[Rescaldo] 2ª Maratona BTT Sentir Penafiel - 9 de Maio 2010 - Penafiel

duchene

New Member
Parece que me cabe a mim a tarefa de inaugurar o tópico de rescaldo.

Muito sinceramente, este rescaldo poderia ser quase uma cópia a papel químico do rescaldo que fiz o ano passado o que, não será necessariamente uma coisa boa.

Dias pré maratona
Processo de inscrição simples e eficaz. Após o pagamento a confirmação e atribuição do frontal foi rápida e sem problemas de maior. Acabei por comprar também um número para o sorteio embora normalmente a sorte não queira nada comigo. Vi depois que o número era igual ao do meu frontal. Não faço ideia é como é que a organização resolveu a questão de quem comprou mais do que um número... (Questão esclarecida, foi pelo número dos canhotos. O meu estava perdido algures no meio da papelada e só o vi quando ontem ia colocar tudo na reciclagem).

No dia
De saudar as indicações logo desde a saída da auto estrada que não deixavam dúvidas quanto à direcção a tomar.
Facilidade de estacionamento nas piscinas e curta distância quer à partida quer ao local de almoço. Penso que estará encontrada aqui a solução ideal.

Envolvente da partida interessante e suficiente para a dimensão do evento, pese embora não sirva muito bem para partidas directas uma vez que os mecos à saída poderão causar alguns problemas aos mais apressados.

Secretariado relativamente rápido e a primeira desilusão do dia. Uma mudança para pior no conteúdo das ofertas. A garrafa era mais pequena que no ano passado e além de alguns panfletos, nada mais.

Sorteio dos brindes feito in loco e a bicicleta atribuída logo à partida, questão resolvida.

Partida controlada para a volta à cidade e ousaria dizer que nem seria necessário. As gentes de Penafiel ou estavam a lestes da existência da maratona ou teriam algo melhor para fazer a um domingo de manhã. Pouca gente se viu além dos envolvidos no evento.

Atrapalhação do dia: Tudo parado no meio da variante, o jipe da Polícia Municipal atolado no meio dos participantes e quando se abre um corredor para o jipe passar para fora da confusão, alguém da ordem de partida. Conclusão, está o jipe atravessado na estrada, e uma metade dos atletas já vai a subir a variante enquanto que os restantes esperam que o jipe desimpeça o caminho.

Não é por aí que vem mal ao mundo em termos de tempo mas se a ideia era parar e esperar pelo último antes de arrancarem, assim se deveria ter feito.

Uma nota positiva para o percurso global este ano, praticamente sem zonas urbanas ou de estrada, ao contrário do ano anterior.

Percurso animado portanto, bem variado e com um grau de exigência física e técnica interessante. Os primeiros quilómetros de subida decidiram muita coisa e aos 15Km já estava praticamente na posição final, ganhando apenas uns 5 ou 6 lugares nos restantes quilómetros.

A longa subida continua a ser o meu grande ponto de viragem uma vez que estabilizo e rapidamente ganho 15 ou 20 lugares. É sem dúvida uma das minhas subidas de baixa intensidade favoritas.

As descidas sem serem demasiado divertidas obrigavam a uma condução atenta e muito cuidadosa, ou pelo menos assim o fiz.

Postos de controlo bem posicionados e pessoal relativamente desenvolto sendo que, como não parei no abastecimento, não poderei opinar.

Infelizmente dois dos problemas que mais critiquei o ano passado voltaram a repetir-se este ano.

A maratona, fruto da geografia da região, passou em locais bastante complicados. Dois maciços respeitáveis de granito, e bastantes descidas com grau de dificuldade elevado e com bastantes pedras. O certo é que não se via vivalma durante largos quilómetros dessas zonas técnicas. Em caso de queda, um atleta poderia ficar vários minutos numa situação crítica sem que fosse possível prestar qualquer auxílio. Ainda esperei ver algum tipo de apoio nos estradões depois da primeira zona mais complicada mas nem isso.

É uma falha que considero extremamente grave, especialmente porque já transita do ano anterior, tendo sido na altura feito o devido reparo.

Não tenho problemas em dizer que fiz a primeira descida dos penedos à mão, uma vez que não existiria ali grande margem para erros. No entanto, caso algo mais grave sucedesse não faço ideia se seria o fotógrafo a prestar os primeiros socorros uma vez que era o único elemento presente no fundo da descida.

