Recuperação dos batimentos cardíacos / Respiração.

100Pernas...

New Member
Boas, amigos do pedal!

Hoje aconteceu-me uma coisa esquisita... Após andar cerca de 10 Km, numa subida, as batidas (e respiração ofegante) dispararam e estive para aí uns 3/4 minutos sem conseguir recuperar. Entretanto sentei-me no chão um pouco e lá recuperei, mas parecia que tinha sido atropelado por um camião... Daí para a frente, foi um tormento (uma coisa que adoro, tornou-se um suplício), porque me foi acontecendo sempre a mesma coisa. Estive uns 15 anos sem andar de bike e há um mês voltei (aos Fins de semana), com tiradas de 30, 40 Km. Hoje fiquei-me pelos 20Km. Alguém já passou pelo mesmo? Sim ou não, o que acham que deva fazer? Médico? Electrocardiograma de esforço?
Keep on dar ao Pedal Amigos!!!!
icon_lol.gif
 

klaser

Well-Known Member
Treinar mais...15 anos sem andar e agora quer em um mês estar como o aço ? Calma,dê tempo ao tempo......
 
concordo com a prova de esforço e o melhor a fazer e depois ir evoluindo os treinos de uma forma progressiva ....
ahhh olha a um teste que se faz para avaliar a nossa capacidade de recuperação após esforço chama se teste de rud consiste em logo de manha fazer o seguinte:
apanhar a pulsação deitado na cama durante 15 s contar as pulsações e esta será a P1 depois sair da cama e fazer 45s de agachamentos e depois tirar a pulsação por 15 s será P2 depois voltar a cama descansar 45 s e voltar a tirar a pulsação por 15 s e será o P3 depois a formula será esta:
<script src='http://img411.imageshack.us/shareable/?i=capturarv.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript> </noscript>

valores superiores a 10 convém ver que se passa ... atenção que este teste pode variar muito de pessoa para pessoa por exemplo que faz desporto há muito tempo este teste da valores que não representam a realidade
 
Last edited:

Erdna

New Member
Boas...fiz uma prova de esforço a relativamente pouco tempo
Aconselho vivamente a quem inicie actividade física no activo a fazer uns testes, como um dos exemplo a prova de esforço ou electrocardiograma...
Antes de tudo fala com o teu medico....


Boas pedaladas
Cumprimentos André Lopes
:D
 

100Pernas...

New Member
Treinar mais...15 anos sem andar e agora quer em um mês estar como o aço ? Calma,dê tempo ao tempo......

LOL! Não, nada disso, mas ontem foi dos dias que me senti melhor ao nível das pernas e pior ao nível cardio / respiratório, ou seja, das outras vezes faltaram-me as perninhas e fiz algumas partes com a bike à mão e desta vez estava-me a sentir bem a esse nível e... acontece-me uma coisa destas... que das outras vezes não me aconteceu... Cansei-me mas não desta maneira.
 

agirão

New Member
Companheiro!

Tenho acompanhado várias situações estranhas ao nível respiratório, eu incluído!

Várias pessoas com bastante treino, estão a ter dificuldades (muitas) respiratórias! Colocamos a hipótese de estarem relacionadas com a estranha, e pouco usual, quantidade de polens que há este ano no ar!
 

artsite

New Member
Isso no meu ver também não é de estranhar, o calor está apertar, o coração além tem de bater mais forte para controlar o calor e esforço ao mesmo tempo.

Ainda este fim de semana, numa prova tive de parar, algo que nunca fiz, mas era de mais e preferi parar do que cair para o lado. Uma das sensações que tenho tido é coração nas alturas, falta de forças e corpo todo arder, a única solução de continuar a andar é baixar o ritmo e trocar cadencia por força.
 

a8822

New Member
Eu nesta altura do ano também costumo estar assim, por causa das alergias. Este ano há grandes concentrações de polens no ar e quem tenha problemas deste género pode ser difícil as vezes controlar a respiração.
 
Alergias???!!??

Não, para mim é o querer superar os limites, o que pode ser grave e por vezes fatal.

É a minha simples e singela opinião.

Boas pedaladas
 

100Pernas...

New Member
Boas,

Finalmente no dia 30/07 (Quarta feira) fui fazer a prova de esforço, electrocardiograma e ecocardiograma. Tudo bem com os valores! Na prova de esforço a minha FCM era 183 BPM e ao fim de 13 minutos atingi os 98% desse valor, tendo demorado cerca de 4 min. a recuperar. Pareceu-me um bocado, mas a médica disse que os valores eram considerados normais para a minha pessoa, logo fico mais descansado, mas sem saber porque me acontecem estes episódio de quando em vez... Vou continuar a andar sem grandes maluqueiras para que consiga evitar isto.
Obrigado pelas opiniões.
Abraço e boas pedaladas para todos!!
 

NCoutinho

New Member
4min a recuperar a que valor?
Não podes querer estar num momento a 180bpm, por exemplo e assim que paras estar a 60bpm, da mesma maneira que a resposta do coração não é imediata a sua recuperação também não é, aliás após um belo treino é normal ficar com os batimentos mais altos.
Agora quanto a recuperar mais rápido quando atingimos valores elevados depende sempre da quantidade de exercício que fazemos, á quanto tempo, o organismo de cada um etc.

O mais importante é que o ecocardiograma e a prova de esforço não tenha encontrado nenhuma anómalia, só por ai estamos mais descansados e sabemos como a máquina anda. No mínimo anualmente deve ser feito os exames básicos.
 
Top