Recuperação de fractura de pulso (radio), como recuperaram...?

peixehp

New Member
Olá pessoal,
Pois é, faz 6ªfeira dia 23, precisamente 6 semanas que ando de gesso no braço/pulso, pois numa infantilidade e distração à conversa com um companheiro, fez com que a roda da frente entrasse num rego tipo de chuva e pimba… uma valente égua ou burra como queiram chamar, originou uma queda com alguma violência com a palma da mão no chão originando duas fracturas (estaladelas) no rádio. Pois ao longo destes 34 anos nunca tinha partido nada… tinha de ser as bikes a originar isto, ainda por cima agora que tinha trocado recentemente a roda 26 pela roda 29…
Nada de operações, apenas gesso que irá ser retirado dia 26.
- Treino de rolos para já consigo fazer.
- Alguém já teve uma infeliz experiencia destas?:confused:
- Como vai ser a recuperação? Pois apesar de em repouso as dores já terem ido à muito embora, com esforço ainda dói qualquer coisa.
- Pelo que tenho lido na net diz-se que só irei conseguir pegar na menina daqui a uns 3 a 6 meses, será mesmo…?:mad::(:mad:
 

ricardo1991

New Member
Eu ja parti o pulso a andar de bike e foi exactamente na mesma situaçao: meti mal a roda da frente que ficou num rego e caí e fui com as maos ao chao.Isto aconteceu ha 5 anos no Jamor. Eu na altura fiquei com o braço esquerdo em gesso 3 meses mas por precauçao porque o medico disse que em 2 meses e meio ficaria bom. Em relação as dores é mais na altura, no meu caso parti à tarde e so fui ao medico a noite e aguentei as dores.
Em relçao a andar de bike em principio so daqui a 3 meses no minimo.
 

peixehp

New Member
..estou feito ao bife... já ando farto do gesso!! agora deixa lá ver como vai ser pra semana quando o retirar. Relativo à Fisioterapia também fizeram...? Pois ainda não sei o que o médico pra semana me vai dizer...
 

Mr_D

Member
Eu parti a cabeça do radio no emprego no dia 7 de Maio deste ano fui de ambulância para hospital S. Lázaro, dia 9 de Maio deste ano fui operado e meteram-me 2 parafusos, braço ao peito 1 semana depois Fisioterapia a 1ª (12 sessões de Lazer, Hidromassagem) 2ª (12 sessões de Lazer, Hidromassagem, Roldana) no hospital s. José para fazer desporto segundo indicações do médico só a partir de Outubro deste ano e só posso começar aos poucos 1º Natação a seguir bicicleta e aos por causa da trepidação. Por tanto 3 meses parado e tenho que ter cuidado nos esforços que faço durante este tempo de tratamento para estragar tudo. Boa recuperação.
 

paulo calado

New Member
só posso falar da minha experiência:
há uns 10 anos parti um osso qualquer do carpo.
como não fui logo ao hospital, a mão inchou e quando levou o gesso já não havia muito a fazer...
o médico disse que teria que andar, no mínimo, 4 semanas com o braço em gesso, mas fui lá 2 semanas depois tirar aquilo.
2 semanas depois dei a minha 1ª voltinha: 45km nos trilhos do costume. fui sozinho para não incomodar ninguém.
a palma da mão ficou um bocadinho abaulada, mais côncava, e isto informa-me das mudanças das condições atmosféricas. de resto, estou como antes: continuo sem conseguir deitar a mão a tanta coisa boa que vejo...
mas um amigo está de baixa, à espera de uma cirurgia para desprender os nervos do canal cárpico há uns 2 meses e tal...
rápidas melhoras para quem está lesionado.
 

peixehp

New Member
Pois é amigos, vocês não me estão a animar muito não... :( Mas por agora nada posso fazer, vou esperar por 2ªfeira que é quando irei retirar o gesso, a ver vamos o que o médico diz... Depois dou noticias, obrigado pelas vossas partilhas. Abraços
 

srgioslva

New Member
Olá caro amigo peixehp, é com alguma tristeza que vejo colegas do pedal a passar pelo mesmo calvário que eu ja passei.

No passado dia 16 de Dezembro de 2012 também eu parti o terço distal do rádio, numa queda sem jeito, a roda da frente resvalou num tubo que estava enviezado no caminho, vinha a descer a travar em apoio para fazer uma curva um pouso à frente e passei por cima da bike numa queda que passados oito meses ainda deixa sequelas...
Mas falando da fractura, é chato ter gesso, mas o pior é quando tirares... a fiosioterapia vai ser dura, muito dura a minha foram 4 semanas, se bem que nas ultimas aquilo já se levava melhor.
Nos primeiros dias, é impressionante como perdemos mobilidade de toda a mão... pior é a rotação do pulso...
2 conselhos para acelerar, repetir em casa o que se faz na fisioterapia (estava de baixa... tinha tempo, ia à fisiterapia de manhã e à tarde repetia):
1 - os movimentos com um altere (sem peso é claro)
2 - banhos de contraste, agua quente e fria, era três minutos numa 1 na outra, já não me lembro em quais...

Btt só 4/5 meses depois do acidente, ordem do médico para o osso estar totalmente consolidado, uma coisa é dar para tirar gesso outra é meter carga no mesmo.
Ainda hoje em certos dias dói ou é mesmo insuportável estar em cima do braço com o peso do corpo tipo fazer flexões, btt é na boa...