O segundo ponto negativo que se repete este ano foram as marcações. No planalto encontramos zonas de tojo alto e sem pontos de referência onde não havia indicações amiúde e foi uma aventura navegar até ao caminho certo. Na segunda zona dos penedos não havia indicação da direcção a tomar. Ao longo do percursi cortes abruptos à esquerda e à direita sem indicações prévias. Senti na pele e vi claramente no chão bastantes marcas de travagem de outros atletas que se enganaram, seguindo em frente quando o caminho era uma curva mais fechada. Já mesmo no final tive sérias dúvidas que estivesse no caminho certo uma vez que não via nenhuma indicação ao longo de uma série de entroncamentos e entradas.

Neste ponto, na minha opinião, a organização ainda tem de melhorar bastante, tendo em conta que muitos dos participantes, são forasteiros e podem não assumir o que poderá parecer lógico para quem cruza semanalmente aqueles trilhos.

Mas voltemos aos pontos positivos. Chegada feita sem complicações numa zona reservada e delimitada. Registo imediato da chegada e indicação da classificação, estando a mesma já disponível no site.

Dois pontos de lavagem das bicicletas rapidamente acessíveis e sem demoras.

Banhos em condições ideais, com água quente e todas as comodidades.

Não almocei em Penafiel portanto deixo o rescaldo desta parte para quem de direito.

Em suma
Eu gosto da maratona de Penafiel, a sério que gosto e este ano diverti-me bastante. Tem todas as condições em termos de envolvente para proporcionar bons quilómetros de BTT mas esta ausência de evolução, por outro lado, faz-me repensar se valerá a pena voltar para o ano e encontrar praticamente tudo na mesma. Portanto ficará para mais tarde a ponderação e em 2011 veremos o que se decide. Até lá espero que o que se vai escrevendo por estes lados ajude a identificar e melhorar as lacunas.

x2w3s5.jpg

foto: Magno Nascimento

Resultado final: O mamífero pedalante de 90 quilos e a sua cannondale rize de suspensão total fizeram um interessante 14º posto com 2h02m, melhorando assim em 10 posições o resultado do ano passado.

Antes de fechar queria deixar aqui também uma palavra de admiração para o companheiro com a camisola laranja da sport zone que, com a sua modesta bicicleta e equipamento mostrou que no BTT o que conta são realmente as pernas e não o carbono e os dourados da KCNC. Só o consegui alcançar algures por volta do quilómetro 26 e mesmo assim ele conseguiu ficar à frente de muito boa gente, salvo erro ainda dentro do top 25.

Só te posso dizer que está na hora de procurares uma equipa onde possas evoluir, porque certamente tens estofo para fazer uns resultados bem interessantes no futuro!
 
Last edited:

hugo almeida

New Member
Bom dia, não podia deixar de dar os parabéns a organização deste evento, pois estava tudo excelente, *****, gostei especialmente do percurso parabéns e continuem.

Abraço e boas pedaladas
 

Biclas.do.Monte

New Member
O que achei da prova, resumidamente:
Prós: percurso com single tracks espetaculares; meia-maratona bem marcada; processo rápido de levantamento de dorsais; pontualidade da partida ; sorteios antes do inicio da prova; bifanas e abastecimento em geral bom; lavagem da bike; banhos bons
Contras: partida real com alguma confusão

Fico a aguardar as fotos pois devo ter ficado em alguma.

BdoM
 

stuby39

New Member
Ola a todos pouco há a dizer, apenas dar os parabéns a todos que tornaram este evento possível.

Adorei aquele single junto de um riacho com bastante humidade simplesmente louco.Foi necessario algum trabalho.

A todos o meu obrigado em especial ao meu amigo Carlos Salazar que me acompanhou na parte final
Obrigado
 
Antes de mais, Parabéns à organização!

Eu fui um dos participantes que realizou os 60kms. Apesar da minha baixa forma física (daí o meu péssimo resultado), devo confessar que gostei imenso de pedalar em Penafiel.
Apesar de pequenas lacunas na marcação (mudanças abruptas por exemplo), achei que estava relativamente bem marcada e sinalizada!

