[Rescaldo] 4ª MARATONA BTT COIMBRA - COIMBRA - 15 Fevereiro 2009

MINOVO 3

New Member
Amigo Francisco lamento o que se passou hoje em Coimbra mas foi mau demais, não posso deixar de ser franco e dizer que a Organização revelou bastante amadorismo, numa qualquer maratona devidamente bem organizada tem os batedores montados em motos que verificam todo o percurso pouco antes do pessoal arrancar, é inaceitável a organização classificar os 2 primeiros a chegar dos 35 Km á meta toda gente sabe que eles fizeram menos 12 Km que o resto do pessoal.
Assim NÂO, Maratonas como estas, obrigado mas NÂO ...!
 
Boas!

Não quis comentar esta maratona sem antes ler uma justificação da organização porque sabia que ela ia existir, obviamente.

Quanto à quilometragem exagerada e marcações, não vou comentar, pois vou acreditar na palavra do Francisco, e como também organizo uma maratona e sei como as coisas funcionam, acredito muito bem que tal tenha acontecido.

Agora existem alguns pormenores que não tem desculpa....como já foi comentado anteriormente, a falta de números de contacto no dorsal é uma falta inexplicável...acho que nunca tinha participado numa maratona em que tal tenha acontecido...Francisco referiste que foi uma falta de respeito o que as pessoas fizeram na sabotagem no percurso porque nem se preocuparam que podiam participar crianças e pessoas menos bem preparadas, concordo plenamente contigo, mas e a falta de números de contacto não foi também uma falta de preocupação com essas mesmas pessoas?! então e se alguma dessa crianças cai no meio dos trilhos? Como faziam a assistência á mesma? Para não falar nas avarias mecânicas ou desistências, por exemplo parti a corrente na zona do Ingote, decidi ir a pé o resto do percurso, mas se quisesse ligar para me virem buscar não tinha essa hipótese...Obrigado Ludgero pelo elo rápido a chegar á Elisio de Moura :wink:

Outra questão é de facto a falta de controlos, explicaste a falta dos mesmo, mas não aceito essa situação, desde o momento em que souberam que o trajecto ia ser maior, o mínimo a fazer é que todos cumprissem esses km, continuando com os pontos de controle!
Sei de pessoas que participavam na meia-maratona e que foram classificados nos 30 primeiros com 40 e poucos quilómetros outros com 50 e poucos, outros que não foram á zona do Ingote e vieram pela circular externa, etc....Maior parte não vem com objectivos de classificação, mas há quem venha, e á quem goste de ver o seu esforço reconhecido e para esses hoje não ouve "verdade desportiva"....

De resto parei só no segundo reforço e tinha o necessário, os banhos estavam muito bons e o almoço também.

Para o ano contém comigo novamente, porque já participei nas edições anteriores e gostei bastante, por isso acredito que estas falhas tenham sido uma excepção, mas como já alguém disse anteriormente, esta edição, infelizmente, foi uma má publicidade para as próximas edições, o que é uma pena...

abraço

alkaline said:
Caro farnciscojose,

Pelos vistos tambem sabotarm as classificações :mrgreen:

Finalizei a prova com 03:26 horas atrás do Gonçalo Azambujo (dorsal 73, calssificação - 56) eu com o dorsal 72 apareço na classificação - 131 com 04:21 horas ( nem aqui conseguiram acertar.

Confirmo, o Alkaline chegou mesmo atrás de mim.
 

tofarma

New Member
Boas

Ora....eu é que tive juizo!!!!Fiquei com 17 euros no bolso!!!Aquando da promoção desta Maratona reclamei o preço e que não iria por esse motivo.Agora sim vejo que não perdi nada!!!Estou bem contente!!!!Aquilo que já li até agora é "ridiculo" para uma Maratona organizada numa cidade como a de Coimbra.Cada vez mais sou adepto de Maratonas em terrenos do interior:baixo preço, organização como deve ser, tudo 5*****!!!A comprovar isto mesmo basta ir ver os rescaldos , dessas mesmas Maratonas!!!E não me venham cá dizer que custa organizar e bla, bla, bla....Eu também já estive em organizações e não houve destas falhas!!!Falta de número de emergência??Falta de água nos abastecimentos?Falta de controlo?Falta de pessoal nos cruzamentos?

