[Rescaldo] 2ª Maratona volta á Barragem de Montargil/Meia maratona.

MrOrbea

New Member
Bem pessoal agora podem rescaldar, apontar os pontos maus e os bons, o que gostaram, o que não gostaram, enfim tudo :mrgreen:

Já agora convem que só rescaldem pessoas que participaram e não quem nem sequer esteve presente na partida :mrgreen:

Cumps.
 

Trufox

New Member
Ora o dorsal :#1: ficou num surpreendente 34º lugar!!! E ainda tive cerca de 20 minutos na mudança de câmara de ar... Senão ainda apanhava o José Silva... cof cof!!!

Tinha 3 objectivos já delineados desde da altura da inscrição:

1º Chegar ao fim - Consegui!
2º Melhorar o tempo - Consegui (de 7 horas para 5h40m)
3º Melhorar a classificação - Este ponto infelizmente também consegui, pois não havia 91 inscritos nos + - 110km!!!

Penso que essa foi a pior lacuna desta grande maratona (que já tinha sido grande no ano passado), ter tido tão pouca adesão, sendo este ponto a ter que ser repensado por parte da organização!


Já chega de mim! Agora acerca da maratona:

Marcações como já nos habituaram muito acima da média, muitas sinalizações de perigo, mesmo faltando 2 ou 3 (pois quem marca pode achar que nem é muito perigoso, mas existe muitos betetistas que apenas o fazem por lazer... e por vezes a técnica ainda não abunda...). Abastecimentos não me posso prenunciar, pois paro apenas pela água!!! Almoço nada a apontar, estavam bem bons os grelhados, que caíram muito bem!!! Uma das coisas que gosto é a chegada, sempre com alguém a comentar a chegada dos betetistas! Ofertas, um polo e um lenço da Inverse, sendo que o lenço até é bem giro!!!

Fica aqui o agradecimento de um dos elementos do Mumu da Talega, que me disponibilizou uma botija de ar comprimido para encher o pneu! Ainda o procurei depois da chegada para lhe dar uma botija que tinha no carro, mas sem o peculiar jersey foi difícil... Pode ser que nos encontremos noutros trilhos!

Foram 25€ que valeu pela boa maratona! Penso que essa foi o maior responsável da pouca adesão, mas quem não foi, perdeu umas excelentes horas de BTT!!! Experimentem para o ano e vão ver que não minto!

Fiquem bem

Gonçalo Estêvão
Tigres do Pedal
Raposa
 

RockShox

New Member
Bem... Fazendo eu parte do BTTSor, sou um bocado suspeito para falar... Mas.. Pessoal, sejamos sinceros! Acho que correu tudo bastante bem! Almoço impecável, marcação muito boa, abastecimentos bastante bons! So tenho pena da pouca adesao do publico, nomeadamente em Galveias... Estava num excelente sitio para o publico assistir.. Mas isso já nao é da nossa responsabilidade! Um grande abraço e até para o ano

João Belo Martins - BTTSor
 

pacheco

New Member
Espetacular...

A organização e todos os que colaboraram estão de parabéns... Maratona simplesmente fantástica!!! :clap::clap::clap:

Desde o princípio ao fim: Parque de estacionamento para nós, perto de tudo. Pequeno almoço, percurso muito bem marcado, abastecimentos que fizeram hesitar entre continuar a pedalar ou ficar no petisco... Nunca tinha pensado poder comer um pastel de nata num abastecimento, que além de bem recheado estava também muito bem frequentado... :D
Continuando: Recepção calorosa à chegada, banhos realmente quentes e um óptimo almoço...

Contém comigo nos vossos próximos eventos pois com este cartão de visita voltarei certamente!

Cumprimentos a todos e o meu obrigado por me proporciorem um dia bem passado

PS- Não posso também deixar de referir a disponibilização gratuita de fotos... É louvável!
 

pinheiro

Member
Muito obrigado pelos vossos comentários.

