Quem é que fica sensibilizado com os incêndios em Portugal?

Best

Member
Boas!

Perto de minha casa em Fernão Ferro, hà 2 ou 3 semanas atrás, ardeu uma pequena mata que tem um trilho muito engraçado com cerca de 600 metros e que um dia eu baptizei de Trilho das Colmeias, pelo facto de lá existirem... Colmeias!
No dia anterior ao da foto eu bem via os helicópetros a passar com aquelas bolsas de água e voando naquela direcção, mas mal eu sabia que o Trilho das Colmeias estava a arder!
O trilho ficou lá, mas muito acizentado como podem ver na foto.

pict0232u.jpg


Já não é a mesma coisa... :(

Como diria o Gato Fedorento: "Era apanhá-los, espetá-los num pau com uma fogueira a arder por baixo..."

Hasta
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Mais incêndios...

Desta vez, em Alverca, os Bombeiros, Auto Tanques, etc...e carros da PSP, andam aqui ás voltas, nas redondezas de Alverca e junto á A1 Norte/Sul, do lado Norte, a caminho de Vila Franca de Xira

Pode ser que se apanhe quem tem por hábito atear o fogo!!! Que cambada...!!!
 

Masil_93

New Member
é verdade, moro na zona e anda tudo em alvoroço..
Era bem feita que apanhassem esses "#$#"$# que andam a atear fogos..
 

Katorze

New Member
Este incêndio esta aqui mesmo junto a minha casa...junto do autoestrada tb está a arder mas ainda não estão lá bombeiros, só mesmo um carro da policia..consigo ver perfeitamente de minha casa.

Eles fazem o que podem, mas infelizmente penso que ainda nos falta mais meios..

Vou agora ver os estragos provocados pelo fogo ou pelo palhaço que o provocou...

Logo comento as consequencias do incendio.
 

dapagoro

New Member
Todos os anos temos de viver este mesmo inferno... Fogos, fogos, fogos, e todos ao anos perdemos um "pouco" mais dos pulmões do nosso País.

Esta na hora de se criarem soluções para que esta luta seja travada todo o ano e não só nos 3 ou 4 mêses de Verão quando somos devastados em hectares e em vidas humanas.

Boas padaladas a todos
 

ROCKIDOL

New Member
Olá,Onte meus amigos mais eu rodamos nos III trilhos da Peneda e tivemos a oportunidade de ver as desfeitas de lume,somos de Espanha,de Galiza e sentimos muita tristeza pelos desastres ocasionados.Portugal e Galiza sáo terras muito bonitas e estamos padecendo os desastres do lume.Que pase pronto,que nao sufra a paisaggem nin a gente,e cando volte prontinho a Portugal que este tudo recuperado.Un abraço btteiro desde o outro lado da raia.Perdao por meu muito terrible Portugués :)
 

Prunus_persica

New Member
Até 15 de Agosto no Relatório Provisório de Incêndios Florestais da Autoridade Florestal Nacional, podiamos ler que ocorreram 2.449 incêndios, dos quais 73 foram grandes incêndios (>100ha) e 12.212 fogachos (< 1ha) que resultaram numa área ardida de 71.687 hectares (ha), entre povoamentos (14.921ha) e matos (56.766ha).

Como todos sabem, um incêndio quando começa é pequenino e depois vai alastrando e alastrando, e à medida que isso vai acontecendo a capacidade de o extinguir começa a reduzir-se.

A questão que todos deviamos colocar não é somente aplicar a pena capital ao incendiário (tipicamente sujeito masculino com graves problemas sociais), mas porquê que arderam mais de 100 ha de uma só vez. Os incendios que vimos na televisão são na ordem dos 3000-5000 ha.

Como calculam, estes número não batem certos com a teoria da conspiração da negociata, ou existem 14.000 incendiários em Portugal?

A ignição pouco importa quando nos referimos ao incêndio florestal, porque ela á uma constante, quer seja dolosa ou negligente, o que importa é capacitar o nosso território de forma a que possa resistir aos fogos de grandes dimensões.

De certa forma o nosso território já o faz, afinal, mais de 70% das ocorrências são inferiores a 1ha, o problema são os 0.4% que são superiores a 100ha.

A origem não interessa, caso contrário estaremos a dizer que vivemos num barril de pólvora e que um desgraçado qualquer têm o poder de influenciar o território com uma lata de gasolina, e isso meus amigos, não é verdade.