Não participei na maratona do ano passado, mas esta deixou-me vontade de voltar para o ano que vem se assim a organização o entender realizar novamente.

Continuação de bom trabalho (fico à espera das fotos),
Bruno Silva
 

Sapateira

New Member
Boas

Participei na Maratona e gostei bastante, boas marcações, bons pontos de água, bons locais ( isto é Km ) de abastecimento, e um percurso excelente, adorei mesmo o percurso, tinha de tudo e mais alguma coisa, é mesmo dos melhores em que estive.

O levantamento dos dorsais foi eficaz, a comida era boa e servida rapidamente.

Só 2 reparos, o primeiro não é especificamente para voces mas para as organizações em geral, acabem lá com as voltas de apresentação, pessoal todo aglomerado ali a andar para "ninguem", nunca se sabe se aqueles quilometros contam, na minha opinião não serve de nada.
Como alguem já falou aí para cima, a partida foi um bocaito confusa, mas pronto, nada que manche uma boa prova.

cumprimentos
 

speedy03

New Member
Aqui vão os comentários a esta prova (meia-maratona):
Pontos fortes:
- traçado em geral bonito e com descidas espetaculares (como referiu acima o stuby39 também gostei muito do single junto de um riacho)
- abastecimento bom e pontos de água bem espaçados
- partida a tempo e horas
- sorteio em vez de ser no final como habitualmente foi no início o que me agradou mais (só foi pena não ter saido nada, mesmo tendo comprado 5 rifas para a bike)
- organização e colaboradores em geral muito prestáveis
- apesar da muita chuva o percurso estava em bom estado
- proximidade de tudo: partida, banhos e almoço

Pontos fracos:
- já referido por vários: partida efectiva um pouco confusa
- também já referido acima: bombeiros ou alguém com o mínimo de material para auxiliar em pontos que fossem de risco alto

Parabéns para a organização e Cª. Para o ano contém comigo para mais um empeno

Speedy
 

speedy03

New Member
Já me esquecia: venham de lá essas fotos pois, pelo menos na chegada alguém apontou a objectiva para mim e espero que tenha "disparado"
 

Dieghito

New Member
boas,

a prova foi realmente uma prova. quero com isto dizer que no fim da mesma tomaria a decisão de adquirir uma bike para este tipo de piso. nem que não seja com algumas mudanças, porque não foi nada fácil fazer a maratona em SS.

toda a organização merece as minhas felicitações, não só pelo decorrer da prova como pelos esclarecimentos e respostas às dúvidas/perguntas que prestaram à medida que iam surgindo.
no local:
.levantamento dos dorsais rápido e eficiente;
.sorteio à partida;
.partida do ponto de chegada sem grandes confusões, mas uma partida real um pouco rafada;
.percurso bem marcado, apesar de algumas lacunas como já foi referido;
.abastecimentos em locais oportunos e à altura do nome - postos de abastecimento;
.ausência de assistência em locais mais técnicos, mas de realçar o alerta humano da existência de algumas das zonas perigosas;
.chegada sem problemas, também não havia muito mais gente para chegar, visto ser o penúltimo da maratona [os pinos é que podia ter provocado alguns dissabores];
.banhos quentes e com condições para tal;
.almoço simpático e reconfortante, pelo menos para o estômago;

visto isto e acrescentando a boa disposição e simpatia de todo o pessoal envolvido na organização e serviços, a decisão está tomada.
venha lá essa bike! bora para o monte!

não queria deixar de referir e agradecer o companheirismo que tive durante a prova, por parte com Bruno Silva [com quem me desloquei a Penafiel] e de um companheiro com uma Mondraker, que penso chamar-se João Teles, que me assistiram e acompanharam mesmo aquando de um furo. aos dois um sincero obrigado.

sem mais assunto de momento,
à espera das fotos,
os melhores cumprimentos,
Dieghito
 

