Rebound das Rockshox (funcionamento).

andrextr

Active Member
Boas.

Hoje fiz a revisão à minha Domain, e como gosto de me entreter com isto, tirei umas fotos e fiz uma pequena explicação de como funciona o rebound de uma rockshox. Nada de especial, mas para quem não sabe pode ser interessante.


Antes de mais aproveito para confirmar que O-ring problemático que veda o veio do rebound é um simples o-ring métrico em nitrilo (NBR70) com a medida 12 x 3.5mm (comprei 10 o-rings por 1€, na Hidralveda em Lisboa). Na foto de baixo dá para ver o o-ring novo já montado. É só remover o velho com um "Picker" ou Pinça curva, e montar o novo com algum jeitinho. Em suspensões de mola, este o-ring é provavelmente o único que precisa de ser substituído com frequência, uma vez que sofre bastante desgaste com a passagem constante do veio do rebound para baixo e para cima. O desgaste deste o-ring é cronico nas rockshox, e provoca uma fuga de oleo do hidraulico para o interior das jarras, o que faz com que a suspensão deixe de fazer os ultimos centimetros de curso e pode causar falhas no rebound. Nas suspensões de ar também sofre o mesmo desgaste, mas nestas há mais 500 o-rings que precisam de ser substituídos regularmente eheheh, é a vida!

slide1jh.jpg





Foto do pistão do rebound, que trabalha no interior do reservatório do óleo (na perna direita).
slide2ix.jpg





Durante a compressão o pistão do rebound é empurrado para cima e é obrigado a atravessar o oleo.
slide3c.jpg




Após a compressão o pistão volta a atravessar o oleo em sentido descendente (recuperação). O fluxo do oleo empurra a anilha fechando os orificios vermelhos. Só pode passar pelos orificios laterais do rebound onde é mais, ou menos, estrangulado consoante a altura do "cone". A altura do cone é regulada pelo ajuste externo da suspensão (knob vermelho da lebre e coelho).

slide4ti.jpg



Aproveita ainda para informar, que não sou adepto do mito de que "não se deve usar oleo de motor no banho das suspensões". E aqui fica mais info (usar oleo motor 100% SINTÉTICO!)
semibath.jpg



É provavel que tenha dito alguma coisita errada, mas penso que não fugi muito ao lado. Sou apenas um curioso que gosta de fazer as manutenções para poupar uns trocos e para se entreter. A minha profissão está a anos-luz da mecânica. Este texto foi escrito segundo o novo A.O, pelo que qualquer erro de escrita cometido está sempre correcto. eheh
 
Last edited:

Klab

New Member
Excelente explicação, um enorme bem haja pela partilha :yeah:

E resolveste-me um problema, onde arranjar 30cc de óleo 15W, assim é bem mais fácil, tenho várias embalagens de óleo 5W30 e 5W40(100% Synt) para retirar, só tenho que comprar o 5W :)

 
Last edited:

pepelento

New Member
André, obrigado pela partilha. Só tenho uma dúvida quanto o óleo. Já tenho ouvido mais vezes o óleo de motor como substituto, mas n~ao sei se será uma boa opç~ao. Note-se que o óleo de motor auto nem sequer se pode usar na maioria das motos 4t (neste caso porque na maioria das vezes o óleo do motor também banha a caixa de velocidades), por causa dos aditivos.
 

Klab

New Member
Visto estar na fase de preparação da minha 1ª revisão a uma suspensão, neste caso, uma Reba Race, aproveito esta oportunidade para tirar uma dúvida, que é a seguinte:

- Em vez de usar álcool isopropílico no processo de limpeza dos componentes da suspensão, tal como é recomendado pela RS, posso utilizar um spray Break Cleaner, que basicamente não é muito diferente, limpa, desengordura, não danifica as borrachas??

É que não tenho álcool, que parece nem ser fácil nem barato de arranjar, mas tenho duas latas de 750ml de break cleaner que normalmente uso para limpar os discos da BTT, Carro, Moto.



 
Last edited:

andrextr

Active Member
Pah eu tenho alcool isopropilico em casa...... Mas não há nada melhor que limpar com um pano limpo, meter óleo novo e siga para bingo !!! Isto é uma suspensão, não são os cristais da Maria !! Mais um pouco e até abrilhantador se mete na suspa para brilhar por dentro eheheh


Pepelento, não te sei dizer grande coisa, aquilo que sei é que não é a primeira vez que uso óleo de motor para o banho fechado da suspensão e não tenho tido problemas. Quem preferir gastar 15€ em Motorex 15w pode fazê-lo. Mas se forem aos manuais da Manitou ou esse da Enduro Fork Seals, eles recomendam óleo de motor sintético. O oleo da Motorex também é sintético. Só que é um oleo feito para ser usado em hidraulica e contem os aditivos para isso. O óleo de motor é feito para lubrificar e resistir ás condições mais adversas. A vantagem é que aguenta-se mais tempo, "cola" melhor às peças no interior, e faz o trabalho melhor do que óleo Motorex. Mas agora não me ponham oleo de motor no reservatorio superior do rebound/motion control !!! E também não usem óleo de motor em suspensões de banho aberto, como algumas fox e marzocchi, porque o oleo de lubrificação é comum ao hidraulico !!
 
Last edited:

Klab

New Member
Thanx!!

Estive a ver os videos e a ler os manuais e pensava que a limpeza com o álcool fosse um must, mas se não é, também passo bem sem esse passo :)

Quanto ao óleo 5W(123ml segundo o manual) a colocar na parte superior, podes ficar descansado que é um ponto assente :cheers:
 
Top