Relaxar os músculos

bcochofel

New Member
Boa tarde,

Gostava de saber qual o melhor método de recuperar após provas ou mesmo aqueles passeios de domingo mais intensos?
Existe algum gel/creme para massagens que faça sentir algum alívio quando temos os músculos tipo pedra :mrgreen:?
Deve-se fazer algum tipo de treino de recuperação (sem falar nos alongamentos antes e depois do treino...)?

Desde já agradeço,
Bruno
 

rucaf3

New Member
Amigo... Um concelho... De quem já levou muitos tau taus com alguns dói dóis...

No duche lava as pernas com água fria dos pés até á virilha.. Vais ver .. remédio santo. :wink:
 

betina

New Member
Boas

mergulha na banheira com agua fria e alguns cubos de gelo la dentro fica durante 10 minutos, depois quando saires existe um gel muito bom o musclor gel relaxante, aplica nas pernas todas e vás ver que obtens um grande relaxamento muscular.

TKs
 

bcochofel

New Member
Bem, ja vi que passa sempre por agua fria (ou gelada)... :mrgreen:

No problem, ate aguento com a agua fria... Certas partes de mim e que nao... :mrgreen:

Obrigado, vou experimentar
 

Bikerboy17

New Member
aqui vai um conselho de alguem que me deu,que já participou em muitas provas e já treinou muitos atletas de alta competiçao...

o melhor para os muscolos relaxarem é a variaçao rapida da temperatura no duche,comessar com agua bem fria depois morna depois quente depois fria e assim socessivamente..experimentem e depois digam alguma coisa...durante uns bons 15 minutos
 

rjcm78

New Member
"Depois de treinos longos e competições, os corredores estão sempre à procura de terapias que diminuam dores e incómodos musculares do pós-exercício. A hidroterapia, ou seja, tratamentos medicinais que utilizam a água como principal ferramenta, é uma boa alternativa para recuperação e relaxamento.

A imersão parcial do corpo em água fria é indicada aos corredores pela acção preventiva anti-inflamatória. A rápida activação circulatória – ou vasoconstrição – e a diminuição da velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas, além do estímulo à produção de endorfinas, previne e diminui a possível inflamação.
Esta técnica é denominada por crioterapia (temperatura entre 5ºC a 13ºC) e, segundo os médicos, também diminui a fadiga, os espasmos musculares e auxilia no relaxamento, sendo mais vantajosa do que o tratamento em água quente, já que a duração do efeito é maior.

Imergir as pernas em água com gelo, imediatamente após uma competição, ajuda o corpo a voltar ao estado "normal". O organismo entende o esforço da corrida como uma agressão e por isso, a imunidade baixa após provas longas. Quanto mais rápida for essa imersão, mais rapidamente o corpo reage. Segundo o que li, os corredores ao efectuarem esta imersão em banho de gelo, não devem demorar mais do que seis minutos, e a imersão deve ser parcial – apenas as pernas, já que é a parte do corpo mais afectada pelo impacto da corrida.

Segundo os fisioterapeutas, os tratamentos em água quente são indicados para os corredores que sofram de contraturas e fraquezas musculares, limitações na amplitude de movimento, dores incapacitantes e lesões. Como benefícios, promove o relaxamento muscular, diminui espasmos nos músculos assim como a dor, facilita o movimento articular e aumenta a circulação, entre outros. A água quente é mais indicada para relaxamento muscular, além de capacitar as vias aéreas, ou seja, melhorar a respiração. Saunas e banhos de imersão são indicados para os corredores, mas não podem ultrapassar os 15 minutos.

Resumindo:

Água quente
- Indicada para corredores com contraturas e fraquezas musculares, dores e lesões
- Promove relaxamento muscular e diminui espasmos
- Aumenta o limiar de excitação nervosa – diminuindo a dor, facilita o movimento articular, aumenta a circulação periférica e reduz edemas
- Melhora a musculatura respiratória e reduz a actuação da força gravitacional

Água fria (mais aconselhável)
- Ajuda o corpo a voltar ao estado "normal"
- Acção preventiva anti-inflamatória de rápido resultado
- Rápida activação circulatória, diminuição da velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas e estímulo à produção de endorfinas
- Diminui a fadiga, espasmos musculares e também auxilia no relaxamento do corpo"

Fonte: Margarida Henriques em O mundo da corrida
 

nelson_r

New Member
Aqui há algum tempo vi uma reportagem sobre a Vanessa Fernandes, onde o trinador colocava enormes cubos de gelo numa banheira e os atletas sentavam-se lá dentro a fazer "sauna" (não é o termo melhor mas serve de expressão).

Foi então que comecei a fazer o seguinte "tratamento" após a volta de bicicleta: tomo a banhoca com água quente, de preferência morna e no final molho as pernas com água fria, por alguns minutos. Como o meu telefone do chuveiro tem regulação, constumo colocá-lo com bastante pressão. Dá uma sensação de relaxamento e massagem dos músculos, especialmente nos joelhos e barrigas das pernas.

A verdade é que dantes os músculos "prendiam" e durante o resto do dia sentia aquela dor desconfortável. Agora não. Sinto-me até capaz de fazer mais uma pedalada adicional.

Espero ter contribuido mais alguma coisa.

Cumprimentos betetísticos
 

bcochofel

New Member
Obrigado a todos pelos conselhos...
Este forum realmente e optimo por causa disto, toda a gente a trocar conhecimentos e outros tantos a aprenderem.
 

trekk

New Member
boas tardes,
tudo o que foi dito e verdade. e para finalizar o melhor e mesmo uma massagem pos desportiva para limpar os musculos do acido latico, os ciclistas sem as massagens de recuperaçao no fim de cada etapa nao podiam dar o mesmo rendimento. portando uma boa massagem pos desportiva e o melhor.
 

trepamuros

New Member
Depois do empeno k levei em Barcouço só agora é k descobri este tópico doh :tungas: :tungas: :tungas:
K grande ajuda k tinha dado,mas acho k vou precisar dela na mesma dps do empeno k vou levar amanhã :rotfl: :rotfl:


Cumps
 
Top Bottom