O nosso objectivo é sempre o mesmo em todos os passeios e nas nossas maratonas: que todos se sintam tão bem que queiram voltar. É por isso que tentamos fazer o nosso melhor. Por vezes há falhas, que esperamos nos sejam indicadas, para as podermos eliminar em próximos acontecimentos. Se alguma foi detectada, não se acanhem.
A organização de uma maratona é algo complicado. São muitos kms, muitos participantes e muitos elementos a trabalharem para que nunca se sintam sós e possam "dar o litro" enquanto se divertem a pedalar, sem terem de se preocupar com outras coisas. É por isso que há motas com batedores a guiarem os primeiros e a colocarem fitas, que foram retiradas, novamente no lugar. É, também, por isso que há motos 4 a apoiar o pessoal. Pedimos desculpa por algum pequeno transtorno, em algum ponto, que elas possam ter causado mas, elas são um enorme apoio para os participantes e um descanso para a organização. É sempre bom tê-las lá quando elas fazem falta mas, às vezes, elas também caem em ratoeiras da nossa Natureza... Os pastéis de nata, as "mines" e as sandes de carne assada foram a nossa forma de vos pedir desculpa por algum descuido da nossa parte... Esperamos que tenham gostado. :p
Pensamos também que é muito agradável que os participantes tenham uma recordação da sua participação nos nossos passeios e maratonas, para além dos brindes. É por isso que me iam encontrando a fotografar os rápidos e aqueles que desciam com mais cuidado. TODOS merecem a nossa maior consideração. Peço desde já desculpa se me escapou alguém. Tal não foi propositado e penso que as mais de 560 fotos disponíveis são a prova disso. Para a próxima espero acertar em todos. :p

Um grande abraço a todos e votos de muitas e boas pedaladas.
 

analogiko

New Member
Boa noite!

Posso verdadeiramente dizer que valeu a pena a deslocação da Amadora para ir fazer esta maratona!!

A organização esteve presente ao longo do percurso (pelo menos dos 60 klms que fui o que fiz), o abastecimentos foram bons, o percurso estava muito mas mesmo muito bem marcado e o almoço (grelhados na braza) soube muito bem

Para o ano conto realizar a de 100 klms, e em relação ao percurso (e de novo falando dos 60 klms que fui o que fiz) foi muito interessante, pois souberam combinar bem a princicpal característica da zona (estradões rolantes com areia) com muitas passagens pela água, singletracks técnicos e descidas engraçadas. Ou seja não o tornaram nada aborrecido que com tanto estradão era o que se podia tornar!

Os meus parabéns a todos os envolvidos!!

As fotos á borla na net também é muito positivo!

Quanto ao público não é de todo (como é óbvio) culpa vossa, é mesmo o pessoal que não está muito virado para ir vêr tipos todos empoeirados a passar de bicicleta, mas em relação á última maratona que fiz (gêres/xurês) foi um grande corte porque os espanhois nos pequenos "pueblos" fizeram-nos sentir atletas de alta competição com aplausos e garrafas de água e tudo, mas pronto, perdidos no meio da serra como estão, udo para aquelas pessoas deve de ser motivo de entusiamso, e a Ponte-de-Sôr já tem mais coisas para entreter o pessoal :)

Continuem assim.

Abraços
 

Zeruski!

New Member
"...Fica aqui o agradecimento de um dos elementos do Mumu da Talega, que me disponibilizou uma botija de ar comprimido para encher o pneu! Ainda o procurei depois da chegada para lhe dar uma botija que tinha no carro, mas sem o peculiar jersey foi difícil... Pode ser que nos encontremos noutros trilhos!..."

Caro Gonçalo

....há que ajudar, pois da próxima pode ser um de nós a necessitar. A botija fica paga com uma "mini" na próxima oportunidade.
Em nome dos "MuMu da Talega" e especialmente em nome do Carlos que te desenrascou, agradecemos o teu reparo.

Até à próxima

.... nem ca VACA Tussa!

