Regresso aos quadros rígidos

Recentemente tenho vindo a verificar que muitos betetistas estão a "regressar" aos quadros rígidos em detrimento dos quadros de suspensão total, teoricamente mais confortáveis.

Outros existem, que não abdicam dos quadros rígidos.

Já me questionei algumas vezes sobre as motivações dos que regressam a estes quadros, mas gostava de ter algumas opiniões.

Um abraço,
 

HR

New Member
Essencialmente (na minha opinião...) é a procura do peso o mais baixo possível e também da eficácia de pedalada, pois, por melhor que seja o sistema de suspensão traseira a rígida é sempre mais eficaz na hora de martelar os pedais... há e não nos esqueçamos da facilidade e custos de manutenção!!!

A suspensão total é de facto mais cómoda e em determinadas modalidades, percursos será mesmo indispensável...

Boas pedaladas...
 

bbaixo

Member
Viva,

Eu tenho feitos alguns trilhos de terra com descidas/subidas ( :evil: ) e a minha actual bicicleta é rígida, totalmente, incluindo forqueta ( :oops: ) e neste momento sinto falta da suspensão só na forqueta, porque de resto, acho que terei sempre uma semi-rígida... :roll:

:)
 

100do

New Member
Mas se calhar nunca experimentaste uma suspensão total... :roll:
Eu também tenho uma rigida mas provavelmente só porque não tenho dinheiro para melhor. Nesta fase dei mais valor à qualidade da transmissão, mas provavelmente quando puder darei mais valor às suspensões.

Nunca andei com suspensões totais mas o que noto nas dos colegas é a segurança que proporcionam a descer. Ainda no domingo a descer a Gardunha notei as diferenças. Nas FS conseguem-se maiores velocidades nas descidas. É precisamente como nos carros: um carro com amortededores cansados foge nas curvas. A minha bike é quase igual :lol:

No entanto, as rigidas têm depois grandes vantagens nas subidas. E se tiverem bloqueio na suspensão melhor ainda.

Quando o pessoal troca de FS para as rigidas acho que será porque as rigidas proporcionam uma "condução maios desportiva".
 

bbaixo

Member
100do said:
Mas se calhar nunca experimentaste uma suspensão total... :roll:
Isso é verdade... nunca experimentei...

100do said:
Eu também tenho uma rigida mas provavelmente só porque não tenho dinheiro para melhor. Nesta fase dei mais valor à qualidade da transmissão, mas provavelmente quando puder darei mais valor às suspensões.

Outra verdade que se aplica no meu caso... :oops: :roll:

100do said:
Nunca andei com suspensões totais mas o que noto nas dos colegas é a segurança que proporcionam a descer. Ainda no domingo a descer a Gardunha notei as diferenças. Nas FS conseguem-se maiores velocidades nas descidas. É precisamente como nos carros: um carro com amortededores cansados foge nas curvas. A minha bike é quase igual :lol:

Aqui tenho algumas dúvidas, de qq modo eu acho piada à sensação de transmitida pela bicicleta (em percursos relativamente pequenos :oops:)... tal como um carro... nem tudo deve ser filtrado... :p

100do said:
No entanto, as rigidas têm depois grandes vantagens nas subidas. E se tiverem bloqueio na suspensão melhor ainda.

Quando o pessoal troca de FS para as rigidas acho que será porque as rigidas proporcionam uma "condução maios desportiva".

Infelizmente, ou não, eu tenho andado sozinho e até hoje só fui acompando por pessoasl com semi-rigidas. Face ao exposto, nunca pude avaliar no terreno as vantagens/desvantagens de um FS... espero faze-lo um dia destes...

:wink:
 

ranger

New Member
Boas,
Eu tenho duas bikes, uma rigída, já antiga e outra com susp. total.
O que noto de diferença, é que a rigída é mais rapida a subir, mas a descer nem que tivesse uma susp. topo da gama se compara com uma susp. total a descer.
Agora, quanto ao conforto, uma susp. total é do melhor, fazes km e km, desces, etç e o cansaço é muito menor numa susp. total, já para não falar das costas dormentes, pulsos, etç.
cumprimentos
 

prophet

New Member
É o t€mpo que está a virar enevoado!!
Mas também ainda há muita gente teimosa..
Uma suspensão total além das vantagens já aqui referidas tem uma tração bastante superior.. o que resulta numa melhor travagem e numa melhor performance em subidas técnicas.
E com a tecnologia actual FS existente no mercado.. há FS para todos os gostos..
Mas pronto.. ou é do t€mpo ou é da teimosia.
 

ricard0

New Member
Talvez uma questão de €€?

