Rbm 2014-raid minde btt

ratman

Member
Boa Tarde Amigos do pedal e restantes users, lol
Nao sou de fazer estas coisas e pelo que me apercebi ainda ninguem o deve ter feito, pelo que deixo aqui a minha impressao do raid de minde que este ano esteve mais uma vez de parabens, sim parabens porque quem anda nestas coisas sabe o quanto e dificil organizar um evento com este calibre com uma envolvencia de muita gente, claro muitos de vós sabem o que isso é, claro muitos de vós tambem como eu apontam algumas coisas que deveram ser corrigidas, e existem sempre.
É dificil garadar a todos mas estes rapazes vão tentando, e este ano mais uma vez tentaram, e conseguiram, em meu ver um evento 5*. Ainda bem que alguns vao fazendo o que podem com o que tem pois apontar criticas todos somos os primeiros, claro que estas fazem falta, e claro que quem as faz muitas vezes nem pensa em fazer "mal" mas como disse quem passa por elas sabe o que elas custam, o que relamente era chato era perder-se mais um evento que tanto "prazer" nos vai proporcionando nesta zona que é um luxo.
Resumindo, agua nao faltou e olhem que fez calor como o "raio" duresa nao faltou, estamos na zona dela, e simpatia e apoio tambem nao, o que é que se quer mais. luxo.
Deixo aqui a transcriçao de algumas palavras que direccionei a organizaçao (Em baixo).
Bem hajam por continuarem com esta "carolice" e nao deixar morrer esta "tradiçao".
Abraço boas e fortes pedaladas.
Luis Ratinho
""" Meus amigos e companheiros do pedal, começo por dizer que quem faltou a este raid nao sabe o que perdeu, sim era duro, sim estava calor e sim as marcaçoes estavam de maneira irreprensivel, em meu entender e quem me conhece sabe que em caminhos sou um "zero" certissimas, viragem com indicaçao no chao, avisos antecipados, um verdadeiro luxo, em relaçao a duresa querem o que? esta zona é o que é, o paraiso de btt e sim é dura nao é para "moles".
Neste raid esteve presente essa duresa e nem com trinta e muitos graus desisti, sim nem com track, nem com medo.... e ainda bem o fiz, pois nem agua faltou, nem boa disposiçao, nem partida a horas, nem reforços com tudo o que se tem direito, nem pessoal a apoiar e bater palmas como de costume....enfim podia-me alargar mas nao o vou fazer mais porque mais uma vez a festa do btt esteve em minde, parabens a quem teve o esforço de aparecer e trabalhar em prol do evento pois foi tudo 5*.
Um abraço e no proximo la estarei se Deus me ajudar""
 

pedromadrugo

New Member
Boas, camaradas do pedal,
Antes de mais quero agradecer à organização desta festa do BTT pela simpatia demonstrada e a forma cordial como recebem quem se junta à festa!
Quanto ao evento em si... Bom, esta foi a minha 6ª participação naquela que defeni como a prova Anual de excelência! Até aqui têm conseguido surpreender-me pela positiva... no entanto este ano fiquei ligeiramente desapontado pois, numa prova que se anuncia ser de 50 Kms acrescentar "apenas" mais 14.... parece pouco não é... pois, mas as pessoas não gostam de ser enganadas... e foi assim que me senti ontem quando levantei o meu frontal e me deparei com isto... agora imagino aqueles que, distraidamente, se aperceberam deste incremento apenas ali na zona de Monsanto, para não dizer nos Olhos de Água...!
Vale o que vale... mas fez-me de imediato virar para os 30 (que afinal tb eram 36) pois sabia entre todos os fatores preponderantes para o caso que a dureza de 1600 D+ nos 64 kms se iriam transformar apenas em sofrimento desnecessário!
Ainda assim, julgo que este Raid que já meteu umas centenas largas de participantes ainda tem muito para dar...
Não obstante às excelentes marcações do percurso, bem como as indicações necessárias ante e pós prova. Penso que o patamar onde este Raid está não é para todos, quer em termos organizativos, quer em termos de qualidade pura e dura do BTT. Quero com isto dizer que numa zona tão vasta como é o PNSAC, Planalto de São Mamede, Olhos de Água, etc, etc... chegarmos ao ponto de repetir um percurso integralmente... e no outro a repetição de zonas certamente que a % foi elevada também!
A organização do Raid de Minde está de parabéns mais uma vez, mas desta feita apenas pela máquina organizativa que consegue implementar no terreno, pois quanto à novidade e dinamismo que se pede a organizações com esta experiência, este ano, na minha modesta opinião, deixaram um bocadinho a desejar...
Bem haja a todos,
Pró Ano queremos melhor!!
 

