Reclamação na loja Bikeland

Humberto

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À cerca de um ano e pouco comprei na loja Trek nas quatro estradas perto de Quarteira uma bike de btt(bottecchia 660)fiz com ela 3000 kilómetros,á três meses atrás partiu-se o quadro (o tubo de espigão)deixeia na loja, ontem cansei-me de esperar e fui buscar a bike.O que eles na loja me diziam era que o fornecedor a quem eles compraram a bike,o suposto representante da marca,tinha falido e que eles não conseguiam entrar em contacto com a fábrica na Itália,tambem me disseram(só depois de isto acontecer) que a garantia é dada não por eles que me venderam a bike mas sim pelo representante ou pela fábrica.Agradecia algumas openiões sobre o caso obrigado.
 

kuto

Member
Não era para responder, pois não faço a mínima sobre garantias. Mas se uma loja compra a determinados fornecedores e esses fornecedores vão à falência, acho que a loja se devia responsabilizar. Agora, se há leis sobre isso, a melhor coisa é lê-las :) lol
Boa sorte
 

XperMatoZoiD

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Boas Humberto,

Infelizmente, a minha experiencia com essa loja também não é das melhores... eles nem pela porcaria que fazem se responsabilizam quanto mais... agora é assim, o dinheiro entrou nos bolsos DELES certo???? Entao assumam a responsabilidade... eles que se organizem com os fornecedores e resolvam, agora tu ficares apeado e eles negarem a responsabilidade em periodo de garantia nao cabe na cabeça de ninguem...
Contacta a DECO e leva a info que eles te derem e podes também levar o artigo referente às garantias que foi exposto pelo GIRO no tópico da garantia da Cannondale...

Sei que são ramos diferentes, mas imagina o que era ires a uma loja de desporto comprar um par de sapatilhas da ADIDAS (passo a publicidade) e tinham defeito ou ao fim de dois dias se descolavam todas... ias à loja e já viste o que era eles dizerem que não se responsabilizavam e que se querias trocar as sapatilhas tinhas de contactar o fornecedor nacional... não faz sentido...

Aperta com esses gajos que a eles so lhes interessa a m#$da do dinheiro no bolso e depois fogem com o rabo às responsabilidades...
 
J

joao1005

Guest
Muito boa tarde

O meu nome é João Carvalho

Como é sabido a garantia é apresentada pela loja ao cliente, mas a loja de modo algum, não pode nem consegue substituir o representante legal no pais e a respectiva fábrica, que neste caso é a botechia.
Por outro lado tudo foi feito pela Bikeland para que este pedido de garantia tivesse sucesso, mas o agente em PORTUGAL , fechou, há já algum tempo, deixando assim a marca de ser representada no nosso pais.
Ontem mesmo quando você foi buscar a bicicleta, eu apresentei uma opção bastante viável, a compra de um quadro a um preço de revenda, mas você nem sequer respondeu me.
Queria aqui deixar uma palavra, já que você veio expor esta situação no forum, a bikeland não foge nem fugiu ás suas responsabilidades, e de facto não obtivemos nenhuma reposta da Botechia em Itália, por esse motivo não podemos dar garantia ao quadro desta marca, porque simplesmente não nos compete atribuir garantias.

Se pensar bem a tal loja da trek, está a cumprir o seu dever, o de tratar todos os clientes bem, sempre da melhor maneira possivel, mas quando acontece uma situação destas não podemos ser responsabilizados pelo mau serviço dos outros.
Por isso agradeço se deseja ver a sua situação resolvida que ao menos converse, e juntos tentaremos arranjar uma solução para este problema.
Aqui fica o contacto da marca em questão mailto:info@bottecchia.com

Ps A bicicleta já tem mais do que um ano.
 

XperMatoZoiD

New Member
Boas,

É por estas e por outras que cada vez mais compensa comprar online... têm medo de comprar online por causa das garantias? Cada vez mais se vê situações como estas em que a garantia da loja fisica simplesmente não existe e em que se queres ver a coisa resolvida tens de ser tu a contactar com a casa mãe no estrangeiro, como se pode ver pelo post acima em que a propria loja te vem dar o mail da marca para que a contactes...

Assim como assim, se tens de ser tu a tratar de tudo e sempre ficas mais de 3 meses sem bike, compra online a preços bem melhores e onde sinceramente a assistencia e as garantias não te deixam a arder... pelos menos até agora não se ouviram casos... já destas ditas "lojas especializadas" é o prato do dia... infelizmente...

