RESCALDO: 2.ª Rota das Quatro Aldeias - São Facundo (Abrantes) - 22 Julho 2012

Companheiros do pedal,

Para começar o percurso foi como que um reviver dos primeiros passeios e trilhos de btt organizados, onde era ponto assente o aproveitamento o mais natural possível de todos os trilhos e caminhos que cada zona tinha à disposição, ainda que por vezes muito exigentes e complicados de superar. Sem dúvidas este percurso foi exigente, não só a nível físico, mas também a nível técnico e mesmo sem ter um grande acumulado de subidas, ainda que o track divulgado acabasse por não corresponder ao que encontrámos, ainda assim não deve ter tido grande variação no resultado final do gráfico.

Esta 2.ª Rota começou um pouco tremida com alterações de data, o que no final veio prejudicar um pouco, pois devido a ter avançado 3 meses face ao ano anterior (o calor foi um inimigo que não deu tréguas...), o tipo de terreno desta zona que já por si é arenoso tornou-se por vezes de progressão ainda mais difícil devido à falta de chuva que tem caído, não encontrando os bêtetistas em muitas subidas e até em terrenos planos a tração necessária à normal progressão.

Novamente com preços bastante acessíveis, a Organização conseguiu voltar a reunir mais de 100 adeptos da modalidade, mas existiram pequenas falhas que a serem corrigidas, concerteza farão aumentar esse mesmo número no próximo ano.

Uma vez que nos dias que correm e neste tipo de eventos as informações são vitais para quem vai ou quer participar, foi dada pouca atenção à divulgação online no site construído para o efeito, onde nunca foi sequer divulgada a lista de inscritos confirmados e respectivos dorsais.

No dia do evento, a concentração anunciada no cartaz para as 08H30, terá concerteza baralhado alguns (como no meu caso), que não sabiam se a partida seria dada às habituais 09H00 ou se mesmo às 08H30 por já nos encontramos no verão e ser uma forma de tentar escapar a um maior calor. O Secretariado funcionou bem e rápido, a meu ver.

Em relação ao percurso, foi no mínimo surpreendente! O terreno estava muitíssimo seco, o que não veio ajudar à festa nas muitas subidas sem tração. A memória de diversas linhas de água por onde passámos o ano passado, este ano estavam transformadas em nada mais que areia. Também ao contrário do ano anterior, desta vez não nos foi dada a oportunidade de passar no interior das ditas 4 aldeias, que pelo menos davam algum ânimo aos participantes e também às pessoas que lá moram. Foi pena.

As marcações com fitas foram em número suficiente, não se encontraram muitas vezes colocadas da forma mais visível, levando a alguns enganos. Apesar do uso de cal a fechar algumas interseções e também com setas no chão, outras houve que mereciam igual tratamento.

O fornecimento de águas (principalmente) e demais abastecimentos estiveram bem colocados e nas quantidades suficientes, sempre com bastante simpatia de todo o staff.

Os balneários tiveram as condições necessárias, se bem que um pouco apertados para tanta gente. A água fresquinha soube às mil maravilhas. As instalações para o almoço estiveram à altura da tarefa, com muito espaço e lugar para todos, só falhou o formato do serviço de almoço, que teria concerteza corrido melhor se ao invés de colocar as travessas nos topos da sala, as tivessem distribuído ao longo das mesas. Uma (boa) inovação face a 2011 foi a não cobrança de bebida separadamente do almoço, o que facilitou a parte logística e agradou mais às bolsas do pessoal.

Resta-nos agradecer a revalidação da parceria da Organização com a Zona 55 e a revista "O Praticante" deixar-vos um link para algumas (poucas) fotos. A vídeo-reportagem está para sair nas próximas horas.



Pela Zona 55, João Valério​
 

juik

New Member
Há lugares no mundo onde agente nunca se esquece de por ali ter passado um dia. Uma vez passei por São Facundo, ficou-me o nome na memória e também o fim da estrada que só recomeça quando encontramos um cemitério no meio do nada. Será que São Facundo é ainda hoje um lugar onde a estrada acaba?
 

Carlos cabedal

New Member
Boas:
Não tenho muito a dizer sobre o evento de Btt da 2º rota das quatro aldeias, pois sei o trabalho que dá para organizar um passeio desta natureza, á bem pouco tempo também passei por essa experiencia, sei que se esforçaram o suficiente para nos proporcionarem um excelente dia de convívio entre amigos Bttistas e os seu familiares, só vos posso pedir que continuem com a organização desta prova, não deixem morreu o espirito de convívio e de lazer entre o pessoal das bikes, um abraço.
já agora, se houver para aí umas fotos digam onde as podemos ver.
 
Vídeo-Reportagem

Boas pessoal,

A nossa vídeo-reportagem já está pronta. Poderão aceder no youtube em Canal Zona 55 e desde já os convidamos a tornarem-se seguidores do nosso canal, onde encontrarão diversos vídeos de provas onde estivemos igualmente presentes.

Um grande abraço a todos e ficamos a aguardar mais fotos, as classificações e também mais posts, que este pessoal de São Facundo merece no mínimo o nosso apoio pelo excelente evento com que nos brindaram.

Pela Zona 55, João Valério
 

Fojo-Zybex BTT

New Member
Que se pode dizer quando tudo é feito com muito gosto e simpatia, so pode dar num bom dia de BTT.:p
Secretariado rapido, partida a horas que o diga o Renato Valerio que se esqueceu de por o dorsal e reparou a 2 minutos da partida mas ainda a tempo de se juntar aos restantes concorrentes que grande risota o falso sprint:fpalm:.
Percurso mais duro devido a ser ano de seca e de estarmos no pico do Verão, alguma areia e pedra, mas tudo ciclavel e isso é o mais importante, muita sombras que valeram ouro com mais de 30º , pontos de agua em local correto e em quantidade certa.
Parabens ao pessoal da Casa do Povo de S.Facundo pelo bom trabalho, continuem , aquele almoço muito bom e o convivio 5*
Para o ano estamos ai de novo:#1:
 

LAMEGOBIKE

New Member
Fotos?

Boas manhãs, tardes e noites a pedalar.

Este evento de BTT vai ser o meu 1º em que nem uma foto para a posteridade aparece, ou será que estou enganado?

Parabéns á organização e desculpem este meu post já um pouco tarde.

Um bem haja.
 
Top