jb72

New Member
boa tarde amigos. antes de mais quero dar os meus sinceros agradecimentos a todo o pessoal organizativo que neste dia tão quente estava no terreno e que tanta simpatia mostrou. só quero fazer o meu reparo nos km do raid que no meu entender foi o unico detalhe que falhou na organização. foi uma grande diferença entre o anunciado inicialmente e o real no raid. eu ainda me enganei durante o percurso mas por culpa de alguem "estupido como ainda os há" que raspou a linha que estava no chão.
os meus parabens
 
Boa Noite.

Eu fui dos vários que pagaram e não apareceram pois tendo que fazer quase 400Km em viagens , não estavam minimamente garantidas as condições para a minha participação.

Fui aos 2 últimos RBM e adorei e muito me agradou a maneira como a Organização geria este evento , quer antes , quer durante e apenas falhava no Apôs pois as Fotos que faziam raramente ou nunca apareciam.

Este ano algo de estranho pairava sobre a organização , os Silêncios , a falta de informação , toda a gente a estranhar uma mudança repentina numa prática que estava a atrair cada vez mais pessoas a este local Previligiadissimo , Minde , onde com condições ímpares para a realização de eventos BTT e com N possibilidades de trajectos inovadores e inesquecíveis , poderiam ascender rapidamente ao estatuto de Evento Imperdível ou Ex-Líbris dos Raids de Btt.
Mas não este ano , a organização era a mesma , Natura Minde , mas deve ter entrado para lá algum ou alguns Iluminados e decidiram Assassinar este Estupendo Raid...

O que se passou no FB do Raid quer na 6ª Feira quer no Sábado , com a aparição finalmente e a muito custo de um mapa e do gráfico de altimetria mas sem valores concretos , mas que olhando bem se via que seria algo "Lunático" , revelou que a Desorganização era mais do que muita e eu se fosse de perto até teria arriscado , mas sendo de longe não estive para arriscar.

Pena que a zona é fabulosa para a prática do BTT , o PNSAC é loucura , estive a semana passada bem perto , no Serro Ventoso e adorei como podem ler no rescaldo , considerei até á data o evento Top do ano e obviamente estava muito entusiasmado por ir a Minde , e irei noutras oportunidades , mas Nunca mais porei os pés em Eventos organizados pela Natura Minde depois disto.
 

ze_lora

New Member
Bom dia, estes iluminados como você diz são pessoas como você que gostam de Btt e têm lutado com muito esforço para que este evento n acabe, pois já vai em 7 edições e os carolas quase sempre são o mesmos e isso tb n é fácil como deve calcular, ninguem é profissional nesta organização por isso em vez de deitar a baixo pense duas vezes e faça a questão será que eu já fiz algo pelo Btt aqui na minha região como estes malucos fazem np PNSAC, é só este reparo. Pois fazer criticas e dizer mal é fácil, o problema é muitos estarem mal habituados, se apanhassem más marcações,banhos frios, horas para almoçar, falta de apoio da organização como já me aconteceu mais que uma vez isso sim é de lamentar, agora existem dois percursos distintos, sim eu sei que são duros mas quem anda nisto tem que ser duro ou então vai fazer estrada para o parque das nações aí sim é direitinho e fresquinho. Desculpa o desabafo mas tinha que dizer isto.
 
Peço desculpa de tornar a intervir mas temos de , como se diz na gíria popular , chamar os "Bois" pelos nomes......

E começo pelo "Deitar Abaixo".....não fui eu que deitei abaixo , vocês é que por vossa auto-recriação deitaram abaixo o excelente trabalho dos anos anteriores.....