Caro João, lamento desaponta-lo, e não digo que alguns dos vossos funcionários não tentem, mas esta afirmação que faz: "a tal loja da trek, está a cumprir o seu dever, o de tratar todos os clientes bem" não corresponde totalmente à verdade, uma vez que eu e alguns amigos estamos bem escaldados com a vossa loja, e quase tudo coisas bem básicas em que apenas a arrogância e pouca vontade no atendimento estragaram aquela que poderia ser uma "relação feliz" entre loja e cliente...

PS: Ele não diz não diz em lado algum que a bike tem menos de um ano... diz que a comprou há cerca de um ano... logo não vejo qual a razão para enfatizar o facto da bike ter mais de um ano num post scriptum, como se isso fosse razão ou desculpa para ela se estragar... mal de nós se fosse regra as bikes com mais de um ano se partirem...

PS2: Peço desculpa se cai no offtopic...
 

canuco

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É lamentável este tipo de postura de uma loja aberta ao publico...
Do meu ponto de vista, que sou um leigo diga-se de passagem, vamos por partes..
a bike tem garantia, o fornecedor faliu, o cliente já pagou a bike, e no fim quem é que fica a arder? Chama a isso tratar bem os clientes? Não me parece, se fosse comigo não ia ficar muito satisfeito.
A solução que apresenta é a compra de um quadro a um preço convidativo? e garantia para esse quadro? tambem não há?
Perdoe-me a franqueza, mas na maioria dos comerciantes, a unica preocupação é o lucro, e quando chega a hora de mostrar algum respeito pelo cliente, dizem que a culpa não é deles....bla bla bla
 

Giro

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"apresentei uma opção bastante viável, a compra de um quadro a um preço de revenda"
Só pode ser a gozar :lol: :lol:
Desde quando é que isso é uma opção viável?
Se o quadro têm garantia o cliente não têm nada que pagar, é para isso que as garantias servem
Se a Botechia não vos responde azar, substituam o quadro ao cliente por vossa conta, e depois ajustam contas com a marca...
Já parece o stand jasma, em cada post se "enterra" mais...

Humberto apresenta queixa em tudo o que puderes, alguma entidade se vai encarregar de te resolver a situação, e passar a devida multa(sim dá multa, de quanto é que já não sei)
E não te esqueças de escrever no livro de reclamação, fica sempre bem:cool:
 
Viva amigos!
... mas a garantia é sempre a garantia!
Vejamos, se eu gastar 2000€ numa bike, ultrapasso o meu limite, logo se tiver um problema, por melhor negócio que seja comprar uma bike, pelo preço de revenda, já não o posso, e agora?
... nem bike, nem garantia!
O XperMatoZoiD diz uma grande verdade: A ser assim, mais vale comprar online. A verdade seja dita, nunca comprei nada online, mas só ouço dizer bem ...
Um abraço!
 

luis biclas

Elos Rápidos
O amigo João Carvalho que me desculpe, mas o seu poste aqui no forum só veio para escrever barbaridades...

Como é sabido a garantia é apresentada pela loja ao cliente
Se é apresentada pela loja esta é que deve de ser chamada a resolver o problema, e não o dito represntante da marca, quando muito o sr. é que tem de se entender com o representante, ou com a marca.
eu apresentei uma opção bastante viável, a compra de um quadro a um preço de revenda, mas você nem sequer respondeu me.
1º - é preciso ter lata para apresentar uma proposta destas a um cliente que esta a efectuar uma reclamação de um problema num artigo POR SI VENDIDO.

Se pensar bem a tal loja da trek, está a cumprir o seu dever, o de tratar todos os clientes bem, sempre da melhor maneira possivel
Não me parece que 3 meses á espera de uma resolução do problema seja tratar bem os clientes.

Para o user Humberto, há formas legais de resolver esta situação, a começar pelos livro de reclamações e acabar com queixa na Deco e/ou PSP.
Alem de que ACHO que já esta no direito de pedir o seu dinheiro de volta, uma vez que já passou o prazo legal de 1 mês para a resolução do problema.
 

Filipe

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Eu proponho que alterem o titulo do tópico, uma vez que esta indirectamente a meter outra marca ao “barulho”, se já foi referido pelo Sr. João o nome da loja pode muito bem ser utilizado no titulo… ou não????
Quanto à garantia da Bottechia é lamentável tal situação, típico portuga abrace um negócio vende-se o material ao cliente e tal depois dos objectivos atingidos fecha-se portas, os clientes têm uma avaria no artigo e ficam com dois problemas artigo estragado e procurar responsáveis. Enfim já diz o velho ditado “anda meio mundo a enganar o outro meio”. A loja se vendeu e não tem representante em Portugal trata de contactar a Sede da marca.
 
Calma...

