boas,
começo por dizer que conheço o João Carvalho, conheço a loja em questão e não conheço essa "loja trek"
se o amigo humberto quer vir aqui para o fórum denegrir a imagem de uma loja, só porque as coisas não lhe correram bem em algum sentido, retire o cavalinho da chuva e faça o favor de ser mais especifico e correcto no que escreve. Só o facto de vir escrever "loja trek" em vez do nome da loja em questão já quer dizer algo, talvez?
Tal como por aí fora os foruns estão carregados de conversa triste, que em casos destes levam muitas vezes as pessoas a andarem a bater com a cornadura de porta em porta e depois nada levam. Também começam logo bem, pois o que dizem muitas vezes não corresponde á verdade.
è claro que a garantia é apresentada pela loja ao cliente, mas a garantia tem por trás relações entre a loja e quem lhe forneceu o material. A garantia dá ao cliente o direito de ver substituido o material em garantia, quando é detectado o defeito, por outro material equivalente. Ora neste caso, quem é a loja para avalizar o defeito? Mesmo que pudesse avalizar o defeito, como poderia substituir por identico se não tem??
Tenta a loja então, dar a hipótese de o cliente adquirir um outro quadro a preço de revenda. Não acho mal, sinceramente. Devido á minha " relação especial" com o fisco adianto que se a loja oferecer ou vender ao cliente o quadro abaixo do preço de custo, vai ter de pagar o IVA e o custo do quadro não é aceite na contabilidade da loja, ou seja, ainda vai ter prejuizo com uma garantia que não foi possivel accionar devido a falência do fabricante. Também não pode vender o quadro ao humberto ao preço de custo, devido á especificidade das relações comerciais entre loja e fornecedores.
Com sinceridade acho que deve ser sim feita essa reclamação no livro e á DECO. Eles, loja, lá estarão para prestar ás entidades oficiais os esclarecimentos adequados. Até pode ser que algum destas entidades indique alguma forma de resolução do caso, ou então, faça o que é habitual, arraaaaaaaaaaaaasssssteeee isto pelo tempo. Se calhar nessa altura já a loja já não lhe dê a hipotese de comprar o tal quadro a preço de revenda... se calhar nunca a isso esteve obrigada.
portanto, companheiro Humberto, isto é perceber que há que procurar uma solução e não mais problemas.
Devem vir mais posts, cheios de reivindicações e direitos e DECOS e ASAES e Livros de Reclamações, tudo caminhos que só apontam para nada, a não ser tempo perdido.