Comparar os eventos anteriores , e desses posso falar dos que estive presente , 2013 e 2012 que foram SOBERBOS em tudo e marcaram pontos , foram considerados por muitos como uma referência a nível nacional em eventos do género , tamos a falar de um RAID , não de uma maratona oficial para um qualquer campeonato ou para a Taça , um evento onde irão grandes nomes do Btt Nacional e onde irão pessoas amantes da modalidade e amantes deste tipo de trilhos.
O que é que mudou , se me diz que são os mesmos elementos das outras edições?.....
Como é que se muda tudo , para PIOR e se diz que é tudo igual?.....

E não me venha com a treta do apoio da organização que eu tive 2 colegas que apesar de tudo decidiram ir e na Junção dos percursos foram recomendados desistirem em moitas Vendas e regressar a Minde por estrada pois não haveria a partir das 13h qualquer apoio da organização no resto do percurso nem qualquer abastecimento e o mesmo já vi referenciado por outras pessoas no FB por isso não foram casos isolados....

Este ano vocês lá saberão que raio vos passou pela cabeça para assassinarem este evento , mas ao Invés de vir com conversas da treta a mandar areia para os olhos como se fosse alguma virgem ofendida , deveriam isso sim fazer um Mea Culpa e explicarem aos que ficaram decepcionados convosco o porquê desta Imbecilidade.....

Se a vossa ideia é afastar o praticante de BTT do vosso evento , promovam-no a Maratona a contar para a Taça e com acesso única e exclusivamente a Federados....

Ciclovias? Duros....
Que falta de respeito de alguém de uma organização de um evento PAGO pelos consumidores e praticantes de BTT.....
Mais uma bela fotografia tirada......

Pró ano terão os juros deste vosso....Investimento......

Realmente equivoquei-me no termo "Iluminado" , isto é mais...."Alucinado".......deve ser dos "Estimulantes" para se ser tão.....Duro.......
 

Nozes

Active Member
Boa tarde.

Foi o meu 4º ano consecutivo no RBM,sempre na distância maior.
Para mim é uma das provas mais bem organizadas em que já participei,e é sempre um desafio pedalar nos trilhos rochosos do PNSAC. É isso que me tem trazido de volta ano após ano.

Acho que a organização cometeu um grande erro este ano com o percurso maior,ao acrescentar cerca de 30% à dîstância para a qual os participantes se inscreveram e o evento foi publicitado. Este erro foi ainda pior por só ter sido tornado público na véspera da prova,o que levou a que a maioria dos participantes só tivessem tomado conhecimento quando alinharam à partida (e acredito que alguns,apenas durante a prova!).
Embora alguns possam minimizar um aumento de 14km num percurso de 50,aqui não estamos a falar de terreno rolante,mas sim de serra,e num piso de difícil progressão.
Amplificado pelo muito calor,esta mudança no percurso teve o efeito que está à vista: Apenas cerca de 80 participantes terminaram os 64km,ao contrário das mais de 2 centenas dos anos anteriores.

Se o objectivo foi "endurecer" o RBM,e torná-lo uma prova acessíve apenas para os atletas que treinam mais que 2 ou 3 vezes por semana,acho que foi atingido. Na minha opinião,e não sendo esta uma prova oficial,deve-se olhar para todos e não só para os da frente.
Foi-me transmitido durante o percurso que a ideia principal era descer o Vale Garcia,mas o percurso teve de ser repensado e essa alteração que aumentou o percurso. Embora não conheça a 100% a zona,sei que a alteração que foi feita não valia mais que 2 ou 3 km de diferença.

50km no terreno que percorremos ontem chega e sobra,e é por isso que até aqui o RBM tem sido um evento equilibrado que tem atraído tanta gente.

Até para o ano.
 