Lordebiker

New Member
Fiquei sempre com bom feedback das 3 vezes que fui a Penafiel, e esta 2ª Maratona de Penafiel não foi excepção. Como já foi dito o secretariado e controlo final foi simples e eficaz. Adorei os trilhos que nos proporcionaram "quadros" espectaculares da região e que nos injectaram doses de adrenalina, uns mais exigentes, outros mais fáceis e divertidos em que se atingiam velocidades engraçadas e daí algumas vezes passar a seta...por falar em marcações eu não sou daqueles que corre as "capelinhas todas" mas não sou de ficar em casa, já fui a muito lado e as marcações desta maratona estão num nível elevadíssimo, não há cá pinturas "rupestres" no chão e nos muros, setas improvisadas, enfim... simplesmente fita, setas e "X" e chega... quando não falta!! E verdade seja dita não faltou e dou um exemplo: houve gente estúpida...e burra, que numa viragem mudou a seta na direcção contrária ficando a face branca visível mas como não faltava fita a marcar o percurso e tinha uma placa de "X" no outro caminho não havia que enganar. Foi das melhores maratonas que participei...é claro que, como a parte desportiva correu bem, é natural que esteja menos crítico, porque crítica negativa e muito, foi a partida real...estarmos nós parados numa das "vias rápidas" mais perigosas do Vale do Sousa antes de uma curva com tempo de chuva...tive medo, sem vem um "piloto" no sentido contrário e se "assusta" com o aparato nem quero pensar...a organização deve pensar numa outra fórmula...já a zona de meta e seu enquadramento com a zona de banho e almoço (que não fui) estava correcta. Falando do meu desempenho pessoal fiquei muito agradado pois tirei 1h20 à marca do ano passado e fiquei em 13º a 5min do top 10 com uma queda nos últimos 5 km e perder a bomba numa descida que me fez voltar a subir...não foi nada mau. No final dos 60Km não fiquei com a sensação de empeno que me sobrou no ano passado, sendo verdade que a prova do ano passado foi bem mais dura. Quanto ao rapaz da camisola laranja como disse o duchene não deixei de reparar no seu andamento, ia um colega comigo e eu disse: este miúdo atalhou, não acredito que esteja a fazer o percurso direitinho. Ao que o colega respondeu: pois não, senão é um fenómeno. Ele passou por nós na longa subida em estradão e só o apanhei nas pedras já lá em cima, é verdade que eu levava andamento para os 60Km não valia a pena entrar em despiques parvos...mas que o puto andava, isso andava e a ele lhe faço a merecida vénia! Que venha a 3ª Maratona de Penafiel...lá estarei!
 

PedroSilva83

New Member
Antes de mais, queria felicitar a organização pela excelente organização e pelo fantástico percurso (maratona) que nos brindaram.

De um modo geral agradou-me bastante, o percurso estava melhor que o ano passado, praticamente sem passagem em zonas urbanas, e quando estas aconteciam estavam sempre pessoas da organização a controlar o trânsito, sem dúvida um dos pontos mais positivos da maratona.
Os abastecimentos, pareceram-me bem distribuídos, com o pessoal a chegar agua a quem não parasse, quanto a variedade não posso falar pois não parei.
As descidas mais técnicas estavam bem sinalizadas, mas mesmo assim deveriam requerer mais atenção por parte da organização para caso de acidentes, penso ser um assunto a rever.
A partida, não reparei na situação que referem pois estava a frente do jipe da polícia e atrás do carro da organização... :S
Os banho estavam 5* como já é hábito.
O pior foi mesmo pagar 10€ e APENAS ter direito a uma saca papel, com umas folhas de papel e UM rectângulo de marmelada, mas como não ando por lembranças e sim porque gosto de andar de bicicleta.
ATÉ PARA O ANO E BOAS PEDALADAS! :D
 
O Clube BTT Penafiel, agradece a todos os participantes a presença neste evento e espera ter sido do agrado de todos.
Um agradecimento especial a todos os associados, atletas, colaboradores e patrocinadores que contribuiram para que esta 2ª Maratona fosse uma realidade.

Estamos atentos a todos os comentários bons ou maus, para que em2011 o que foi bom se mantenha e o que foi mau se melhore.

No entanto e para que não fique a suspeição no ar, a Bicicleta foi sorteada pelo Canhotoda rifa e não pelo nº de Dorsal e se houve quem tivesse na rifa o mesmo nº de dorsal, foi pura coincidência, estejam atentos e depois com raciocinio façam os vossos comentários.

cumprimentos a todos e até à próxima.
 
Last edited:

bartes

Member
Boas!

É sempre um prazer pedalar em PENAFIEL, os KUNALAMA tentam sempre estar presentes com alguém... embora a maior fatia tivesse participado em outro passeio!