Pelo que vejo há que pedir muitas desculpas a todos os que aí estiveram, por parte da organização...mas como as desculpas não se pedem, evitam-se para o ano tentem baixar o preço, visto terem tantos apoios(CMC,etc...) e não comentam os mesmos erros!!!
 

Turbolento

New Member
Oh Gonçalo ... o BTT não é apenas pedalar ... é o convívio e a entreajuda! :D
Obrigado pela companhia até à meta ... essa corrente foi mesmo a única hipótese de te conseguir apanhar :mrgreen:

Amigo Francisco, antes demais obrigado por me ter deixado colocar os papeis "publicitários" da minha Mondraker :D

Quanto ao rescaldo e acreditando que existiu sabotagem ... porque não verificaram a quilometragem com uma moto logo pela manhã??


Pena não ter existido controlos (nem mesmo controlo ZERO).
Percurso ... gostei, apesar de algum excesso de alcatrão.
Marcações ... poderiam ter existido mais fitas e essencialmente mais marcações no chão em especial nas cortadas (na terra poderiam utilizar Cal)
Banhos impecáveis, como tem sido habitual.

Almoço muito bom e com direito a repetição :D

Para o ano conto em participar!! Tentem é utilizar materiais diferentes para fazer as marcações (as fitas não me parece grande ideia pela facilidade de remoção)
Concordo que esta edição tenha sido um má publicidade para as próximas edições!

Como já foi referido anteriormente, a falta de contactos nos dorsais é bastante mau!!

Em resumo, foi um empeno da caraças ... valeu pelo facto de rever amigos, e fazer mais alguns (espero eu).

As melhoras ao companheiro que teve uma queda e apesar de muitas dores, concluiu a prova!! (desculpa mas ... já não me recordo do teu nome)!!
Abraço também ao alkaline e ao pessoal do Barracão.
 

jrf

New Member
Evitei vir ao rescaldo de imediato, ou seja logo que cheguei a casa cerca das 15 h, para não ser demasiado desagradável!
Vinha furioso com o que me pareceu um logro organizativo.

Aparentemente e após algumas explicações do Francisco algum desconto terei de dar!

[size=10pt][size=10pt] No entanto:[/size][/size]
-Não ouvi antes da partida explicações acerca das marcações
-Pouca Polícia Municipal (E a Câmara era co-organizadora!!!) no trajecto citadino sobretudo á chegada ([size=10pt][size=10pt]Só servem para controlar parquímetros???)[/size][/size]
-Considero, apesar das explicações, que as marcações estiveram muito aquém do que deveriam e poderiam estar (a cal não é facil de arrancar, as fitas não têm de ser ridiculamente pequenas assim como as placas)
(recordo com saudade a excelência das marcações de Sepins)
-Ter um dorsal com local para 3 controles e não encontrar nenhum foi muito estranho e preocupante ( no mínimo no primeiro abastecimento deveria constar a informação bem clara de terem sido anulados todos os controles de passagem.
-Finalmente as classificações nem essas estão correctas (Acabei os 70 e náo apareço???
-Paguei 17€ o que me pareceu na altura caro e agora ainda mais
É com mágoa (porque conheço o pessoal da Liderbike) que reconheço a dificuldade que terei em estar presente no próximo ano
Rui Ferreira
 

cpires

New Member
:roll: Ja estou esclarecido em relaçao ao engano dos 35 para 58 kms, conforme o meu conta Kms. Mas não admito que no final destes Kms todos e chegando atras do meu companheiro desta luta o nº264 na 49 posição, ainda me terem colocado em 194 o meu nº 43. E de lamentar que numa Cidade de doutores tenham colocado no final uns an!!!!!!!!!.
 