Jon Lord

New Member
Boas
Já quase recuperado deste Raid, vou apenas dizer que no geral concordo com tudo o que se têm dito aqui, elogios e criticas, adoro o PNSAC, ando aqui todas as semanas, não deve haver trilhos que não conheça mas a Minde irei sempre que as condições que me proporcionaram até ontem se mantenham, óbvio que não gostei do esticar do Raid, provavelmente se tivesse ido sozinho teria optado pelos 30 mesmo com a separação a 4 Km do inicio, mas fiz os 66 mais duros de sempre, já passou e agora tenho a sensação que superei mais um pouco o meu limite, embora dificilmente voltarei a repetir, 61º em 4 h e 55 até que foi muito bom e para o ano voltarei para uma coisa mais calma porque já tenho idade para ter juízo.
Foi duro mas mimos não faltaram, mesmo se quando cheguei já pouca gente se via, os banhos do melhor e à larga e no almoço também quando cheguei, (porque esperamos por colegas atrasados) já se estava a arrumar a sala e já não havia muito comer, havia ainda gente que não tinha chegado, mas com a colaboração dos presentes tudo se resolveu embora tivesse mos uma refeição fria.
Aqui no PNSAC as hipóteses de se criarem trajectos são inúmeras, não havia necessidade de se esticar tanto o percurso que para além dos participantes, criou-vos situações que nem vós estavam à espera com muito trabalho suplementar.
Para o ano espero voltar para mais um dia de verdadeiro BTT.

Cumps
CSilva
 

carapau

New Member
Parabéns à organização!
Houve algum descuido com os km's a mais, dureza mesmo nos 36 onde participei, mas sabemos que nem sempre é fácil agradar a todos.
Apenas diria que publicarem os tracks com a altimetria, correspondente é sempre útil, principalmente para quem é praticante da modalidade apenas ao fim de semana.
Abraço e boas pedaladas!
 

StuntmaNN

New Member
Pouco mais tenho a acrescentar ao que já foi dito, tudo muito bom, excepto o percurso dos supostos 50km em que a organização falhou redondamente, e outra questão que ainda não foi falada: as inscrições. Três semanas antes do evento estas tinham o preço normal, depois um aumento exponencial para aqueles que decidiram inscrever-se mais tarde. Ora, em tempo de vacas magras, rapidamente afugentaram a clientela toda. Quero crer, sabendo que a Natura Minde já fez raids maravilhosos, não desaprendeu, apenas inventou. Espero bem que tenham a capacidade de admitir e principalmente, corrigir os erros cometidos e recuperar o respeito de muitos amantes do BTT.

Cumprimentos
Diogo Santos
 

srgioslva

New Member
Boa tarde a todos, principalmente a todos os que ontem de uma ou outra forma estiveram nos trilhos a pedalar comigo, local onde a camaradagem nunca falta, não quero repetir nada do que já foi dito, mas quanto a mim falta algo...cá vai:

Depois não podia deixar de vir aqui deixar o testemunho e opinião sobre um evento que frequento desde o primeiro ano e que só falhei uma vez, por motivos de força maior.

Nós bttistas que frequentamos alguns destes eventos vamos vendo a evolução dos mesmos ao longo dos anos, se bem que que aqui todos vimos um retrocesso...

Nos 30km, repetir praticamente o percurso do ano passado...lamentável e autêntico tiro no pé.
Na falta de alternativas (se é que não as havia em tal zona privilegiada...) repetissem o percurso dos primeiros anos para a zona do parque eólico e antenas com subidas bem duras mas descidas muito muito fixes.
A decadência na assistência aos participantes também foi notória, se nas primeiras edições era visível a assistência para as bicicletas e bombeiros em vários pontos do percurso, este ano estava uma tenda no abastecimento no Alviela, e bombeiros nem vê-los, aliás um colega caiu ao km 5 e andou o resto da prova a perguntar por um kit de 1s socorros para limpar as feridas, tendo chegado à meta sem solução...

Não quero mandar por terra todo um trabalho de uma equipa que se digna a preparar o evento para nós desfrutarmos, mas pagamos para isso é até este ano sempre dei o dinheiro como bem empregue.O problema é que vocês elevaram a fasquia, não a podem baixar...

Acho que transformaram um evento de topo, num vulgar.
 

BTT MINDE

New Member
Caros amigos,

Mais uma edição que passou do Raid BTT Minde. Já vamos na 7.ª edição.

Obrigado a todos pela participação e pela ajuda que muitos voluntários, mais uma vez, nos deram. Obrigado também pelas críticas, que nos ajudam sempre a melhorar e a evoluir.

Este ano efectivamente tomou-se a decisão de aumentar a quilometragem, por várias razões. Quer logísticas, quer por diversidade de percursos. Mas um dos factores determinantes deveu-se àquela que foi a principal crítica de anos anteriores: que os 50 kms. eram "curtos" e que, já que tinhamos uma distância intermédia, devíamos apostar em colocar mais alguns quilómetros na distância principal.