Votos de rápidas melhoras...
Cumprimentos Bttistas
 

Mr_D

Member
A fisioterapia que fiz foi esta; lazer, hidromassagem (cuba de agua), roldana(braços alternados para cima e baixo), toalha quente enrolada no braço, bola deesponja na mão abrir e fechar fiz isto tudo durante 3 meses a 20 minutos cada eacabei hoje. Vou começar com hidroterapia na piscina 6 sessões depois natação.A partir de Novembro, dezembro e janeiro começo com a bike só estrada, poraltura do carnaval começo a fazer trilhos, portanto vê o tempo estou paradodesde dia 7 de Maio deste ano e só começo a partir de Novembro emdiante. As melhoras e boa recuperação.

 
Last edited:

peixehp

New Member
Olá pessoal, então aqui vai o ponto de situação: retirada do gesso na 3ªfeira passado dia 27, parecia um maricas, pois até me senti meio a desmaiar quanto senti o braço solto, magrinho e dremente, até senti vontade de colocar o gesso novamente... mas pronto lá me fui habituando. Ordens do medico: fazer os tais exercícios de agua quente com esponja 2x dia, e passado 15 dias fazer fisioterapia. Noto que de dia para dia a coisa melhora as paços largos... mas ainda continua inchado, rotação não consigo, apenas abrir e fechar, tombar para dentro cerca de 50º, para fora tipo maricas apenas vai muito pouco, segurar em esforços se for tipo sacos de compras na boa, agora tudo o que seja a fazer pressão contrária contra o pulso é para esquecer... enfim começo a mentalizar-me que apenas me agarro aos rolos na de estrada e nada mais durante estes 3 a 4 meses que adam vir...
 

srgioslva

New Member
Olá peixehp, como disse atrás, agora é que começou o calvário... é engraçado como te referes à retirada do gesso, comigo foi igual. Até era estranho olhar para o braço tão magro...

Agora uma pergunta, ainda está inchado?
O ortopedista que me tirou o gesso mandou fazer um banho de 20 minutos com água o mais quente que suportasse com sal de cozinha misturado e foi tiro e queda para o inchasso, era para ir fazendo uma vez ao dia até desinchar, acho que só fiz ou dois ou três dias... era como sentir a pele a rebentar, mas fez-me muito bem.
Para além que umas camadas de pele velha que tinha terem caido todas nesses banhos...

Mas a recuperação é muito rápida, agora os primeiros quinze dias a um mês é pior mas em dois meses estás na bike.
Quando à dor que sentes na pressão sobre o pulso é estranho mas comigo foi igual é a que continuo a sentir oito meses depois!!!

Vá toca a mexer esse pulso e votos de rápidas melhoras...
 

peixehp

New Member
Olá srgioslva, Mandou fazer os tais exercios de agua quente 2 x ao dia com uma esponja, mas a parte do sal não falou, vou experimentar. A fisioterapia já tenho consulta para 2ªfeira, isto de dia para dia parece melhorar bem... mas a pressão para dentro é que não á para era muita. Vamos ver como vai ser agora com a Fisio, espero cagar a bike de lama este inverno a ver vamos... Mas daqui a 2 meses tenho novamente consulta e Rx, contigo foi igual? Obrigado pessoal
 

srgioslva

New Member
Humm... estou a achar estranho nova consulta e Rx ao fim de dois meses...

A fractura ou estava consolidada suficiente para retirar gesso ou não...
Não percebo para que é preciso novo Rx ao fim de dois meses...
Para eles é facil passarem exames, não são eles que levam com a radiação...

Comigo consulta ao fim de dois meses foi com o fisiatra (o médico que prescreveu os exercicios que o pessoal da fisioterapia fazia), e para dar alta da fisio...

Agora isso melhora de dia para dia e vais bem a tempo de sujar a bike...

Mais uma vez votos de rápidas melhoras...
 

peixehp

New Member
Olá pessoal,
Então aqui vai a evolução da coisa, durante estas 3 semanas que passaram muita água quente, ginástica com alguns movimentos aconselhados e pomada "voltaren" passaram pelo pulso até ao inicio da fisio que começou na passada 3ªfeira. Pois enquanto aguardava pela autorização do seguro fui fazendo isto tudo.
Fui surpreendido pela positiva na fisioterapia, pois a coisa estava a evoluir bem. Quanto à fisio, grandes tareis levo no pulso: uns tipos de electrochoques durante 10m + ultrsons+ massagem+ ginásio, parece que vai ser assim durante 15 dias.
Pelo andar da coisa penso que irá ser suficiente.
Espero pro mês que vem pegar na roda 29!!!! :D
 
Relatando o meu episódio, mas sinceramente acho que não sou exemplo para ninguém...
Nunca parti nada a andar de bike. Contudo já conto com 4 fracturas do radio, resultado de outros desportos, em períodos diferentes e em zonas diferentes. A mais grave foi a primeira que foi uma fractura exposta, em todas elas fui sujeito a intervenção cirúrgica...
Mas enfim, quanto à recuperação. No meu caso como fui sempre operado, foram aparafusadas umas placas ao osso, só tive de andar com uma tala durante 15 dias. Mas quando a tirei tive de ter imenso cuidado porque estava tudo demasiado frágil, contudo não precisei de fazer fisioterapia, mas senti a atrofia do braço na primeira semana após retirar tudo.
O medico disse-me sempre que não deveria fazer esforços durante 6 meses e ter bastante cuidado com os impactos, pois o osso só recuperava totalmente ao fim de um ano. Provavelmente por não ter seguido os seus conselhos fracturei o osso tantas vezes...
Assim, tomando o meu exemplo, aconselho a teres cuidado nos primeiros 6 meses: Mesmo que andes de bike, tenta andar em terrenos menos acidentados, e não faças movimentos bruscos ou sujeitos a impactos mais fortes.
Boa recuperação
 
Top