Estas coisas são muito complicadas... mesmo que o loja consiga entrar em contacto com a fábrica e até remeter lá o quadro ou fotos do mesmo (como normalmente exigem) nada garante que o mesmo seja substituído.
O ponto onde o quadro partiu (e estou a falar de cor porque não vi os danos), no tudo do espigão de selim, é um ponto onde normalmente as marcas tentam esquivar, ou por alegarem abuso do material (não estou dizer que tenha havido) ou podem alegar que o espigão do selim estava acima do limite mínimo e que o efeito de alavanca partiu o quadro (não estou dizer que estivesse).

Penso que nesta fase, sem haver resposta da fábrica, seja prematuro fazer "ofertas" de quadros a preço de revenda. Se na eventualidade da fábrica recusar a garantia, ai sim, é uma postura muito boa por parte da loja.
Não deve ser só em Portugal que no mês de Agosto todos os serviços anda em câmara lenta, vamos ver se durante este mês a fábrica dá sinal de vida.
(Senão o pessoal do fórum vai todo a Itália e parte aquela m*!%da toda!!!!)
 

XperMatoZoiD

New Member
Caro nd_oliveira,

Arrastando-se esta situação há cerca de 3 meses, já passou o prazo legal para solução do problema, logo não me parece assim tão complicado como diz... a situação foi apresentada à loja, esta tenta resolver a situação... o prazo legal foi excedido... agora só tem de devolver o dinheiro pago pelo material... ou tambem vão pedir que seja o representante a devolver a guita???? (já nada me admira)

Tendo esta situação acontecido há já 3 meses, o argumento do mesmo de Agosto não se justifica, pois ainda que o mês de Agosto seja um mês dificil, já tiveram 2 meses anteriores a esse para resolver o problema, sendo que legalmente tinham apenas 1!!!

Na hora de receber o dinheiro e mete-lo ao bolso tá toda a gente ali para tudo... na altura de ajudar e e cumprir com as suas obrigações, tá quieto... infelizmente e cada vez mais estas lojas parecem a malta na adolescencia... quase todos gostam é de seguir os maus exemplos e de ser maus... um dia mais tarde, quase todos se arrependem disso... já foi exemplo seguido pelo Stand Jasma, pela Bikeland e entretanto por tantas outras por esse paìs fora... pode ser que se venham a arrepender (e espero bem que sim) de tentar enganar quem vos mete dinheiro no bolso...

Boa sorte para isto tudo... faz como eu costumo fazer em situações em que me sinto um pouco mais apertado e que acho que me querem passar a perna, pede a um(a) amigo(a) advogado(a) (se tiveres claro) para dar uma vista de olhos nisso e ver um ou dois artigos que te dêem razão, e pedes para ele(a) ir contigo à loja e ameaças... Já o fiz uma ou outra vez, não com lojas mas com uma entidade patronal e acredita que funciona xD
 

José Martins

Administrator
Acho que nunca será uma boa opção da loja (qualquer que seja), pois mesmo vendendo a preço de revenda, nunca vai perdergrande coisa ou mesmo nada. Quem perde é o cliente que acaba por comprar duas vezes.

A teoria portuguesa é que se passar muito tempo o pessoal farta-se de esperar, mas aqui e basta lêr o DL acima mencionado e que resulta da aplicação de normas comunitárias para se perceber algumas situações importantes:
- quem fornece o serviço (quem vende, a loja) é responsável pela prestação de um serviço;
- todos os produtos estão forçosamente cobertos por uma garantia, cuja validade não é atribuída pela marca, mas sim estabelecida pela Lei e nestes casos, são dois anos;
- no caso de accionamento da garantia, compete a quem vende tratar disso e não ao cliente. Se por acaso a marca faliu, deixou de existir, etc, etc, compete e quem forneceu o serviço (loja) garantir ao cliente que o mesmo não é prejudicado.
- se num prazo de trinta dias não te resolverem o problema ( e não estou a falar da marca, mas sim de quem te vendeu) podes pedir para ser reembolsado do valor pago no acto da compra, desde que o produto se encontre ainda dentro da garantia que são dois anos, daí não ter percebido aquela expressão de que a bike tem mais de um ano. Mal ou bem, ainda estamos na União Europeia;

Perante esta situação, não me parece que propôr um quadro a preço de revenda seja a solução de coisa alguma, mas apenas uma forma de ganhar mais algum dinheiro por parte de quem prestou o serviço de venda.
A minha sugestão: na loja, pedir o livro de reclamações, efectuar o mesmo junto da Deco e da ASAE. Caso o livro de reclamações não te seja facultado, solicita na PSP que alguém se dirija contigo ao local, afim de poderes exercer esse teu direito.

