Recall de apertos rápidos nos travões de disco

Boas,

Peço desculpa se já foi postado no fórum mas não me surgiu na pesquisa.

Quem tem aperto rápido no travão de disco, deve ler isto com atenção: http://quickreleaserecall.com/press-release/

FAQ: http://quickreleaserecall.com/#faq


Q: How do I know whether my bike is affected by this recall?
A: First, determine whether your bicycle’s front wheel has a quick-release. Next, look for disc brakes on your bicycle. If your bicycle does not have a front-wheel quick-release and disc brakes, or has only one of the two, your bicycle is not affected by this recall. If your bicycle has both a front-wheel quick-release and disc brakes, apply the #2 Pencil Test:

1. While the bicycle is not in use, locate the quick-release cam lever and disc brake rotor at the fork or frame dropouts on the front end of your bicycle. Disc brakes can get extremely hot with extended use. Be careful not to touch a disc brake until it has had plenty of time to cool.
2. Open and completely loosen the front-wheel quick-release cam lever.
3. With the cam lever in the “OPEN” position, turn and push it toward the brake disc rotor and measure the distance between the leading edge of the cam lever and the rotor. Apply thumb pressure on the end of the cam lever directed towards the rotor.
4. If the distance is more than 1/4″ (6mm), as shown in Fig.1 below, the quick-release is not affected by this recall. This is easily done by sliding an ordinary #2 Pencil between the leading edge of the cam lever and the rotor. If you cannot easily slide a #2 Pencil between the leading edge of the cam lever and the rotor and/or the measured distance is less than 1/4″ (6mm), as shown in Fig.2, stop riding your bicycle and contact your bicycle retailer.
5. To safely secure your wheel and apply the correct clamping force, please refer to the Wheel section in your BPSA Owner’s Manual.

[video=youtube;cwZ4oQN0A0Y]http://www.youtube.com/watch?v=cwZ4oQN0A0Y[/video]
Cumps
 

Jepas

Super Moderador
Sou só eu, ou falta aí uma data, um fabricante, um modelo (ou um lote)?

Nunca tinha ouvido (ou lido) sobre isto, e sinceramente preocupava-me mais se o problema fosse com o manípulo fechado a tocar no rotor mas não; é um manípulo aberto (ou seja, sem qualquer força) que poderá tocar no rotor. Acrescento ainda que pelo que me parece ver um manípulo que toque no rotor em movimento tenderá ser afastado devido à rotação do mesmo.

Mas pronto, quem estiver mesmo preocupado com isto coloque o manípulo do lado direito da bicicleta e não precisa de trocar de aperto/marca/modelo. Ah pois, não dizem que aperto/marca/modelo são afectados... (nem em que horizonte temporal).
 

SPT_SPEED

Member
Viva, isto parece-me um bocado disparatado não??! E o que interessa a marca da bicicleta se os aros e cubos, normalmente são de outras marcas??!!! Espera aí... yaaa, isto é mesmo um disparate!! Cumps
 

Hardskin

Well-Known Member
A data é entre 1998 e 2015. Só as marcas de bike apresentadas apresentam o problema. Supostamente todas utilizam o mesmo tipo de aperto rápido nas suas montagens. Não sei se será assim...
Não tem que ver com o fabricante/marca dos mesmos mas sim com o tipo de aperto.

O curioso e caricato neste video é que no mesmo se pode ver perfeitamente os dois tipos de aperto sem que isso seja mencionado. As intenções para tal ficam ao critério de cada um.
O aperto rápido que apresenta o suposto problema é de facto pouco aconselhável em relação ao outro e não é por esta razão mas sim porque são altamente falíveis no aperto.



O 1º exemplo é o que sempre utilizei e que nunca falharam. No 2º exemplo já constatei que falham com alguma frequência.
Tudo o resto que o Jepas refere surge logo no pensamento e como tal subscrevo.
 

SeteGu

Active Member
Claro que a probabilidade de algo correr mal não é grande... mas mais vale prevenir do que remediar. Há discos mais recortados que outros... e indo devagar, excepcionalmente, pode acontecer.

O que a marca tem a ver? Um recall é sempre por parte da marca e não por parte do fabricante da peça em causa. Quando algo corre mal pede-se justificação há marca e não ao fabricante dos travões (por exemplo) sejam eles Shimano ou Brembo.
Isto claro... a menos que a bicicleta tenha sido comprada ás peças.

Esse 2º aperto parece-me igual a uns Shimano que havia e usei muitos anos... felizmente sem problemas.
Se pode haver (aproveitamento para) uma campanha de marketing? Sim... também não me admiraria.
 
Last edited:

Jepas

Super Moderador
Quando falo em marca é o responsável pelo aperto. Pouco me interessa a marca da bicicleta, suspensão, cubos ou travões.
O que a marca tem a ver com isso? É responsável!
 

FMCurto

Active Member
Isto parece tão descabido que só seria possivel nos EUA, faz lembrar aquela história da miuda que processou e ganhou um processo contra uma empresa de electrodomesticos pq não tinha nenhum aviso de que se não podia secar o gato no micro-ondas :p
 

SeteGu

Active Member
Se se comprar um automóvel e houver um recall por causa de um defeito numa lâmpada vai-se há Honda, BMW, Ferrari ou Fiat trocar (gratuitamente) a lâmpada em causa e não há Phillips ou Bosch.

Comprando uma bicicleta que venha com defeito num componente não me espanta que o procedimento seja igual. Normalmente é a marca que se responsabiliza pelos componentes dos produtos que vende e não as que são sub-contratadas.

Mas enfim... é só a minha visão de ver a coisa.

Todos os dias há recall´s por essa mundo fora de todo o tipo de marcas salvaguardando situações pouco prováveis de acontecer... mas que num universo grande de utilizadores podem acontecer e... também ser evitadas.
 

Hardskin

Well-Known Member
Volto a dizer que não tem que ver com um fabricante/marca de aperto mas sim com todos os que utilizam o sistema que está na segunda imagem.
Sempre funcionaram da mesma forma ao longo destes anos todos mas só agora os fabricantes de bikes chegaram a esta conclusão. Possivelmente devido a algum acidente reportado a alguma destas marcas e com algum processo em tribunal.
Já conhecia este recall feito a algumas semanas (talvez à mais de 2 meses) por uma marca bem conhecida e da qual não me lembro qual era. Não dei importância ao caso...
 

SeteGu

Active Member
Concordo Hardskin...

A referência ás marcas supostamente têm a ver só com isto: são as que se disponibilizam para (detetado o problema) trocar o aperto gratuitamente. As outras (supostamente) não assumiram esses custos.

Mas claro que dois apertos rápidos também não é nada por aí além... (se calhar até ficam a ganhar pela publicidade da manobra).
 

Hardskin

Well-Known Member
Não se trata de um defeito de fabrico num componente. Trata-se de um comportamento inerente à sua génese.
Trata-se de um sistema amplamente aceite e que é considerado mais eficiente que o do outro quick release.
Para mim é justamente ao contrário mas isso é porque tenho a mania de ser do contra. :D
 

Hardskin

Well-Known Member
Por este tipo de explicações que já conhecia é que disse que era considerado mais eficiente.
Mas continuo a ser do contra ao basear-me na minha utilização e constatação na experiência de terceiros. Manias!... :cool:
 
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