[Rescaldo] 1ª Maratona de Lafões - São Pedro do Sul - 21 de junho 2009

M

Molas

Guest
Re: [Rescaldo] 1ª Maratona de Lafões - São Pedro do Sul - 21 de junho 2009

Aqui está um link com algumas (bastantes) fotos da escadaria final. Gentilmente tiradas por quem se levantou as 10 horas apenas para ir tirar fotos :mrgreen: enfim, no vasconhaBTT também há quem fique na caminha 8)

http://picasaweb.google.pt/VasconhaBTT/IMaratonaDeLafoes#

abraço

moolas
 

marcopr10

New Member
Boas a todos os bravos que poderam como eu disfrutar de tão dura prova testando os limites ao máximo
quer a subir e a descer, foi na realidade um teste à resistência pelo menos no meu caso.
Gostava de salientar alguns aspectos que a mim me pareceram menos positivos.
- Em primeiro lugar, o total desgoverno na entrega dos dorsais. Uma coisa que parecia
ser tao simples tornou-se num caos. Mas é uma nota a ter em atenção para a próxima...organizem-se.
- Em segundo lugar, uma situação um pouco insólita na partida pois o insuflavel começou a perder ar
quando passavamos por baixo dele. Talvez o membro da organização tenha dado o "tiro" de partida para o sítio
errado. Mas isto não e tanto uma critica pois pode acontecer em qualquer caso, é mais pela situaçao insólita.
- Em terceiro lugar, a escassa sinalização em alguns pontos do percurso, levando-nos muitas vezes a abrandar o ritmo
já ele lento...lol, para pensarmos duas vezes se aquele era o caminho correcto ou nao. Aconteceu-me a mim na parte
das eólicas onde ja ia pelo alcatrao nao fossem uns colegas que atras de mim vinham avisar-me que o caminho nao era aquele.
Marcaçoes com setas no chão nao faziam mal a ninguém.
- Uma outra situação, a divisão da meia maratona e maratona. Bem, aí nem sequer uma sinalética, uma placa ou qualquer coisa parecida.
Simplesmente dois smpaticos senhores a perguntarem: meia maratona ou maratona. Bem, para alguns ouvidos menos atentos e nao dispostos
a parar para abastecer de agua certamente podiam ser levados em erro. Nao foi o meu caso, pois o cansaço já era evidente e tive que meter
mais um pouco de água.
- Outra situaçao, alguns pontos de acesso a estradas com alcantrão e de suposto movimento, nem 1 membro da organização. O que me
levou muitas vezes a pensar. (mas tu és maluco de entrar sem se quer olhar), claro que so pensava iso depois de ja o ter feito.
- Para terminar pois penso que as criticas ja sao algumas, uma situação descrita pelo bttista que sofreu o acidente e foi transportado na
ambulancia. É de louvar a ajuda de todos e digo isto porque o tal bttista que acompanhou o bttista magoado por acaso é meu amigo e foi
ele que ficou com a bicicleta tomando conta dela como se dele se tratasse. Teve logo cuidado de retirar da mesma alguns acessorios mais
suscetiveis do amigo do alheio. Mas o que me entristece no meio disto tudo e que ele abordou alguem da organização para saber o que fazer
com a bicicleta e entrega-la a alguém da organização para se responsabilizar pela mesma e a resposta do tal senhor foi como se nao fosse nada
com ele. Mas afinal de contas que tipo de organizaçao é esta? que nem sequer se dá ao trabalho de dar seguimento a uma situaçao destas?

Para finalizar, foi positivo o balanço mas com algumas coisas a melhorar como em tudo.

Para o ano lá estaremos.

Abraços a todos
 

Kzorba

New Member
Boas noites bttistas...

Não tenho muito mais a dizer, penso que o essencial já foi dito, existem algumas coisas que a organização deve corrigir numa próxima edição, nomeadamente as questões de logisticas quando os atletas tem "azares" que os impedem de prosseguir a prova e que o material deve ficar a guarda da organização :ideia:, para não se repetir a situação reportada pelo colega e amigo Marco.

