Race Face Atlas Crankset

Jorgex

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Com pouco mais de 17 meses deixo aqui a minha experiência com RF Atlas. Esta crítica está também presente no conhecido site http://www.mtbr.com/reviews.


Bacalhau:Giant escaper'92 (hardtail), Marzocchi Comp ETA 105mm '06, travão Hope M4, x-lite, avanço Roox, pedais Time, cabos Avid Flak Jacket, corrente Rohloff...
RF Atlas Cranks + 3 Tiso chainrings(22t,32t,44t)+ original left bearing/new shimano XT right bearing

Race Face Atlas Crankset:
230€, 22t(aço)/32t(alumínio)/44t(alumínio), bearing(copo)esq e direito, bad ass black,965g
racatlasblkwhr7.jpg



Eu confesso! Caí em Monsanto mas saí fisicamente ileso. No entanto o Bacalhau amparou-me a queda. Como consequência, D521(aro de trás) e pedaleiro LX ficaram empenados. O D521 desempenou-se e durou mais ano, o LX com pratos FSA está neste momento a enfeitar a parede da minha marquise(sítio do qual faço a manutenção do Bacalhau). Após muita pesquisa, encontrei no site do Barracuda o Atlas e Deus com um preço baixissimo. Nem pensei duas vezes, mandei vir.

Como não tinha ferramental para montar aquilo foi à LBS para tratarem do assunto e já agora mudava a corrente velha para uma connex 908. Foi aí que eu e loja descobrimos que este pedaleiro era das primeiras séries com defeito. Era muito simples, o crank e o eixo não encaixavam porque não tinham folga. Nada que a lima não resolvesse. Passado uma hora o Bacalhau táva pronto para desbundar pela margem sul fora.

Após 8 ou 9 meses de uso intensivo(+/- 5000km) detectei um sonoro estranho vindo do pedaleiro, mais concretamente do right bearing(copo direito). 3 clacks e 1 click por revolução que ouvia-se à distância. Como o bearing estáva muito gasto os pratos oscilavam ligeiramente, nada de grave se não atrufiasse as mudanças da frente. Achei que táva na altura de visitar a LBS.

A loja analizou e concluiu que o tal bearing guinchador foi pró galheiro. Pus o copo XT(mais barato), mudei os pratos RF para Tiso e, para rematar o tunnig, a corrente s-l-t 99(Rohloff).

Cranks:
Só por si são uma obra de arte(versão bad ass black). É rígido! Mal ponho o pé no pedal a bike responde de imediato.

Chainrings:
Os pratos são os Race, não os Team. O prato grande(44t) é bastante durável e seria fantástico se não fosse o excesso de rebites(os Tiso não tem um único rebite). O 32t é o pior dos 3 pratos, durou apenas 2 correntes(até o FSA durou mais). O 22t é que é chocante, pois é feito em aço. Assim, não admira que Deus(pedaleiro) seja mais leve. Estes pratos são maquinados e não forjados com os pratos do XTR!

Bearings:
São fraquinhos. O direito nem chegou a durar um ano. Mas estalou apenas no fim da vida, até lá foi extremamente silencioso.

Conclusão:
É leve e rígido. Dá para abusar muito mais que o LX octalink, tipo partir pedras com os cranks. Melhorou bastante a performance do Bacalhau. O setup de origem é bom mas for possível mudar os pratos para outra marca, isso melhorava muito o peso.
O teste de rígidez mostra que o Atlas tem 54 N/mm. Acima disto só o FSA K-Force com 58,8 N/mm( é equivalente ao RF Diabolus).

Recomendo este produto para XC, estrada, all-mountain e mais além!


Positivo:
-excelente relação peso/rigidez(obviamente abaixo do XTR e do FSA em carbono)
-para XC, all-mountain, etc
-Tem duas cores

Negativo:
-o copo direito não chega a um ano
-o 32t não dura 3 correntes
-22t em aço!!!

Relação qualidade/preço:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Overall rating:
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Por favor respondam se não concordam ou se quiserem partilhar mais aspectos(positivos ou negativos) em relação ao material testado
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Boa análise Jorgex (como já nos vens a habituar :p )

Só discordo quando dizes que o prato de 22 em aço é negativo, é negativo no peso, porque de resto, deves ter prato para aguentar com 20 correntes :twisted:

Foi um dos pedaleiros que andei a namorar, antes de meter o xt, mas na maioria das análises do mtbr.com a malta queixava-se dos rolamentos dos ditos copos, acabei também por optar pelo XT por ser mais ac€ssivel :p

Sou gajo para comprar um pedaleiro desses e afincar-lhe uns pratos TA, se por acaso arranjar t€mpo e espaço cá em casa para montar mais uma bike :twisted:

Boas pedaladas.
 

Jorgex

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Actualmente o copo esquerdo já deu o berro perguntei à bikezone de Odivelas qual o BB para gordos e eles indicaram-me o Race Face FR/DH BB.

dhfrxtypemediumfn2.jpg


A cor é fantástica,né? :D

E cabe num quadro de XC de 1992!
 

masterblaster

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A cor é porreira, mas não vai-te valer de muito a não ser que tenhas um quadro em acrílico ou algum tipo de material transparente :mrgreen: :mrgreen:
 

MrOrbea

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masterblaster said:
A cor é porreira, mas não vai-te valer de muito a não ser que tenhas um quadro em acrílico ou algum tipo de material transparente :mrgreen: :mrgreen:

oh meu arruma o estojo e pisga-te nao dás uma pra caixa xD .

