Relação 28T-32T muito pesada!

BLACKJET_79

New Member
Boas pessoal!!
Comprei à pouco uma burra nova com transmissão 2x10. Só que a "avózinha" é muito pesada :mad: (prato mais pequeno da frente com 28 dentes e o maior da cassete com 32). a coisa é um bocado puxada visto que venho de uma transmissão 3x9 (22T-36T).
A questão será a seguinte: o que posso fazer para tornar as subidas menos puxadas, trocar o prato da frente por um de 26 dentes ou trocar a cassete por uma 11-36? Em qual dos casos terei uma mudança mais "leve"? Convinha trocar apenas uma coisa por causa dos euros :(
Abraço
 

Baba

Member
Boas tarde

A mais leve será mudares a cassete para uma 36, relação de 0.77 contra 0.81 de mudares o prato. Mas a meu ver a cassete de 36 tem saltos muito altos entre carretos. Além de que é capaz de ficar mais barato simplesmente mudares o prato da pedaleira do que mudar a cassete.
Abraços
Fernando
 

klaser

Well-Known Member
É melhor mexer na cassete....transmissões de 2 pratos costumam ter cassete atrás de pelo menos 34 dentes,sendo normalíssimo 36....Isso se não for para competição...
Acho estranho é ter a transmissão antiga 22/36....Se calhar tinhas 22/34,o que já é levíssimo...
Não deve ser boa ideia mudar o prato da frente de 28,porque embora não seja mencionado,deves ter o prato grande a volta dos 40 dentes...Se mudar para um prato muito pequeno podes ter problemas no desviador dianteiro e tb ficas com um "buraco" muito grande na relação dos pratos à frente...
 

BLACKJET_79

New Member
Sim klaser já confirmei e na antiga bicicleta tinha 22/34... Agora à frente tenho 28/42 e atrás uma Sram PG-1050 em 11/32T. Por um lado se meter um prato de 26 à frente poderei ter um "buraco" um "salto" muito grande e trocando atrás por uma cassete de 36 o amigo Fernando diz que essa cassete tem saltos muito altos entre carretos... Por acaso ainda não espreitei os preços dos pratos da frente, apenas o preçoo das cassetes... E manter o prato 28 e trocar a cassete por uma 11/34? Compensam esses 2 dentes a mais? Não será menos "chato" "ouvir" um pouco mais a passagem das mudanças na cassete de trás (36) do que estar a levar com o salto do eventual 26/42?
 

klaser

Well-Known Member
Eu punha a cassete de 36..totalmente aconselhável nessa relação...claro que é mais "esburacada" mas não se compara com o buraco dos pratos da frente...
 

synclever

Member
Se antes tinhas 11-34T 9V agora com 11-36T 10V não vais sentir diferença de saltos entre mudanças.
É a relação que estou a pensar por, 42-28 com 11-36T.
 

Baba

Member
Se me permitem colocar mais uma acha para a fogueira.
Mesmo mudando a cassete para uma 11-36 a relação mais leve vai ser sempre substancialmente mais pesada que a mais leve que tinha na outra transmissão (11/34=0.64).
A meu ver os pratos que tem nesta nova pedaleira são para gente com força, ou pelo menos que pedalem em força e não em rotação.
Ou seja se em 9v, com uma cassete 34, usavas o carreto 34, crio que mesmo mudando a cassete para uma 36, mais cedo ou mais tarde vais ter que mudar os pratos.... ou então de tanto andar isso deixa de parecer pesado.
Abraços
 

klaser

Well-Known Member
Sim continua a ser mais pesada que tinha dantes..mas melhora muito....Mas também se antes usava muito a relação 22/34,a escolha de uma nova transmissão 28/32 (a mais leve disponível) foi totalmente não recomendada,às vezes para irmos em "modas" de 2 pedaleira não se vê bem o que está a se fazer....
Tou cansado de ver domingueiros (sem ofensa a ninguém,tb sou) que passam a usar duas pedaleiras só por que querem meter XX na bike e não há 3,depois ficam sempre na avozinha e acabam por derreter o prato em dois tempos,e a talega tá nova....
Mas com 28/36 acabas por ser obrigado a fazer um pouquinho mais de força e evolui também...
 
