sinalização do que o devido. Especialmente durante uma descida mais rápida, eu e mais 15 a 20 colegas que iamos largados, acabamos por falhar um corte à direita e ficamos um pouco à nora. Basta colocar uma porção de fita maior nessas zonas, fazendo quase um corredor de fita, bem como aumentar a sinalização nos cruzamentos mais confusos.

O single serpenteante no início trouxe alguma confusão, mas continuo a achar que é mais por falta de desenvoltura de muitos participantes do que pela dificuldade do trilho em si. Era completamente ciclável embora seja natural que em certas zonas possa demorar mais a passagem. Para tentar passar a pedalar abrandava a velocidade uns metros antes para deixar os colegas que estavam na subida começar a rolar, ou acabar de subir à mão, para depois avançar eu para poder fazer tudo de seguida. No entanto há sempre alguém que não tem capacidade de análise, vem disparado pelas laterais, tenta subir à frente daquele morcão que está ali quase parado, param eles a meio da subida e acabam por congestionar ainda mais aquela zona complicada. Se houvesse um pouco mais de paciência, passávamos mais devagar, mas todos a pedalar.

Total desorganização e falta de limpeza da zona onde era servido o almoço. Perante o desespero dos elementos da organização e em particular de uma jovem que se fartava de discutir com o responsável pelo almoço, já que a fila já chegava ás escadas e comida de grilo, os fulanos do restaurante riam-se e diziam "Calma, calma que já vem aí. Eles esperam mais um bocadinho". Tive a sorte de apanhar a última rodada de rojões. Depois... febras grelhadas. Sublinhando que a culpa da organização se esgota na má escolha do parceiro alimentar, é um ponto a rever no próximo ano.

Não gostei também do sistema tipo fila de cantina. Se houve pessoal com lata para isso, eu não tive coragem de ir repetir, sabendo que me ia por à frente de toda a gente e que ainda havia colegas do pedal sem almoçar, especialmente os dos 80km. É preferível ser buffet e as pessoas vão formando filas individuais, mais pequenas, para cada um dos itens do menu. Fiquei com um pouco de fome, mas pronto... o espírito também é de entreajuda.

VEREDICTO
Os pequenos nãos, ficam diluídos no grande SIM que foi o evento, o que o rodeou, e por onde passou. Portanto, para o ano, se assim for possível, estarei de volta, quiçá para os 80km.

Bem hajam!
 
Top