Quantidade de esferas num cubo Shimano.

Bravellir

New Member
Desmontei o cubo shimano da roda da frente para limpar e lubrificar. Entretanto, e após uns kilometros, reparei que o movimento da roda ainda não era tão suave como devia ser.

Comprei esferas novas e desmontei de novo para as trocar. Já da 1º vez fui especialmente cuidadoso a remover e a contar as esferas, 10 de cada lado. Mas desta vez, ao colocar as esferas novas reparei ( meti menos massa ) que com as 10 esferas ainda ficava um bom espaço vazio. Experiementei meter mais uma esfera de cada lado do cubo, e agora sim ficou a rodar lindamente.

Mas não estou descansado. Tenho a certeza absoluta que tinha originalmente 10 de cada lado. Como pode ter sido? Alguém sabe quantas esferas devia levar um cubo destes. 11 parece um numero "esquisito".

As esferas novas são do mesmo tamanho que as antigas e já com as antigas ficava a tal folga.
 

Alf

Active Member
Não te sei dizer mas segundo a shimano, o XT da frente tem 22 e do tras 18, tanto o o deore 2006 / serie 525 tem 20 a frente e 18 atras.
Vai ao site da shimano, ao technical service, technical documents e escolhe o cubo. No pdf tem o número de esferas.
Senão pergunta ao DaMoNd que ele ainda ontem desomntou um, deve-as ter contado... Pelo menos atrás delas no chão deve ter andado... :lol: :lol: :lol:
 

jnewton

New Member
Não sei bem qual a razão, mas normalmente nos cubos de esferas fica sempre uma pequena folga quando metes as esferas todas. Por isso é q eles vêm com 10 e não com 11. Mas vou averiguar porque é q se metem menos esferas do que realmente lá cabem.

No site da parktool dizem que o normal para a frente são 10.

# Grease heavily inside hub shell cups.
Place ball bearings in both cups and cover with more grease. Make sure balls are seated flat in cup. For rear hubs, the common number is 9 balls of 1/4-inch diameter per side. For front hubs, the common number is 10 balls of 3/16-inch diameter per side.
 

David Raquel

Active Member
Alf_PKS_0 said:
Senão pergunta ao DaMoNd que ele ainda ontem desomntou um, deve-as ter contado... Pelo menos atrás delas no chão deve ter andado... :lol: :lol: :lol:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :oops:

Por acaso não cheguei a contar, o pânico de ver tantas esferas a cair foi tão grande que não deu pa pensar em contar :mrgreen:

Mas o meu cubo também não é Shimano, por isso não sei..
 

Bravellir

New Member
Oi,

Por acaso já tinha espreitado o barnetts e o parktools, mas como eles não são específicos ao nível da marca e modelo. Não me tinha lembrado era do manual da shimano. Tks Alf.

Confirma-se pelo manual que deveria ser 20, mas eu juro que as 22 cabem direitinho e o cubo ficou com um movimento mesmo suave. Acho que vou fazer uns quilometros assim e ver o que acontece :s

Obrigado,
 

jpsantos

New Member
Boas,

da última vez que desmontei lembro-me de ter contado 18 (9+9) num shimano deore cubo de trás. Se é nº correcto, não sei.... :roll:

João Santos
 

AquaMan

New Member
Em relação ao nº de esferas não posso ajudar....... :nsei:

Mas posso dar uma ajuda no porquê de EXISTIR ESPAÇO ENTRE AS ESFERAS..... :-K
(Alguém mais entendido em mecânica que dê aqui uma ajuda.....)

Vamos lá ver se eu consigo fazer um boneco....

1)Quando vocês rodam o eixo, à mão, e com o cubo fixo, as esferas sofrem todas o mesmo movimentos de rotação por ex. da esquerda para a direita.

2)Agora imaginem que as esferas são achatadas.... tipo moedas.....
- peguem em 2 moedas de .50€, encostem uma à outra, em cima de uma mesa, e rodem as duas no mesmo sentido,
sempre com as moedas encostadas uma à outra..... reparem na fricção! :shock:
- afastem as moedas uma da outra +- 1mm voltem a roda-las no mesmo sentido...... e a fricção???

