Boas.
Hoje fiz a revisão à minha Domain, e como gosto de me entreter com isto, tirei umas fotos e fiz uma pequena explicação de como funciona o rebound de uma rockshox. Nada de especial, mas para quem não sabe pode ser interessante.
Antes de mais aproveito para confirmar que O-ring problemático que veda o veio do rebound é um simples o-ring métrico em nitrilo (NBR70) com a medida 12 x 3.5mm (comprei 10 o-rings por 1€, na Hidralveda em Lisboa). Na foto de baixo dá para ver o o-ring novo já montado. É só remover o velho com um "Picker" ou Pinça curva, e montar o novo com algum jeitinho. Em suspensões de mola, este o-ring é provavelmente o único que precisa de ser substituído com frequência, uma vez que sofre bastante desgaste com a passagem constante do veio do rebound para baixo e para cima. O desgaste deste o-ring é cronico nas rockshox, e provoca uma fuga de oleo do hidraulico para o interior das jarras, o que faz com que a suspensão deixe de fazer os ultimos centimetros de curso e pode causar falhas no rebound. Nas suspensões de ar também sofre o mesmo desgaste, mas nestas há mais 500 o-rings que precisam de ser substituídos regularmente eheheh, é a vida!
Foto do pistão do rebound, que trabalha no interior do reservatório do óleo (na perna direita).
Durante a compressão o pistão do rebound é empurrado para cima e é obrigado a atravessar o oleo.
Após a compressão o pistão volta a atravessar o oleo em sentido descendente (recuperação). O fluxo do oleo empurra a anilha fechando os orificios vermelhos. Só pode passar pelos orificios laterais do rebound onde é mais, ou menos, estrangulado consoante a altura do "cone". A altura do cone é regulada pelo ajuste externo da suspensão (knob vermelho da lebre e coelho).
Aproveita ainda para informar, que não sou adepto do mito de que "não se deve usar oleo de motor no banho das suspensões". E aqui fica mais info (usar oleo motor 100% SINTÉTICO!)
É provavel que tenha dito alguma coisita errada, mas penso que não fugi muito ao lado. Sou apenas um curioso que gosta de fazer as manutenções para poupar uns trocos e para se entreter. A minha profissão está a anos-luz da mecânica. Este texto foi escrito segundo o novo A.O, pelo que qualquer erro de escrita cometido está sempre correcto. eheh
Hoje fiz a revisão à minha Domain, e como gosto de me entreter com isto, tirei umas fotos e fiz uma pequena explicação de como funciona o rebound de uma rockshox. Nada de especial, mas para quem não sabe pode ser interessante.
Antes de mais aproveito para confirmar que O-ring problemático que veda o veio do rebound é um simples o-ring métrico em nitrilo (NBR70) com a medida 12 x 3.5mm (comprei 10 o-rings por 1€, na Hidralveda em Lisboa). Na foto de baixo dá para ver o o-ring novo já montado. É só remover o velho com um "Picker" ou Pinça curva, e montar o novo com algum jeitinho. Em suspensões de mola, este o-ring é provavelmente o único que precisa de ser substituído com frequência, uma vez que sofre bastante desgaste com a passagem constante do veio do rebound para baixo e para cima. O desgaste deste o-ring é cronico nas rockshox, e provoca uma fuga de oleo do hidraulico para o interior das jarras, o que faz com que a suspensão deixe de fazer os ultimos centimetros de curso e pode causar falhas no rebound. Nas suspensões de ar também sofre o mesmo desgaste, mas nestas há mais 500 o-rings que precisam de ser substituídos regularmente eheheh, é a vida!
Foto do pistão do rebound, que trabalha no interior do reservatório do óleo (na perna direita).
Durante a compressão o pistão do rebound é empurrado para cima e é obrigado a atravessar o oleo.
Após a compressão o pistão volta a atravessar o oleo em sentido descendente (recuperação). O fluxo do oleo empurra a anilha fechando os orificios vermelhos. Só pode passar pelos orificios laterais do rebound onde é mais, ou menos, estrangulado consoante a altura do "cone". A altura do cone é regulada pelo ajuste externo da suspensão (knob vermelho da lebre e coelho).
Aproveita ainda para informar, que não sou adepto do mito de que "não se deve usar oleo de motor no banho das suspensões". E aqui fica mais info (usar oleo motor 100% SINTÉTICO!)
É provavel que tenha dito alguma coisita errada, mas penso que não fugi muito ao lado. Sou apenas um curioso que gosta de fazer as manutenções para poupar uns trocos e para se entreter. A minha profissão está a anos-luz da mecânica. Este texto foi escrito segundo o novo A.O, pelo que qualquer erro de escrita cometido está sempre correcto. eheh
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