diogorocha

New Member
alguem me pode rezumir mais ou menos o que o senhor francisco disse para justificar o facto de termos que fazer 55 quilometros?
é que foram mais 20 quilometros!
 

spoky

New Member
bem resolvi dar uma espreitadela no evento do dia e ver o rescaldo da maratona que nao pude ir.
como nao participei vou só dizer umas coisas:
é mau para quem organiza e muito mau para quem do bolso saem uns valentes euros.

recordo uma situaçao identica num raid bem perto da cidade de coimbra,(alfarelos) sabem como a organizaçao resolveu a situaçao?

pediram desculpas e deram as inscriçoes gratuitas para o ano seguinte para quem tinha ido.

graças a isso e muito mais, actualmente têm um raid de destaque na regiao centro.

um bem haja, boas pedaladas
 

franciscojose

New Member
Boas

Em resposta á falta de numero nos dorsais, reconhecemos a falha. As marcações evitamos a tinta e spray para nao pintar a zona centro toda o que pelos visto temos de regressar ás tintas.





QUANTO NAO RETIRAR AS FITAS QUE O BRUNO REFERE, MAIS UMA VEZ INFORMO QUE ESTA ENGANADO, É O 1º ANO QUE VAMOS PARA ESTA ZONA. A NOSSA MARATONA SEMPRE FOI PARA NORTE DE COIMBRA E SEMPRE TIRAMOS TODAS AS FITAS.
 

Fbrito

New Member
Boas Pessoal,

Após ter feito o auto-rescaldo da prova, de ter percorrido 450Km ao todo para ir participar nesta prova, tenho o seguinte a dizer :
- Não ia, tal como alguns bttistas, preparado para fazer mais do que 40km, como tal inscrevi-me nos 35km/37km o que fosse...
- A questão dos dorsais nao terem qualquer contacto,é inexplicável e vergonhoso...
- As marcações nem vou comentar, nao merecem o meu comentário
- Os abastecimentos foram menos mal
- O percurso em si, penso que abusaram um pouco demais nas subidas, visto que a prova estava classificada como dificuldade Média/Baixa, nao me pareceu...
- Os Banhos estavam 6******, foi a parte melhor
- O Almoço estava muito bom
- As lembranças... Gostei, até a vesti logo a seguir, ehehehehe 8)
- No Geral apenas tenho a dizer que apesar das explicações da organização, pra mim nao há justificação para tamanha falta de organização, enfim...

Para o ano há mais, mas a mim nao me apanham novamente ai em Coimbra

Espero que no ano seguinte, corra tudo muito melhor.

