Rescaldo 3ª prova Up and Down S. Pedro do Sul

Easton

New Member
Boas tardes,

Estou a abrir mais um novo rescaldo, desta vez relativamente á prova de S.Pedro do Sul.
Então, o que se passou desta vez, e sem querer alongar muito, diz respeito á marcação do trajecto, que se apresentava muito incorrecta, no qual houve várias fitas pertencentes á prova em locais errados, o que induziu muita gente em erro...talvez mais de 50% dos atletas inscritos nesta prova.
O que não se percebe é que ao km 15, não haver nenhuma fita a indicar o caminho, e depois haver fitas dentro de um corte á esquerda, e depois essa fitas continuavam pela esquerda, e onde o caminho correcto era a descer, e sempre em frente.
É assim, se a intenção é cortar á esquerda, a marcação estava correcta! Agora se o objectivo, era seguir em frente pelo estradão, as fitas deveriam estar a seguir aos cruzamentos, ou então a seguir aos cortes que não era para cortar...Agora, deixarem, ou colocarem fitas dentro de um corte á esquerda, e depois essa fitas continuarem, por um local errado, onde depois dava a uma bifurcação que não dava a lado nenhum, é que não...

2012-06-24+14.10.57.jpg

Da forma como eu me perdi, tal como cerca de 20 companheiros que ainda encontrei aí perdidos, acaba por ser doloroso, na forma como se perdem lugares na classificação geral. Porque para além da perda de lugares, acaba por ser um sacrifício maior para os atletas, e um sacrifício mental que cada um tem de enfrentar, pois para além do circuito da prova ser bastante duro (apesar do próprio circuito até ser interessante - sim, porque eu gostei do percurso, e nisso a organização está de parabéns!), temos de enfrentar a dura realidade de perder alguns 40 ou 50 lugares, surgem pensamentos do tipo..."o que é que eu ando aqui a fazer?!"..."anda uma pessoa a preparar-se e a sofrer para isto?!"..."andamos aqui á procura de marcações que ainda por cima induzem em erro...".
Epá, eu não sou nenhum campeão do mundo, mas mesmo assim e apesar de tudo, se não existissem estes erros (ao qual estamos alheios..), a prova era igual para todos, e é isso que se quer, e é para isso que uma pessoa se prepara! Claro que para toda a prova tem de haver sacrifício, e uma pessoa que gosta de btt e que sente vontade de competir (apesar de não ser o melhor) quer ver esse sacrifício bem recompensado. Quer seja o João que vai em 1º lugar, ou o Manel que vai em 1001º, querem ver que atingiram esse lugar de forma merecida, e onde todos os outros atletas tiveram as mesmas hipóteses de atingir essa posição. Agora, uma pessoa vê que esse esforço, é em vão, torna-se difícil para uma pessoa conseguir continuar a acreditar neste género de competição.
Atenção, que os erros acontecem, e há pessoas que se perdem por distracção (porque não é difícil...), mas quando, e apesar de uma pessoa ir com atenção e ver fitas que acabam por nos induzir em erro, é chato para qualquer um.
Eu, bem como muitos colegas acabamos por fazer cerca de 50km's, quando a prova tinha apenas 44,5km...
Para a próxima, tenham atenção onde colocam as fitas...
Não interpretem esta critica, como uma critica destrutiva, mas sim como um melhoramento que tem de ser tido em conta, para desafios futuros!

Cumprimentos.
 

RicardoTerminal

New Member
Realmente as marcações não estavam mal, mas sim péssimas, eu e o grupo onde seguia, perdemo-nos 2 vezes, o que deu mais 3km e mais 10 lugares na geral!!
 

brunoosorio

New Member
ouvi muitas criticas mas da minha parte so tenho a dizer bem da organização/prova no que toca a meia maratona estava bem marcada mesmo bem marcada... o problema que é que ha muita gente que quer é andar depressa
mas o btt não é so andar depressa mas sim estar em alerta em vários sentidos tanto na perigorisidade do terreno como nas marcações posso dizer que estava tudo 5 estrelas so tenho a dizer ao meus colegas, levantem a cabeça e olhem bem para os cruzamentos e anteveja as possíveis mundaças de direçao. posso dizer que completei a meia maratona sem nunca duvidar das marcaçoes nem me questionar se era para aqui ou para ali. qt á maratona nao posso falar. continuaçao de bom trabalho.
 