MuMu da Talega
 

mp

New Member
Não gosto particularmente de comentar as muitas maratonas que vou porque acho todas as organizações tentam fazer o seu melhor, mas com a maratona de ponte sor fiquei impressionado no ano passado em que a meia maratona acabou em montargil e os transportes tanto das bikes como nosso foi irrepreensivel, para kem não sabe a meia maratona começou em ponte de sor e acabou em montargil depois foi transportar bikes e pessoal para ponte de sor em carrinhas e correu tudo muito bem, este ano não podia deixar de estar presente mesmo com maratonas á porta de casa quase (nº Sª de machede), e mais uma vez a organização foi de um profissionalismo espectacular, marcações de 30 em 30
m uma fita só se perdia kem fosse cego (desculpem os cegos), percurso muito variado, almoço sem reparos e muito despachado, pessoal muito simpatico, os tempos quando cheguei a casa já estava na net e eu sou de évora que é relativamente perto. Em jeito de conclusão o pessoal de ponte de sor está de parabens continuem para o ano estou lá de certeza.


Manuel Passinhas
 

jo4o

Member
Deixo aqui as minhas impressões da 2ª meia-maratona do BTTSor (60km).
A nível de indicações para quem chegava a Ponte de Sôr, só vi as do local do banho. Juntamente com o dorsal foi fornecido um pequeno mapa com as localizações relevantes, mas mesmo assim era necessário encontrar antes o Secretariado. Porém o mais difícil de encontrar foi mesmo o local do almoço, que não tinha qualquer sinalização.
O percurso da meia-maratona foi muito variado. Além das zonas rolantes, havia travessias de cursos de água, carreiros de pé posto, subidas e descidas íngremes e suaves, algumas com piso muito solto, e zonas não cicláveis. Para um participante médio, foi necessário desmontar com frequência.
O único factor prevalecente em todo o percurso foi a areia que, surgindo frequentemente, obrigava a cuidados redobrados.
Na minha opinião seria útil alertar com antecedência os potenciais participantes para o tipo de percurso escolhido pela organização, porque nem toda a gente tem os mesmos gostos e preferências.
As marcações foram razoáveis, estando assinalados quase todos os locais potencialmente perigosos, ou permanecendo junto aos mesmos um elemento da organização. É de realçar o bom acompanhamento da prova pela organização.
Os abastecimentos foram muito bons. Bolinhos deliciosos e pessoal simpático, inclusive à partida, bebidas à chegada.
O local dos banhos (não me recordo se havia mais que um) era algo acanhado e a temperatura da água não regulável.
O almoço, que incluía bons aperitivos regionais, uma excelente sopa de peixe, três variedades de carnes grelhadas, fruta, arroz doce e bebida à discrição foi, desafortunadamente, servido em pratos de plástico. Até os talheres eram de plástico, o que tornava a tarefa de cortar os grelhados bem interessante. Os comensais sentavam-se em bancos corridos de metal.
É aqui o factor preço tem que ser tido em conta. Actualmente, 25€ ainda é um preço acima da média para uma maratona, por isso quem está presente legitimamente esperará uma experiência acima da média. Neste sentido, banhos assim-assim, almoço com pratos e talheres de plástico e bancos de ferro não são admissíveis quando outras organizações já demonstraram que se consegue fazer melhor a um preço menor.
Corrigidos estes (relativamente pequenos mas significativos) pormenores, a maratona do BTTSor poderá tornar-se um evento de referência no BTT nacional.


P.S. Duas questões específicas:
- A classificação da meia-maratona em www.bttsor.com contém alguns lapsos: há dois concorrentes classificados em 61º lugar, não há 109º nem 110º classificados(as);
- Tenho algumas dúvidas relativamente aos tempos publicados. Tanto eu como um amigo, chegados com 20 minutos de diferença, notámos um tempo final com cerca de 15 minutos a mais relativamente ao marcado pelo (habitualmente muito fiável) ciclómetro. Alguém mais notou o problema?
 