3)Agora imaginem 9....10...11...12...(???) esferas todas juntinhas :hmmm: a girarem dentro dos vossos belos cubos... nas horas... do C@€***o.... :oops:
o atrito/calor que aquilo não gera! :doente:


A regra que eu li algures na Net.... é..... encher tudo de esferas.... sem nenhuma encavalitar.......
- Se existir um espaço livre superior a 1/2 esfera..... tá bom... não mexe mais! :yeah:
- Se o espaço livre for inferior a 1/2 esfera...... retira uma! :yeah:



Cumprimentos & pedaladas,
AquaMan
 

Bravellir

New Member
yep pensei nisso mesmo, mas....

O espaço é superior a 1 esfera inteirinha.
Com a esfera extra o cubo ficou a rodar muito mais suave.
Mesmo com o espaço, as esferas vão necessariamente encostar umas às outras e adicionar atrito na mesma.
Onde o espaço pode ser fundamental, é na maneira como as esferas interagem com a sujidade. Se tiver o espaço, elas vão se afastar para dar espaço à sujidade, mas se não tiverem espaço, ou moem a sujidade ou moem as esferas :(. Por isso tou mesmo à espera de ficar com o cubo bloqueado ou então com metade das esferas :roll:

O cubo é um dos mais fracos da shimano, acho que um 475 e tem uns bons kilometros. As superficies já estão em mau estado. Penso que o que poderá ter acontecido, é o desgaste dos copos ( não sei se tal desgaste é possivel ) ter criado espaço suficiente para entrar mais uma esfera.

Mas como já disse antes, não estou muito preocupado porque o cubo tem os dias contados. Estou com isto tudo, mais para aprender do que propriamente para resolver o problema. Para resolver é cubo novo porque os copos já estão demasiado deteriorados.
 

pratoni

Active Member
Bravellir,

parece que estou na mesma situação que tu...

Ando a restaurar a minha bike antiga e no outro dia quando andava a tentar desempenar a roda da frente vi que a roda não rodava de forma muito linear e pensei "Vou mas é ler ali no livro a ver se consigo limpara o cubo".

Antes de me meter a limpar o cubo da roda da bike meti-me a praticar numa roda toda feita num oito que tenho lá para casa.

Nessa roda o número de esferas é de 9 de cada lado e tinha uma folga sim, mas não me pareceu muito grande, enchi o espaço livre com massa e fechei o cubo. Ficou a rodar muito melhor do que anteriormente (com a bike no suporte porque a roda está k.o. para andar no chão).

Depois de fazer aquela roda de cobaia, virei-me para a roda da bike.

Abri o cubo e vi que tinha 10 esferas de cada lado e que eram mais pequenas do que no outro cubo. Notei também que o espaço livre depois de colocadas era muito maior, podendo até (medido +-a olho) colocar mais uma esfera, mas como não tinha nenhuma a mais (voltei a colocar as esferas que tinha) coloquei o mesmo número e enchi o resto de massa.

O resultado foi que a roda ficou a girar muito melhor mas também fiquei com a mesma dúvida que tu. Será que mais uma não melhoraria ainda mais o rolar? :-K Será que é do tamanho das esferas? :-K

Alguém tem uma explicação para haver uma folga tão grande?

Nem um cubo nem outro têm marca e são muito fraquinhos.
Pareceu-me é que o cubo da roda k.o. era bem melhor do que o da roda que está boa... :s

PS: Já agora onde é que se compram essas esferas para os cubos?
 

sniper_pt

New Member
Mais grave que o desgaste dos copos é quando estes já não estão em condições, ou seja, o desgaste não é uniforme e provoca irreglaridades na superfície de contacto entre as esferas e os copos.
Mesmo assim, acho que se trocarmos as esferas frequentemente os cubos duram muito.
Espero que os meus Xt durem... Tive uns sram 5.0 que eram 5*


As esferas compram-se em qualquer casa de ferramentas/drogaria.
 

indy

Member
De vez em quando tenho deitado os olhos a este tópico e não estou a perceber bem qual é a dificuldade...

No site da Shimano estão lá os PDFs que mostram o número de esferas correcto para cada modelo de cubo.

Não encontras lá o teu modelo?
 

Bravellir

New Member
Oi indy,

sim..já vi no manual e pelo que lá diz, são 10 esferas de cada lado.

