Com pouco mais de 17 meses deixo aqui a minha experiência com RF Atlas. Esta crítica está também presente no conhecido site http://www.mtbr.com/reviews.
Bacalhau:Giant escaper'92 (hardtail), Marzocchi Comp ETA 105mm '06, travão Hope M4, x-lite, avanço Roox, pedais Time, cabos Avid Flak Jacket, corrente Rohloff...
RF Atlas Cranks + 3 Tiso chainrings(22t,32t,44t)+ original left bearing/new shimano XT right bearing
Race Face Atlas Crankset:
230€, 22t(aço)/32t(alumínio)/44t(alumínio), bearing(copo)esq e direito, bad ass black,965g
Eu confesso! Caí em Monsanto mas saí fisicamente ileso. No entanto o Bacalhau amparou-me a queda. Como consequência, D521(aro de trás) e pedaleiro LX ficaram empenados. O D521 desempenou-se e durou mais ano, o LX com pratos FSA está neste momento a enfeitar a parede da minha marquise(sítio do qual faço a manutenção do Bacalhau). Após muita pesquisa, encontrei no site do Barracuda o Atlas e Deus com um preço baixissimo. Nem pensei duas vezes, mandei vir.
Como não tinha ferramental para montar aquilo foi à LBS para tratarem do assunto e já agora mudava a corrente velha para uma connex 908. Foi aí que eu e loja descobrimos que este pedaleiro era das primeiras séries com defeito. Era muito simples, o crank e o eixo não encaixavam porque não tinham folga. Nada que a lima não resolvesse. Passado uma hora o Bacalhau táva pronto para desbundar pela margem sul fora.
Após 8 ou 9 meses de uso intensivo(+/- 5000km) detectei um sonoro estranho vindo do pedaleiro, mais concretamente do right bearing(copo direito). 3 clacks e 1 click por revolução que ouvia-se à distância. Como o bearing estáva muito gasto os pratos oscilavam ligeiramente, nada de grave se não atrufiasse as mudanças da frente. Achei que táva na altura de visitar a LBS.
A loja analizou e concluiu que o tal bearing guinchador foi pró galheiro. Pus o copo XT(mais barato), mudei os pratos RF para Tiso e, para rematar o tunnig, a corrente s-l-t 99(Rohloff).
Cranks:
Só por si são uma obra de arte(versão bad ass black). É rígido! Mal ponho o pé no pedal a bike responde de imediato.
Chainrings:
Os pratos são os Race, não os Team. O prato grande(44t) é bastante durável e seria fantástico se não fosse o excesso de rebites(os Tiso não tem um único rebite). O 32t é o pior dos 3 pratos, durou apenas 2 correntes(até o FSA durou mais). O 22t é que é chocante, pois é feito em aço. Assim, não admira que Deus(pedaleiro) seja mais leve. Estes pratos são maquinados e não forjados com os pratos do XTR!
Bearings:
São fraquinhos. O direito nem chegou a durar um ano. Mas estalou apenas no fim da vida, até lá foi extremamente silencioso.
Conclusão:
É leve e rígido. Dá para abusar muito mais que o LX octalink, tipo partir pedras com os cranks. Melhorou bastante a performance do Bacalhau. O setup de origem é bom mas for possível mudar os pratos para outra marca, isso melhorava muito o peso.
O teste de rígidez mostra que o Atlas tem 54 N/mm. Acima disto só o FSA K-Force com 58,8 N/mm( é equivalente ao RF Diabolus).
Recomendo este produto para XC, estrada, all-mountain e mais além!
Positivo:
-excelente relação peso/rigidez(obviamente abaixo do XTR e do FSA em carbono)
-para XC, all-mountain, etc
-Tem duas cores
Negativo:
-o copo direito não chega a um ano
-o 32t não dura 3 correntes
-22t em aço!!!