MrOrbea

New Member
jo4o said:
Deixo aqui as minhas impressões da 2ª meia-maratona do BTTSor (60km).
A nível de indicações para quem chegava a Ponte de Sôr, só vi as do local do banho. Juntamente com o dorsal foi fornecido um pequeno mapa com as localizações relevantes, mas mesmo assim era necessário encontrar antes o Secretariado. Porém o mais difícil de encontrar foi mesmo o local do almoço, que não tinha qualquer sinalização.
O percurso da meia-maratona foi muito variado. Além das zonas rolantes, havia travessias de cursos de água, carreiros de pé posto, subidas e descidas íngremes e suaves, algumas com piso muito solto, e zonas não cicláveis. Para um participante médio, foi necessário desmontar com frequência.
O único factor prevalecente em todo o percurso foi a areia que, surgindo frequentemente, obrigava a cuidados redobrados.
Na minha opinião seria útil alertar com antecedência os potenciais participantes para o tipo de percurso escolhido pela organização, porque nem toda a gente tem os mesmos gostos e preferências.
As marcações foram razoáveis, estando assinalados quase todos os locais potencialmente perigosos, ou permanecendo junto aos mesmos um elemento da organização. É de realçar o bom acompanhamento da prova pela organização.
Os abastecimentos foram muito bons. Bolinhos deliciosos e pessoal simpático, inclusive à partida, bebidas à chegada.
O local dos banhos (não me recordo se havia mais que um) era algo acanhado e a temperatura da água não regulável.
O almoço, que incluía bons aperitivos regionais, uma excelente sopa de peixe, três variedades de carnes grelhadas, fruta, arroz doce e bebida à discrição foi, desafortunadamente, servido em pratos de plástico. Até os talheres eram de plástico, o que tornava a tarefa de cortar os grelhados bem interessante. Os comensais sentavam-se em bancos corridos de metal.
É aqui o factor preço tem que ser tido em conta. Actualmente, 25€ ainda é um preço acima da média para uma maratona, por isso quem está presente legitimamente esperará uma experiência acima da média. Neste sentido, banhos assim-assim, almoço com pratos e talheres de plástico e bancos de ferro não são admissíveis quando outras organizações já demonstraram que se consegue fazer melhor a um preço menor.
Corrigidos estes (relativamente pequenos mas significativos) pormenores, a maratona do BTTSor poderá tornar-se um evento de referência no BTT nacional.


P.S. Duas questões específicas:
- A classificação da meia-maratona em www.bttsor.com contém alguns lapsos: há dois concorrentes classificados em 61º lugar, não há 109º nem 110º classificados(as);
- Tenho algumas dúvidas relativamente aos tempos publicados. Tanto eu como um amigo, chegados com 20 minutos de diferença, notámos um tempo final com cerca de 15 minutos a mais relativamente ao marcado pelo (habitualmente muito fiável) ciclómetro. Alguém mais notou o problema?

Tanta critica, mas no fim tinhas de cá vir parar :twisted: :twisted: :twisted:
 

jose

New Member
Viva pessoal

Valeu a pena levantar ás 4 da matina percorrer cerca de 400 km para fazer a Maratona de Ponte de Sor.


Quanto á Maratona em si correu tudo pelo melhor.

Secretariado - Rápido e sem confusões.

Pequeno almoço - Bolinhos de marmelada e sumos.

Lembranças - Um polo e um lenço para usar debaixo do capacete, (vai ser muito útil).

Percurso - Muito bem marcado, grande escolha, era composto por zonas para rolar, subidas e é claro descidas, zonas de água algumas até ao joelho, sigles trecks espectaculares, muita areia mas de fácil condução.

Zonas mais perigosas - Contámos com a presença de elementos da organização sempre prontos a ajudar (Um agradecimento ao homem da moto 4).

ZA's - Do bom e do melhor, bolinhos miniaturas variádas (acabadinhos de fazer), sandes de carne assada, laranjas, bananas, sumos águas, e minis, na zona da meta foi-nos fornecida uma bebida energética (que mais se pode querer????).

Banhos - Quentinhos.

Almoço - Sopa de peixe (por vergonha comi só duas), grelhada mista com a respectiva guarnição, fruta, doce, e bebidas á descrição.

Fotos do evento - Tiradas pelo amigo João Pinheiro e á borlium.

