Qual o melhor "sistema" de suspensão?

luis biclas

Elos Rápidos
Estou a pensar em trocar a minha suspensão, mas sinceramente estou um bocado confuso.

Qual é o melhor sistema de suspensão?
Só Ar?
Ar e óleo?
Só óleo?
Molas?
Esponja borracha ou outra treta qualquer?:lol:

Têm me dito que a melhor compra dentro do meu orçamento (150 a 180€) seria a Suspensão Suntour Epicon RLD 2010 que é "só" a ar.
Suponho que o sistema de ar seja o que: 1º requer menos manutenção; 2º seja mais leve.
Uma ajudinha ai dos técnicos se faz favor.
 
Tal como indicaste, existem diversos "sistemas" de suspensão, ou seja, diferentes formas de amortecimento. O sistema mais antigo, agora só utilizado em suspensões de muito baixa gama é o de elastómetros, em que o amortecimento é dado pela deformação de uma espécie de borrachas no interior da suspensão. Há também suspensões que utilizam apenas molas para efectuar o amortecimento (sem amortecedor hidráulico), estas também reservadas às gamas baixas.
Depois tens aquelas que, à parte do elemento amortecedor (ar ou molas), possuem um pistão hidráulico, que através da passagem do óleo através de pequenos orifícios, permitem ajustar a velocidade de recuperação (evitando recuperações bruscas), compressão, etc. A suspensão de que falas, a Sr Suntour Epicon RLD, trabalha a ar e possui também uma parte hidráulica. Eu tenho uma e posso-te dizer que, dentro desse orçamento, é a escolha acertada e não vais ficar desiludido.
Cumps
 
P

Pedro Teixeir

Guest
Estou a pensar em trocar a minha suspensão, mas sinceramente estou um bocado confuso.

Qual é o melhor sistema de suspensão?
Só Ar?
Ar e óleo?
Só óleo?
Molas?
Esponja borracha ou outra treta qualquer?:lol:

Têm me dito que a melhor compra dentro do meu orçamento (150 a 180€) seria a Suspensão Suntour Epicon RLD 2010 que é "só" a ar.
Suponho que o sistema de ar seja o que: 1º requer menos manutenção; 2º seja mais leve.
Uma ajudinha ai dos técnicos se faz favor.


Caro luis biclas, o que lhe posso dizer acerca da suspensão que pensa em adquirir, é que é simplesmente impecável. Aguenta muita porrada, um funcionamento incrível... e, se reparar aqui no fórum, existem muitos users a compará-la à reba, embora com apenas um rebound na perna direita ao contrario da reba. É leve, possui pop lock de guiador. Até acho que a suspensão deveria ser mais cara (lololol)....
A decisão será sua...........
 

luis biclas

Elos Rápidos
. A suspensão de que falas, a Sr Suntour Epicon RLD, trabalha a ar e possui também uma parte hidráulica. Eu tenho uma e posso-te dizer que, dentro desse orçamento, é a escolha acertada e não vais ficar desiludido.
Cumps

Esta parte Hidráulica requer manutenção? Ou é algum sistema "fechado" que não necessita de manutenção?
 
Last edited:

P.M.

Member
Sobre esse assunto, já se tinha falado há uns tempos... aparente não interessava, pois ficou enterrada no backup do fórum após a remodelação...
Portanto, mais uma vez...

A nível mais baixo, tens as suspensões de molas e elastrometros. Possuem apenas um pouco de oleo para lubrificação interna.
Depois tens com molas (que asseguram a pré carga) e óleo (que controla as velocidades de afundamento, retorno e lubrificação).
E ainda ar (que substitui a mola) e óleo (exactamente o mesmo que o anterior).
Depois podes ter combinações destas duas ultimas e diferentes sistemas internos....

As suspensões a molas são mais sensíveis que as de ar, mas não permitem ajustes para acertar a pré carga (ou seja o teu peso). As de ar são mais leves e mais ajustáveis.

Todas necessitam de manutenção (mudança de oleo, retentores, casquilhos) e esta é normalmente expressa em horas de utilização. No manual da tua suspensão vem isso definido.

P.M.
 
Luís Biclas, apesar de a Sr suntour referir que a parte hidráulica desta suspensão (o designado RLD) ser um sistema selado, é possível fazer-lhe manutenção (troca do óleo), sendo para isso necessário retirar o cartucho do interior da suspensão e abri-lo através de uma das tampas que há nas suas extremidades.
Cumps
 
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