Efectivamente reconhecemos que acabou por não se comunicar devidamente o aumento o que, aliado à tradicional dureza do PNSAC e às altas temperaturas que estavam levou a que muitos participantes tivessem - com razão - ficado surpreendidos pela negativa com a alteração feita.

De qualquer modo, esperamos que tenham gostado.

Foi com muito gosto que trabalhámos e que vos recebemos e é com humildade que ouvimos as vossas contribuições para melhorar todos os anos.

Um abraço.

A Organização

logo_natura230_1.png
 
Eu sou mais um dos que concorda com a maioria dos comentários atrás mencionados.
Fiasco completo não avisar com antecedência a alteração dos kms no percurso dos 50kms.
Fui um dos que rebentou um pneu no km 22 e sinceramente penso que foi das poucas vezes que apesar de ficar chateado com o sucedido, saber que iria fazer o mesmo percurso que no ano anterior não me deixou assim tantas tristezas... pelo que percebi só aqueles 15kms iniciais foram diferentes;
Pela qualidade que têm apresentado nos anos anteriores, este ano penso que deviam rever esses aspectos de querer endurecer desta forma o evento, penso que para a maioria dos praticantes que costumam procurar o Raid de Minde vão perder muitas inscrições.
Eu até posso perceber que os 50kms possam ser curtos, mas alaga-los em mais 30% anunciado a 24h da prova é quase uma comédia...
 

ze_lora

New Member
Meu caro primeiro que tudo venho esclarecer que n sou nenhum elemento da organização do Raid, apenas e só praticante de BTT, se n veio porque achou que n tinha a papa toda feita, tudo bem cada um faz o que entende. Agora vir para aqui chamar assassinos imbecis e alucinados, vai pó......imbecil alucinado e assassino com essas palavras está realmente a ser um bom promotor do BTT. Para a próxima se ela existir em vez de falar de cor venha venha com o verdadeiro espirito betetista isso sim é o que você n tem, que é curtir a natureza e enfrentá-la com um sorriso no rosto. Pelas palavras vê-se que está habituado a fazer BTT de play Stacion (se estou enganado desculpe). Agora pessoas que se inscrevem num Raid pagam e e n vão pk n sabem a altimetria fds nem tenho palavras, apenas deve ser dinheiro a mais, quando n souber o que fazer ao dinheiro pode continuar a inscrever-se e a pagar as organizações agradecem. ainda tem mais outra o percurso n foi de 50km como era inicialmente prefvisto, ok tiveram um bónus de 14 km e ainda se queixam hhahaha deviam era agradecer, bom se n tinham pernas para isto só tinham uma coisa a fazer iam fazer o outro percurso que tb n era de 30 mas sim 36, então onde é que está a dúvida? Afinal como diz isto n era uma prova de taça pois n então meninos que achavam que n tinham capacidade para tal aventura só tinham que ir para o percurso mais curto e assim n tinham problemas com a altimetria nem com os km a mais, mas pelo que me vejo todos dizem que n vêm fazer taça de Portugal mas muitos como tu querem saber a classificação no final n é? Mas isto n é competição apenas um Raid ou estou enganado. É pá organiza lá um e depois convida que eu vou, só espero é que n falte nada pois da maneira que falas és muito conhecedor na matéri. E mais vens aqui dizer que eventos organizados pelo Naturaminde que n participavas mais digo-te pessoas como tu n fazem cá falta. Deviam era agradecer por continuarem a existir pessoas que ano após ano andam aqui a dar o seu melhor para vos oferecer BTT de qualidade. Isso é que é a verdade, almoços com qualidade, banhos quentes, reforços de excelência, quer mais o k afinal haaa já sei falta a altimetria, vá mas é ....e fico por aqui tenham paciência.
Nota :quando fiz o primeiro Raid aqui no PNSAC apenas tinha andado cerca de 100km de BTT e n me queixei com a dureza, agora individuos que ainda por cima chamam-se de Bttistas ficam todos desagradados pk n sabiam a altimetria nem o percurso hahahahahah dá-me vontade de rir e muito
 

pedromadrugo

New Member
Caro Amigo Zé!
este lugar (forum) é apenas um sitio de opiniões... não precisamos de vir para aqui como se isto fosse uma "guerra".
Pelo que conheço de ti, julgava-te uma pessoa mais ponderada...
Não vale de nada estarmos aqui com conversas que vão descambar em ataques quase pessoais, sem que se conheçam efetivamente os intervenientes!

