Quando mudar de Espigão, Avanço e Guiador.

Chainwheel

New Member
Boas,

A minha questão é a seguinte: Qual a durabilidade dos componentes referidos no título?

Ouvi dizer que aos dois anos se deve mudar, mas não me parece muito lógico estar a definir um prazo temporal visto que cada um de nós percorre distâncias diferentes.

Assim sendo, a minha bike tem cerca de 3 anos e fiz 6 mil km sempre com os mesmos componentes. Será que está na altura de mudar?

Cumprimentos!



P.S: Fiz pesquisa avançada aqui no fórum mas não encontrei resposta a estas questões, espero não me ter enganado.
 

Giantfreerider

New Member
Alguns guiadores têm durabilidade de 2 anos, existem aros com durabilidade de kms, entre outros.
Mas os 2 anos presume-se que seja em competição, ou seja feitos muitos kms.
Com 6000kms, esses componentes ainda estão novos!;)
 

lucelima

New Member
Esses componentes não costumam ter muito desgaste, eventualmente o desgaste será de notar se houver muito aperto das abraçadeiras no caso do guiador ou a ajustamentos no espigão, também algumas quedas onde esses componentes sejam afectados poderão levar a algum desgaste e folgas.
 

Medroso#78

Active Member
Boas camaradas do pedal :)

...Quando esse material demonstrar desgaste, ve se a olho nú. Por isso se está com bom aspecto não há com o que se preocupar. Só para lhe dar ainda mais tranquilidade, isso são pessas que duram "uma vida"!!! :D
 

Jepas

Super Moderador
A troca desses componentes deve-se a um fenómeno chamado fadiga. O material sofre de fadiga quando é sujeito à aplicação de cargas cíclicas. Não é visível a olho nu.

Contudo os fabricantes projectam a maioria dos componentes tendo esse fenómeno em consideração projectando os componentes muitas vezes para vida infinita, ou seja, normalmente as peças duram mais tempo do que o período durante as quais são usadas. Só conhecia a recomendação para guiadores em alumínio (o carbono é muito menos sensível ao fenómeno de fadiga).

Estamos a falar de peças ultra-leves ou de peças "normais" com pesos e dimensões correntes?
 

Miguel Trek

New Member
Boas,
Cada componente tem a sua durabilidade e normalmente os fabricantes disponibilizam essa informacao...é uma questao de consulta...!!! Eu pessoalmente só troco quando vejo algo de anormal... Isto é a crise...!!!

Boas pedaladas.
 

TLouro

Member
Boas,

Com franqueza nunca tinha pensado nessa perspectiva, mas tendo em conta as peças em causa, julgo que dificilmente se partirão por fadiga sem "avisar". Ou seja, periodicamente deverá observar-se atentamente as zonas de esforço (tipicamente junto aos encaixes) e soldaduras, e verificar se existem fissuras, deformações ou outros sinais estranhos. Após uma queda com alguma violência essa verificação também deve ser feita.

Salvo se for um componente "especial de corrida" com características muitos específicas, eu diria que são peças que tipicamente têm uma vida útil bem superior à da própria bike, como bem referiu o Medroso#78 e o Jepas.

No meu caso, por exemplo, o quadro chegou a fissurar na zona da junção entre o tubo do selim e o tubo horizontal, nitidamente pelo esforço provocado pelo espigão e este não ficou minimamente danificado nem empenado.

Normalmente, malta acaba por trocar esse tipo de componentes mais por questões de estética ou peso do que propriamente por chegarem ao fim da sua vida útil.
 

Chainwheel

New Member
Desde já muito obrigado pelos vossos comentários.
A ideia com que tinha ficado coincide com a do Jepas. Em relação ao material tratam-se das peças de origem de uma Rockrider 8.2 :eek:.
Acho que vou mudar o espigão para um com só um parafuso, visto que o selim que tinha antes da Fizik um Wing Flex partiu e comprei um selim novo mais caro. Além disto na maratona que fiz o fim-de-semana passado voltei a ouvir ruídos provenientes da zona do selim como se tivesse em esforço. Eu sei que as peças têm garantia de dois anos mas prefiro não arriscar.
 

Peixinhus

Active Member
Uns a rolar até partir, outros preocupados com um simples ranger de selim. Presumo que a tua 8.2 com 3 anos seja com Reba a stylo em preto brilhante e com travões juicy 5, boa máquina, tive uma igual :D
Esse espigão vai durar mais que tu, portanto não te preocupes. O ranger do espigão, avanço, guiador e outros é motivado pela oxidação dos apertos e parafusos/porcas. Desapertas isso ( tiras espigão, avanço, guiador, uma limpadela e voilá) colocas um pouco de lubrificante e voltas a apertar, vais ver que o ranger/estalidos desaparecem. Atenção se vais comprar espigão novo (vais fazer asneira e gastar € desnecessário) cuidado com a medida é que as RR tem uma medida especifica de 29,8 e não me lembro de ver espigões de um parafuso da RR.

Abraços
 

Chainwheel

New Member
Exactamente Peixinhus! Já fiz o que sugeriste não vou comprar nada. Prefiro gastar o dinheiro em maratonas! Se bem que esteticamente o meu espigão e guiador estão quase brancos, lol!

Abraços
 

Rui Marçal

New Member
Realmente quando o material é muito leve pode partir devido à fadiga do material e os fabricantes a isso aconselham.

No meu caso, como tenho um guiador leve, com cerca de 120grs, não vou arriscar. Faço algum allmoutain e este não é propriamente um guiador de allmoutain...Tudo depende do peso do rider e por onde anda.

Se só fizer XC não há grande problema.
 

oliana

Active Member
Nesse caso teriamos de mudar o quadro tambem que é a base de toda a pancada.
Qual a utilização que fazem da bicicleta?
Downhil? Freeride? Allmountain?
Acho que isso é um problema que estão a colocar a vós próprios. Resta pensar um pouco se realmente vale a pena deitar dinheiro fora.
 

Rui Marçal

New Member
Oliana,

O quadro é feito de maneira diferente. Alguns guiadores tem outras ligas e são mais pesados para não terem de ser trocados.

Os quadros são muito mais caros, são feitos outros testes. Tem zonas que fletem para não partir, não tem nada a ver com um tubo de guiador.
 

Chainwheel

New Member
A utilização que faço da minha bike é uma utilização para XCM, treino 3 vezes por semana para fazer maratonas. Já agora o avanço e o guiador é para serem bem apertados? Não se pode colocar fita dupla face é que continuo com ruídos, os do banco já foram, ficaram agora os no guiador.
 

Rui Marçal

New Member
Olá Chainwheel,

O avanço e o guiador não podem ser bem apertados, tem de ser apertados com uma chave dinométrica. Se os apertares demais podes parti-los ou estragar. Por vezes o barulho desaparece se meteres massa para o carbono.
 
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