D

danielkezia

Guest
Eu vou falar por mim e por experiencia...

Já tive 3pratos como toda a gente e atrás uma cassete normal com 32dentes. Uma transmissão normal! A primeira cassete ficou gasta e até à 4mudança estava tudo impecável, inclusive o prato pequeno da frente, o tal de 22dentes.
Depois optei por meter uma casste de estrada em que a primeira mudança tinha 27dentes. Tenho a dizer maravilhas daquilo porque o salto entre mudanças era muito pequeno e então dava para manter cadência na boa sempre!

Entretanto troquei de bicicleta e alguns componentes, entre eles a pedaleira e trazia dois pratos 26/40. A cassete continuou a mesma durante bastante tempo, mas a dada altura quando a forma começou a baixar fazia-me falta uma mudança mais leve e não a tinha. Meti uma cassete com 32dentes e é essa configuração que tenho agora e adoro. Ando imenso tempo na talega mesmo em boas subidas e o desgaste do material está a ser homogénio a meu ver.

Portanto o meu conselho é trocar o prato da frente por um 26 ou 24. Vais ver que as mudanças entrem uma maravilha à frente na mesma.
 

klaser

Well-Known Member
Daniel,se ele meter 24 e ficar 24/40 é muito grande o "fosso"....E dependendo do modelo da pedaleira nem dá pra por prato de 24 por causa da furação...E se ele já usava uma relação muito leve, 26/32 vai continuar a ser pesado para ele...
Se calhar um prato 26 com cassete de 34 tb não era pior...
 
D

danielkezia

Guest
Pois não falas mal, mas ele só quer gastar dinheiro numa peça e a mais barata é mesmo o prato.

Atenção que o fosso não é assim tão grande como eu sugiro, mas são opiniões claro.

Uma coisa que não gosto são cassetes de 36, parecem do tamanho do disco!
 

BLACKJET_79

New Member
Boas pessoal! Ao fim de quase 7 anos lá consegui arranjar dinheiro para trocar de bicicleta e consegui comprar uma bike com bons componentes. O 2x10 vem de "arrasto" com uma boa máquina e julgo também ser uma tendência das marcas...
A tendência é tanta que já deixou de ser tendência e passou a ser passado com o XX1 no horizonte e já nos mercados.
Por coincidência depois de ter comprado a bicicleta estive uns 3 meses parado ou seja estava num 3x9 parei 3 meses e passei para 2x10 e logo 28 com 32...
Sabia à partida que não teria a vida facilitada mas teve que ser (gostamos muito da bicicleta e n vai ser por trazer menos 2 ou 4 dentes atrás ou menos 2 à frente que não a compramos, é uma questão que depois se resolve...)
Também não pretendo meter a transmissão tão leve como a outra, sobe-se com esta mas... Tb n usava mt a relação 22/34 a não ser no final de uma prova em que já esteja a deitar os bofes pela boca :shock:
Não quero gastar muito dinheiro e trocaria apenas ou o prato mais pequeno ou a cassete... ou então andar mais um pouco e quem sabe quando estiver na altura de trocar até já poderei ter pernas para aquilo e meter o mesmo :cl: uma coisa é certa se puxar um pouco a subir vejo os meus colegas a "patinar" com uma cadência desgraçada e não saem do mesmo sítio :)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Para comparares as diferenças entre as diferentes relações, vê este tópico.

Antes demais há duas coisas que são necessárias saber:
Tanto a bicicleta antiga como a nova são roda 26"?
Qual é a furação do pedaleiro?

Depois, a mudares apenas o prato pequeno, a diferença do prato pequeno para o maior vai aumentar, se mudares de 28 para 26 ainda é uma diferença tolerável, mais que isso já não. Além disso, vais continuar a ter os mesmos problemas no prato 42 se manteres a cassete, sendo obrigado a recorrer frequentemente ao prato pequeno, tal como agora o deves ter que fazer.