Relação qualidade/preço:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Overall rating:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Por favor respondam se não concordam ou se quiserem partilhar mais aspectos(positivos ou negativos) em relação ao material testado
Bacalhau:Giant escaper'92 (hardtail), Marzocchi Comp ETA 105mm '06, travão Hope M4, x-lite, avanço Roox, pedais Time, cabos Avid Flak Jacket, corrente Rohloff...
RF Atlas Cranks + 3 Tiso chainrings(22t,32t,44t)+ original left bearing/new shimano XT right bearing
Race Face Atlas Crankset:
230€, 22t(aço)/32t(alumínio)/44t(alumínio), bearing(copo)esq e direito, bad ass black,965g
Eu confesso! Caí em Monsanto mas saí fisicamente ileso. No entanto o Bacalhau amparou-me a queda. Como consequência, D521(aro de trás) e pedaleiro LX ficaram empenados. O D521 desempenou-se e durou mais ano, o LX com pratos FSA está neste momento a enfeitar a parede da minha marquise(sítio do qual faço a manutenção do Bacalhau). Após muita pesquisa, encontrei no site do Barracuda o Atlas e Deus com um preço baixissimo. Nem pensei duas vezes, mandei vir.
Como não tinha ferramental para montar aquilo foi à LBS para tratarem do assunto e já agora mudava a corrente velha para uma connex 908. Foi aí que eu e loja descobrimos que este pedaleiro era das primeiras séries com defeito. Era muito simples, o crank e o eixo não encaixavam porque não tinham folga. Nada que a lima não resolvesse. Passado uma hora o Bacalhau táva pronto para desbundar pela margem sul fora.
Após 8 ou 9 meses de uso intensivo(+/- 5000km) detectei um sonoro estranho vindo do pedaleiro, mais concretamente do right bearing(copo direito). 3 clacks e 1 click por revolução que ouvia-se à distância. Como o bearing estáva muito gasto os pratos oscilavam ligeiramente, nada de grave se não atrufiasse as mudanças da frente. Achei que táva na altura de visitar a LBS.
A loja analizou e concluiu que o tal bearing guinchador foi pró galheiro. Pus o copo XT(mais barato), mudei os pratos RF para Tiso e, para rematar o tunnig, a corrente s-l-t 99(Rohloff).
Cranks:
Só por si são uma obra de arte(versão bad ass black). É rígido! Mal ponho o pé no pedal a bike responde de imediato.
Chainrings:
Os pratos são os Race, não os Team. O prato grande(44t) é bastante durável e seria fantástico se não fosse o excesso de rebites(os Tiso não tem um único rebite). O 32t é o pior dos 3 pratos, durou apenas 2 correntes(até o FSA durou mais). O 22t é que é chocante, pois é feito em aço. Assim, não admira que Deus(pedaleiro) seja mais leve. Estes pratos são maquinados e não forjados com os pratos do XTR!
Bearings:
São fraquinhos. O direito nem chegou a durar um ano. Mas estalou apenas no fim da vida, até lá foi extremamente silencioso.
Conclusão:
É leve e rígido. Dá para abusar muito mais que o LX octalink, tipo partir pedras com os cranks. Melhorou bastante a performance do Bacalhau. O setup de origem é bom mas for possível mudar os pratos para outra marca, isso melhorava muito o peso.
O teste de rígidez mostra que o Atlas tem 54 N/mm. Acima disto só o FSA K-Force com 58,8 N/mm( é equivalente ao RF Diabolus).
Recomendo este produto para XC, estrada, all-mountain e mais além!
Positivo:
-excelente relação peso/rigidez(obviamente abaixo do XTR e do FSA em carbono)
-para XC, all-mountain, etc
-Tem duas cores
Negativo:
-o copo direito não chega a um ano
-o 32t não dura 3 correntes
-22t em aço!!!
Relação qualidade/preço:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Overall rating:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Por favor respondam se não concordam ou se quiserem partilhar mais aspectos(positivos ou negativos) em relação ao material testado