Boa Noite
Relativament á discusao alforges/reboques a discussao nunca vai acabar e cada um defende a sua dama por isso no fim se pudermos experimentar as duas opcoes melhor caso contrario é decidircom base na opiniao de terceiros e no gosto pessoal.
Nunca usei alforges, mas á muitos anos vi um Bob Yak e jurei ke um dia havia de ter um "brinquedo" daqueles.
Surgiu a oportunidade quando me cruzei com o Caminho de Santiago e sem alforges nem reboque a escolha foi obvia.
Os reboques mais conhecidos e claro de muito melhor qualidade eram fora do orçamento (extrawheel,Bob,Karro-o, oxtail (este é feito em Portugal), e mais alguns) por isso tive ke optar por modelos mais baratos.
Dai encontrei este modelo mais conhecido pelo clone do Bob Yak made in china e comprei um na net atraves dum site alemao :
www.jago24.de
Por isso falo na 1ª pessoa relativamente ao reboque ke o joao cst fala : o ke nao tem "amortecedor (relativamente a este ja volto,mas com opinioes obtidas na net por outros utlizadores.
é uma cópia do bob mas de qualidade inferior, mas com a "vantagem" ke encolhe para se guardar, as soldaduras não sao as melhores, o pneu ke tras é de estrada, mas a roda tras chaveta de saque rapido, tras uma bolsa ke dizem impermeavel, mas nao totalmente ,assim por alto nao me recordo de mais nada ke valha apena falar.
"Upgrades" ke fui fazendo : substitui os freios ke permitem " encolher" o atrelado por parafusos e porcas de modo a dar mais resistencia á estrutura, troquei a roda original por uma roda tipo jante de bmx (mas mantive a chaveta) e pus um pneu de btt e alterei o guarda lamas por um mais "agressivo" e a vara ke tras a bandeira vermelha troquei ambas : usei as varas de tenda de campismo com mais altura e mais resistente e uso a bandeira Portuguesa, relativamente ao saco como nao é 100% impermiavel uso um saco do lixo preto dos grandes cortando apenas em altura o excesso e um descanso para nao ter ke deitar/ encostar a algo.
Parece pouco e caro mas tirando a roda ke comprei porke kis tudo o resto foi do genero : uma peça aki outra ali e pronto.
Li tb ke ao trocar a roda houve kem aumentasse a escora traseira de modo a levar uma roda 20.
Relativamente ao uso em si a unica diferença ke se nota é a muita baixa velocidade devido ao equilibrio mas logo ke ganhas velocidade desaparece , quando se sobe pois a gravidade nao perdoa e a descer com velocidade em alcatrao (na casa dos 60 Km/H) se houver curva/contra-curva devido á transferencia de massas de 1 lado para o outro, (tal como acontece aos todo-terreno) á 2ª curva tem tendencia a kerer arrastar a traseira da bike para fora de estrada afectando o controle da bike.
Fiz com ele o Caminho do Tejo (Cascais-Lx-Fatima-e depos por estrada até á Serra da Estrela, o Caminho de Santiago : o central portugues de Cascais-Santiago-Finisterre e o Caminho Frances : Hendaye(por estrada)-S.J.P.P.-Santiago-Muxia-Finisterre.
Dos 3 os unicos locais ke nao fiz pelos caminhos dos peregrinos foi a descida da Cruz de Ferro para Ponferrada, a subida do Cebreiro e 25% da mesma descida e o unico local onde desatrelei foi na Labruja na Cruz dos Mortos pois era impossivel faze-la a pedalar, mas nao so com este com qualquer outro.Se fosse facil nao tinha piada e todos o faziam.
Como é obvio o atrelado reduz a liberdade de movimentos e a velocidade no btt pois os desniveis tem ke ser feitos com calma de modo a nao criar danos no reboque ke nao tive qualquer um, mas levava um eixo extra igual ao ke ele tras de origem nao fosse o diabo tece-las.De resto 0 problemas, nem furos.
Pelo preço ke custa se fizer um caminho esta pago, isto na minha opiniao.
Se apos as duas 1ªs experiencias poderia ter feito o Frances com uma mochila? Podia mas nao era a mesma coisa.
Relativamente ao com "amortecedor" o ke li é ke devido á qualidade da construçao o local onde as molas seguram com o uso gastam os parafusos e tem-se ke troca-los e reforçar a zona ou como li houve kem os eliminassem.
Para o Caminho a ter um atrelado ke seja de uma roda só, duas rodas é muito largo e emcertos lugares nao passa
Se o orçamento é reduzido este tipo de atrelados sao baratos na net ja em 3 cores (vermelho/preto/cinza) as vezes muda o modelo do saco mas o atrelado é o mesmo.
Se o orçamento for maior na casa dos 130E e se ainda os fizerem há uma firma na zona de valongo ke faz iguais mas de superior qualidade, nao aparece no site mas questiona via mail :
www.metalgado.pt
Se for um pouco mais alto e nao muito ha extra-wheels usados na net em Portugal.
Relativamente ao transporte do mesmo e de Santiago para Lx vim de autocarro "torceram" mais á bike mesmo desmontada e bem embalada com pelicula aderente de que ao atrelado : a escora da frente e a roda retiradas e com duas correias a servir de pegas e embalado com a pelicula é do tamanho de um saco de desporto.
Espero ter ajudado na tua decisão e se precisares de algo mais é so dizeres.