Abraço a todos
 

AMC

Member
Muito já foi dito sobre este evento, infelizmente não foi por agradar mas sim pelo contrário.
A nota negativa é correcta ! principal problema (já aqui foi referido) - falta de nº de contacto nos frontais isto não é admissivel e não tem desculpa :nana:
- A marcação :-K não me pareceu suficiente e muito menos correcta. Vejamos, setas em lancis de passeio num verde claro em dia de sol, obriga ao dobro da atenção. No pavimento não existia nada em alguns locais. Vale por vezes o olhar de "falcão" para detectar uma fita a uma distância razoavel da bifurcação. Setas identificativas de tamanho reduzido (muito) sobretudo em locais onde a atenção dos menos profissionais está toda virada para a condução, como era o caso de uma bifurcação logo após começar uma descida que já tinhamos feito em sentido inverso.
Conclusão eu e + alguns passamos abrir e continuamos a ter fitas a acompanhar-nos ! só quando chegamos a uma estrada verificamos que estavamos a circular no sentido inverso :eish:.
Após fazer todo o percurso (subida) no sentido inverso só conseguimos rencontrar o trilho no local de divisão dos 30/70. Voltamos a fazer o mesmo percurso e só mesmo o facto de virmos a passo de caracol á procura do local de viragem que nos falhou o conseguimos identificar.
As marcações devem ser claras até para os mais distraidos ou para os "não profissionais" que precisam de prestar + atenção á condução.
Alguns locais + perigosos não estavam identificados !
Falta de pontos de controle, quem conhece a zona certamente conseguiria fazer os 37 kms sem problema nehum e chegar na frente.
Cuidado amigos "profissionais" estes eventos não tem como principal objectivo a COMPETIÇÃO (penso eu de que !), mas sim um saudável convivio entre amantes do ar livre e desta vertente de "andar de bicla". Os prémios já o comentei em alturas anteriores deveriam ser sorteados para que se possa manter o caracter de "passeio" e a existir prémios para os primeiros deveriam ser simbólicos. O prémio de chegar á frente com um tempo fantástico deveria ser suficiente.
O discurso já vai longo, conclusão acabei por fazer 68 Km quando me inscrevi para fazer 35 :exacto:. Se tivesse advinhado tinha me inscrito nos 70 sempre ficava bem o meu nome na lista e tinha feito menos uns Kms.
Os reforços eram "pobres"
Os banhos conseguiram refrear os animos exaltados, não podiam ser melhores.
O almoço acabou por acalmar o estomago e finalizar com alguma boa disposição.
O evento tinha tudo para ser fantástico, Bons trilhos e um dia solarengo.

A participação para o ano que vem está seriamente comprometida.
 

RSantos

New Member
compromissos pessoais não me permitiram participar, por isso, obviamente..não falo sobre o evento, mas não poderia deixar passar em claro o seguinte:

1. As classificações das grandes "lady's" presentes ..beijinhos para todas :shock: :shock:
2. A vitória de um rapazito :D :D chamado Girão na classe de Veteranos :#1: - para ti não há beijos, como é óbvio... :rotfl:
3. Tentei ligar ao Turbolento e ao Nuno Rodinhas e não me atenderam....julgo que ainda estarão a receber oxigénio ou a colocar pernas suplentes :rotfl: :rotfl: ...
4. Spoky...nops...isso não foi em Alfarelos... :shock:

Francisco Casaca, um abraço de confiança!
 

Jose Coimbra

New Member
oi epa mim na me econteceu nada
nunca me perdi nao me faltou água enm nada
fitas havia com fartura pelo menos para os 70

bom almoço e bons duches e um percurso 5* , bastante rápido e com boas rampas que aqueciam bem as pernas

Quanto ao engano de quilometrgem dos 35km, epa encarem isso na boa. Até serviu para treinar mais um bocado.