Apesar de as caimbras :cry: me terem traido já na descida, o que me impediu de fazer os 10 km finais, o percuso foi bastante bonito, pelo menos até onde eu consegui ir... :mrgreen:

Mais uma vez aqui ficam as melhoras para o colega que encontrei nas piscinas do SC Aveiro, que ao que parece está a recuperar bem.

Abraço, a todos os quantos participaram e organizaram este evento. :cheers:

Nuno.
 

m.bigodes

New Member
boas tardes em primeiro keria vos pedir desculpa de não ter podido ir a são pedro do sul,em segundo agradecer ao nuno e companhia de terem ido e marcar a presença do trepa bike,já vi algumas fotos e estou chateado comigo mesmo de não ter ido pois pelas fotos deve ter sido espetacular mas para o ano contem comigo pois de certeza k vou estar presente,eu e mais alguém.
 
Boa tarde,

A prova tinha realmente condiçoes para ser uma grande jornada de btt, montanhas do melhor e paisagens fabulosas. A meu ver exageraram no alcatrão mas no geral foi um percurso muito interessante. Gostava apenas de apontar algumas coisas que devem ser repensadas em futuros eventos.
1. O briefing inicial é importante para enquadrar as pessoas no circuito, nas condiçoes, sinalectica, etc e convem que as pessoas ouçam...
2.Controlo no ponto zero é essencial. Há pessoas que levam as coisas a serio e sem controlo da partida podem acontecer varias coisas....
3. Fazer o arranque pelo centro da cidade em ruas principais sem cortar o transito é pôr seriamente em causa a integridade fisica das pessoas sobretudo pelo facto do pelotão ainda rodar quase completo. Eu fui praticamente barrado por dois carros um em cada sentido. Mto perigoso!
4.Pontos de controlo durante o percurso, apenas 1 e logo na separação é insuficiente...
5. Sinalectica nas mudanças de direcção é fundamental sobretudo nas zonas de descida rapida, varias vezes passamos o corte e só pela ausencia de fitas nos apercebemos que tinhamos de ter virado algures la atras.
Por ultimo não entregar os premios por falta de um membro da organização é muito mau... Por pouca visibiidade que tenha o evento um atleta tem todo o prazer do mundo em receber um premio no pódio.

Para o ano será certamente melhor... :arrow:
 

FVA

New Member
Boas,

O rescaldo está praticamente feito! Em geral concordo com as críticas aqui efectuadas (as negativas e as positivas) e penso que elas são de sentimento generalizado.

A subida ao alto de S. Macário foi brutal :D, a descida foi alucinante :roll:, tanta porradinha que apanhei da minha HT. Para o próximo ano, se mantiverem o alto da serra, tentem diluir a descida em mais km's ... ... para ser mais "soft" :!:

Quanto às classificações, já estão disponívies? Alguém sabe?

Abraços
 
R

ruimtl

Guest
Mais um pequeno ponto a melhorar... já estamos no fim de semana e nem sinal de classificações!!

Depois de uma grande maratona, e principalmente com aquele cenário fantástico, todos gostamos da saber como nos saímos em mais uma prova, independentemente de andar mais depressa, ou de aproveitar para apreciar as paisagens!!

Saudações betetistas!!
 

gingasbtt

New Member
Boas.
Antes de mais quero agradecer a todos aqueles que estiveram presentes na Maratona de Lafões.
Do rescaldo interno que temos, ficámos cientes de que não basta pensar e logo faz-se, é preciso sim, muito trabalho, mas mesmo muito trabalho.
Aceitamos as Vossas criticas, as Vossas sugestões, pois é com tudo aquilo que nos têm para ensinar/informar/esclarecer, que faremos mais e melhor em busca de um evento digno de seu nome.
A tudo aquilo que nos proposemos, algumas metas atingimos, outras nem por isso, e foi desse modo que todos voçês nos alertaram, pois, como foram o alvo da Maratona, acarretaram com todos os nossos problemas e falta de experiência.
Apesar de nem tudo correr bem, não vamos deixar a batalha por vencida, e para o ano vamos melhorar tudo aquilo que esteve mal, e ai sim, Voçês vão sentir aquiele BTT que nós temos para oferecer, auele convivio que temos para dar, as paisagens que damos a conhecer, em 2010 tudo será diferente.
Pedimos desculpa por tudo aquilo que correu menos bem, desde o secretariado até ao lançamento das classificações, porque não esperavamos nada do que aconteceu. Tudo melhorará.
Um abraço a todos e em nome pessoal, um muito obrigado e as mais sinceras desculpas.