Fizemos-nos representar com 3 elementos na meia maratona, por isso apenas comento a mesma:

-Partimos das Termas em direção a Penafiel, chegamos a 20min da partida e em menos de 5min já tinha o Dorsal uma rifa, e uma inscrição feita de ultima hora, tudo 5*.
-Partida a horas com sorteios a mistura... depois do pequeno passeio pela cidade de Penafiel, bem pensado! chegada a variante, e nova partida, tudo 5*, não tivemos problemas nessa partida, pois estávamos na cauda do plutão!
-Marcações, Placas informativas, nos locais correctos e fitado com eficácia, nada a apontar, mais uma vez 5*.
-O 1º senão foi no reforço, acho que não foi correcto terem "minis" e "bifanas" ...de lamber o bico!!! foram 15min de boa companhia e tempo de encher o papo, simplesmente divinal.
-Na meta com a chegada dos KUNALAMA, estavam "bués de apoiantes!!!" valeu a foto na chegada, ...uns quantos autógrafos, e foi tempo de regressar as Termas.

Parabéns ao BTT CLUBE de PENAFIEL, todo o trajecto da meia maratona, dignifica bem o Vosso trabalho.

Meus dados:
Total 57km, 33km de meia maratona, umas quantas bifanas, minis...

Abraço

bartes -13-
 

catespero

New Member
Caros,
Já participei em muitas provas e em todas elas verifiquei que à sempre aspectos a melhorar, mas marcações de percurso melhores do que estas só encontrei em provas de resistencia ou seja circuito fechado, abastecimento qb então as bifanas estavam divinais, banhos nas piscinas municipais *****, Almoço muito bom e a terminar um cafezinho.
Maratona a repetir.
 

CALIGULA

New Member
Uma excelente maratona!

Boas,
Começo por dizer que a parte desportiva não correu nada bem (vou a seguir confirmar se consegui mesmo ser o último da Maratona - 60 kms) e, portanto, não seria por aí a minha "euforia".
A maior parte dos itens que considero importantes numa prova foi cumprida com brilhantismo e daí os meus parabéns à organização!
Realço a simpatia/disponibilidade dos seus elementos, a localização da partida/banhos/almoço e dos reforços/água, a variedade dos trilhos e as marcações - tudo do melhor!
Aspectos a corrigir: talvez a chegada (para eventual discussão ao sprint o passeio era capaz de não ser o ideal) e assistência nalguns pontos mais difíceis (caí cerca dos 35 kms, num local ermo, e se a "coisa" tivesse sido mais séria...).
Quanto à partida "lançada" não me pronuncio pois estava na cauda do pelotão.
Para o ano fica agendada!!!!
 

sparki

New Member
Antes de fechar queria deixar aqui também uma palavra de admiração para o companheiro com a camisola laranja da sport zone que, com a sua modesta bicicleta e equipamento mostrou que no BTT o que conta são realmente as pernas e não o carbono e os dourados da KCNC. Só o consegui alcançar algures por volta do quilómetro 26 e mesmo assim ele conseguiu ficar à frente de muito boa gente, salvo erro ainda dentro do top 25.

Só te posso dizer que está na hora de procurares uma equipa onde possas evoluir, porque certamente tens estofo para fazer uns resultados bem interessantes no futuro!


Por acaso, foi um caso admirável!
Rolou vários quilómetros próximo de mim e só o vi parado numa das últimas subidas, perto desse quilómetro 26, altura em que o ultrapassei.
(Ficou em 18º!)
Ficou em 19º, tal como o MAN corrigiu.
 
Last edited:

MAN

New Member
Só uma pequena correção: o camisola laranja é o Tiago Garces (Milhundos Team) e ficou em 19º.
Uma prestação de grande nível e para quem fazia a primeira prova de BTT.

Assim vai longe...
 

catespero

New Member
Há...uma outra situação a enaltecer, a prontidão e quantidade de fotos que já foram publicadas na página web.

Parabens!
 

Marcelo Penas

New Member
Em 18º lugar é impossivel porque fiquei eu. rolei varios Km's com ele e realmente é um facto de realce a prova do companheiro, que penso ser ainda mais novo que eu (tenho 20 anos).
 
Top