[Rescaldo] 19º Troia-Sagres......13 Dezembro 2008

ruimatias

New Member
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

Neusebio esta para mim está de mais


Parabens a todos (mesmo todos )

Eu não tive coisos para ir com esse tempo

Mas fui tirar umas fotos



3107227014_a367520671_b.jpg
 
G

GTI85

Guest
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

Quero começar por cumprimentar aqui todos os participantes desta edição do Tróia-Sagres, sejam eles ciclistas ou acompanhantes, pois sem eles tudo teria sido ainda mais difícil.
Não vou acrescentar muito mais em relação ao que aqui tem sido dito, julgo que não há palavras para descrever a sensação de ter terminado/participado neste evento assim como indescritíveis são as várias dificuldades que foram sendo apresentadas pelo S. Pedro. Tem um sabor diferente esta "vitória" de todos os que participaram este ano, sim porque de uma vitória se trata, uma vitória contra as adversidades da natureza, e não só são vitoriosos os que chegaram a Sagres mas tb todos aqueles que vi no ferry das 07.15 e que com um sorriso nos lábios iniciaram aquilo que já à partida se previa ir ser uma "loucura".
Em relação ao que já li, gostaria de deixar quase como uma desculpa colectiva em relação ao "rasto" deixado por esta caravana, mas a verdade é que a partir de determinada altura o objectivo era um e só um, TERMINAR. Considero que tenho uma mentalidade ecológica, mas eu próprio dei o meu contributo para deixar algum "rasto".
Companheiros Troianos, a partir deste momento, no futuro, esta prova feita com bom tempo será um "aperitivo" comparado com a de 2008.
Saudações a todos e a partir de 2ª feira toca a começar a dar umas pedaladas para tratar a ressaca... :wink:

Bom Natal para todos
 
G

gms

Guest
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

Boas ...

Dou os parabéns a todos aquele que participaram nesta mística, com estas condições atmosféricas adversas!

Abraço!
 

tdi latino

New Member
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

:)
Sim,sou eu.... :roll:
E sim,ainda vim com o Neusébio mas assim k entramos na via até Sagres ele ficou-se...
Mas eu vinha a sentir-me mesmo muito bem :twisted:

Os meus parabens a todos os k xegaram a Sagres..... :roll: :roll: :roll:

Isto SIM foi um verdadeiro desafio..... :wink:
 

BIGMiguel

New Member
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

Boas!

Este foi o meu primeiro Troia-Sagres e consegui!! Fiz 30 anos este ano e decidi preparar-me para o realizar.

Cheguei a Sagres com 9h10m de caminho, a uma média de 21km/h e 24m parado.

Partimos 5 e chegamos 5!

Nada nos prepara para o diluvio que se seguia, todos os avisos, os conselhos, tudo isso parecia não se aplicar ontem. Chuva, vento, frio...

Quando cheguei à placa dos 8km para Sagres fiquei à espera das asas que o pessoal diz que ganha mas nada, so chuva e mais chuva e vento e mais vento, e lágrimas, de felicidade!

Quando cheguei à ultima rotunda não virei à esquerda, antes fiz questão de ir até à Fortaleza pelo empedrado e depois sim, terminar o precurso.

Quase não conseguia voltar pois o vento e a chuva estavam cada vez mais fortes!

Depois foi despir a àgua, ups.. a roupa, que tinha vestida na paragem do autocarro e vestir, meio abrigado da chuva e do vento algo mais parecido
com roupa e não tão encharcado!

Queria agradecer ao José Carlos as dicas de ultima hora na quinta feira à noite na loja!

O meu obrigado aos meus companheiros de viagem, ao Bruno, ao André à Susana e ao Miguel que me acompanharam até à Zambujeira!

O meu obrigado aos meus pais e à minha namorada que me acompanharam toda a viagem até sagres!

São estes momentos que fazem uma pessoa sentir-se vivo. Muitos parabéns a todos os participantes!