Podem ver AQUI as classificações.
AQUI poderão ver mais fotos da Maratona de Lafões.

Até um dia.
 

Dr.Toxic

New Member
Boas pessoal...
Nao correu da melhor maneira mas só se aprende com os erros...para o ano sera melhor...
Só tenho pena ter acabado em 5º da maratona mas nas classificações não apareço...enfim...
abraços e boas pedaladas
 

jonibyke

New Member
Boas além dos reparos feitos da maratona vou fazer mais 2 primeiro as classificações não estão corretas a muitas falhas. I passado 1 semana da maratona ainda nao fui informado quando recebo o meu premio. Pois tinha me dito que avia premios pros 3 primeiros de cada maratona .Se querem fazer maratonas a que ter isso em conta porque mão e preciso chegar todos os partissipantes para fezer a entrega dos respetivos premios.Tenho mais 1 raparo a fazer so nas provas de DH e tem metas au fim de 1 escadarias . E que no meu caso se chego junto do meu camarada de fuga a disputar o primeiro lugar e ia ser lindo ganhava quem fosse mais maluco ou quem não caisse antes chegar a linha chegada. Ja agora eu sei que vaõ ver este comentario entreguem os premios se e que eles a.
 

X_BiKeR

New Member
realmente e mt mau as classificaçoes nao estarem correctas...xeguem ao mesmo tempo de um colega e estou com mais dez minutos..enfim....muito mau mesmo
 

vitor nherf

New Member
Ola a todos,passado uma semana ainda recordo com uma certa saudade a maratona de Lafões,é certo que nem tudo esteve a altura de uma organização profissional aonde para participar num evento deles não gastamos menos de 150 a 250 euros dependendo da prova e temos de ter autonomia total seja em AGUA ou em GPS,sim porque eles não andam durante uma semana ou duas até as 22h,23h a colocar fitas para que quem participa não se perca,também não tem pessoal nos cruzamentos a indicar para aonde seguir,não estou aqui a fazer qualquer reparo a qualquer empresa de ORGANIZAÇÃO de eventos que trabalha para ganhar dinheiro,estou sim a criticar aqueles que pagaram apenas 10 EUROS de inscrição com direito a almoço,reforços líquidos e sólidos,lembranças,banhos e muito importante seguro e de lembrar que quem tem todo o trabalho nem sequer participa na prova pois tem de estar a tentar que tudo corra bem para todos os que participaram.

Eu desloquei-me de Vialonga,concelho de V.F.Xira distrito de Lisboa para participar nesta maratona porque tenho uns amigos que tinham estado em S.Pedro a participar na primeira edição do Geo-raid deste ano e eles ficaram maravilhados com os percursos que fizeram em dois dias de prova e eu também quis experimentar alguns dos caminhos e por isso resolvi ir.

E digo-vos mais valeu muito a pena porque realmente foi excelente e para uma organização que foi a primeira maratona que organizou estava muito bom.

Amigos querem eventos com tudo perfeito larguem os euros e vão participar em geo-raids,supertravessias,trans-rockies e coisas do genero,agora por uma maratona em que pagam 10 euros até deviam de agradecer por os deixarem participa.

Desculpem se pareço muito ríspido mas depois de andar em tanta maratona em que se paga tanto e ai ninguém reclama por uma maratona que não é mais que um passeio que nem sequer tinha prémios anunciados a malta faz aqui uma barulheira...

