Reclamação na loja Bikeland

tá bonito tá !!
O que eu sei é que em Portugal pouca coisa funciona bem.
Já aqui falaram no Stand Jasma. Pois é por essas que eu deixei-me de Scott. Do piorio !!!
 

SURFAS

New Member
Achei interessante este tópico.

Não conheço nenhum dos intervenientes, mas lendo a legislação (li por alto, por isso peço desculpa se percebi mal) quem dá a garantia é o PRODUTOR, não a loja ou o representante nacional. Estes apenas são intermediários.

Quanto aos 30 dias, por favor, eu tenho quadros de marcas Americanas, era de muita má fé minha se caso tivesse um problema fosse exigir a lei dos 30 dias ao representante nacional.

Penso que o dono do quadro, o que deveria de fazer, se não é que já o fez, é de enviar logo um mail ao fabricante, esse sim responsável pela garantia e depois logo veria se a loja diz a verdade. Que muitas vezes, dizem uma coisa e é outra.
 

Giro

New Member
Quanto aos 30 dias, por favor, eu tenho quadros de marcas Americanas, era de muita má fé minha se caso tivesse um problema fosse exigir a lei dos 30 dias ao representante nacional.
Se a loja se disponibilizou a tirar lucros com as vendas de quadros também têm que se responsabilizar com os deveres, se vir que não consegue, deixa de comercializar esse produto, simples.
Agora o cliente é que não têm culpa.
 

klaser

Well-Known Member
Qual produtor qual quê...a relação comercial foi feita entre o cliente e a loja,nesse caso a loja é que tem de fazer todos os contactos com o produtor..Era bonito era,se fosse assim não precisava existir comércio varejista,ia tudo directo à fábrica....
Imagina tu entrares numa loja e dizeres o seguinte: Olha,eu estava interessado nesse quadro,mas queria mais barato,será que vocês não me passam o cantacto do produtor pra eu tentar junto a ele um preço mais em conta ?
 

cgomes

New Member
Muito boa tarde


Ontem mesmo quando você foi buscar a bicicleta, eu apresentei uma opção bastante viável, a compra de um quadro a um preço de revenda...

Sr. João, só por curiosidade, o que é que o senhor entende por "quadro a um preço de revenda"?
Ou melhor, quanto é que custou a bicicleta que agora está avariada, e quanto é que custa o dito "quadro a um preço de revenda"?

P.S.
Se a minha Torah tiver um problema deste tenho a certeza que a Spor***** me troca a Bike na hora por outra nova, e só custou 389 Eur. Ah pois é.
 

alkaline

New Member
quem dá a garantia é o PRODUTOR, não a loja ou o representante nacional. Estes apenas são intermediários.
Caro Surfas, então eu passo a explicarte uma coisa que acontece na aera comercial ou com qualquer outra empresa ou loja que fazem importação ou revenda de material (qualquer tipo de material ou produto) quando tu vês o preço marcado na loja, o mesmo já inclui uma precentagem para as garantias para que elas possam ser dadas aos clientes.

Aqui neste caso a loja que vendeu este produto e outros produtos, já lucrou (quanto maior a margem, melhor) e dando a garantia ao cliente não está a perder nada pois ele é que depois tem de se entender com o fabricante.
 

TeXaS

Member
Epa isso de o fornecedor é que da a garantia, até pode ser, mas isso é entre o fornecedor e a loja, se tu compras a um fornecedor ai sim é a ele que tens de pedir explicações mas como compras a uma loja ai são eles que se teem de responsabilizar!
É o mesmo de eu agora te vender uma bike, sopostamente aos teus olhos a bike ta boa (mas nunca se sabe o que pode ou não ter), vas dar uma volta e o quadro parte! A quem se pede explicações? A mim que te vendi a bike (ex: Loja), ou a loja onde comprei (ex: Fornecedor)?
A mim, e ai eu poderia ou devolver o dinheiro ou mandar reparar (ai sim o fornecedor)! Mas como é obvio, devolver o dinheiro duvido...
Boa Sorte com isso:(

Abraço
 

KLUCA

New Member
citando=klaser "Qual produtor qual quê...a relação comercial foi feita entre o cliente e a loja"

klaser, para andares aqui no forum é porque deves ter uma bicicleta. Se a compraste, vai lá ver o certificado de garantia e depois diz-nos quem é que garante o produto contra os defeitos?
 
