Recuperação do treino

Ola
Sou adepto as ditas mesinhas do avo
Eu utilizo logo que chego a casa
1º Colher de chá de mel de “um produtor de confiança “
2º Um banho de água fria nos músculos
3ºum bom jantar /almoço!
4ºpassado 2 ou 4horas da prova uvas passas, figos, nozes, amêndoas
Resumindo frutos secos
5º Dia seguinte uma voltinha soft ou rolos
Isto tudo regado com muita água com limão açúcar amarelo
P.S.: não se esqueçam de comer fruta
 

paff

New Member
Boas,

Acabei agora o meu primeiro "pote" de Fast Recovery.
Gostei da experiência, porque antes de o tomar sentia-me cansado nas voltas (quase dárias) mesmo a baixa "rotação" (leia-se ppm).

Mas como os euros não caem do céu, decidi pesquisar aqui no forum recuperações pós treino.

Depois de ter lido estas 3 páginas, aprendi algo interessante, que o leite com chocolate é um bom recuperador!

Mas no meu caso específico, tenho um problema: estou em dieta. Preciso de perder peso. Daí tenho de ter algum cuidado com o que como, logo leite com chocolate parece-me demasiado bom para ser verdade! hehehe

Estava a pensar fazer a seguinte preparação após o treino:

500ml leite meio gordo
1 colher sopa mel
30gr Ovomaltine
1 banana.

O que acham?
 

paff

New Member
E qual o melhor chocolate negro para misturar no leite?

Ou bebo o leite e como uns quadrados de chocolate de culinária? Não me importava nada... bem bom! hehehe
 

paff

New Member
Alguém me sabe dizer qual o melhor chocolate para misturar em leite magro após os treinos?

Estive a ver o Ovomaltine e pareceu-me muito completo.
 

cayto

New Member
Não utilizo portanto não posso falar da minha experiência, mas colegas que usam dizem que ovomaltine é uma boa solução ;)
 

Jack

New Member
whey é o melhor a base de toda a recuperação ovolmaltines e nesquikes só tem carradas de açúcar mas se preferirem tb podem comer as claras de ovo cruas ou em pó a venda no celeiro e ai podem juntar um pouco de açúcar ou queijo que fica bom e assim sempre sabem a quantidade de açúcar que estão a comer...
 

Eduardojsg

New Member
O fast recovery não é proteína, o total whey é que é.
Se querem substituir o fast recovery têm de ter uma elevada ingestão é de hidratos de carbono (esparguete, arroz...), agora se for para substitui o whey ai sim, ovos, atum, frango, etc
 

cayto

New Member
whey é o melhor a base de toda a recuperação ovolmaltines e nesquikes só tem carradas de açúcar mas se preferirem tb podem comer as claras de ovo cruas ou em pó a venda no celeiro e ai podem juntar um pouco de açúcar ou queijo que fica bom e assim sempre sabem a quantidade de açúcar que estão a comer...

Claras cruas? Pesquisem um pouco sobre os riscos de uma atitude como essa ;)
 

Jack

New Member
há muita gente que toma, eu toma a anos e nunca morri :D. Não há problema em comer cru, a salmonela não está contida na gema e sim na casca, que quando não higienizada, ao quebra-la, entra em contato com as claras e a gema. A Salmonela esta nas fezes da galinha,que deposit-se na casca. Basta lavar a casca que não a riscos de ingerir as claras crua. Mas claro vai de cada um e hoje em dia há mt opções basta haver euros.
 

mendesus

Member
Como ando em fase de suplemtentos zero, tenho tentado criar algumas alternativas.

Já experimentei o leite com chocolate adicionado após o treino, sabe bem mas sacia pouco. Actualmente tomo 500 a 600 ml de leite chocolatado, após o treino.

1h 30 após a ingestão do leite, almoço , ou janto, tentando fazer uma refeição equilibrada.

Quando punha as pernas na fornalha, utilizava o seguinte :

Fast recovery 40 gramas
Whey 10 gramas
1 banana da madeira
 

Kirtz

New Member
Atenção ao lavar a casca do ovo, já vi em algum lado, penso que até foi aqui no forum, a casca do ovo é porosa, logo significa se a lavares ela pode absorver para dentro do ovo, cuidado
Cumps
 

cayto

New Member
Deixo aqui um texto, interessante de se ler. Não é assim tão linear como refere ;) E quanto a tomar há anos e não ter morrido, há quem circule de carro também a velocidades proibitivas, so que de uma dessas vezes foi apenas a última! Não corram riscos desnecessários.

"Embora se trate de facto de alimento de características interessantes, isto não significa que deva ser consumido cru. O problema resume-se a 3 níveis: risco de intoxicação alimentar por Salmonella, menor digestibilidade e presença de anti-nutrientes.