Além de tudo isto fomos comtempládos com uma enorme simpatia do pessoal do BTTSOR que fez tudo para a Maratona fosse um sucesso, com tudo isto só me resta marcar presença para a 3ª Maratona Ponte de Sor.

Parabens á amiga Celina por mais um :#1: lugar.

Um agradecimento especial aos amigos João Pinheiro ao João Silva e restante equipa do BTTSOR pela divulgação do nosso IV Raid BTT "Por Terras de Mato". :clap: :clap: :clap:

Quero também agradecer á malta da Marinha Grande, que tornou o percurso mais agradável com a sua boa disposição, também deu para aprender a técnica de bem cair. :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Bem hajam e até um próxima

Zé António

BTTFERROBICO
 

lpsferreira

New Member
jo4o said:
...... um tempo final com cerca de 15 minutos a mais relativamente ao marcado pelo (habitualmente muito fiável) ciclómetro. Alguém mais notou o problema?


Esse não foi o tempo que estiveste parado e o ciclocomputador não conta?
 

MrOrbea

New Member
jose said:
Pequeno almoço - Bolinhos de marmelada e sumos.

Amigo José os bolinhos de marmelada são as tipicas boleimas aqui da zona :wink: e boas que elas são, até custuma-mos ás sextas feiras á noite ir directamente á padaria come-las, acabadinhas de fazer :mrgreen:

Um grande abraço e cá o espero num proximo evento, com esse espirito :D
 

jo4o

Member
lpsferreira said:
jo4o said:
...... um tempo final com cerca de 15 minutos a mais relativamente ao marcado pelo (habitualmente muito fiável) ciclómetro. Alguém mais notou o problema?

Esse não foi o tempo que estiveste parado e o ciclocomputador não conta?

Tive atenção a essa questão específica. Nunca parei tempo suficiente para o ciclómetro entrar em pausa e a quilometragem está certa.
 

peanuts

New Member
O meu ciclometro so conta o tempo que estas a andar, mesmo que não entre em pausa. O teu não sei! Quanto a areia, é o piso que ca temos!! Para min apenas 2 sitios não sao ciclaveis por qual um, o 1º na zona onde atravessava a barragem mas era 100 metros e não podemos alcatroar!! A 2a era ja ao final quando passavas por uma ponte de metal que tinhas uma subida de rochas com 10 metros!! Quanto a sinalização dos locais de almoço e banhos não sei uma vez que me estavam incumbidas outras tarefas! Mas se dizes que não havia nada a indicar foi lapso nosso e não se repetirá!
 

pinheiro

Member
Amigo Zé António,

Muito obrigado pelos comentários encorajadores. O pessoal tenta sempre fazer o melhor possível para receber bem os atletas e é sempre agradável ver que alguém apreciou o nosso esforço. Dia 25 de Maio de 2008 queremos ter novamente o prazer de pedalar pelos trilhos da Cabeça Gorda.

Um grande abraço.
 

pinheiro

Member
jo4o said:
Deixo aqui as minhas impressões da 2ª meia-maratona do BTTSor (60km).
A nível de indicações para quem chegava a Ponte de Sôr, só vi as do local do banho. Juntamente com o dorsal foi fornecido um pequeno mapa com as localizações relevantes, mas mesmo assim era necessário encontrar antes o Secretariado. Porém o mais difícil de encontrar foi mesmo o local do almoço, que não tinha qualquer sinalização.

Agradecemos o reparo e pedimos as nossas desculpas pelo sucedido. Para o ano a localização do secretariado será, certamente, colocada, atempadamente, no nosso site. A restante informação será colocada ao dispor dos atletas naquele local e em mapa a colocar junto dos brindes.

O percurso da meia-maratona foi muito variado. Além das zonas rolantes, havia travessias de cursos de água, carreiros de pé posto, subidas e descidas íngremes e suaves, algumas com piso muito solto, e zonas não cicláveis. Para um participante médio, foi necessário desmontar com frequência.