Ao Senhor A.M. os meu obrigado por me proporcionar tal aventura!
 

froids

Active Member
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

Eu nao consegui chegar a Sagres :cry:

No meu ano de estreia fiquei-me por Sines...
Arranquei sozinho e com uma logistica muito mal preparada que apenas me iria acompanhar durante o trajecto Odeceixe-Sagres...
Atrasei-me bastante e apanhei o barco das 07h30 saindo de Troia com um rapaz que levava alforges e dormiria no final da jornada, mas ainda não tinhamos saido da Comporta ja pedalava sozinho. E foi sempre assim até ao cruzamento para a estrada de Porto-Covo, onde cheguei perto das 12h30 depois de dois furos e já muito desanimado.
As pernas iam bem, o corpo quente nem se queixou muito do frio e da chuva, no meu caso foi mesmo a "cabeça" nao ter resistido à tareia.
Talvez num grupo tivesse sido diferente, talvez tivesse chegado um pouco mais longe ou mesmo a Sagres... Mas da forma como escolhi revelou-se muito complicada...
Pela primeira vez sofri de um empeno "mental" antes de sofrer um "monumental" empeno :oops: :|

Ao TDI LATINO o meu OBRIGADO sincero, pois foste o ÚNICO (tu e o companheiro que pedalava na tua frente nessa altura) que ao passar por mim me deu algumas palavras de incentivo e animo. Mesmo nas duas situações em que furei e estive parado a trocar camaras NINGUEM, repito NINGUEM (e passaram uns quantos ciclistas) disse uma só palavra. Estava bem e não precisava de material já que ia em quase total autonomia, mas tinha sabido bem... (desculpem o desabafo)

Esperei no Restaurante de S.Torpes mais de 3h30 pela minha boleia para Lisboa (ja que fugia aos planos e quem me devia ir buscar estava ocupada durante aquele periodo), o que deu para esperar, desesperar e congelar à espera.
Deu para apanhar a gripe que hoje me afecta, mas fez-me querer lá voltar, tentar superar-me, e se não for antes, lá nos encontraremos na 20ª!

Os meus parabéns vao todos para:

Quem chegou! :#1:
Quem se ficou pelo caminho!
Os que foram a pedalar!
Os que foram apoiar quem pedalava!

Abraços
:xau:
 
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
PARABENS a todos os que chegaram a Sagres e a todos os que não conseguiram e ficaram pelo caminho enregelados venceram todos eles mais uma vez

Este ano a pensar que estaria preparada para baixar o tempo que fiz nos anos anteriores foi uma desilusão cheguei a Troia por volta das 7h30m debaixo de uma valente carga de agua ainda tirei a bicicleta do suporte mas não me consegui convencer, vi partir amigas como a Maria João e a Filipa que me incentivaram mas não dava não estava com vontade de ficar gelada logo ali em Troia.

Seguimos para Sagres de carro na esperança de numa aberta qualquer que desse para montar na bicicleta e pedalar 20, 30 ou 100 kms já não importava a totalidade o importante era fazer uns kms desta Troia Sagres mas ao longo do caminho nunca conseguimos ver melhoras climatéricas que dessem aquela vontade de sair e seguir vi muito esforço e muita garra nos que faziam estes 200 terriveis kms e senti que realmente é bom gostar de uma modalidade que não nos dá nada mas que nos põe a fazer coisas extremas arriscando a saúde e nalguns casos a vida.

Cheguei a Sagres com a bicicleta no mesmo sitio, sem nunca ter a oportunidade de a fazer rolar a vontade não apareceu e pedalar nestas condições ainda não estou preparada.

