Rebound.....

Spider

New Member
Estava no domingo a montar a roda da frente na minha bike e deparo-me com este "botão".
Já sei que serve para afinar a suspensão. Segundo me explicaram, serve para a suspensão recuperar mais rápida ou mais lentamente.
Alguém me dá mais umas explicações de como usar. Que modo usar? Em que situações usar uma ou outra?

(na minha curiosidade, eu desatarrachei a dita peça.....fiz mal? estraga alguma coisa?)


 

xmeiro

Member
Para afinar o rebound é por tentativa e erro e pela sensação que tens do funcionamento.

Imagina a roda a passar por um grande buraco. Se a recuperação estiver demasiado rápida a roda "cai" dentro do buraco quando a suspensão se estende e bate com muita força no bordo ao sair do buraco. Se estiver no ponto quase nem se sente o buraco.

Agora imagina uma sucessão de raizes a atravessar o caminho. Se a recuperação estiver demasiado lenta quando bates na primeira raiz a suspensão comprime, e ainda não descomprimiu o suficiente quando bates na raiz seguinte, e assim sucessivamente, criando a sensação de que não tens curso suficiente de suspensão.

Acaba por ser sentindo o funcionamento da suspensão e o equilibrio entre situações destes dois tipos que vais chegar a uma afinação que funcione bem para ti.

Quanto ao desapertar se não tiveres usado nenhuma chave não deves ter desapertado nada que faça diferença. Por exemplo a carrapeta de afinação da minha suspensão está guardadinha dentro de uma caixa porque tem tendencia a cair. Meti uma tampa plastica para não entrar lixo pelo buraco onde entra o perno que faz a afinação.


Força e boas pedaladas.
 

Terramoto

New Member
Epá, eu ainda não consegui acertar com a minha. Digam-me uma coisa, eu li algures que a suspensão para estar agradável deve de usar até 75%-80% de curso ou seja fica 20%-25% de fora. A minha suspensão só têm a patilha do rebound e eu já reduzi o ar da suspensão até o adequado para o meu peso mas mesmo assim não consigo passar de metade do curso quando ando de bike. Queria que o garfo ficasse mais soft, só mudando a mola?
 

maddog

Member
Terramoto a tua ideia está um pouco trocada, o SAG é que deve ser entre os 20 e os 25% isso o peso do RIder+Equipamento.

Decerto que tens ar a mais!!
 

Terramoto

New Member
Então é o contrário, é o curso que percorre quando estou montado na bike, certo? Estive a ver, sentei-me na bike e pus-me também de pé. Tanto numa como noutra posição o que o garfo mexeu não chegou a 1 cm. O recomendado pela fábrica para o garfo que tenho é 2.2 de ar e eu pus 1.6, já agora é o 350 R da marzocchi.
 

demorider

Active Member
Terramoto essa suspensão usa o ar apenas para fazer precarga a mola, ela trabalha a mola.. retira ar ate que ela dê o sag recomendado..
 

Spider

New Member
Esqueci de mencionar que desaterrachei a peça e retirei-a. Depois voltei a colocá-la.

Então para afinar aquilo é ir rodando ou para um lado ou para o outro até ficar "no ponto"?
E se eu a colocar no meio entre a "tartaruga" e o "coelho" ?
 

Terramoto

New Member
Metes no meio, sobes e desces o lancil na rua ou buracos até sentires que a suspensão tem uma recuperação progressiva, se for uma recuperação lenta metes para o coelho se tiver uma recuperação rapida metes para a tartaruga e vais testando até ficar o ideal para ti.

Demorider, Precarga como assim? A suspensão não tem necessidade de ter ar?
 

demorider

Active Member
Spider para mim a melhor maneira de afinar o rebound e por no meio (contas os cliks que dá e pões no meio), depois vais para um trilho misto (onde haja pequenos e grandes impactos), passas uma vez pelo trilho e voltas atrás, das 2 cliks para algum dos lados e voltas a passar no mesmo trilho e vez se ta melhor ou pior.. Vais fazendo isso ate que sintas que a suspensão está como queres..

Nem sempre a virtude esta no meio ;), a minha no meio fica tipo "fisga" ou seja fica com o retorno muito rápido.. Se andares com o rebound muito rápido a frente vai andar a "pinchar" muito, se estiver muito lento não vai conseguir recuperar a tempo de "absorver" o impacto seguinte..
 

demorider

Active Member
Já não fui a tempo de editar..

Terramoto a precarga e o que utilizas para afinar o sag.. essa suspensão tem nessecidade de ter ar mas só para que mantenha o sag apropriado.. Por exemplo a minha a precarga e feita por um botão que ao ser rodado comprime a mola dando-lhe mais força, na tua isso e feito com ar.. Se não é indiscrição quanto pesas mais ou menos com o equipamentos que normalmente usas quando vais andar de bike?
 
Last edited:

demorider

Active Member
a mais ou a menos, se tiveres sag a mais metes mais ar, se tiveres sag a menos tiras ar..

É estranho com o teu peso e com a pressão que tens ainda não te dar o sag recomendado.. a marca recomenda 1,5 bar para um peso de 65 ate 85 kg.. Tira mais ar ate te dar o sag recomendado, se depois começar a bater no fundo com facilidade tens de meter mais ar..
 

Spider

New Member
A única foto que tenho neste momento é a da primeira página. Tenho a bike em casa dos meus pais e só no domingo, provavelmente é que lá irei.

Mas eu coloco aqui de novo a foto

 

Terramoto

New Member
Essa peça na minha têm um parafuso em baixo, se essa não têm não me acredito que tenha feito algum mal, no máximo partias o encaixe da peça. Está froxa? O que me parece pela foto é que ela não está 100% encaixada.
 

Lanwolve

New Member
Eu conheço esse sistema. O botão encaixa num veio hexagonal que entra dentro da perna, portanto se desencaixou não estragou nada, é só encaixar.
 

Jepas

Super Moderador
é só encaixar

Desde que... fique na posição certa, pois pelo que vejo o botão tem uma patilha que indica a posição do curso. É por isso necessário voltar a colocar o botão na posição em que saiu para indicar correctamente a posição da velocidade do rebound. (Se fosse um botão circular simples não era preciso atenção nenhuma a este detalhe)
 
Top