Até para o ano
 

grade

New Member
Boas,

Participei nas 4 edições desta maratona. O facto de nunca ter usufruido dos banhos e do almoço coloca-me fora da possibilidade de avaliar a qualidade dos mesmos.
Quanto ao traçado a avaliação é boa. Embora considere que as "ligações" entre os trilhos de terra se tornavam, por vezes, desinterassantes, também reconheço que é impossível traçar um percurso virgem de asfalto, sobretudo se tivermos em conta que a maratona decorreu ao longo de um eixo fortemente densificado, ou seja Coimbra-Condeixa. É uma inevitabilidade mas que, a meu ver, foi complementada com a qualidade de alguns trilhos que percorremos.
Quanto à distância do traçado, inicialmente de 35km, posteriormente aumentada para 37km e, no final, com uma contabilização de cerca de 55km apenas há a dizer duas coisas:
- A alteração, remoção e destruição das fitas, obviamente, não pode ser imputada à organização, se bem que, cada vez mais, as organizações se vêem confrontadas com este tipo de problemas e, portanto, cada vez mais tem de saber responder a estes problemas de forma eficaz. O risco prende-se com a escassez de inscritos a cada ano que se organize esta e outras provas.
- O outro ponto é mais em jeito de dúvida, porque se numa primeira situação tivemos uma clara distinção de traçados (70/35) num cruzamento, com pessoal da organização a indicar o traçado correcto, aquando da seguinte separação, onde o organizador refere que houve a destruição/alteração das fitas sinalizadoras e que obrigaram os dos 35km a efectuar a parte final do traçado dos 70km, não verifiquei o mesmo tipo de organização. Isto é, ou a divisão se fazia num local propício a haver confusão na separação, ou então a organização não utilizou o mesmo método neste local e que, julgo, tão bons resultados deu na primeira separação. Fica o reparo e a minha avaliação ao sucedido.
Por último, os abastecimentos que a mim se ajustaram em quantidade e qualidade em todos eles, No entanto, reconheço que se se inscrevem 200 atletas, todos eles alimentam expectativas sobre o que vão encontrar nos referidos pontos. Ora, se quando chegam ao abastecimento e perguntam por bananas, por exemplo, e são informados que "já não há" é licito que reajam mal ao facto de já ter existido algo e que entrentanto acabou. Se estamos a falar de um determinado número de inscritos é normal que todos esperem o mesmo "tratamento". Senão qualquer dia temos corridas loucas a ver quem é que apanha as bananas ou as barritas no primeiro reabastecimento.

Para rematar, penso que a retirada de um número de contacto nas placas com os números é, de todo, de lamentar. Esta terá sido, no passado, a única forma que muitos atletas tiveram de contactar a organização em caso de problemas. A sua retirada poderia ter comprometido a prova na sua segurança. E isso, excluindo questões de bananas, km a mais e outras tipo de opiniões divergentes, é que seria realmente grave de verificar.
 

cesarazul

New Member
Boas,

Já à muito tempo que não comentava em foruns uma maratona em que tenha participado, mas esta tenho de o fazer!

Como já foi referido existiram algumas falhas, como o meu amigo Gonçalo disse a falta de contactos no dorsal foi a mais evidente.

Quanto às outras falhas em relação à Kilometragem, falta de controles etc... vamos por favor dar umas criticas construtivas... e não começar a dizer que para o ano não me apanham cá, etc, etc... como eu me fartei de ouvir no final da prova...

Eu sei bem o que custa organizar um evento e também sei que para que tudo corra na perfeição é preciso muita gente e muito trabalho, mas também sei e acredito que vocês também, que para as coisas correrem mal e darem barraca é só preciso uma pessoa e sem ter muito trabalho!
Acredito que as pessoas empenhadas desta organização tenham feito tudo para que a coisa fosse 5*, mas pelos vistos alguém assim não o quis!!!!!

Quanto às marcações, eu fiz os 70km (65) e enganei-me 3 vezes apenas por distracção minha.
Em relação aos 35Km terem-se "transformado" em 55 ou 58, não sei o que se passou, mas falaram-me que alguém andou a alterar o percurso, não sei se é verdade, vamos acreditar que sim...

Também me disseram que ouve pessoal que se comprometeu em ajudar e depois não apareceu, deixando os presentes com "as calças na mão" isso não se faz!!!!!!!

Quanto a mim, espero que em 2010 tudo corra do melhor e contem comigo!



Abraços
César Azul
 
D

desertrunner

Guest
Boa tarde:
A minha participação nesta discussão tem a haver com a recolha das fitas. Li que a organização vai fazer esse trabalho. Fico atento. Sou um frequentador assíduo destes trilhos e não posso deixar de denunciar o facto do Núcleo Sportinguista do Mondego, organizador da Maratona do Mondego deixar há 2 anos as fitas da Decathlon a enfeitar os arbustos, postes, etc, numa enorme falta de respeito pelo meio ambiente.
Será que estes "organizadores" gostariam que lhes enfeitássemos a casa e a rua com lixo plástico, ou será que o dinheiro que ganham não dá para recolher a porcaria que fazem.
Saudações :(
 
Top