A garantia é dada pela marca (produtor, fábrica-mãe ou o que mais lhe quiserem chamar) mas o consumidor reclama e exige responsabilidades ao vendedor (comerciante: loja física ou virtual) do bem. Neste e noutros tópicos semelhantes existem links para a legislação nacional e comunitária em vigor e aplicável a estes casos. Basta uma leitura superficial para se perceber os mecanismos e prazos legalmente estipulados para a reclamação de produtos defeituosos.

Não compliquem o que é simples e tratem mas é de exercer os V. direitos em vez de tentarem encontrar uma justificação para todas as explicações rocambolescas dadas pelos lojistas para se eximirem de responsabilidades.
 

klaser

Well-Known Member
Kluca,nem vou responder porque já está mais que respondido...evidente que quem vai fornecer o material de susbtituição será o fabricante,não o agente que é a loja,mas o que está em causa não é isso,é com quem o cliente deverá exigir a garantia em caso de problemas....Há casos de lojas que compram de outras lojas e só depois estas estão em contacto com o fabricante,o cliente não tem nada a ver com isso,é exigir onde comprou e quem lhe vendeu é que trate do que está pra trás...
 

KLUCA

New Member
o cliente tem direito a exigir parte da resolução do problema, a quem lhe vendeu a bicicleta. e isso é bem visivel na legislação acima anotada.

mas como qualquer um pode ver, a substituição do bem depende bem mais do que disso. e o processo pode ser mesmo complexo.

neste caso, eu nem tão pouco percebi se há ao menos a perspectiva de ser aplicada a garantia. Uma vez que o Humberto veio ao fórum expor um comerciante, seria bom revelar os pormenores.

Eu até ver acho bem e sendo conhecedor da legislação referida, sem mais pormenores, até agora acho correcta a posição da loja. Não se sabe de mais pormenores porque o humberto até agora pouco revelou.

e até já disse acima que realmente pode o humberto recorrer a essas entidades, como Decos, Asaes e o que houver por aí. Essa não é uma atitude incorrecta e a loja decerto irá aceitar. Quando não se sabe da legislação e se tem receio de nos estar a enganar esse pode ser um caminho. Se calhar pode é vir a perder até a hipótese de adquirir um quadro a melhor preço, ou a custo zero. Se a lei, não transforma o revendedor em responsável subsidiário pela garantia, havendo a obrigação de prestar garantia pelo fabricante ou produtor, e este estiver falido, como é?

Agora eu também não encontro a obrigação de em caso de o contrato de garantia não poder ser cumprido, o revendedor tentar minimizar os incomodos como por exemplo o está tentando fazer. Eles loja, nem tão pouco tÊm competência para ajuizar se o quadro se partiu por defeito ou não. (Alguns users deste forum mesmo sem nada ver parecem saber que o quadro tinha defeito, eheheh)

Eu gostaria de saber mais pormenores, como e onde partiu este quadro por exemplo. É que se o forum se torna o veículo das pessoas para virem falar mal de lojas, sem terem razão para isso, isso não tá bem.
 

nelson rz

New Member
Apenas li os tópicos iniciais e a posição manifestada por João 1005 é totalmente contrária à LEI. Há aqui duas hipóteses em relação a esta posição da Bikeland: Ou má-fé ou desconhecimento. Acredito na boa-fé das pessoas e parece-me que se trata da segunda hipótese. Sendo assim, leiam o Decreto-Lei 84/2008 de 21 de Maio.
 

canuco

New Member
Vamos lá recapitular, e uma vez que as leis são para todos e não só para alguns, assim como eu, deve haver mais gente aqui no forum que trabalha com clientes e lojas e obrigações e garantias e etc etc etc...
Deve de ser do conhecimento dessas pessoas que o contrato é efectuado entre a parte vendedora e a parte compradora (loja e cliente) Todas as situações que possam aparecer no futuro, relativamente a garantias, é da total responsabilidade da parte vendedora, que por sua vez tem de pedir justificações á fábrica ou á marca em causa. Mas o liente nunca pode sair lesado desse atrito entre vendedor e marca...é um problema entre eles e que tem que ser resolvido entre eles e nunca pelo cliente.
Se a marca faliu, a responsabiblidade recai sobre a loja que vendeu o produto e é responsavel pela venda do mesmo, e se não pode dar garantias porque o revendedor faliu, também não pode comercializar um produto que não pode dar garantias sobre ele.
Há agora uma outra questão que até agora penso que ninguém referiu...é que segundo as palavras do queixoso, a loja diz que o revendedor faliu e que NÃO CONSEGUE ENTRAR EM CONTACTO COM A FÁBRICA EM ITÁLIA....será isto normal? Uma loja aberta ao publico, que vende certas e determinadas marcas, que não consegue entrar em contacto com a origem??????? Parece-me um pouco grave , e logo aí mostras a pouca ou nenhuma vontade em resolver o caso....