A organização os meus parabéns por um dia de excelente Btt.
Obrigado
 

jonibyke

New Member
Boas Vitor as criticas servem para melhorar as provas i naõ vi nenhum colega a dizer que a maratona tinha sido fraca ja agora paguei 10 euros em mortagua com todo que e necessario em termos de apoio i não tinham 300 i poucos etletas mas 1000. Ja agora se participa em geo-raids ,supertravessias i outros eventos do genero faz muito bem pois essas provas não estão o alcançe de todos porque e preciso ter apoios monetarios que nem todos tem.
 

gingasbtt

New Member
Boas.
Amigos de pedal, por norma não costumo fazer rescaldos de eventos onde estou envolvido, mas sinto-me na necessidade de o fazer.
Prémios- Não foram entregues por motivos de presença de alguém da organização, mas os premiados foram informados de que os prémios seriam enviados posteriormente.
Classificações- Sem duvida, em minha opinião pessoal, o que falho mais, bem como o secretariado, pois muitas vezes aquilo que imaginamos não corresponde á realidade.
Organização- Todos os que nunca organizaram ou estiveram numa estrutura organizativa, desconhecem o quanto temos de dar de nós para que tudo corre da melhor maneira, mas quando isso não acontece, os organizadores são aqueles que se sentem mais desiludidos com as demais situações.
Comparação entre Maratonas- Cada maratona é uma maratona, pois as organizações variam de local para local, quer de acordo com o espaço em si, como de patrocinios, apoios e recursos. Por isso mesmo, cada evento no seu local e sem comparações, pois já participei em muitas e em todas elas o tratamento não foi igual. Mas já agora, gostava de questionar ao Amigo jonibyke em qual maratona de mortágua existiam 1000 participantes, uma vez que a Maratona Vale do Vouga é mais reputada e mais elevada monetariamente, e só no ano transacto é que ultrapassaram a barreira dos 1000.

Meus Amigos, não quero com isto desculpar o que quer que seja, pois nós sabemos que falhámos naquilo que desejámos que não falhasse, mas tenho a certeza que para o ano, contaremos com todos para provar que a Maratona de 2009 foi um precalço.

A titulo pessoal, e todos aqueles que me conhecem pessoalmente, sabe que sou uma pessoa que tenta sempre fazer o melhor que sabe, e nunca fiz nada que prejudique quem quer que seja.
Digo isto porque alguém, com intenção ou não, "disse" que a demora pela classificação servia de desculpa para alterar alguns participantes, bem como o seu tempo.
Isto, meus amigos, apesar das nossas dificuldades ou má organização, é algo que nunca acontecerá enquanto estiver presente, pois os meus valores pessoais e éticos não permitem.
Peço desculpa por este comentário pessoal, mas senti-me mesmo na necessidade de o fazer.

Um abraço para todos
 

cagaréu

New Member
vitor nherf said:
a malta faz aqui uma barulheira...

... se dizer que as marcações em certos locais eram escassas e que o secretariado funcionou com alguma confusão, é fazer uma barulheira...

... fui eu que abri o tópico e tenho lido com atenção tudo o que tem sido escrito e sinceramente não consigo ver onde esteja a dita barulheira, a opinião dos participantes é extremamente importante, ainda ontem tive o prazer de pedalar ao lado do Gingas-Btt em Vila Velha de Rodão por uma causa bem mais importante do que umas fitas ou uns tempos, onde deu para falar um pouco sobre a maratona de Lafões a qual na minha opinião correu bem tirando a questão das marcações em alguns locais serem pouco visíveis.

Passem por AQUI e vejam como há coisas muito mais importantes
 

gingasbtt

New Member
cagaréu said:
vitor nherf said:
a malta faz aqui uma barulheira...

... se dizer que as marcações em certos locais eram escassas e que o secretariado funcionou com alguma confusão, é fazer uma barulheira...

