[Rescaldo] 2ª Maratona BTT Cortiçadas de Lavre "Por entre Chaparrais e Pinhais"

ajcorticadas

New Member
Muito agradecemos a vossa participação, convívio e boa disposição. Criámos este tópico para receber as vossas críticas em relação à nossa Maratona.
A ASSOCIAÇÃO DE JOVENS DAS CORTIÇADAS :p
 

jo4o

Member
ajcorticadas said:
Muito agradecemos a vossa participação, convívio e boa disposição. Criámos este tópico para receber as vossas críticas em relação à nossa Maratona.
A ASSOCIAÇÃO DE JOVENS DAS CORTIÇADAS :p

Antes de mais, elogio a zona onde decorreu a maratona. Deveras aprazível com muitos sobreiros, azinheiras e pinheiros mansos de grande porte, além dos inevitáveis mas ainda não demasiado numerosos eucaliptos.
A organização não divulgou a altimetria mas não era realmente necessário porque o relevo era praticamente nulo. Daqui resultou um percurso muito rolante por entre chaparrais onde a única dificuldade foi a omnipresente areia. Imensa areia.
As marcações cumpriram a sua função, excepto talvez muito perto da chegada onde ocorreram alguns enganos. As poucas zonas com algum perigo potencial estavam bem assinaladas e os atravessamentos de estradas com tráfego mais significativo, bem vigiados.
Bons abastecimentos com fruta aos pedaços, bolos secos, sumos de fruta, água em abundância e pessoal simpático. O posicionamento do 3º abastecimento da maratona, a cerca de 5km da chegada é, porém, bizarro. Teria sido mais conveniente se instalado na própria chegada.
O local de estacionamento e banhos – as instalações do campo de futebol local – é o possível e serviu, desde que não houvesse muitos utilizadores em simultâneo.
O almoço de cozido foi servido com os diversos ingredientes em separado - uma boa ideia - e houve castanhas e água-pé. O ambiente de convívio foi muito agradável, assim como as palavras do Vitor Gamito.
Porém a única nota negativa desta maratona vai para o almoço. É que a prática do BTT é indissociável do respeito e preservação do ambiente, e neste aspecto a organização esteve mal ao optar por pratos e talheres de plástico. Além de desagradáveis de utilizar, após o seu – único – uso tornam-se resíduos que, de uma forma ou outra, vão poluir o ambiente. Bem sei que estão muito em voga actualmente, mas dado o bom trabalho dos jovens de Cortiçadas, penso que no próximo ano, com um pouco mais de esforço, deverão optar pratos e talheres comuns e REUTILIZÁVEIS.
Em resumo, uma maratona bem organizada, numa bonita zona, com pouco relevo, mas só para quem gosta, ou pelo menos, não se importa, de rodar (ou por vezes andar) quase sempre em areia.
 
Top