Os quadros FS a meu ver não têm nenhum inconveniente, e além disso não são muito pesados (alguns). E depois também são muito mais confortáveis, são é mais caros.
 
Viva,

No que diz respeito ao investimento inicial, neste caso não se coloca, uma vez que me refiro a quem troca de uma FS para uma HT, teoricamente mais baratas.

Acredito que alguns dos materiais utilizados - nomeadamente o carbono e titânio - tornem as bicicletas HT mais confortáveis, sendo esta uma das principais razões para a mudança.
Claro está, que a performance e o peso têm também papel preponderante quando se troca uma FS por uma HT.

Um abraço,
 

Amukinado

New Member
Eu tenho uma suspensão total pois dou mais importância ao conforto e à eficácia a descer.

O meu pai também tinha a mania das rígidas e agora que meteu na cabeça a ideia de voltar a pedalar, anda a começar a olhar mais para as ST. A mesma coisa se passa com alguns dos meus colegas, que depois de experimentarem a minha bike, começaram a pensar melhor se não seria acertado investir um pouco mais.

As vantagens dos quadros rígidos já foram quase todas referidas:

:arrow: Mais leves
:arrow: Mais baratos
:arrow: Muito menos manutençao (ou nenhuma mesmo)
:arrow: Maior eficácia a pedalar
:arrow: Mais eficazes a subir
:arrow: Mais ágeis e manobráveis (especialmente em Dirt e Street)
 

dav_173

New Member
Eu tenho uma rigida e foi sempre o que usei... Já exprimentei varias FS e mesmo assim continuo a preferir as rigidas, não sei porque, mas gostos nao se discutem.... E faço conta de continuar com este tipo de bikes. :wink:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Por favor não transformem isto num tópico FS vs HT...

Porque é que há muita gente a trocar os quadros FS por HT? é a questão, eu encontro as seguintes respostas a esta pergunta:

Os quadros FS XPTO topo de gama em carbono são muito caros :twisted: Com menos dinheiro compras um quadro HT todo XPTO, topo de gama em carbono, rigido, poupas peso, e mandas muito mais pinta...

:twisted: :mrgreen:

Agora a sério :wink:

Não conheço assim tanta gente que tenha feito a troca (fs para ht), mas eu que fiz posso indicar os motivos que me levaram a essa troca:

Fiabilidade, essencialmente isso, aborreci-me um pouco de ter rolamentos gripados, ou casquilhos gastos, ou amortecedor a necessitar de revisão, ou...
claro que o fiz não de uma forma definitiva, decidi que quero ter duas bicicletas, de maneira a nunca ficar sem pedalar porque a bike tem problemas mecânicos.

Como o t€mpo é escasso, o meu quadro suspensão total aguarda melhor€s dias para se revisto, reparado, e montado com material (que vou ter que comprar, já que aproveitei o material para por na ht).

Não me motivou o peso, nem a eficiência de pedalada, nem tão pouco questões técnicas. HT e FS são duas coisas totalmente distintas, cada uma com as suas vantagens/desvantagens, e cabe a cada um de nós analisar o que é melhor para si.

É um daqueles temas em que não existem verdades absolutas, cada um tem a sua opinião e não vale a pena discutir com fundamentalismos.
 

andrextr

Active Member
Sinceramente acho que cada vez mais se vê é a malta a passar de HT para FS...
Há uns anos atrás ninguem tinha FS, não prestavam.. Hoje em dia, as FS (All Mountain, Enduros) estão na moda!
Moda talvez não seja a palavra mais correcta...Porque acho que cada vez há mais gente (como eu) que opte pelo BTT como um divertimento, e não como fins competitivos ou "racings"...

Pessoalmente, não conheço ninguem que queira passar de FS para HT, mas sim o contrário. Depois também ha aqueles que estão bem de momento e não querem mudar.

Também há quem nunca tenha experimentado as duas vertentes e defendam apenas uma... Eu já tive as duas, e gosto mais da FS. Para os meus passeios é a escolha acertada. Divirto-me imenso a "pisar" buracos, a descer rapido, saltos que aparecem pelo caminho.... :mrgreen: É um espectaculo! Hardtail, ja tive durante muito tempo, e sobrevivi a isso sem problemas, mas agora cada vez que pego na HT até o alcatrão é desconfortavel... Quanto mais as pancadas secas nas descidas :s

Mas isto agora, cada um escolhe o que se adapta melhor ao seu €stilo!
 