P.S- As atitudes ficam para quem as pratica...esta loja está a ficar mal vista, quanto mais não seja pelo modo com está a gerir o problema...
 

SURFAS

New Member
Todas as situações que possam aparecer no futuro, relativamente a garantias, é da total responsabilidade da parte vendedora

Errado, conforme diz a lei a responsabilidade é do PRODUTOR SEMPRE, a loja apenas é quem dá a cara perante o cliente!!
Aqui neste caso em que a loja não consegue entrar em contacto com o produtor, certo que é dever da loja, se fosse comigo eu entraria em contacto com o produtor para saber se a loja sempre tentou algum contacto.

Agora aqui há outro problema, se o produtor faliu!!! Já não sei quem tomará a responsabilidade sobre a garantia. Por isso digo, não custa nada enviar um mail ao fabricante a questionar a atitude da loja.
 
Obrigado amigos pelo apoio que me estão a dar.A minha intenção é ir á DECO e expôr o problema.
Agora se o sr. João Carvalho se comprometer, a me dar um quadro novo,idêntico ao meu (que pode ser de outra marca)eu aceito e o problema fica resolvido.

Viva Humberto!
Só em termos comparativos conto-te o que me aconteceu com o meu telemóvel:
Comprei um NOKIA N82 à TMN, em fim de producão, por +-200€.
Um ano depois, pifou. Como a NOKIA já não o fabricava, deu-me um NOKIA N86 8MP de valor +-350€.
A razão é simples: Como a câmera fotografica do N82 era de 5MP, e como não há nenhum equivalente, tiveram que dar a mais próximo, mas, para melhor, ou seja, de 8MP!
A NOKIA e a TMN trabalharam bem: Cumpriram a lei.
No teu caso, dão um igual, ou então equivalente, nunca inferior.
Já não existe a fábrica? Tens culpa disto?
Boa sorte, amigo!

PS: Também sou sócio da DECO. Tem-me ajudado bastante. Avança já!
 

canuco

New Member
Errado, conforme diz a lei a responsabilidade é do PRODUTOR SEMPRE, a loja apenas é quem dá a cara perante o cliente!!
Aqui neste caso em que a loja não consegue entrar em contacto com o produtor, certo que é dever da loja, se fosse comigo eu entraria em contacto com o produtor para saber se a loja sempre tentou algum contacto.

Agora aqui há outro problema, se o produtor faliu!!! Já não sei quem tomará a responsabilidade sobre a garantia. Por isso digo, não custa nada enviar um mail ao fabricante a questionar a atitude da loja.


Quando digo que a responsabilidade é da parte vendedora, refiro-me claro, que são eles o elo e ligação entre o cliente e a resoluçao do problema...são eles que tem que resolver o problema, seja como for seja com quem for.
 

KLUCA

New Member
citando canuco"...são eles que tem que resolver o problema, seja como for seja com quem for"

são eles loja que tÊm de encaminhar o processo para apurar se há garantia a accionar ou não junto de quem é responsavel pelo produto. A loja não é responsável, ou alguem encontra isso mencionado em algum sitio e neste caso em especifico?
 

José Martins

Administrator
Um exemplo prático:

Comprei uma PSP para o meu filho numa determinada loja.
Passado uns tempos, avariou. Dirigi-me à loja e informaram-me que a assistência era solicitada por mim ao representante em Portugal, que eles depois tratavam do resto.
Assim foi, mas as duas semanas previstas para a reparação foram na realidade seis. A consola foi substituida.

Passados mais uns dois meses, nova avaria.
A mesma conversa. Optei por me dirigir à loja onde comprara e informei do que se tinha passado. Vieram com a mesma conversa, que não tinham nada a ver com isso.
Ofertei-lhes então cópia do Decreto Lei já por aqui referido e informei que não poderia ser eu o lesado, em conformidade com a Lei em vigor.

Se comprei à loja, é a loja que tem a responsabilidade para comigo, que me vendeu um produto que se veio a revelar defeituoso.
A partir daí, restituiram-me o valor da consola. O resto fica entre a loja e o representante ou fabricante.

Lógicamente que como já referiram por aqui, parte-se do principio que não houve incúria ou desleixo na utilização do produto. Se deixasse cair a consola ao chão, certamente que não ma substituiam.
Parto do principio que também não se passou nada de anormal neste caso, até pelo facto de a loja ter contactado a marca. Mas caso se verificasse uma utilização diferente daquela para que o produto foi concebido, lógicamente que a garantia não seria accionada.
 
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