Aida

New Member
Eu gosto do desafio do btt e não tenho pernas para andar com pressa (por isso chego sempre depois de todos os outros).
Sem alongar-me, só quero dizer duas coisas que passei a prova toda à procura de fitas e com medo de estar perdida e que não é do meu gosto andar em estrada.
 

Easton

New Member
Bom dia amigo brunoosorio,

vai ter de me desculpar, mas se nós, "a andar depressa" conseguimos ver que as fitas não estavam no local correcto que deveriam ter, como é que o amigo, passou por elas, sem ir "tão depressa" assim, e não as viu?
Aqui ninguém está a falar de cruzamentos mal marcados...O problema é que as fitas que deveriam estar bem colocadas, encontravam-se em cortes que levavam ao engano, e tal como já disse mais acima, não foi só uma, ou outra pessoa a perder-se, mas sim, muita gente.
já expliquei que ao km 15 que era numa descida no estradão, e que deveria ser toda feita pelo estradão, haviam fitas a indicar uma entrada para dentro do pinhal, e mesmo por aí o caminho estava sinalizado em pelo menos 1,5km, mas chegava-se a um sitio onde deixavam de haver fitas.
Por aquilo que já andei a ler noutros locais, pelos vistos houve mão de pessoas alheias á organização que fez o favor de andar a arrancar fitas da prova (porque nós nesse trilho onde nos perdemos, encontramos muitas fitas arrancadas e muitas aínda presas nas árvores).
Sabemos que é complicado para uma organização conseguir gerir uma prova deste género, quer seja pela distância, quer seja pelo resto, mas como eu já tinha dito, gostei do percurso, embora que este tenha sido duro!

Já agora, já há fotos do evento?

Cumprimentos
 

Alberto Castro

New Member
Viva. Tenho de concordar com o easton. dificil era alguem conseguir fazer o percurso sem se perder, só se SOUBESSE DE ANTEMÃO O PERCURSO!!!! E essa história de algum camelo ter marcado 1km com fitas para um pinhal é verdade. Tenho um colega de equipa que foi em ritmo de passeio e perdeu-se 3 vezes, falta de atenção não foi de certeza.
 

atouguia

New Member
A prova estava realmente muito mal marcada. Eu perdi-me pelo menos 3 vezes e tenho colegas de equipa que perderam a conta às vezes que se enganaram. Se fosse uma prova organizada por um grupo de amigos ou uma associação e isto acontecesse, nunca mais voltariam a organizar nada com as criticas que foram ouvidas quando cada atleta acabava mas como é o Up & Down só me dizem, É NORMAL! Normal era estar bem marcada porque são anos de experiência e um campeonato. Não admito que duvidem da minha palavra quando digo que estava mal marcada porque não fui o único e não foram mais cinco ou seis. Foram quase, mas quase todos os que se perderam pelo menos uma vez. O resto da organização esteve muito bem. Mais uma vez vejam os postos de controlo, porque um não basta e isso ficou mais que comprovado numa situação que foi relatada por um colega de equipa em que lhe sugeriram atalhar e o qual ele não o fez!
Andamos a treinar e esforçarmo-nos para estarmos cada vez melhor e depois acontece isto. Questiono-me se valerá a pena!!
 

GeoGama

Member
Andamos a treinar e esforçarmo-nos para estarmos cada vez melhor e depois acontece isto. Questiono-me se valerá a pena!!
Pois é isso mesmo.. questionas tu e muita gente que tal como os anos anteriores começa por ir e depois desmoraliza o que leva a cada vez menor afluência...

Quanto à prova consegui não me perder, mas andei grande parte dela na dúvida se seria o caminho correcto... numa parte até voltei para trás pois já não via qualquer fita há mais de 1 km.
Quanto ao resto fiquei agradado com a organização no que respeita a pontos de água e o percurso no geral foi motivante...incluisive aquele bocado de alcatrão depois de subir o monte que deu pra ganhar uma nova alma.. para as últimas subidas :p
No que diz respeito aos controlos, o ano passado a organização tinha a fórmula correcta o ano passado com os cartões de controlo e vários pontos no trilho, não sei porque mudaram..

Venha a próxima em Seia para ver o que mais nos espera :p
 
Z

Zé Miguel79

Guest
Olá Malta.

Eu por agora não vou falar da prova .

O que eu gostava de saber é se alguém nos balneários, encontrou uma fita de medição de frequência cardíaca da Polar e o respectivo sensor.