Para aqueles que se meteram ao caminho :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia:
 

cansadojá

New Member
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

O meu primeiro Tróia Sagres

Nos dias anteriores tinha procurado em todos os sites a ver se algum dava bom tempo e nada.... e pensei bem parece q vamos apanhar uma chuvinha e vento... mas o pessoal do BTT não se amedronta com tão pouco.. e assim foi dia D 13-12-2008, saímos de odemira pelas 05.45 e chegámos a Tróia, eu o nuno eusébio e o nosso companheiro Jorge Soares (jsoares) que nos ia dar apoio, a quem desde já agradeço pela paciência de o fazer. Mt Obrigado Jorge. :yeah:

Chegados a Tróia foi despachar, tirar a foto da praxe com o pessoal de Beja (amaral e companihia) e sair antes q comecasse a chover :D .. mal tinhamos começado a pedalar na rotunda de saída dos ferrys começaram os primeiros pingos de chuva... pode ser q passe era a esperança de quem não tinha vestido logo o impermeável... e não paráva... tive q parar na Comporta para o vestir...

Nesta primeira fase não chovia muito, o vento tb não era ainda muito e até Santo André fez-se bem... a partir daí começou a tempestade... na companhia dum colega de Setubal fomos puxando um pelo outro, até pararmos em S.Torpes. Onde Rui Matias me tirou aquela foto, sim sou eu não é o Neusébio :D :) não deixes o moço ficar mal na fotografia que ele já ia lá pra frente como um foguete :D
ruimatias said:
Neusebio esta para mim está de mais


Parabens a todos (mesmo todos )

Eu não tive coisos para ir com esse tempo

Mas fui tirar umas fotos



3107227014_a367520671_b.jpg

De S.Torpes a Milfontes foi o primeiro cabo das tormentas do dia, a estrada onde se vira para Porto Covo até à entrada no concelho de Odemira, está digna de uma prova de BTT... e o vento de frente fazia com que os empenados como eu quase não progredissem... nesta fase a chuva também aumentava de intensidade...se por um lado os óculos protegiam da chuva e do vento, por outro lado faziam com que a tarefe de ver a estrada se tornasse num grande dilema, ora agora tira óculos ora agora põe óculos... a chegada a Milfontes onde tinha a minha cara metade à espera veio dar uma injecção de ânimo para mais uns quilómetros...

A chuva não parava e o vento muito menos, nas zonas mais desabrigadas pedalar era uma tarefa bastante complicada, mas lá ia, já tinha perdido um dos colegas que me acompanhou e pedalei de milfontes até à zona do festival Sudoeste sozinho e não obstante ser uma zona que conheço, pois resido por perto, o vento e a chuva massacram mais que não seja psicológicamente quem a vai a levar... Eis que nessa zona e quando ia sozinho e a perder ânimo oiço gritar pelo nome... era a cromita da Djinha e o não menos cromo do Hélio, malta com pedalada mas que durante alguns quilómetros tiveram paciência e me acompanharam durante uns bons quilómetros... obrigado também a eles.. de S.Teotónio até à Baiona fez-se bem o vento e a chuva nem por um bocadinho resolveram dar tréguas, mas o objectivo era SAGRES... Na Baiona paragem para abastecer, antes de atacar a subida de Odeceixe.. a subida de Odeceixe foi incrivelmente fácil, pois na maior parte dela estávamos abrigados do vento... até ao Rogil e Aljezur e não obstante o cansaço acumulado o ânimo ajudava a que os Kms passassem... era só ver bikes em cima dos carros e pensar que já havia muita gente a desistir, mas essa palavra não fazia parte do meu léxico para esta aventura...