A cassete 11-36 de 10v tem as mesmas diferenças entre carretos sucessivos que uma 11-32 de 9v, portanto aí não haverá problema.
Além disso, a relação 28/36 é mais leve que a 26/32, a a mudança de cassete vai tornar as relações mais leves em ambos os pratos, e manter a relação mais pesada igual.

Por isso, acho que o melhor seria a cassete 11-36, e mais tarde, quando houver oportunidade, uns pratos 26-40.
 

BLACKJET_79

New Member
Sim tanto a antiga como a nova são roda 26.
A furação não sei, mas o pedaleiro é um Sram X0 em BB30, talvez ajude...
Trocar a cassete é isso mesmo...
Já agora excelente tabela FiCaçador...
Mais uma vez obrigado pela partilha de experiência e ideias.
 

Medroso#78

Active Member
Ora viva caros camarada do pedal :)

...Já agora se me permitirem, aproveito este mesmo tópico para pedir uma ajuda. Então é o seguinte: Na minha bike roda 26, preciso de meter uma transmissão nova, e como atualmente na 29er uso 2 pratos e adorei, gostaria de alterar a combinação que tenho na 26. A 26 é de 2007, tem k7 de 9v (11/32, e pedaleiro triplo 22/32/44) este 44 está praticamente novo, pois no mato difícilmente tenho hipotese de o usar (a bike anda, mas basta subir mais um pouco, lá tenho que vir para o 32, que no fundo é "limitado").

Pelo que sei, existem k7´s para 9v 11/34 (parece-me boa opção), mas..... a maior dúvida reside nos pratos, 26/38, ou 26/40, ou outros?!?!?! Que me dizem?! :s

obs: na 29er uso k7 11/36, e pedaleiro 24/38 adorei, ando quase sempre no prato 38 e controlo a k7. Quando estou já cansado, e as picadas o exigem, está lá o 24. :D

Muito obrigado ;)
 
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FiCaçador

Elos Rápidos
Basta olhar para a tabela e ver para que relações correspondem os valores mais aproximados.

O 24/36 numa 29er é marginalmente mais leve que o 26/34 numa 26", por isso em termos de prato pequeno para usar com a cassete 11-34 está respondido, 26T.
O 38/36 numa 29er é ligeiramente mais pesado que o 40/34 numa 26", por isso no que diz respeito a conseguir usar o prato maior na 26" nas mesmas circunstâncias em que se usaria na 29er, a escolha acertada é o 40T.
O único senão é que para manter a velocidade máxima à mesma cadência seria necessário um prato 42T na 26", mas pelo que percebi isso não é importante e de qualquer maneira nem a diferença é significativa.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Obrigado caro amigo "FiCaçador" pela ajuda/esclarecimento. Pois estou decidido, são os pratos 26/40 (TA) a minha opção.

Obs: agradeço-lhe nem só pela ajuda que me acaba de dar, mas sim pela forma como participa cá no forum. É um user incansável, está sempre pronto a ajudar toda a malta. Mais uma vez muito obrigado. ;)
 
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x0388891

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Só uma pergunta: com pratos 26/40, que desviador frontal vais usar? Pergunto isto porque tb ando com ideias mas os vulgos desviadores FD-M770 que é o que tenho penso que só faz uma diferença de 12 dentes na relação. Pergunto se apesar de informarem da diferença de 12 dentes na dentição, alguem já tenha conseguido por este desviador a trabalhar com 40/26. Não havendo hipótese qual deverá cumprir a função?
 
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Medroso#78

Active Member
Boas,

Inícialmente pensei em limitar o que tenho (xt triplo), para que ficasse a trabalhar com o prato duplo (até aqui pareceu-me um processo relativamente simples/económico). Mas.... pelo que me disse um amigo/mecânico (que tem milhares de km nas pernas) irei meter também um desviador específico para prato duplo. Pois referiu que, o que tenho "desenrasca", mas não funcionará na perfeição, (a corrente por vezes irá saltar fora etc.. etc....). Por isso não pensei duas vezes, vou meter um (sram x7) foi-me por ele aconselhado, (preço vs qualidade). Vamos lá ver como irá ficar. ;)
 
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