JorgeSantos

New Member
Tenho actualmente as 2 opcções. Não me consigo livrar de nenhuma. Cada uma tem o seu papel no Btt.
Inicialmente tinha só a Ht mas depois e como é normal optei por comprar uma FS, de inicio ainda equacionei a hipotese de vender a HT , mas ainda bem que não o fiz. Quando é para ir dar uma volta com os amigos, curtir umas escadas, uns saltos, ir para o monte e tirar proveito das "molhinhas" não dispenso a FS. Agora quando é para treinar (principalmente à semana) e quando é para paticipar em Maratonas não dispenso a minha HT. E a minha escolha é simples de explicar. Para mim uma rigida é mais rápida, mais eficiente na pedalada, mais "nervosa" o que faz com que seja muito mais eficaz tanto nos treinos como nas provas. Isto apesar de não ser tão confortável. MAs não se pode ter tudo numa só! Ou pode?

Mas entre as 2 opcções voto num quadro rigido. Sem duvida alguma!
 

Dave

Member
Comecei andar de bike em 2005 ai tinha uma Kona Cindercore era uma rigida.... em 2006 passei para uma suspensao total uma Mondraker MR 105 5 meses depois passei para uma Orbea alma de carbono...

Hoje 2007 estou a pensar voltar para suspensao total Uma scott Spark

AS razoes que me levam a mudar novamente para ST é que na minha opiniao uma ST tem maior rendimento.... do que uma rigida, quer a subir quer a descer e em rectas....

Tou a falar de suspensao total de carbono e leve....
 

bob76

New Member
rekrígidos

Já fui possuidor de várias rijidas (5) e uma Suspensão total todas elas bem equipadas, mas em Setembro decidi trocar essa minha suspensão total (Trek Fuel) por uma rijida (Storck Rebel Carbon) e foi a melhor aposta que fiz neste mundo do BTT, estou simplesmento maravilhado, a nivel de conforto perdi muito pouco, mas ao nivel das performances ganhei muitissimo, não digo que não voltarei as FS mas talvez como segunda bike pois esta rijida espero manter por muitos e muitos anos.
 

ICC

New Member
Eu faço uns quilómetros semanais numa semi-rígida, a que está no Tacx I-Magic, faço mais uns 2 mil por ano noutra rígida total, a estradista, mas no monte, estou maravilhado com a minha suspensão total, XC7 "ICC Edition".
 

rucaf3

New Member
Tenho uma Specialized hardrock comp à pouco tempo (2 meses) e por enquanto não me queixo ( só da suspensão), mas equeciono-me se não deveria ter comprado susp. total , é que para o que faço acho que é puchado para a bina.
Cumprimentos. :D
 

pauloeste

New Member
Acho k o k foi dito espelha bem os gostos pessoais da cada um, mas uma coisa é certa: DISCORDO da opinião de se estar a mudar de FS para HT, costumo andar com 6 ou 7 manos, começamos todos com HT e actualmente já são mais os k usam FS k HT. E esta é uma realidade fácil de constatar nos passeis a k vamos.

É lógico k haverá kem mude para uma rigida depois de experimentear suspensão total mas são seguramente uma minoria.

Podemos ver k começam cada vez a aparecer mais FS nos diversos campeonatos de XC/maratonas. É o caso da SCALPEL, EPIC e SPARK e tb a futura MERIDA FS para os olimpicos de 2008. Não acredito k é por serem menos eficazes.

Uma coisa é certa a complexidade de uma fs é muito superior à de uma ht logo para uma eficiência/peso identica entre aquelas duas, o preço da FS dispara umas boas centenas de euros.

Actualmene tenho suspenção total e até à data tem-se revelado a melhor de todas as k já tive (k foram todas ht).


Uma grande verdade: MAIS VALE UMA BOA RIGIDA QUE UMA FRACA E PESADA SUSPENSÃO TOTAL.



Outra verdade: Uma óptima rígida : a partir de + ou menos 2000€; Uma boa FS a partir de 3000€/3500€
Pois é. É uma grande diferença mas a técnologia paga-se.

cumps.
 
Top