A Salmonella é uma bactéria comum nas aves e que se transmite facilmente aos ovos, o principal vector da bactéria para os humanos. A infecção pode causar gastroenterites, septicemias e febre entérica, especialmente perigosos e potencialmente letais em idosos e pessoas com um sistema imunitário débil. Embora o ácido produzido no estômago seja um mecanismo de defesa robusto, a sua eficácia não é total e o risco de infecção é um facto. Nas últimas décadas, o processo de pasteurização foi adaptado aos ovos e hoje estão disponíveis ao público produtos livres de Salmonella, extremamente práticos e a custo reduzido. Com estes, o risco de infecção gastrointestinal é praticamente inexistente. Mas isso significa que se deva consumir albumina crua?

Não necessariamente. A assimilação estimada para a clara de ovo crua situa-se entre os 30 % e os 50 %, um valor baixo quando comparado a outras proteínas e até à albumina cozinhada, com uma digestibilidade que pode chegar aos 90 %. A taxa de absorção média estimada para a albumina crua, num período de 6 h, é de uns modestos 1.4 g/h, aproximadamente metade do valor calculado para a proteína cozinhada (3.9 g/h). É facilmente compreensível a razão destas disparidades. Como todos já repararam certamente, as claras assumem com facilidade uma estrutura espumosa, especialmente em ambientes aquosos e com variação do pH. Esta característica dificulta a interacção com as enzimas digestivas proteolíticas e dificulta a sua absorção.

A presença de anti-nutrientes, nomeadamente a avidina, é igualmente um factor contra a ingestão de claras de ovo cruas. A avidina é uma proteína glicosilada produzida nos oviductos das aves e que está presente na albumina a uma concentração inferior a 0.1 %. Não se sabe ao certo a sua função mas julga-se que tenha um papel anti-bacteriano. Esta proteína tem uma grande afinidade para a biotina, vitamina B7, e liga-se a esta impedindo a sua absorção. Como péptido que é, o tratamento térmico desnatura-o e inviabiliza a função quelante. Na proteína de ovo cozinhada a actividade da avidina é insignificante.

Uma questão que me colocaram uma vez foi se o processo de pasteurização destruía a avidina, algo que tinham lido algures na internet. A pasteurização não afecta a avidina. Para que a energia térmica afecte a estrutura da proteína é necessária uma temperatura mínima de 70 °C, superior à temperatura de coagulação da ovoalbumina (60 °C). Como tal, o processo de pasteurização dos ovos tem de ser suave e geralmente consiste num tratamento a 54 °C por 45 min, insuficiente para inactivar a avidina. Existem certamente outros protocolos mas todos estão limitados pela baixa temperatura de coagulação da proteína de ovo.

Por outro lado, podemos encontrar algumas vantagens em consumir as gemas cruas. Elas são ricas em fosfolípidos e ácidos gordos termolábeis, facilmente oxidados a temperaturas moderadamente altas. Mas nem todos os métodos de confecção cozinham a gema e a clara da mesma forma. Processos que mantenham a gema fluida afectam menos a estrutura lipídica. Não recomendo obviamente um ovo estrelado mas é perfeitamente possível cozinhar um ovo numa superfície anti-aderente com uma colher de chá de azeite. Os ovos soft-boiled são também uma opção mas existe o risco de desnaturação incompleta da avidina e da presença de Salmonella. Embora a questão da oxidação dos lípidos seja algo que nos perseguirá com todos os alimentos, é um mal muitas vezes impossível de evitar. Mas como sei que existe muita gente que se preocupa com esta questão, acho por bem mencionar. Já agora, a Salmonella existe maioritariamente na clara e na casca, pelo que a contaminação através da gema é pouco provável.

Conclusão: O consumo de claras cruas, mesmo que pasteurizadas, é um compromisso com a sua digestibilidade e absorção de biotina. Se tem impacto ou não fica ao critério de cada um. A recomendação é que os ovos, e as claras em particular, sejam sempre consumidos cozinhados."

Texto de: Sérgio Veloso
 

klaser

Well-Known Member
Uma boa fonte de proteína,sem gorduras,de alta taxa de absorção e ainda por cima relativamente barata que uso é a soja....Há nos hípers em flocos...O único problema é que aquilo é meio intragável,misturo nos batidos...
 

Jack

New Member
meu amigo só dei uma opinião mas já disse a claras de ovo em pó ou mesmo cozida, agora comer crua ou cozida isso é de cada um porque se estas com medo de apanhar salmonelas então tens que acabar com os bolos maioneses e outras cenas o ke tb ñ é mau lol. Agora ñ tenham duvidas a proteína com maior valor biológico e com relação custo beneficio é ovo.
 

cayto

New Member
Uma coisa é dizer que "a proteína com maior valor biológico e com relação custo beneficio é ovo", outra é comer as claras cruas! Sim de facto deixavamos, mas os fatores de risco devem ser tomadas em conta, e no final cada um faz o seu juizo ;)
 

ernez

Active Member
Exato, ovo todas as criaturas consomem, tem logica, em relação ao leite, sempre ouvi dizer que, depois de desmamados, só faz é mal, e claro, lá tou com a logica, o leite serve para proteger o sistema imunitário, até este estar em tempero, :D.
 
Top