Volto a reiterar que, infelizmente, desta vez a organização não teve tão bem (não esteve naquele nivel de excelencia que nos habituou), as criticas são apenas isso... nada devem ter de pessoal, portanto devem ser encaradas como algo positivo para que os pseudo erros não se cometam novamente!!

Ninguém é dono da verdade absoluta!!

Abraço amigo!
 

ze_lora

New Member
Ó Pedro tens toda a razão mas aquele individuo tirou-me do sério, eu nem sou da organização mas fico ****** com este tipo de insultos, se n gosta n vai agora chamar assassinos,iluminados, imbecis, etc...
Por estas e por outras é que os eventos com esta dimensão acabam por desaparecer, todos os da organização sabem perfeitamente o que esteve mal
n é preciso virem para aqui armarem-se em donas da razão, pk falar é fácil fazer é que n é para todos.

Sabes bem o que envolve um evento com esta grandeza, as pessoas envolvidas mais diretamente sei de fonte segura quase nem dormiram durante a ultima semana, e depois vem pessoas que se calhar nunca fizeram nada falar a matar, acho que n é justo, têm direito a falar sim mas tb têm que ser ponderados, se querem que exista alguém com vontade e coragem para nos poder proporcionar estas brincadeiras, pois isto aqui n é nenhum negócio de milhões, se todos fizerem contas à vida para o ano ficam sentadinhos no sofá como alguns já o fizeram à espera que venham outros ´´iluminados´´ fazer melhor, era o que eu fazia se estivesse na organização, e depois os iluminados diziam é pá aquele era tão fixe e deixaram acabar e o tal foi uma pena, era tão porreiro e acabou. E quando chegar essa altura o pessoal que queira andar que se chegue á frente e vá, sem condições de logistica e que faça BTT selvagem e vai-se divertir à mesma, depois só ralham com o iluminado do grupo que se lembrou ir por aquele trilho.
N vale a pena dizer mais nada cada um com a sua opinião, mas fica aqui o desfio o PNSAC é de todos portanto cheguem-se à frente e façam melhor, eu irei lá estar para apoiar dentro do que eu poder e o desafio n é só para os da região mas tb para quem vem de longe como aquele iluminado que tinha que fazer 400km de Sesimbra para aqui.
 
Zézinho......
mete mais tabaco na cena......

Acho que é consensual para todos menos a organização e as amiguinhas que depois de 6 eventos excepcionais e muitíssimo bem organizados , que ao 7º borraram tudo.....
Porquê?.....

Eu reservo-me ao direito de nunca mais irei a qualquer evento com a assinatura Natura Minde.

Há muitos eventos organizados que partilham trilhos no PNSAC pelo que não tou a ver qual o problema , Pró mês que vem há a Maratona de Fátima onde irei , a outra semana estive no Serro Ventoso - Porto de Mós num evento soberbo e quem não quiser ir em cenas organizadas por gente mais ou menos competente tem sempre a chance de ir por exemplo ao Centro de Btt da Pia do urso e escolher um dos percursos , ou ir ao GPSIES e tirar um track e seguir.....

Não tou a ver qual o Stress com criticar uma organização que falhou redondamente....

Os meus amigos criticam o que eu faço de mal feito de modo a que me corrija , os meus inimigos dão-me palmadinhas nas costas.....

Pra semana tou no TransArrábida , por isso Zézinho se tiveres perninhas anda dai....
 

ze_lora

New Member
Deves ter umas perninhas muito fraquinhas, um individuo que vem para aqui chorar pelos motivos que foi só pode ser fraquinho, pk os rijos n se escondem atrás de um pc a criticar. Então e ainda dizes se tiver perninhas deixa-te de cenas e põe-te no teu lugar
palhaços só gosto de os vêr é no circo.
 

fffaria

Member
não participei nesta maratona, mas sei por onde passou, é por isso que venho aqui porque não é bonito da vossa parte deixarem as placas no final do vale garcia, ali estendidas no chão ;)
 
Top