Ao contrário de antigamente, as reclamações efectuadas no livro de reclamações não ficam esquecidas. Podem levar algum tempo a ser resolvidas pelo grande número, mas são processadas.
É por saberem deste facto que algumas lojas das mais variadas áreas tentam evitar a utilização dos mesmos.
 

klaser

Well-Known Member
A única coisa que a loja pode ter razão é não poder fornecer outro quadro igual pois a empresa que fabrica (ava) faliu...e não há mais produção...Quando uma loja estabelece uma parceria com uma empresa,é pra obter lucro,mas tem de saber que é pro bem e pro mal...O negócio aqui é somente entre a loja e o cliente,o fabricante do quadro é um terceiro com o qual o cliente não tem nada a ver...Se tivesse,então não era preciso a loja,comprava mais barato directamente.
Como disse a parceria é pro bem e pro mal,a fábrica faliu,azar do caraças,como a loja não pode susbtituir os quadros que eventualmente precisarem de garantia,só resta reembolsar os clientes nessas situações..
 

alkaline

New Member
Humberto,
Eu nunca tive problemas com nenhuma garantia em relação a bicicletas ( comprei online a minha ) já tive em caso de aparelhos electricos e os mesmos foram resolvidos da melhor forma, devolução do dinheiro por estarem em garantia.
Apenas e só te dou um conselho, LIVRO DE RECLAMAÇÕES e a seguir DECO ( a primeira e unica vez que necessitei da DECO foram rápidos e eficases, instituição bancaria que cobrou comissões indevidamente, foram obrigados a repor tudo aquilo que me tiraram e perderam um cliente )

Vai em frente pois tens direitos e esses têm de ser salvaguardados.
 

José Martins

Administrator
Exactamente.
Nunca poderá o cliente ser prejudicado por uma situação da fábrica ou da loja. Daí a proposta de vender um quadro ao cliente a preço de revenda não fazer o minimo sentido, enquanto a garantia se encontrar activa e isso são dois anos, não tem nada a ver com a referência a um ano que já foi feita.
 

KLUCA

New Member
boas,
começo por dizer que conheço o João Carvalho, conheço a loja em questão e não conheço essa "loja trek"

se o amigo humberto quer vir aqui para o fórum denegrir a imagem de uma loja, só porque as coisas não lhe correram bem em algum sentido, retire o cavalinho da chuva e faça o favor de ser mais especifico e correcto no que escreve. Só o facto de vir escrever "loja trek" em vez do nome da loja em questão já quer dizer algo, talvez?

Tal como por aí fora os foruns estão carregados de conversa triste, que em casos destes levam muitas vezes as pessoas a andarem a bater com a cornadura de porta em porta e depois nada levam. Também começam logo bem, pois o que dizem muitas vezes não corresponde á verdade.

è claro que a garantia é apresentada pela loja ao cliente, mas a garantia tem por trás relações entre a loja e quem lhe forneceu o material. A garantia dá ao cliente o direito de ver substituido o material em garantia, quando é detectado o defeito, por outro material equivalente. Ora neste caso, quem é a loja para avalizar o defeito? Mesmo que pudesse avalizar o defeito, como poderia substituir por identico se não tem??

Tenta a loja então, dar a hipótese de o cliente adquirir um outro quadro a preço de revenda. Não acho mal, sinceramente. Devido á minha " relação especial" com o fisco adianto que se a loja oferecer ou vender ao cliente o quadro abaixo do preço de custo, vai ter de pagar o IVA e o custo do quadro não é aceite na contabilidade da loja, ou seja, ainda vai ter prejuizo com uma garantia que não foi possivel accionar devido a falência do fabricante. Também não pode vender o quadro ao humberto ao preço de custo, devido á especificidade das relações comerciais entre loja e fornecedores.

Com sinceridade acho que deve ser sim feita essa reclamação no livro e á DECO. Eles, loja, lá estarão para prestar ás entidades oficiais os esclarecimentos adequados. Até pode ser que algum destas entidades indique alguma forma de resolução do caso, ou então, faça o que é habitual, arraaaaaaaaaaaaasssssteeee isto pelo tempo. Se calhar nessa altura já a loja já não lhe dê a hipotese de comprar o tal quadro a preço de revenda... se calhar nunca a isso esteve obrigada.

portanto, companheiro Humberto, isto é perceber que há que procurar uma solução e não mais problemas.

Devem vir mais posts, cheios de reivindicações e direitos e DECOS e ASAES e Livros de Reclamações, tudo caminhos que só apontam para nada, a não ser tempo perdido.
 
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