Jorgex quanto á questao da duraçao dos BB tenho uns XT e muito sinceramente aquilo nao dura nada...a pedaleira tem menos de 2 anos e ja vou no 3º (o de origem foi o que durou mais) ja agora indica o preço desses da race face e se sao ou nao compativeis com XT.

Cumps
 

Jorgex

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É tudo compatível, excepto um ou outro modelo da FSA. Mas a vantagem do eixo integrado é a compatibilidade dos rolamentos das ouras marcas.

A BikeZone disse-me que os primeiros rolamentos da RF é que eram muito fracos.
BB DH/FR custa 60 e tal euros na BikeZone, 40€ na RacingCycle( penso eu de que), 52€ no ChainRection, 49€ no Barracuda.
 

Alf

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Grande análise, até eu queria um pedaleiro desses...

Ó masterblaster, lá por o quadro ser de 1992 não quer dizer que os rolamentos não fiquem de fora como nos de 2007... :mrgreen:
 

masterblaster

New Member
Alf_PKS_0 said:
Ó masterblaster, lá por o quadro ser de 1992 não quer dizer que os rolamentos não fiquem de fora como nos de 2007... :mrgreen:


Tens toda a razão..... :mrgreen:

MrOrbea said:
masterblaster said:
A cor é porreira, mas não vai-te valer de muito a não ser que tenhas um quadro em acrílico ou algum tipo de material transparente :mrgreen: :mrgreen:

oh meu arruma o estojo e pisga-te nao dás uma pra caixa xD .


Cumps


MrOrbea... quando deixas de me perceguir e vais polir as soldaduras da orbea :lol: :lol: :lol:
na brinca
 

MrOrbea

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nao te estou a PRESSEGUIR. Quanto ao ir polir a soldaduras da Orbea posso-te sempre arranjar um paninho e um frasquinho de bike-polish e fazes isso por mim pode ser? é que nao tenho tempo pra essas cenas e o que me interessa é andar com ou sem bike(ou soldaduras) polida(s).


Bolas que os rolamentos saiem caros... :s mas se houver garantias que duram mais que os XT(pois porque meti uns ai em outubro/novembro e ja têm folga) vale a pena o investimento.
 

Jorgex

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Penso que não é preciso lembrar o anúncio da Race Face X-Type:
" É como viagra na tua bicicleta", "O dobro da resistencia, o dobro do tamanho das bolas e etc".
 

faria_fjh

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Jorgex said:
Penso que não é preciso lembrar o anúncio da Race Face X-Type:
" É como viagra na tua bicicleta", "O dobro da resistencia, o dobro do tamanho das bolas e etc".

isso é a maior treta do mercado!! nem os de Dh/FR prestam! tenho um pedaleiro Deus e já experimentei race face normais duraram 5 meses, race face DH / FR duraram 4meses e meio!!!!
então se voces se queixam dos shimano esperem até meter rolamentos Race Face.
Mas a pedaleira em si é excelente!!! tanto a Deus como a Atlas!

Quando trocar a minha pedaleira é por outra igual, mas mudo os rolamentos p shimano!

cumps e boas voltas!
 

Jorgex

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Nem mais!

Pode ter o dobro das bolas mas durou menos que o antigo eixo pedaleiro XT octalink I. Devo receber para a semana os rolamentos dourados da Race Face e depois conto foi ou como vai. :twisted:
 

Jorgex

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E se eu vos dissesse que os rolamentos Diabolus X-Type são uma treta?

É verdade! Conseguíram ser piores que os originais. Ao fim de dois meses deram o berro fazendo apenas xc.
 

leobxb

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Boas comprem um Race Face Ride XC para montar com BB FSA platinium pro, se tiver a comparar esta pedaleira com alguma das gamas da shimano, pode-se dizer que equivalente à deore LX?

cumps e desculpem pelo offtopic.
 

Jorgex

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Eu tenho o novo LX hollowtreck 2 e acho-o fraquinho... :oops:
A primeira coisa que vou fazer quando estiver o braço direito reabilitado será mudar os cranks LX pelos Race Face Atlas.
 

Jorgex

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Tou tão decepcionado com os rolamentos dourados que volto a afirmar: Shimano estará sempre na frente enquanto continuar a fazer rolamentos e coisas do género. Quer dizer, eu tenho pedais Time onde os rolamentos dizem Shimano!

Rolamento japonês é melhor que canadense. :mrgreen:
 

Conguito

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Boas Jorge, eu sou proprietário de uma race face mas Deus, e realmente é de topo aquilo, no meu caso não cheguei a gastar os pratos, ainda o tenho la para casa, quanto aos rolamentos aquilo trazia dois conjuntos, uns dei ao mr orbea que ele fez o favor de derreter, e os outros ainda lá os tenho. Neste momento tenho montado aquilo com rolamentos xt(Bem mais leves que os race face) e pratos stronglite (bem mais leves que os race face também). O pedaleiro não posso precisar peso mas o conjunto completo fica bem a baixo da 800 gramas, pa não falar que é um pedaleiro lindo e pouco visto.

Abraço
 

Jorgex

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Conguito, se não fosses tu a participar hoje, provavelmente postaria ainda hoje o seguinte comentário: "Serei o único a usar Race Face em Portugal?"
 

Conguito

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lOl já sonhei com xtr, com extralite, mas depois desço a terra e penso tenho uma Deus para que trocar. Quando precisar de lhe mudar alguma coisa e a desmontar peso o conjunto.

Abraço e boas sorte.
 
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