A nossa floresta precisa em primeiro lugar de pessoas, e isso só é possivel, se existir uma economia viável através da exploração dos seus recursos, e isso meus caros, não acontece. Portanto da próxima vez que ouvirem o secretário de estado, ou o ministro falar dos incendiários ou do tempo que é excepcionalmente quente, fiquem a saber que ele está a desviar a conversa intencional e propositadamente da essência do problema que é a sua incapacidade politica de agir favoravelmente no mundo rural.
 

sheikman

New Member
Este video é de 22 Agosto 2010
Hoje, uma grande parte deste pedaço de bons trilhos junto ao Rio Douro, está a preto e branco... uma pena!
[video=vimeo;14363085]http://vimeo.com/14363085[/video]
 

jmcaldas

Member
Este video é de 22 Agosto 2010
Hoje, uma grande parte deste pedaço de bons trilhos junto ao Rio Douro, está a preto e branco... uma pena!

Tive a ver o video e de facto tem single tracks deliciosos. Só apetece saltar pa dentro do video.

Os incêndios deixam-me triste. Actualmente vivo em Caldas da Rainha, mas sou natural de Castanheira de Pêra (Perto da Lousã), onde vivi até aos 9 anos. Essa zona sempre foi muito fustigada com incêndios, e eu vivi-os sempre de muito perto, daí que seja algo que me sensibilize, pela negativa.
São um atentado à natureza, num país onde a justiça é branda e não existem planos estruturais de reflorestação.
Mas uma vez mais afirmo que os incêndios combatem-se no inverno. No verão apenas se apagam.
 
Boas

Espectacular, por este andar o que hoje é lindo, amanhã é a escuridão completa.

Fugindo ao tema, que camera foi usada para este vídeo??

C. Ferreira
 

DMPN

New Member
O que é pena é as pessoas quando provocam incêndios com dolo, e quando são apanhadas não serem punidas severamente, mas neste nosso Portugal nunca á provas, ou não são de qualidade, ou era ,passo a expressão, "maluquinho", e depois nunca aconteçe nada.Ou são punidos com penas suspensas e fica tudo na mesma.
Mas a malta quer é liberdade e direitos agora deveres e regras não são necessárias...
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Infelizmente estou a reabilitar este tópico.

Quando circulava este manhã na A8 em direcção a Lisboa, deparei-me com um incêndio.

É uma triste realidade que ocorre todos os anos, e infelizmente, vai continuar a acontecer.

Um abraço

NY
 

TheTraveler

Active Member
O tempo começa a aquecer, os pastos começam a secar, e os cigarrinhos começam a voar pra fora dos carrinhos e aterram em cima deles. É normal. Antes um cigarro a criar um incêndio do que um cinzeiro sujo no pópó.
 

telmo gomes 23

New Member
Aqueles me mandam os cigrros pela janela sao uns estupidos, mas aqueles que atiçam para verem os terrenos a arderem ainda sao piores!
 

telmo gomes 23

New Member
Pois é pessoal o calor está ai e nós cmeçamos a pedalar com a jersey aberta, a beber da água dos bidons quente, os mosquitos na boca mas os incendios tambem voltaram...

Abucado cheguei de um ou melhor de uns incendios que houve aqui na minha zona. Foi fogo posto, tentaram queimar 4 zonas diferentes com 3/4 Km's de diferença entre eles mas felizmente só dois deles foram mais graves, desta vez a ideia era tentarem queimar o maximo que consegui-sem. Um deles queimou uma grande zona e até deu algum trabalho e o vento dificultou um pouco o trabalho aos bombeiros e que obrigou o povo aqui da zona a juntar-se com tractores e ramos para dar auxilio e resultou!

O que esses gajos ganham em fazer isto? A unica coisa que eles ganham são cada vez mais inimigos!

Olhem e eu a pensar que quando eu tinha abalado dos locais dos incendios ja estava tudo controlado mas enquanto estou aqui a escrever continuam a passar carros dos bombeiros e helicopetros... esses gajos até metem nervos!

E agora? Agora ha pessoas que ficam com os terrenos desfeitos em cinzas, sem as coisas que por la havia e quem provocou tudo isto continua por ai descançadinho da vida!

Pessoal lá vamos nós ter que começar a pedalar em paisagens com cenarios a preto e branco!

Assim deixa de ser BTT_é_VIDA
 

MrOverclock

New Member
Felizmente na minha zona não tem havido nada de grave!

O trabalho que mais prazer me deu em toda a minha vida foi quando estive a fazer prevenção a incêndios na Serra da Boa Viagem! Faria vida daquilo se não fosse ser apenas voluntariado (embora remunerado)... Tal como muitas coisas do estado, esta actividade também foi alvo de cortes e acabou. Talvez por não haverem incêndios que o justificassem (era trabalho de prevenção e não de combate)...

Nos anos seguintes adivinhem lá... exactamente... ardeu em alguns sítios!
 
Top