Mas a dúvida .. que já não é dúvida, é mesmo confusão - é porque raio a folga é tão grande que cabe mais uma esfera e o cubo fica mais equilibrado e com uma rotação mais suave??
 

cliko

New Member
oi...

de certeza que puses-te esferas novas com o mm diametro das originais???

é k isso parace-me mt estranho.... boas pedaladas :twisted:
 

LUIS PAULO

New Member
E que tal pensar em meter uns cubos de rolamentos.
Os técnicos da Shimano devem nos estar gosar, só pode. À tantos anos que este sistema é usado e os problemas são sempre os mesmos, esferas gastas cones picados em fim. São baratos e rolam bem, mas está mais que provado que para uma bicicleta de btt, este tipo de cubos estão ultrapassdos. É que nem é a questão da fiabilidade, para mim só essa treta das esferas não faz sentido, ainda para mais se medir-mos o tempo que se perde a mudar as esferas a 1 roda, dava para mudar rolamentos a duas rodas
Ao preço que neste momento estão os cubos de rolamentos, acho que é uma perda de tempo e dinheiro continuar a apostar nos cubos da Shimano.
É pena, porque da Shimano deve ser o unico componente que eles tem que eu não sou de todo adepto.

Boas pedaladas
 

valium

New Member
Boas !!

Há cubos bons, e cubos maus da Shimano, esses cubos que o Bravellir fala, são dos piores cubos da shimano, são o modelo M-475, "iguais" aos deores mas sem umas borrachas, uma de cada lado junto as porcas do eixo, eu também tenho uns cubos desses e são do pior, mas também tenho uns cubos deore xt já com 5 anos, nunca foram abertos e estão impecáveis !!!
Eu tenho um cubo de trás de rolamentos, da Woodman, iguais aos Formula, e vou-o trocar por um deore xt, porque o cepo do cubo woodman deu o berro em 4 meses de uso, foi para a garantia, já tentei comprar um cepo para ficar de reserva, ainda não arranjei, pensei numas rodas da Mavic, as mais baratas, as CrooRide, não comprei porque na loja não me deram a certeza de arranjar cepos, procurei na net, e também não encontrei, a minha questão era, opto por uns cubos shimano piores, que são, ou por uns de rolamentos, mas depois preciso de peças, o cepo por exemplo, para os cubos shimano arranjo cá, e na net, para os de rolamentos não sei onde arranjar !!!

Uma questão de gostos :mrgreen:


Cumprimentos
 

biculas

New Member
Atenção que esse espaço é normal, mesmo com os cubos novinhos, sem uso, consegues lá pôr mais uma esfera e ainda sobra espaço. E isto acontece, porque? Acontece porque se encostares duas esderas uma á oura e as começares a rodar o que acontece, é que uma das esferas ao mesmo tempo que roda para a frente, obriga a outra a rodar para trás, no sentido inverso, ora qual é o efeito disso e o sobreaquecimento das esferas. O que acontece com o aquecimento das esferas, é que como estas são de aço dilatam e depois o espaço que existia antes, desaparece, podendo bloquear a roda. Agora imagina-te a 60 km's por hora a descer e a roda bloquear.

Por isso, o concelho que te dou é, desmonta a roda novamente e retira-lhe a esfera que meteste a mais, antes que seja tarde de mais.

Espero ter conseguido esplicar bem.

Abraços

Biculas
 

Bravellir

New Member
Vocês já me estão a chatear com a história do aquecimento :twisted: se bem que ao que tenho andado ultimamente :roll: só se aquecerem em resultado do aquecimento global do planeta :roll: :roll:

Acho que vou deixar de ser teimoso e tirar a tal esfera a mais. :mrgreen: :mrgreen:
 

jcor

New Member
Bravellir se te sabe e parece bem deixa andar que não é por aí que deves ter problemas :yeah:
O mais provável é que as pistas tenham desgaste e daí o espaço para mais uma esfera :-K
Abraço!
 

jafr

New Member
Tenho um cudo deore e de uma coisa tenho a certeza atrás são dezoito esferas ou seja 9+9.
E se ouver espaço para mais uma esfera, então pensa em substituir o cubo, pois está bué de gasto, nomalmente tem que ter folga, mas nada comparado com o espaço para mais uma esfera.
 
Top