A mãe Natureza tem destas coisas e, para apreciarmos a plenitude da sua beleza, temos, por vezes, de sentir aquele calor que só pode vir do esforço de nos superarmos. Grandes aventuras do BTT, como a TransRockies, o Cape Epic, a Ruta de los Conquistadores, etc, são conhecidas pela sua dureza. São provas onde se fazem maratonas a pé. Portalegre tem muito maiores extensões em que se exige o máximo dos atletas e muitos só conseguem superar os obstáculos a pé. Por vezes andar a pé é fazer BTT e é sabido que andar a pé faz bem. Não vejo porque não podemos ter uma centena ou duas de metros em que alguns atletas têm de desmontar, nem porque razão isso é criticável.

O único factor prevalecente em todo o percurso foi a areia que, surgindo frequentemente, obrigava a cuidados redobrados.
Na minha opinião seria útil alertar com antecedência os potenciais participantes para o tipo de percurso escolhido pela organização, porque nem toda a gente tem os mesmos gostos e preferências.

Isso é verdade, nem todos temos os mesmos gostos mas, isso implica que quando há lama se diga que há lama, pedra quando há pedra, água quando há água... Penso que o tipo de terreno não deve ser desculpa para a falta de pernas.

As marcações foram razoáveis, estando assinalados quase todos os locais potencialmente perigosos, ou permanecendo junto aos mesmos um elemento da organização. É de realçar o bom acompanhamento da prova pela organização.

Tantos elogios e ficamos pelo "razoáveis"!

Os abastecimentos foram muito bons. Bolinhos deliciosos e pessoal simpático, inclusive à partida, bebidas à chegada.

Com "mines" e sandes de carne assada!

O local dos banhos (não me recordo se havia mais que um) era algo acanhado e a temperatura da água não regulável.

Nós gostaríamos de poder oferecer mais mas, infelizmente, nas nossas cidades do interior, por vezes, não temos mais para dar. Lembro-me de já ter tomado um duchinho bem fresquinho, num local onde só cabíamos dois de cada vez e se batia com as mãos no tecto. Foi um espectáculo!

O almoço, que incluía bons aperitivos regionais, uma excelente sopa de peixe, três variedades de carnes grelhadas, fruta, arroz doce e bebida à discrição foi, desafortunadamente, servido em pratos de plástico. Até os talheres eram de plástico, o que tornava a tarefa de cortar os grelhados bem interessante. Os comensais sentavam-se em bancos corridos de metal.
É aqui o factor preço tem que ser tido em conta. Actualmente, 25€ ainda é um preço acima da média para uma maratona, por isso quem está presente legitimamente esperará uma experiência acima da média. Neste sentido, banhos assim-assim, almoço com pratos e talheres de plástico e bancos de ferro não são admissíveis quando outras organizações já demonstraram que se consegue fazer melhor a um preço menor.

E os amigos, a companhia, as fresquinhas, a carninha? Estavam boas? Nós também gostávamos que tudo fosse perfeito para toda a gente mas, nesse caso, com o tipo de apoios que se conseguem, os vinte e cinco euros (habituais em muitas maratonas nos dias que correm e já desde há uns anos) não chegavam para vos oferecer o que vos foi proporcionado nesta maratona.

Corrigidos estes (relativamente pequenos mas significativos) pormenores, a maratona do BTTSor poderá tornar-se um evento de referência no BTT nacional.


P.S. Duas questões específicas:
- A classificação da meia-maratona em www.bttsor.com contém alguns lapsos: há dois concorrentes classificados em 61º lugar, não há 109º nem 110º classificados(as);
- Tenho algumas dúvidas relativamente aos tempos publicados. Tanto eu como um amigo, chegados com 20 minutos de diferença, notámos um tempo final com cerca de 15 minutos a mais relativamente ao marcado pelo (habitualmente muito fiável) ciclómetro. Alguém mais notou o problema?

Penso que estes dois pontos já foram respondidos.

Depois de tudo, espero que se tenha divertido a pedalar nas nossas paisagens, pois é de divertimento que nós falamos quando falamos e praticamos BTT.

Boas pedaladas e até breve, num qualquer trilho deste nosso jardim.
 
Top