Se alguém encontrou , digam-me como posso entrar em contacto para a recuperar.

Deixo aqui os meus contactos também.

Telemóvel- 919093692
Email- miguel.gomes1@gmail.com

Com os melhores comprimentos Miguel Gomes
 
G

GBiker

Guest
Boas tardes Bikers...

Concordo com tudo aquilo que foi comentado até agora.
Realmente é de lamentar os eganos e desenganos ao longo do percurso.Torna-se desmotivante para quaquer ciclista confrontar-se com este tipo de situações. Tudo bem que a organização não gostaria que as coisas corressem desta forma e que não têm culpa de que pessoas que não apreciam o ciclismo ou que até mesmo tenham inveja de algo arranquem fitas ou desmarquem o percurso, mas realmente é preciso ter mais cuidado com as marcações dos percursos e não ter medo de gastar fitas e com comprimento mais considerável. Penso que uma das formas de tentativa de culmatar esta falha é, porque não, arrancar uma moto uma ou meia hora antes da partida de forma a rever o percurso avaliando se este foi ou não sabotado.

Uma outra coisa que constatei foi que havia pessoal a queixar-se de que não foram colocados na box (de partida) correta. Que se passou com o sistema informatico??? Porque é que elementos da organização confrontados com esta situação so se limitram a responder que era aquela e era aquela box que foi atribuida e ponto final, mesmo sem terem qualquer tipo de razão!!! mais uma vez lamentável....

Pessoal da organização, tenham em consideração ao que é comentado e criticado (de forma construtiva) e tentem tomar atitudes em relação a estas situações que se repetem com alguma frequência e que desmotiva quem se levanta cedo e gasta combustível para se deslocar para o local da prova e se vê confrontado com estas situações. Começa a ser saturante e desmotivante para que gosta deste tipo de provas. Perde-se a vontade de participar. Com os anos e com a dimenção que já tem o up and down penso que existem realmente coisas que devem ser repensadas e restruturadas de forma a tornar este tipo de competição saudável, atrativa e motivante.



Apesar de tudo penso que a organização está de parabéns pelo percurso e pelo esforço que tiveram em organizar a prova.


Boas pedaladas...
 

Ciscobald_JORBI

New Member
Posto isto, ainda bem que não fui!!!!

Sem mudança de atitude, ao que parece é apanágio do "up and down" (infelizmente), e não falo apenas pelo que aqui já li, esta Organização aos poucos vai tirando o tapete dos próprios pés...

A todas as Organizações de eventos BTT/Estrada deixo apenas uma lembrança: São muitos os ciclistas que vêm em competição, mas muitos mais são os que vêm em lazer, portanto reflitam...

Cumprimentos,
José Alberto Fernandes
 

stranger

New Member
Eu perdi-me 3 vezes,mas viu-se que conforme estavam as fitas,aquilo foi obra de maufeitores!
já no ano passado assim foi,inflizmente!
Fui e não me arrependi,antes pelo contrário,adorei!

Só deixarei de participar no upanddown se alguns gajos continuarem a fazer batota e não forem penalizados!
Falo é claro dos especializados em atalhos!
 

Easton

New Member
Boas noites amigo stranger,

Em relação á marcação com as fitas acho que foi o unico problema, mas em relação a atalhistas, acho que não houve problemas desses nesta prova.

Abraço
 

atouguia

New Member
Easton, acredita que achas mal... a um colega de equipa foi-lhe proposto atalhar e o mesmo recusou e talvez por isso essa pessoa não o tenha feito MAS acredito que se essa pessoa não fosse acompanhada na altura, o tivesse feito. Por isso continuo a acreditar nos atalhanços até porque em Vouzela foi testemunha de vários. E quem faz um faz vários...
 

Easton

New Member
Bem, então já não sei, mas pelo menos do conhecimento que eu tenho da prova, e ontem que saquei o GPX da volta, estive a ver, e não reparei que desse para atalhar para lado nenhum...a menos, que alguém conhecesse o trajecto da prova...
Mas pronto, há gente para tudo...isso é verdade...essas pessoas lá se enganam a elas próprias... :p
Se calhar deveria haver mais pontos de controlo sobre os atletas, pelo menos em locais, onde for possível atalhar...Daí diminuiam-se estes problemas...
Pronto, venha Seia :)

Abraço
 
Top