De Aljezur ao cruzamento que vira para Sagres foi gerir o esforço, pois, pensava eu, a seguir era sempre a descer até à Carrapateira... Puro engano, primeiro, até chegar à descida as rectas pareciam quase intermináveis, segundo a descida com vento de frente e chuva foi tudo menos para descansar...
Chegado à Carrapateira, parei para comer e beber qualquer coisa e ganhar ânimo para a subida que aí vinha... subida essa que ao contrário do que esperava se fez com maior facilidade do que muitas descidas e rectas :D no topo da subida e antes de chegar a Vila do Bispo, na zona das ventoinhas o vento parecia ciclónico, era ramos caídos, folhas e eu a pensar " a ver se não me cai nenhum em cima"e não caiu :lol: foi nessa zona que apareceu o meu carro de apoio que já trazia o neusebio que entretanto tinha chegado a Sagres, aí foi descer até Vila do Bispo onde me aparece um Pai Natal a gritar :lol: :lol: :lol: estamos lá! estamos lá! são só mais 8 Kms Era eu TDI!
Curiosamente esses 8 Kms finais fiz com a maior das descontracções e com a satisfação de objectio, tava quase a conseguir e CONSEGUI, cheguei a Sagres perto das 17.45 já era praticamente noite... PROVA SUPERADA, como dizia o TDI nem sei onde fui buscar tanta força...

Desculpem lá o testamento mas a aventura foi muito MAIOR!!!

Desta minha participação no Tróia-Sagres gostaria de realçar, que nestas condições este é um desafio para duros :D se a parte física é muito importante a psiiquica é muito mais! outra coisa diga-se o que se disser impera na maior parte dos casos o companheirismo da malta do BTT!!!
 

lionheart

New Member
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

Boas,
foi o meu 1º Tróia-Sagres, apanhei o barco das 6.15 e comecei a pedalar ás 7.14 em direcção a Sagres juntamente com 4 elementos da minha equipa. Após 10 km em que não apanhamos chuva nem vento muito forte começou o diluvio, aos 102km a seguir a Vila Nova da Milfontes 2 colegas de equipa foram para a carrinha de apoio totalmente gelados e cheios de dores nas costas e ombros, eu segui com um colega ainda com força nas pernas mas psicologicamente muito fraco devido ás condições climatéricas que estavamos a ter, ao km +/- 130 ántes de chegar a S. Teotonio o meu pensar era logo que visse a carrinha de apoio ou a minha esposa com 2 amigos que me foram dar apoio era guardar a bike e desistir porque estava ali para me divertir e não para sofrer, ao chegar perto deles troquei de camisola que tinha por debaixo do corta-vento e senti-me quente e depois de comer qualquer coisa senti-me com forças para continuar, e assim foi, a meu colega continuou sempre comigo e sempre a apoiar-me e fomos seguindo pouco a pouco em direcção ao destino final. Fizemos a subida a seguir a Odeceixe devagar e sem grandes problemas, parámos em Algezur para abastecimento e fomos rolando com grande esforço, eu pelo menos, até Vila do Bispo aí houve um contra-tempo ao entrar na estrada para Sagres tive um furo, roguei umas pragas troquei a camara-de-ar e lá continuei. Ao chegar a Sagres percebi uma coisa que tinha lido aqui no forum a emoção de passar a placa a dizer Vila de Sagres.
Abalei ás 7.14 cheguei ás 17.24 com 30 minutos de paragem.
Quero agradecer a todos os que me apoiaram e mais uma vez realçar o companheirismo que existe no BTT, houve sempre palavras de incentivo e quando furei todos os que passaram por mim me perguram se precisava de alguma coisa.
Muito Obrigado a todos,
Até sempre
 

MarioVieira

New Member
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

Já agora obrigado a quem me deu indicações no começo da subida de Odeceixe, estava completamente perdido :roll:
 

Bruno Malheiro

New Member
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

Foi mesmo um dia para recordar

Fisicamente para mim foi fácil já vinha com uma preparação de 800km feitos neste mês,mas mental foi mesmo para alucinar deu para pensar em todo e mais todo o que tinha para pensar
Sempre com chuva e ventos fortes e algumas arvores caídas,um autentico pesadelo que depois de concluido me deu uma força interior que me fez gritar com toda a força "Vitoria" assim que avistem as primeiras luzes de Sagres,onde seria ali que iria finalmente retirar das costas os 8kg de carga que transportava nas costa Ah pois é foi sem logistisca e com muda de roupa para poder tomar uma valente banhoca e comer um grande jantar assim que chegasse

Tempo:
208km
08h27m

Quero tambem agradecer a excelente companhia de sabado e de hoje,pois depois de ontem,hoje de manha ainda fiz mais 84km de Sagres - Albufeira para apanhar o comboio para Lisboa
Para eles um grande abraço

S.S.
Btrichenco
Funride
Punk
Fera


Para finalizar espero que todos os que conseguíram acabar o troia-sagres deste ano sem desistir tenham consciência que conseguíram um grande feito,e tenham noção que o que conseguíram fazer será para sempre um marco vitorioso na vossa vida.