... fui eu que abri o tópico e tenho lido com atenção tudo o que tem sido escrito e sinceramente não consigo ver onde esteja a dita barulheira, a opinião dos participantes é extremamente importante, ainda ontem tive o prazer de pedalar ao lado do Gingas-Btt em Vila Velha de Rodão por uma causa bem mais importante do que umas fitas ou uns tempos, onde deu para falar um pouco sobre a maratona de Lafões a qual na minha opinião correu bem tirando a questão das marcações em alguns locais serem pouco visíveis.

Passem por AQUI e vejam como há coisas muito mais importantes

Boas.
Amigo Hernani, é mesmo isso. A tal barulheira é uma questão de opiniões, construtivas ou não, mas o que interessa mesmo é aqueles momentos que realmente importam, como foi o caso do Passeio do Joãozinho em Vila Velha de Ródão, no qual participei devido a uma causa nobre e onde pude confraternizar com aqueles que se interessam, com aqueles qie crêem que o BTT é muito mais do que pedalar.
A Maratona de Lafões correu mal em alguns aspectos mas é por isso que aceitamos as criticas, pois é disso que precisamos para melhorar.
Um abraço a todos
 

vitor nherf

New Member
Esta visto que não me fiz entender,se tiverem a paciência de ler muitos dos rescaldos que vamos por aqui tendo,que eu aprecio muito de le,reperam que todas as maratonas(passeios)têm sempre péssimas criticas porque todos nos temos uma tendência para exagerar nas criticas e principalmente nestas pequenas maratonas então é demais,esta sempre tudo mal,criticas por mim é na boa nem é nada comigo,mas revolta-me ver o trabalho das pessoas que o fazem com gosto para tudo correr pelo melhor e depois nem uma palavra de alento para tentar melhor e não me venham dizer que criticar tudo e mais alguma coisa é construtivo.

O futuro esta sem duvida nos gps e provas de autonomia própria,pois cada vez mais as pessoas encaram estes passeios e convívios como uma prova profissional e assim sendo a melhor maneira de comprovar tempos e se não ser fez batota nos percursos é a utilização dos gps e mesmo assim as organizações profissionais demoram cerca de uma semana a editar os resultados,quanto mais um pequeno clube ou assossiação que até se deu ao trabalho de cronometrar os tempos.

E para terminar,eu não disse que participava nesses grandes eventos feitos por profissionais,mas tenho amigos que o fazem mas as suas custas e que treinam muito e fazem grandes sacrifícios para poderem entrar em algumas dessas provas.

Se ofendi alguém,só me resta pedir desculpa pois não era minha intenção fazê-lo,talvez se todos levasse-mos isto das maratonas mais na desportiva não houvesse tanta discussão e sim uma partilha de experiências.
 

PeDaIs

New Member
Boas pessoal.

Com algum atraso, aqui vai a minha opinião sobre este evento. Apesar de ser desta região, e já ter pedalado várias vezes em provas/passeios organizados por pessoal de São Pedro do Sul, nunca tinha pedalado na Serra de São Macário, pelo que era com alguma espectativa que aguardava por este evento.
Na generalidade gostei da prova, apesar de também me ter perdido na parte final e de ter sido vitima de uma queda monumental, na primeira descida a seguir às eólicas, numa zona de xistos, correu-me bem. Gostei dos trilhos, da serra, da simpatia da maior parte do pessoal. Um agradecimento especial pelo ESFORÇO, DEDICAÇÃO, TRABALHO de todos os que contribuiram para a promoção e realização desta prova.
Que há muita coisa a melhorar? HÁ. E ficou, penso eu, provado que não basta querer, que muitas vezes todo o empenho, todo o esforço, toda a dedicação... não chegam... Os pontos menos positivos já foram aqui todos mencionados e alguns até exagerados.
No entanto, não queria deixar de alertar para o facto de eu achar que, nas partes mais perigosas do percurso (aquela descida interminável e catastrófica antes do Pisão) haver pouca gente da organização a prestar apoio, e para falta de sinalização de perigo. Acho que se devia colocar a segurança acima de tudo.
Os Gingas já nos habituaram a grandes provas/passeios. Para o ano vão melhorar de certeza.

Abraço e boas pedaladas.
 
Top