Qual o melhor curso de suspensão XC

#21
Barroco:

Tira todo o ar da câmara negativa e mede a diatância entre a coroa e as pernas.

Volta a encher

Tira todo o ar da câmara positiva (a suspensão via "afundar" toada) e mede de novo.

A diferença deve dar muito próxima do curso. Sinceramente não sei se a Reba ainda tem uma molinha para protejer a coisa em caso de consumo brusco da totalidade do curso. Se assim for então isso deve dar mais 5mm ou coisa que o valha.

Quanto à suspensão ideal, quanto mais penso e testo mais me parece que a suspensão deve ter o maior curso possível à frente e atrás enquanto isso não penalizar a pedalada e o peso.

O limiar onde se começa a sentir essa penalização depende de muitos factores.

Numa bicicleta para XC típico dos circuitos nacionais, partindo do princípio que se usa um quadro rígdo, montaria sempre uma 100mm principalmente porque sou uma lástima tecnicamente (e não só). No entanto há para aí alguns percursos onde até uma forquilha rígida se adequa desde que o "piloto" tenha mãos para isso.
 
#24
Aproveitando o tópico eu tinha na minha specialized uma rst gile e aquilo era uma suspensão tão dura e tão pouco sensível que dos 100mm eu só utilizava para ai 50mm se tanto...
Acontece que comprei umas marzocchi mx pro lo 2008, e como ate acho piada as suspensões com muito curso não fiz por menos e comprei 120mm...
O que se segue é que utilizo cerca de 70% da suspensão mais ou menos, nas descidas sinto-me totalmente a vontade mas nas subidas sinto que com os 100mm tirava maior partido, tinha melhor posição de condução... e tinha umas suspensões na mesma muito polivalentes estou certo não?
mas gostava de sqber como posso diminuir o curso das minhas suspensões...
mas expliquem-me todos os passos sff, COMO SE EU NÃO PERCEBE-SE NADA DE MECÂNICA 8)