Ps:para identificarem a minha presença eu ia com um casaco dos Aborliu e com uma mochila verde floresceste.
 

plbtt

New Member
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

Boas

Seis elementos dos Just4Fun sairam a pedalar de Tróia às 8:12 e quatro estavam junto ao Posto de Turismo de Sagres uns minutos antes das 18:00 depois do massacre que já aqui foi descrito das mais diversas formas.
Foi um dia impiedoso para os participantes, mas que veio aumentar a sensação de vitória ao chegarmos a Sagres.
O tempo que se demorou a chegar foi o menos importante de tudo. Quase desde o início que foi interiorizado que chegar a Sagres naquelas condições já seria um feito.
Este ano, obviamente, não houve condições para parar perto de S. Teotónio no local que se pode ver na foto aqui mesmo ao lado esquerdo. Aliás, não havia condições para parar, ponto. Era recolher o abastecimento dos carros de apoio e continuar a pedalar para não se arrefecer.

Para o ano lá estaremos novamente e será por certo mais fácil que este.

Parabéns a todos os que decidiram levantar-se de noite para enfrentar a tempestade e a todo o pessoal de apoio, para quem esta jornada também não foi fácil.

Cumprimentos
Paulo Leitão
 

Lamelas

New Member
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

BIGMiguel, fui eu e o pedromiguelppinto que te perguntar-mos já em Sagres onde era o suposto ponto de encontro!

Agradece mais uma vez ao teu pai pela maçã! :wink:


Putzz ias no grupo grande que foi sempre junto até S.Torpes com uma bike de estrada?
 
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

Pois, foi esse o grupo a que me referi várias vezes, foi pena ter-se separado em S.Torpes, talvez todos juntos chegassem mais alguns até Sagres e os que chegaram fizessem ainda melhores tempos... :)

E de facto, como alguém aqui disse, esta "vitória" será daquelas que ficará na nossa memória, para sempre... e depois deste Tróia-Sagres os outros nunca mais serão os mesmos...proponho que a partir daqui seja Tróia-Sagres-Tróia :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (pronto...talvez não seja preciso tanto) :lol:
 
C

corindo

Guest
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

Boas!
Eu fui com mais 2 raparigas, 1 rapaz (só fez 80Kms alternados porque só tem 13 anitos) e todos pela 1ª vez.
Apesar de bem preparados não escapámos ao frio e uma grande molha, que assim que parávamos tinhamos de continuar a mexer para não gelar.
Não vou repetir o que já foi dito e é lógico em relação ao percurso. Vou apenas referir o que mais me marcou.
- A não simpatia de bastantes ciclistas que nem respondiam aos nossos cumprimentos.
- Pessoal que fez sozinho e sem carro de apoio. OS MEUS PARABÉNS PELA CORAGEM. :clap:
- Pelo que escreveram até agora fui o único que fui ao chão. Penso que depois de Milfontes, fui parar à valeta e não controlei a bicicleta (esta marcou-me mesmo e bem o cotovelo, mão e anca esquerda). :cry:
- Uma descida que fizemos mais lenta que a subida anterior devido ao vento. As rajadas que quase nos deitavam ao chão.
- O desespero da minha irmã quando não sabíamos quantos Kms faltavam, parou, atirou a bike para o chão e deitou-se quase a chorar com dores nas costas. Felizmente parou mesmo em frente ao marco da estrada e vimos que faltavam 30Kms, o que deu alento para continuar.
- As forças que ganhámos antes da Carrapateira e fizémos o resto a "voar" (a partir de Vila do Bispo e já de noite foi a 40Km/h). :D

Fizémos em 9 horas. Muito bom para quem treinou apenas um mês e máximo que fez seguido tinham sido 80kms. :hehe:
Parabéns a todos os que conseguiram.
Aos que não conseguiram, paara o ano há mais :wink:
 

pratoni

Active Member
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

Muitos Parabéns a todos!

Aos que acabaram e mesmo aos que tiveram que desistir a meio mas que enfrentaram na mesma o mau tempo! :wink: :yeah:
 

Ninja

Member
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

Cheguei a Tróia pelas 07:15, e tive a fazer tempo até às 08:00 (tinha lido algures que a "hora de arranque" era às 08:00 e decidi fazer tudo direitinho, lol).
Muito perto das oito, vi um grupo a arrancar e colei-me (à má fila) a eles. Mais à frente reparei que conhecia um deles, o Malheiro. Depois o pguedes furou, a chuva apareceu, e o grupo separou-se, aumentei a velocidade a par com o Malheiro, mas fomos logo apanhados pelo S.S. com quem pedalei até S. Torpes onde fizémos um abastecimento rápido (o único contratempo foi a velocidade do atendimento no café :lol: esquecemo-nos completamente que estávamos no Alentejo :rotfl:
Ainda acompanhei o S.S. até ao desvio para Porto Covo, mas apanhámos uma estrada em bastante mau estado e com vento muito forte de frente, e o S.S. arrancou no ritmo dele.
Voltei a parar em S. Teotónio, onde reabasteci o bidon, e fiz-me novamente à estrada. A primeira grande subida do dia, aos 140 kms, em Odeceixe, foi feita em velocidade moderada :lol: mas nunca perdi a esperança. Até aos 160 kms foi um pulinho, e entretanto parou de chover até aos 180kms. Curiosamente, foi este segmento o que me custou mais, pois o vento aumentou e os kms custavam a passar. A partir daqui (180 kms) encontrei o meu carro de apoio, reabasteci o bidon,
e tive companhia para o resto da viagem.
O meu amigo Cardiga que seguia no carro, a sensivelmente a 10 metros atrás de mim, deu-me, inexplicavelmente uma força animica adicional que me permitiu fazer o resto da viagem a um ritmo elevado.

Cardiga, MUITO OBRIGADO :venia: :venia: :venia:

Cheguei a Sagres perto das seis da tarde, já de noite, mas com o objectivo alcançado. :yeah: :yeah: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um Grande Abraço a todos os que chegaram ao fim, aos que tentaram chegar, aos que tentaram ir, aos que pensaram em todos os que foram e aos que ficaram na caminha também :lol:
 

luis

New Member
Re: [Rescaldo]19º Troia-Sagres......13 Dezembro '08

Assim que acordei a minha Maria ainda me perguntou....Queres mesmo ir???
Levantei-me, olhei para a rua(chovia torrencialmente) e respondi-lhe: Claro!! :choneh: :choneh:

Apanhei o Barco das 08:00 e poucos ciclistas ia nele, alguns nem chegavam a entrar, voltavam para a cama quentinha.
Arranquei sozinho e logo de seguida tive companhia do Nelson(acho que era o nome) junto fizemos o percurso até ao rogil, altura em que ele abandonou com dores nas costas. Sozinho novamente, fiz um esforço enorme para me voltar a colar à cláudia ao Hélio e outro companheiro, juntos fizemos o percurso até Sagres onde ainda chegamos de dia. :roll: :roll:

Parabéns a todos os que tiveram a coragem de se levantar da cama para mais esta loucura, um parabéns especial à cláudia por ter acabado o seu 1º Troia-Sagres.

Luis Romão
EuPedalo.com/Moving Board
 
Top